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Carros chineses elétricos são até 14% mais baratos em Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    14% mais baratos e 50% piores… Eu não compraria um carro chinês para poupar 14%, ia sair caro mais tarde.

    • Pedro says:

      Desmontas te algum para fazer uma afirmação dessas ? ahahah provavelmente nem nunca entras te em nenhum ahah o tuga nunca desilude

    • Vasco says:

      Tretas. NIO e BYD comem a Tesla de cebolada. O conforto e a qualidade é incomparável. Os chineses estão muito à frente.

    • moedinha says:

      Tem toda a razão, eu bem sei o que a empresa quis “poupar” com autocarros dessa marca BYD e nas chatices que tem andado. Depois vem o tuga dizer que estâo à frente de marcas quando nem no país deles eles compram. Cá é igual , é ver os chineses montados no BMW e Mercedes em vez destas maravilhas que custam menos 14%.

      • David Guerreiro says:

        É isso mesmo, comunismo para os outros, capitalismo para nós. Os chineses que vivem em Portugal andam todos bem montados em Mercedes e BMW, nem querem ouvir falar em carros chineses. E também usam todos iPhone ou Samsung, nenhum compra marcas de smartphones chinesas. Os chineses apostam na falsa perceção de qualidade. Colocam uns interiores fixes, e o parvo que não percebe nada acha que é tudo top. Depois tem o azar de levar uma cacetada de outro carro e vai logo parar ao cemitério, porque o carro chinês não tem segurança suficiente.

        • jorge says:

          Segurança tem, tem 5 estrelas no euro ncap e por exemplo o i4 tem 4 estrelas, problema é que depois vais ao mecânico e levas o i4 e em 3 dias tens o carro arranjado e no BYD demora 3 semanas porque o mecânico teve de mandar ir as peças da china e com um coado de jeito com as peças a ficarem mais caras que as do BMW, acontece o mesmo com carros japoneses mais antigos.

    • Ban says:

      David, enganas te, isso é nos veículos a combustão, nós elétricos os chineses não são inferiores aos outros, basta ver os telemóveis, aeroespacial, poderão não ser os melhores mas estão longe de ser os piores.

  2. Paulo says:

    Vamos ter que esperar para ver a durabilidade e problemas associados .

    • Nitroflow says:

      Não vais ter que esperar nada, basta ver o que se passa no seu país de origem. https://batteriesnews.com/7-battery-electric-cars-day-catch-fire-china-most-involved-brands/

      • JL says:

        7 só ? muito bom.

        Nos EUA ardem em média 500 a combustão por dia, e não vejo muita gente a queixar-se.

        • Nitroflow says:

          Bom trabalho a ignorar que a BYD está no topo dos incidentes com mais do dobro das ocurrências da Tesla. Mas se queres mais motivos, deixo aqui um tweet de um levantamento de queixas de utilizadores por 10000 unidades vendidas feito pelo site chinês 12365auto a quase 40 modelos de várias marcas, com a telsa lá bem no fundo com o menor número de queixas a e a BYD logo no topo para cada um dos 6 modelos presentes na lista e cada um com um número de queixas de ordem de magnitude superior, mas tu é que sabes.

        • PTO says:

          E isso é surpresa para quem?
          Tens noção que o número de carros de combustão em circulação é GIGANTESCAMENTE maior que o de carros elétricos, certo?
          Certo?

          • JL says:

            Tenho, ainda assim os números indicam que estes, os ICE incendeiam 200x mais, para o mesma quantidade de existências é claro.

            O que não acho normal é haver tanta preocupação com algo que acontece tão pouco, e não ser exatamente o contrário.

          • Nitroflow says:

            JL e também tens noção que esta discussão não tem nada a ver com comparações entre tecnologias mas a diferênças de qualidade e segurança entre marcas chinêsas comparativamente recentes a marcas já estabelecidas, certo? O artigo menciona a BYD como exemplo mas refere-se a todas as marcas provenientes da China. Basta fazeres um pouco de pesquisa para veres que a frequência de incidentes é bem superior.

          • JL says:

            Só saberemos se é maior se tivermos o numero de veículos existentes.

          • JL says:

            Esses números referem-se a vendas de novos, eu queria era existências.

          • Nitroflow says:

            Então faz a tua própria pesquisa. Já dei números mais que suficientes e dei mais motivos além da bateria pegar fogo. E tem aí aproximações nesse link da teslarati, a BYD detem aproximadamente 28% do mercado dos BEV e a Tesla detem aproximadamente 11% do mercado dos NEV que é composto por BEV e PIHV agora tira as tuas elações.

          • JL says:

            Isso é um facto, os teslas sao os que ardem menos, apesar de serem os mais famosos, no entanto não se esqueça que a byd tem muitos híbridos, e esses são os piores, mesmo noutras marcas.

        • Yamahia says:

          Como sabe que eram a todos a combustão? E sabe as causas?
          Mesmo que fossem, estar a comparar uma frota de 300 milhões com uma de 6 milhões não faz sentido nenhum.

          • JL says:

            Não viu aqui o artigo ? Onde mostravam as ocorrências por cada 100 000 viaturas ? Onde os a combustão tinham uma taxa de ocorrência 200x maior, como seria de esperar, afinal são a combustão, isso faz parte deles.

            Mas quando arde um tesla , uiiii, correio da manhã com letras garrafais, Tesla arde.

            Deixe-lá, o mundo evolui na mesma, apesar daqueles que parecem não evoluir…..

