A produção de baterias, bem como o restante ciclo de vida do próprio componente, é um dos grandes problemas associados aos carros elétricos. Consciente disto, a CATL abriu a primeira fábrica de baterias neutra em emissões de carbono.
O objetivo passa por, no futuro, alcançar a neutralidade carbónica em todas as suas fábricas.
Por implicarem uma panóplia de processos e fases, torna-se complicado entender quais as alternativas mais favoráveis para o ambiente. Afinal, embora sejam apontados como uma das opções mais sustentáveis, um dos principais problemas associado aos carros elétricos é o impacto que o ciclo de vida das suas baterias tem no ambiente. Desde a produção, até ao final de vida, ainda há muito caminho a desbravar, por forma a torná-las num componente responsável.
Dando alguns passos nesse sentido, a gigante chinesa CATL lançou a primeira fábrica de baterias do mundo que promete ser neutra em emissões de carbono. Isto, apesar de estar localizada num mercado que ainda é fortemente dependente do carvão, por exemplo.
A fábrica de Yibin é apenas o ponto de partida, e vamos aproveitá-la para alcançar neutralidade de carbono nas nossas instalações globais, uma a uma.
Disse a CATL.
A ideia da empresa passa por utilizar energias renováveis para alimentar as operações da sua nova infraestrutura, por reduzir o consumo de energia, e pela reutilização de todos os resíduos produzidos durante o fabrico das baterias em produtos novos. A gestão da reciclagem dos resíduos da CATL permite uma taxa de recuperação de 99,3% de matérias-primas, incluindo elementos como o níquel, cobalto e manganês.
A CATL escolheu a cidade de Yibin, uma vez que a disponibilidade de energia proveniente de barragens hidroelétricas deverá responder a 80% das necessidades da fábrica. Esta percentagem representa uma redução de cerca de 400.000 toneladas de emissões de carbono por ano.
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