Castelo Rodrigo: A primeira aldeia histórica sem carros a combustão
A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval.
Castelo Rodrigo passará a ser a primeira aldeia histórica de Portugal sem ruído nem emissões, pois não poderão circular carros a combustão. Mas haverá outro meio de transporte.
Castelo Rodrigo terá carros elétricos...
O momento é de mobilidade sustentável e em Portugal há já várias ações nesse caminho. Em outros países, a circulação de carros a combustão tem sido limitada em algumas cidades e em Portugal começam a dar-se os primeiros passos.
A Renault Portugal e a Associação Aldeias Históricas de Portugal assinaram recentemente um protocolo de colaboração com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO² e de ruído!
Nesse sentido, será disponibilizada uma frota de modelos elétricos Renault (Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E.) aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia.
Este é um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade.
Este artigo tem mais de um ano
“… com mobilidade 100% sustentável…”
A energia eléctrica será de fontes renováveis?
E as baterias, são extraídas de forma sustentável e responsável?
E os combustíveis são extraídos, transportados, refinados, novamente transportados e posteriormente consumidos de forma sustentável? 70% da energia produzida em Portugal é de origem renovável…
queres dizer 33% da produzida ( 54% da consumida ) inventaste os 70%
Parece-me que tu é que inventas os valores…
-Fonte 1:
https://e-redes-dadosenergia.wntech.com/
-Fonte 2:
https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao
Castelo Rodrigo ficava perfeito sem qualquer tipo de carro. Não há necessidade alguma de haver carros dentro da Aldeia.
E depois:
– Ruído? O barulho do rolar dos pneus naquelas estradas abafa mesmo o som de motor de um trator.
– Emissões? Muito preocupante, pois a zona é muito abafada com imensos carros a circular a toda a hora!
Se mal cabe um carro naquelas ruas, deviam era proibir todo o tipo de veículos. Depois comem palha porque o camião que transporta a comida é a diesel…
Bom documentário para verem sobre essas tais energias “verdes”
https://youtu.be/stxkY2JelZ0
Se eu for visitar essa Aldeia vou ter de trocar de carro? 😛
A Aldeia de Castelo Rodrigo ao utilizar carros eléctricos, está prejudicar gravemente a Natureza, o Meio-Ambiente, e o Ser-Humano, pois estes veículos – para além de terem uma manutenção muito cara e um rendimento inferior – são extremamente poluentes.
Os carros elétricos são poluentes ?? Agora é que me está a dar uma nova.Eu nem acredito no que leio.
“para além de terem uma manutenção muito cara e um rendimento inferior – são extremamente poluentes.”
Postas de pescada a seco é que não
Esta gente vê a publicidade da BP “Somo carbono 0” e pensam que eles é que são ecológicos ao atestar o carro… A internet foi uma das melhores coisas que inventaram, pelo acesso à informação e aproximação de ideias e pessoas, mas para os ignorantes que não sabem filtrar aquilo que leem e verificar a veracidade dos factos, é uma ferramenta muito perigosa, que leva a ideia extremistas sem qualquer tipo de fundamento.
A residentes e profissionais ainda entendo, agora visitantes… será que estes últimos têm obrigatoriamente que levantar o carro na sede de concelho para depois deixá-lo à entrada da aldeia? Se é para aqueles que não suportam andar 100 metros a pé ou pessoas com mobilidade reduzida, acho que seria bem melhor a Renault passar a fabricar também tuk-tuk eléctricos, sempre apreciavam melhor o meio envolvente que de dentro dum carro.. Engarrafamentos com buzinadelas…
O twizy é uma espécie de tuktuk, arejado, mono lugar…
… bilugar vá
Nem conhecia esse.. Sim, até podia ser uma solução interessante para os visitantes se removessem a capota e montassem mais dois bancos costas com costas.. E para conhecer o concelho, não apenas a aldeia.
Felizmente faço intensão de nunca lá meter os pés.
+1
https://www.infopedia.pt/$intencao-ou-intensao
“Intensão quer dizer, entre outros sentidos, «aumento de tensão; intensidade»”
Tem calma rapaz, já vi que estás tenso…
+1
Qualidade de vida é viver num local com bastante trânsito e fumo.
Não há nada melhor que estar numa esplanada junto à uma rua/ estrada movimentada na hora de ponta.
Sócrates diria que o que está em falta ali é ferro, betão e alcatrão. Adaptavam a circunvalação para três faixas em cada sentido e montavam um sistema de metro suspenso percorrendo do alto todas as ruas. Uma roda gigante no castelo para que vissem tudo melhor e faziam da aldeia uma mega discoteca/bar aberta 24/6… E aeroporto internacional em Figueira 😀
Não sabes o que perdes, enfim … mas também é caso para te sentires que não fazes lá falta.
Mas pode ser absorver radiação electromagenica não deita cheiro .
Típico idiota português nos comentários admirando que o país não esteja pior…
São os mesmos que afirmam que para reduzir a poluição nas cidades é necessário retirar as bicicletas e melhorar as estradas para aumentar a circulação de automóveis.
portanto os residentes passam a ter carro á borla, com energia para os alimentar paga pelo estado, ou seja por todos nós, e certamente a renault vai fazer manutenção á borla e acrescentar veiculos caso a “frota” não chegue.
é um daqueles esquemas que têm data de fim ( o final do protocolo assinado)
Sem dúvida tem data de fim. Não sabemos no entanto se os residentes poderão carregar os carros à borla.
É um mundo de esquemas, basta teres uma boa ideia de investimento no interior rural e nem precisa ser original que existem apoios do estado e de empresários para que a executes. E o país ainda está cheio de pequenas aldeias lindíssimas e praticamente desertas, que já não é o caso desta no artigo.
A Renô a fazer cheque à concorrência?
Haverá pontos de carga para alimentar esses KWs todos?