CES 2019: Hyundai Elevate, o carro que tem quatro pernas
Para quem tem acompanhado a evolução no segmento automóvel e pensa que já viu tudo então este é um bom momento para mudar de ideias. Chama-se Hyundai Elevate é um veículo só que diferente dos que conhecemos, pois, este tem quatro pernas e consegue inclusive andar.
O conceito da Hyundai foi apresentado em plena CES 2019 (Consumer Eletronics Show).
Já algum dia pensou em ter um carro que em vez de rodas tivesses "pernas"? Pois bem, a fabricante automóvel decidiu entrar num "mundo futurista" e apresentou na CES o conceito do Hyundai Elevate.
Completamente elétrico, este veículo tem como base uma plataforma elétrica e modular possibilitando assim a alteração da "cápsula".
O Hyundai Elevate é composto por braços robóticos e também rodas que se movem graças aos motores elétricos acoplados. As "pernas" giram e podem esticar ou encolher de acordo com o terreno. De referir que este veículo terá, obviamente, a capacidade de andar.
A ideia da Hyundai para este veículo é que o mesmo se adapte aos mais diferentes cenários sendo assim um todo-o-terreno que poderá atuar inclusive em cenários críticos de catástrofe. A empresa vai mais longe referindo que estamos perante um UMV (Ultimate Mobility Vehicle).
Veja o conceito apresentado na CES
Relativamente à produção do veículo, não há nenhuma informação sobre datas ou objetivos da empresa. Por agora o conceito deste veículo tem corrido muito, uma vez que se assemelha a alguns veículos de filmes científicos.
Este artigo tem mais de um ano
Impressionante 🙂 Será mais um veículo robot 🙂 É parecido com o que vi em alguns vídeos de robots japoneses.
Poça,e quando uma pessoa pensa que já viu tudo neste mundo aparece-nos isto. 😀 😀 😀
1 – O vídeo devia mostrar a máquina a subir a mesa em todos os passos ( a demora no acto não é desculpa ). Só por aí, essa acção em particular é um bocado suspeita… Possivelmente a primeira roda escorregou e os engenheiros ainda precisam de resolver o problema da aderência.
2 – É uma excelente ideia e um conceito digno de ser um carro à lá James Bond.
3 – Será que o Kuratas ( robot gigante ) irá beneficiar de um sistema base destes?
isto e o futuro 20 anos antes!É de facto espantoso.
Só é possível especular sobre esse tipo de veículo devido à flexibilidade permitida pela tração elétrica, que permite incluir os motores no interior das rodas, reduzindo o pesados mecanismos que seriam necessários para transmitir a força mecânica de um motor tradicional para as rodas com essa configuração. Também a movimentação dos braços robóticos (ou, em uma analogia mais adequada, pernas robóticas) necessitaria de complicados e pesados mecanismos mecânicos ou hidráulicos onde, pode-se perceber, foram usados motores de passo muito mais leves e eficientes.
Evidentemente é uma proposta voltada para aplicações especiais, onde toda essa flexibilidade seja necessária e justifique o custo maior do conjunto de suspensão. Gosto muito de ver projetos desse tipo mas sempre é bom lembrar que nem todo conceito (de fato, apenas uma pequena parte deles) chega efetivamente a ser produzido.
eu já vi isto no mass effect 2
Se vai vigar depende do preço.