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Carros elétricos compensam face à gasolina e gasóleo?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alberto says:

    Agora coloquem o custo de aquisição e vão ver a grande diferença e vantagem.

    • luis says:

      aconselho-te a ver melhor as coisas agora. Dou-te um exemplo muito simples. Renault twingo a gasolina custa a partir de 15600€. Dacia Spring totalmente eletrico a partir de 18000€ em que podes ir buscar 4000 do fundo ambiental.

      • Sergio says:

        Duas boas sucatas para estar a trocar de carro passados 3 anos

      • Yamahia says:

        Que comparação mais falaciosa.
        Está a comparar a marca “premium” do grupo com a marca branca do grupo .
        Se quer comparar o valor do Twingo a combustão, compare-o com o valor do Zoe eléctrico.
        Se quer comparar o valor do Spring eléctrico, compare-o com o Sandero a combustão.
        Ou seja um carro a combustão imensamente superior ao eléctrico por metade do valor!

        Qt ao apoio de 4000€ a maioria dos compradores fica a anhar, pois qt concretizam a compra já esgotou.
        Normalmente empresas atentas compram por comprar e passado 1 ano vendem semi_novo e abotoam-se ao desconto.
        No ano seguinte repetem o ciclo.
        Portanto não pode considerar esses desconto como um dado adquirido.

      • João Silva says:

        11% são eléctricos??? Ainda têm muuuuuuito que vender, para chegar aos automóveis a diesel.

      • Nuno says:

        Podes antes comparar um Clio com um Zoe. São “idênticos” e da mesma marca e antes de impingirem a eletricidade em todos os modelos o zoe custava o dobro do clio…
        E para quem compra a diferença entre ter 17mil ou 36mil euros ainda é qualquer coisa.
        Já para não falar que o zoe anda mais entre o twingo e o clio que outra coisa.

    • AL says:

      Em vez de apostarem na compra de carro apostem numa reformulação de fundo na forma de trabalhar e em diminuir o número de carros na rua.
      Diminuia em muito as horas de ponta, as filas e o para-arranca, melhora o ambiente, diminui a exploração do planeta para produção de automóveis (sim porque os elétricos são uma boa treta considerando a quantidade de materiais raros que necessitam por causa de baterias e afins, acabam por ter uma pegada ecológica bem significativa para além de nunca em tempo algum vir a ser possível substituir todo o parque automóvel por carros elétricos).
      Só andamos a iludir-nos temos de moudar o estilo de vida e a forma de trabalhar, diminuir a concentração em grandes cidades promovendo uma distribuição populacional mais homogénea em cidades de tamanho médio mais auto-suficientes em termos de educação, serviços, entre outros de forma a minimizar deslocações. Apostar no comboio.

  2. NMMA says:

    ???
    Não concordo, porque se formos aplicar o salário mínimo de cada país, as coisas mudam…
    ex. : +/- 3500€ na Suíça iquivale a um terço das despesas, na Nóruega com +/-2500€ temos metade, em Portugal excede o ordenado mínimo… Sim existem outros factores….

  3. Pepe says:

    Tanta mentira junta q mete nojo… Além do custo de aquisição, o de manutenção, tempo dispensado em carregamento (e n me falem em carregamento rápido que TODOS sabem que queima a bateria, isenção de iuc (pq qdo pagarem vai ser bonito)…. Depois digam alguma coisa.

  4. Yamahia says:

    Não compensa de modo nenhum.
    Já aqui deixei um “estudo” comparativo que fiz no ano passado baseado do nr de kms ano para a média nacional.
    https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcqpRjYkOgpZxlkBwCfg?e=xrw9fy

    Agora que a electricidade (ao que parece) vai levar uma ripada de 66% no kWh a partir de 01-JAN-2023, ainda pior…

    • Miguel says:

      Estudo há muitos, mas a realidade é só uma é mais barato. Carro eléctrico desde 2014, com mais de 200.000km, e a comparação com o meu anterior a gasóleo não deixa a mínima duvida.

