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Carregamento de veículos elétricos: Que municípios estão a apostar?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. SANDOKAN 1513 says:

    Uma lista de 27 municípios e só 12 estão devidamente operacionais ?? E ainda se diz que “segundo um estudo de 2021, Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km.” ?? E bem vistas as coisas só os municípios de Lisboa,Porto e Oeiras é que estão minimamente servidos porque os outros pouco ou nada têm.Caramba,já estamos a 5 meses de entrar em 2023 e pouco ou nada se faz sobre este assunto.

  2. SANDOKAN 1513 says:

    E,já agora,que é feito de capitais de distrito como Viana do Castelo,Braga,Vila Real,Guarda,Castelo Branco,Santarém,Portalegre,Setúbal,Évora,Beja e Faro ?? Sem contar com os municípios dos arquipélagos da Madeira e dos Açores ?? Também não têm direito ?? Eu estou admirado como certos municípios têm um razoável sistema de carregamento elétrico para veículos e nem certas capitais de distrito conseguem isso. 😐

    • PNoronha says:

      No que diz respeito a Vila Real, a informação está errada. Basta abrir o link que está no final para perceber que há pelo menos 3 PCR/UR, para além de mais outros tantos (mais antigos) PCN

      • Samuel MGor says:

        O Distrito de Santarém já têm pelo menos uns 10 postos, pelo o que eu vi são pelo menos 2 em Rio Maior e em Santarém são uns 8 postos. Podem ser mais mas como não vou a outros lados não sei se há mais. Tendo em conta o número de carros elétricos a circular em Rio Maior (pelo menos uns 10) faltam pelo menos uns 8 postos mas como é Rio Maior… Cidade onde não há piscas e só existe um semáforo, se a policia multa-se nessa cidade a divida portuguesa já estava paga.

    • Nuno José Almeida says:

      Hmmm não percebeste que estamos a falar só dos pertencentes às Camaras e não todos?

  3. Elkido says:

    Sandokan compra um carro eléctrico e carrega aí fora nos carregadores públicos nos carregadores rápidos e depois logo me dizes quanto pagas

    • Américo Mendes says:

      Claramente. Mobi-e e o sistema (para não falar asneira) criado só vai colocar portugal no pior país da UE em termos do sistema de carregamento dos EVs.
      Aliás, já se verifica: vejam a expansão geometrica dos hubs de carregamento por essa europa fora (Espanha incluido).
      Aqui, só vale a pena ter EV se carregar em casa. No limite, se tiver acesso à rede Continente (preços justos e normais). Nos restantes, custa tanto como gasóleo, e nos PCUR chega a custar mais (alguns casos).

    • Nuno José Almeida says:

      Eu pago metade dum equivalente a gasóleo. Só não posso fazer asneiras como deixar ficar a carregar depois dos 80% em PCR, usar postos trifásicos de 22kw quando o meu só dá 6kW, etc etc.

    • Louro says:

      @Elkido,
      Apenas em viagens maiores é que se usam carregadores publicos…

      Entretanto, eu fiz cerca de 3000km para chegar a Portugal de férias sem gastar um unico centimo… sempre a usar carregadores da Tesla. 😉

  4. Jose Antonio Braga says:

    É continuar a gastar eletricidade desmesuradamente e depois falam das barragens vazias, mas não dizem o porque. É da seca é da guerra é do Putin…..

  5. Joao says:

    > sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.

    Que comédia. Carregar a mais de 22kw é carregamento rapido. Fica muito bem na estatistica claro, mas quando temos carros a carregar a mais de 10 vezes essa velocidade, tudo o que for abaixo de 150kW nao devia entrar nessa contagem.

  6. LP says:

    Esta lista está incompleta e ou muito desatualizada.

  7. freakonaleash says:

    Transparência nas tarifas é o que se pede!

    Pelo que leio carregar fora de casa é tipo roleta russa!

    Um dia terei BEV, espero poder saber através dum site quanto é que me custa carregar o meu veículo em posto x.

    • Nuno José Almeida says:

      É preciso saber fazer as contas, não é fácil e não se pode fazer certas asneiras, sim é verdade. Mas também não é ciência aeroespacial.

    • Nuno José Almeida says:

      Já agora, a app Miio, faz relativamente bem essas contas, e até aceitas outros CEMEs. Eu prefiro fazer uma conta rápida, que é multiplicar o preço por min do OPC por 60 (uma hora) e dividir pelo kW médios, teremos o preço em kWh do OPC. Num OPC caro de 12 centimos seria 12*60/43=16.74.

      A titulo de exemplo, sem fazer asneiras de deixar o carro num posto rápido, a carregar de forma lenta, gasto no total, sem IVA, entre 4,6€ e 6,5€ aos 100KM. Nos do LIDL fica-me a 5,6€. Os Postos de 22 KW por norma são caros para muitos do VE porque são trifásicos e é raro o VE que seja trifásico e consigo fazer 22KW, só o ZOE por exemplo. A maioria faz 6.6 e alguns dão 11KW. Por isso neste postos as conta a fazer é pelos 6.6 ou 11 e não pelos 22. É fácil como ir a um bomba de gasolina? Não. Como eu costumo dizer, adoro, não aconselho a ninguém.

  8. SteveRobs says:

    Carros electricos de momento é só para gente abastada ou para empresas.

  9. Micas says:

    Mas não se está com escassez de energia elétrica?
    Em Londres nem deixam construir casas para terem energia para data centers!

    Ainda querem mais elétricos?

  10. Yamahia says:

    Parabéns para o Barreiro. 90!!!!… em projecto. Vamos ver se saem do projecto!

  11. TugaTesla says:

    É só propaganda. Ponham os olhos na Noruega.

  12. Paulo Lourenço says:

    Vivo em silves, tenho um dacia spring, tenho de carregar em casa. Existe um posto de carregamento perto dos bombeiros mas nem sequer está ligado… é pena pois o município ao lado (lagoa) até tem varios postos. É para mostrar estatística.

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