          • Realista says:

            Entretanto:

            https ://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/20230410-0719-bombeira-encontra-pai-carbonizado-dentro-de-carro-em-despiste-na-trofa

          • Nitroflow says:

            JL, o titulo do artigo é “Carros chineses elétricos são até 14% mais baratos em Portugal”

            O teu argumento é irrelevante visto que ninguem está a questionar a segurança dos EVs face aos ICE, apenas se está a comparar a segurança de EVs chinêses a outros de marcas mais reputáveis e se o preço mais baixo é realmente vantajoso ou implica apenas pior qualidade/segurança.

          • JL says:

            O seu também é irrelevante já que as normas de segurança para os veículos entrarem no mercado europeu nada têm a ver com as normas para circular na China.

            Dou um exemplo, lá não é obrigatório os carros terem ficha de segurança da parte de alta tensão da bateria, cá é obrigatório. Entre muitas outras.

          • Nitroflow says:

            @Realista

            Entretanto:

            https ://rr.sapo.pt/artigo/o-mundo-em-tres-dimensoes/2019/11/29/viajar-de-aviao-e-quase-80-vezes-mais-seguro-do-que-andar-de-carro/173359/

    • PJA says:

      E acrescento mais o Zoe tem zero estrelas e Dacia Spring uma estrela. São maus exemplos pois o Tesla 3 tem cinco. No entanto, por 14% não comprava um carro chinês. Os tempos não estão bons para os lados da China.

  3. GM says:

    Podiam até ser 50% mais baratos, para mim ficam na prateleira. O dinheiro pode não ter cor, nem cheiro, mas tem seguramente muuuitos interesses. E no caso desse grande país do Oriente, após as marcas ocidentais estarem de rastos, os preços sobem, e a partir daí a notícia dos 14% mais baratos desaparece.

    • Sepo Esperto says:

      Verdade.

    • Realista says:

      O que está a acontecer é uma viragem de mercado.

      Surgiu um produto inovador que está a comer quota de mercado às empresas que sempre pensaram ter a faca e o queijo na mão tal como acontece em todas as outras empresas independentemente do tipo de industria…

      Na verdade todas as marcas europeias já deveriam ter abraçado os carros 100% elétricos e a sua frota apenas os veículos de baixa gama é que deveria existir opção da gasolina/diesel mas por falta de visão ou desconfiança não repararam que o mercado estava a mudar. Deixaram-se ficar para trás e agora necessitam de correr atrás do prejuízo sendo que quase todas essas empresas a entrar no mercado nem sequer existiam em 2000!

      Quando ao aumentar preços é perfeitamente normal, se não houver concorrência os preços sobem.

      • Stanley says:

        O mercado não existe sem clientes/compradores.

        As vendas da BYD são gigantes por conta do mercado chinês, e isso causa uma impressão distorcida que são gigantes da indústria global.

        E para conquistar o ocidente, colocam um guitarra estilizada com cordas vermelhas na porta dos Yuan EV?? Deveras juvenil. ainda precisam melhorar muito.

        • Realista says:

          Não te preocupes que existe sempre compradores de automóveis se a industria for toda impedida a vender motores a combustão, especialmente os superiores a 1000cc.

          Quanto aos gostos, a BMW meteu aquela grelha frontal nos seus carros que parecem dentes de castor e no entanto continuou a vender como se nada fosse…

  4. Ricardo says:

    Quando leio algo sobre a Tesla é negativo (e tudo bem), e aparecem estes produtos tal como a ultima marca referida que são espetaculares. (Estranho??)
    Sei que na China não há registo e incêndios ou falhas em qualquer sistema destas marcas isso é certo, vamos ver por cá?

  5. Dani Silva says:

    Se é só por essa diferença, provavelmente não compensa…

  6. Marcio Faria says:

    Carros movidos a energia? Claro, óbvio! Todos os carros são movidos por algum tipo de energia ….

  7. Humberto Franco says:

    Já foram ver os resultados do Euro NCAP?
    Comparem com algumas marcas de referência na Europa.
    Acho que vão ficar surpreendidos.

  8. says:

    made in china, é esse o problema? Vejam bem a origem dos vossos produtos, talvez fiquem surpreendidos.
    Já agora “designed in calfornia” é giro mas não deixa ser fabricado na China (PRC)

    • Nitroflow says:

      Ó Zé, o problema não é ser “made in china”, é ser “made in china” por uma marca Chinesa. Os chineses não têm qualquer problema em fabricar algo para os outros de acordo com as suas especificações, o problema é quando a própria marca é chinesa, cortam custos no máximo que poderem e o produto final sofre sempre. É o resultado de um problema sistémico da cultura chinesa, basta pesquisares o conceito de cha bu duo.

    • Joca says:

      Muitas vezes “made in China” não passa de “assembled in China” (montado na China). Por exemplo o iPhone:
      – “designed in California”
      – “assembled in China in Taiwanese factories” (Foxconn e Pegatron)
      – “with components from a lot of countries, only two of the principal components are made in China” (módulo de wi-fi e bateria).
      O “made in” é uma designação para determinar os direitos aduaneiros a pagar nas importações, dos produtos acabados e semiacabados, ou das componentes. Há quem importe produtos semiacabados ou as componentes e faça o acabamento ou montagem no país – e fica “made in (país)”. Há muitos produtos “made in Germany” ou “made in USA” por ser lá feita a montagem ou acabamento final.

  9. PJA says:

    A China praticamente tudo de iPhone.

  10. PJA says:

    …fabrica…

  11. Rambo says:

    Só 14%!? A montanha pariu um rato…
    Por essa diferença nem penso duas vezes. TESLA!

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