Carros da Tesla envolvidos em mais acidentes mortais do que os de qualquer outra marca
Um novo estudo mostrou que os carros da Tesla estão envolvidos em mais acidentes mortais do que os de qualquer outra marca. O relatório ressalva, contudo, que "é possível que estas elevadas taxas de acidentes fatais reflitam tanto ou mais o comportamento do condutor do que a conceção do veículo".
Uma análise elaborada pela iSeeCars cita estatísticas de fatalidades do Sistema de Relatórios de Análise de Fatalidades (em inglês, FARS) da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, afirmando que a Tesla tem "a maior taxa de acidentes fatais por marca".
Ainda que Elon Musk mencione os veículos da Tesla como os "carros mais seguros na estrada", a análise mostra que a empresa tem, na verdade, a maior taxa de envolvimento em acidentes fatais de qualquer marca de automóveis.
O relatório observa, no entanto, que "tal como acontece com as classificações dos modelos, é possível que estas elevadas taxas de acidentes fatais reflitam tanto ou mais o comportamento do condutor do que a conceção do veículo".
Isto significa que os carros da Tesla podem não ter quaisquer caraterísticas específicas que os tornem mais perigosos. Por sua vez, é possível que os condutores sejam apenas mais propensos a despistarem-se ou a envolverem-se em acidentes.
O maior contributo para a segurança dos ocupantes é evitar um acidente, e o maior fator para evitar um acidente é o comportamento do condutor.
Um condutor concentrado e atento, a viajar a uma velocidade legal ou prudente, sem estar sob a influência de drogas ou álcool, é o que tem mais probabilidades de chegar em segurança, independentemente do veículo que conduz.
Afirmou Karl Brauer, analista executivo do iSeeCars.
Apesar dos resultados deste relatório, outras análises dão forma a um quadro pouco coerente no que diz respeito à segurança dos carros da Tesla.
Condutores dos carros da Tesla podem apenas confiar demasiado
Afinal, um relatório publicado pelo EpicVIN, em agosto, afirmava que, de todas as marcas de automóveis, os condutores da Tesla eram os menos suscetíveis de sofrer ferimentos fatais.
À semelhança do iSeeCars, a EpicVIN citou dados do FARS para tirar as conclusões.
Por sua vez, um estudo publicado pelo Lending Tree, em dezembro de 2023, afirmou que os motoristas da Tesla tinham a maior taxa de acidentes de qualquer marca.
O estudo citou dados de 14 de novembro de 2022 a 14 de novembro de 2023, alegando que "os motoristas da Tesla tiveram 23,54 acidentes por 1000 motoristas", enquanto observava que apenas duas outras marcas - Ram e Subaru - tiveram "mais de 20,00 acidentes por 1000 motoristas".
De facto, a confiança da Tesla, bem como a dos condutores dos carros da Tesla, em software automatizado já foi citada como um potencial problema de segurança. Um relatório de 2022 divulgado pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária afirmava que, no período de doze meses anterior, os modelos da Tesla foram responsáveis por cerca de 70% dos acidentes de viação que envolveram sistemas de assistência ao condutor.
Cuidado também é com o bloqueio das portas, quando trancam por falta de bateria ou em caso de acidente – 4 mortos em Toronto e 5 no Wisconsin, depois dos Teslas baterem e pegarem fogo.
Convém dar instrução, repetida, de como destrancar manualmente as portas, ao condutor e a cada um que lá entre.
https://toronto.ctvnews.ca/you-couldn-t-open-the-door-concerns-over-awareness-of-and-access-to-tesla-emergency-latch-after-4-killed-in-toronto-5-killed-in-wisconsin-1.7108463
O problema será sempre o mesmo. Os condutores irresponsáveis e com défice de inteligência, que ainda não entenderam, que o carro, não é, 100% autónomo.
E essa chamada induz a se pensar, sim, que o carro tem um problema. Assim julgo ou precipitada ou de má fé
Lamentável
E tão fácil saber igual aos BMW os mais acidentados e mais mortais maior cavalagem tracção traseira autentica ratoeira
Esqueci-me de falar do binário de um carro elétrico, que é brutal e essa brutalidade está disponível, desde o inicio, da aceleração.
Quem tem um, tem de saber dosear, a aceleração.
JL? Realista?
Hoje é dia das orações a Santo Watts, padroeiro da mobilidade electrica.
Então está com problema espirituais novamente ?
Qual a dúvida ?
Teres 340cv à diposição pelo preço de 150 póneis a diesel eu também ficava com inveja com os carros elétricos se tivesse na mesma situação…
Aqui à pouvo tempo um acidente com um tesla, uma morte.
Foi feito a verificaçao da velovidade e ia a 200 km numa estrada nacional …
Enfim culpa de quem? As pessoas pensam que a vida é um brincadeira….
@Ana Sofia , isso já se sabia. É desde o início dos Tesla e dos delírios do Musk a ingrupir clientes crentes.
Por curiosidade aqui há uns dias, à saída do meu bairro, no viaduto do Almirante, um Tesla à minha frente não atava nem desatava e aquilo é a descer.
Devia estar a ser vítima das famosas travagens fantasma 😛 . Por sorte dele sou um condutor paciente, de contrário tinha-lhe passado por cima. No entanto fui a gozar o prato durante uns 500m depois lá andou. Tristeza. Mas eu com os sla sou sempre paciente. Gosto de ver a atrapalhação de quem vai ao volante.
As travagens fantasmas não se dão a essa velocidade.
Se não andava é porque tinha algum à frente.
Ah! Afinal estavas lá e viste o que se passou. Boa.
Quem lá estava não vê tão bem quanto pode.
Não tinha ng à frente. Como deve calcular, cavou um fosso qs até à rotunda de acesso à Vasco.
Se não tinha ninguém à frente e ia devagar, não foi travagem fantasma.
It’s a new brand ….maybe some more experience is needed ….
O problema não é da Tesla, mas sim da elevada potencial disponível imediatamente.
É necessário ter muito juízo, pois a mínima ficamos colados ao banco. É necessário adaptar muito bem a aceleração e velocidade ás condições da via.
Tenho um elétrico, (não Tesla), mas é equiparado.
Era bom saber dentro dentro desse universo quais são os carros e a que marca pertencem os carros mais potentes.
O facto da Tesla não utilizar o lidar e estar completamente dependente das câmaras para o controlo dos obstáculos pode ter aver em parte com isso sobretudo quando há baixa visibilidade
https://x.com/Tesla/status/1860520534142075345?t=IYrwmZ_6WtB92BpsXhUiDQ&s=19
Os dados oficiais por acidente “qualquer” não apenas os mortais … já não batem certo …
https://www.tesla.com/pt_pt/VehicleSafetyReport
É preciso ter unhas para conduzir um carro elétrico…
Os condutores de Teslas não sabem conduzir! E o Autopilot beta não os safa em maiorparte dos casos.