      • Américo Mendes says:

        +1
        O meu com 2 anos e 36.000km (90% em cidade) vai agora levar dois pneus à frente.
        Tem uma autonomia que dá para pequenos passeios até 350 kms, sem preocupações e sem entrar em “reserva” (nacionais), pois em AE fica pelos 220-240 (medias de 115 kwh).
        Chega e sobra para o gasto de casa. Quanto ao resto, promovo que as pessoas NÃO devem comprar este tipo de carro…é péssimo não ouvir o motor e ter a chatice de ficar toda a noite a segurar o fio, nos carregamentos (2 a 3 x semana).
        Média aos 100km (sem qq preocupação): verão de 14-15kW, inverno de 17-18kW. Cada kW em casa por 1,50€ é fazer as contas.

        Nota com sinceridade: para mim importa que o parque automóvel de VEs em portugal seja reduzido…evitar que o estado deixe de receber bons impostos dos combustiveis, IUC e afins e assim os VE serem um nicho para os malucos que se desgraçaram em comprar… 🙂

  5. PNSS says:

    Se puserem o GPL ao barulho, lá se vai a economia do elérico

    • GM says:

      Chiu. Não interessa mencionar essa alternativa. Em Portugal não temos postos GNV, pelo menos disseminado, pois seria também uma alternativa económica. Interessa, sim, apontar os holofotes para o eléctrico. Pessoalmente, quanto tiver de trocar a minha viatura, potencialmente será eléctrica. Até lá, mantenho-me com ela. Tem 12 anos, 120K km, e está paga.

  6. jorge santos says:

    Estão a levar em consideração o preço de substituição das baterias, que são simples consumíveis?

  7. o Abreu says:

    Claro que compensa se carregado sempre em casa, e claro vivo numa ilha o elétrico e opção a dobrar.

  8. Art says:

    Estudo da treta. Compro um carro de 20000€ que dure só 10 anos e custa 166€ / mês. O combustível está caro mas não custa o resto até aos 1000€/ mês. Já em relação ao eléctrico é possível que custe os tais 700€.

  9. Vitor says:

    Mas que raio de “estudo” é este? Só o facto de apontar que um carro custa mais de 1000€ mês para manter mostra bem a falta de credibilidade que tem.

  10. JJ_ says:

    Façam vocês as contas e esqueçam os estudos! Analisem quando é que pagaram de combustível em 1 ano, andar normalmente de carro. Depois calculem quanto custa um carro de determinado combustível e quanto custa esse combustível. Desse modo podem ver se para vocês compensa ou não.

    Fazer escolhas só porque outros dizem que é bom, nunca resulta. Tens de escolher com base no teu modo de consumo e não do modo do consumo do outro.

    Todos os tipos de combustível compensam, para o tipo de consumo adequado a cada um.

    • Reciclado says:

      JJ_. Muito bem. É esta clareza de raciocínio que falta, quando se analisa este tema

    • Jose says:

      Completamente de acordo. Casa caso é um caso. O meu automóvel tem 15 anos e “apenas” +- 83.000 km, tive inclusive dar uma “volta à Península Ibérica” para fazer quilómetros, pois quando vou para fora do país, nunca levo o carro e por farei à volta de 200 km mês, quando faço. Possivelmente uma situação destas, para mim, poderá ser uma solução futura. Terei de fazer contas para um caso como o meu que uso pouco o automóvel pois vivo próximo de tudo o que necessito. Só o uso para compras grandes, consultas, visitar familiares ou em férias dentro do país.

  11. jc says:

    Antes de escreverem qualquer treta, façam uma análise concreta.
    1º Custo do veiculo.
    2º Qual a duração do veículo (anos).
    3º Manutenção ao longo da duração do veiculo.
    4º Consumo durante os anos que fizeram a análise.
    5º Por último dividam pelos anos e meses o custo.
    6º Coloquem a comparação entre eles: elétrico; híbrido; gasolina e gasóleo
    Coloquem aqui todos esses dados para as pessoas tirarem as suas conclusões.
    Não é um simples jornaleco (vive do marketing) escreve uma simples treta, para receber uns milhares de euros.

  12. Simão says:

    Tretas ……

  13. Infinity says:

    Resposta curta e simples: NÃO

  14. robin says:

    É mau ? então Portugal vai aparecer nos lugares cimeiros do Ranking
    É bom para o povo ? então Portugal vai estar no fim da tabela.

