Carro não arranca? Sinais de que o problema é da bateria
Já se imaginou aquele dia em que chega ao carro, rodou a chave e não aconteceu nada... simplesmente ouviu um click. O problema pode ser da bateria do seu veículo. Saiba alguns sinais que podem ajudar a confirmar.
Cenários em que a culpa pode ser a bateria fraca
A falta de energia na bateria podem dever-se a vários fatores. No entanto, há alguns cenários que nos permitem ter quase a certeza que o problema é desse componente. Aqui ficam alguns exemplos:
- Luzes fracas ou que não acendem
- Ao tentar ligar o carro, as luzes do painel ou os faróis ficam fracas, piscam ou não acendem.
- Som de clique ao tentar arrancar
- Em vez do motor arrancar, ouve-se um clique, muitas vezes repetido, quando se roda a chave.
- Nenhuma reação ao virar a chave
- Ao tentar ligar, o carro não dá nenhum sinal de vida, parece “morto”.
- Equipamentos elétricos a funcionar mal ou desligados
- O rádio, os vidros elétricos, o ar condicionado ou outros equipamentos elétricos não funcionam ou funcionam mal.
Se a bateria tem vários anos ou o carro esteve parado muito tempo, pode estar descarregada ou estragada. Um cheiro forte a ovo podre ou sinais visíveis de fuga de ácido indicam problemas na bateria
As baterias têm uma vida útil média entre três a cinco anos, dependendo do uso, da qualidade e das condições a que estão sujeitas. Se a sua bateria já tem mais de quatro anos, mesmo que continue a funcionar, deve começar a estar atento a possíveis sinais de desgaste. Muitas vezes, a bateria pode parecer “em bom estado” até ao momento em que deixa de funcionar — e isso acontece quase sempre no pior momento possível.
Se souber usar um voltímetro, meça a voltagem. Uma bateria deve ter carga entre os 12,4V e os 12,7V com o motor desligado. Se estiver abaixo dos 12V, é melhor pensar em trocar.






















Sinal que que não peda devido á bateria:
– Motor de arranque não roda ou muito fraco.
– Se rodar normalmente o problema não é da bateria.
A bateria pode dar mais de 12v e não estar em condições devido a perda de potência de arranque ( amperagem necessária).
O meu amiguinho nerd aparece em tudo o que e noticia, pena que não diga nada de jeito
Nerd? Mecânicos não são nerds.
Já o amiguinho que não faz nada gosta muito de criticar quem sabe em todas as notícis
Mecanico com muito tempo livre mas classe baixa. Falta lhe classe e inteligência
Muita das vezes a causa também esta na Vela de Ignição.. 😉
Fora a rela de motor principal que faz o carro ir a baixo quando esta quente ou seja o carro pega bem no frio, mas no quente pode ir a baixo.
Sempre verificar a Vela de Ignição!
Uma das minhas ofertas favoritas a familiares chegados é um arrancador de bateria (não confundir com carregador de bateria), pouco maior que um maço de tabaco. Tem dado muito jeito.
Também Muito Importante: Se o relógio do carro começar a atrasar é um sinal.
????
O relógio não atrasa ou adianta por causa disso. Se não houver bateria ou houver interrupção de corrente, o relógio reinicia a zeros.
Isso se a bateria se extinguir totalmente. Quanto ao relógio se adiantar, isso é fantasia sua 🙂
A minha colega, tem um Citroen C1, com 10-11 anos. Há umas semanas, chegou, à empresa, estacionou, desligou, fechou as portas e tudo bem. Quando foi à saída, a porta não abriu, com o botão, da chave. Pensou ser a pilha. Abriu, usando a chave, abriu. Colocou a chave, na ignição e motor de arranque deu o “brug”, nada. Tablier apagou-se. Repetiu, tablier manteve ligado, sem qualquer aviso, motor de arranque era um “tic”. Há um stand, da Citroen lá perto, fui lá ver se o mecânico deles, estava lá. Lá veio, esteve a ver, bateria ok, ligações ok, velas ok, sistema de ignição ok, usou um aparelho, carro ligou. Levou para passar, na máquina, lá da oficina. Só o nível de óleo estava baixo, nada de problemático, a médio prazo. Quando ia tirar, da máquina, usou a chave e carro não ligou. Repetiu e nada. Pensou ser problema da coisa, onde se coloca a chave mas, o tablier liga e o motor, de arranque dá sinal. Ligou para a assistência, da marca e novidade: aquelas chaves tem 2 chips. Um deles é para abrir e fechar portas, o outro é parte da própria chave, que ao entrar, no canhão, o chip é reconhecido, com base na amperagem. Abriu a chave e um dos chips, estava solto. Foi soldado e, surpresa das surpresas, ao introduzir a chave, rodou e carro ligou. Já ficou avisada que, para a próxima, precisa requisitar (pagando 427 euros) uma nova chave, pois aquela já cumpriu a vida útil.
Com base na amperagem ? LOOOOOL
427 euros ? ou 427 milhões de euros ?
Tens colegas? Passas a vida ca a inventar numeros ou chanas colega a tua psiquiatra ?
Óbvio, todos os carros são eléctricos.
Assim como todos são a combustível fóssil.
Nem mais.
Se fosse bateria de um elétrico era pior! 50% do valor do carro, ouch!
Ena, as baterias de 12v andam caras. Looool
Pode ler 12 v ,ou 24 V (tensão) e não ter amperagem!
Se bem que na maioria dos casos a tensão baixa é um indicador de bateria fraca.