  15. secalharya says:

    A falácia do carro elétrico…

    Bem tentam vender a mesma história n vezes ma não cola.
    No mundo real os EVs não têm vantagem.

  16. DScom says:

    De acordo com o estudo da LeasePlan, os carros elétricos são mais vantajosos em termos de custo de propriedade em Portugal, comparados com os veículos a gasolina, gasóleo ou híbrido plug-in. Isso deve-se, em parte, aos custos mais baixos de abastecimento dos veículos elétricos, que representam 15% do custo total de propriedade, enquanto para os veículos a gasolina e diesel esse valor é de 23% e 28%, respetivamente.

    No entanto, é importante levar em conta que a depreciação ou perda de valor do carro, que representa 50% dos custos totais, também deve ser considerada na decisão de compra de um veículo.
    Além disso, é importante observar que o custo médio mensal de utilização de um veículo varia muito na Europa e que, de acordo com o estudo, Portugal é um dos países mais dispendiosos para se possuir e usar um carro.

  17. El torero sencillo says:

    Se compensa ou não depende de cada pessoa e do uso que faz do carro.
    Mas uma coisa é certa: se contemplarmos o preço dos eléctricos (são caros), que o custo da electricidade está em escalada e que os incentivos vão acabar, e se a isso juntarmos o aspecto prático de manter um carro eléctrico no dia-a-dia (tempos de carregamento, estado dos postos e sua disponibilidade), diria que apenas compensa nalguns casos. E com o peso da depreciação (quem é que quer um usado com 4 ou 5 anos sabendo que a bateria vai fazer mais 3 ou 4 anos e depois vai-lhe sair a fava de ter que suportar os custos de a trocar?), lá se vai o apelo.

  18. Luis says:

    é uma questão de tempo…. mas para quem tiver local para carregar.

  19. Reis says:

    A LeasePlan que apesar das grandes vantagens cobra um renting elevadíssimo por carros elétricos !!! Quando alguns dão exemplo de Twingo com o Dacia, a coisa até parece mais ou menos bem ..: mas vá , vamos a mais exemplos : um Renault Megane entrada de gama contra um Megane EV entrada de gama . A questão dos carros elétricos é que sim, se formos buscar as versões de topo e compararmos com a versão mais cara a combustão , até não parece muito mal, mas na verdade há muita gente que quer comprar um carro novo BARATO e para isso ia para um com jantes 15 ou 16, sem milhões de extras : com os elétricos isso nem sequer existe . Por alguma razão a Ford quando fez o seu primeiro elétrico chamou-lhe de Mustang , a Seat nem de ouve falar nisso, deixando caminho para a Cupra, os Citroen elétricos são fraquinhos, mas os DS vão ter o seu lugar de destaque. Neste momento os carros elétricos não são para quem quer poupar , porque o valor de aquisição é tudo menos poupança …eu próprio gostaria muito ter um elétrico mas 40.000€ por um Megane ?!?!?!??! Não me apanham nessa…

  20. BG says:

    Realmente não compreendo o estudo exceto marketing, renting ou leasing.
    Visto numa ótica de empresa e de benefícios, onde ao fim de 4 anos é um bem descartável até aceito.
    Mas, no foro particular é fora de contexto real. Por exemplo um estudo desta natureza tem por base tendencialmente 48meses / 36milkm, 40 mil km… pois aqui não faço ideia o que foi aplicado pois não é mencionado.
    No meu caso pessoal que faço em média de semana 20km até poderia ser uma ideia interessante, contudo se fizer contas aos kms por ano dá uma média de +/-22 a 24 milkm… logo tempo para mim ao fim de semana e férias é muito importante.
    Despender de 1h ou mais a carregar cada 240/300km, está fora de questão e pela utilização que dou ao carro diesel seria certamente um candidato a sair a fava da mudança das baterias.
    Dito isto e sem olhar a custos de aquisição, pois as viaturas deveriam ser equivalestes para o estudo ter uma base credível vulgo mesma modelo de carro a gasolina, diesel, EV, GPL e outros…, reconheço que o motor elétrico é uma ótima solução por vários fatores, mas a fonte de energia a bateria, nunca foi sem será a solução vingadora do futuro.

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