Burla pela Internet na venda de carros deixa donos sem dinheiro
As plataformas digitais disponíveis na Internet facilitam a venda de bens. No entanto, é também através da Internet, nas plataformas de venda de bens, que existem várias burlas que levam mesmo ao roubo de dinheiro. Recentemente o Ministério Público acusou 27 arguidos de um esquema online que tinha como objetivo burlar pessoas que tinham veículos à venda.
Os burlões escolhiam especialmente anúncios de carros de alta gama e "atacavam" nas plataformas OLX, Custo Justo e Stand Virtual.
Os esquemas e burlas, através das plataformas digitais, são uma constante nos dias que correm. Através da Internet vende-se de tudo, incluindo carros de alta gama. Foi nesse segmento que recentemente foi descoberto um esquema que tinha como objetivo roubar dinheiro. O Ministério Público acusa agora 27 arguidos que burlavam dezenas de pessoas que anunciaram viaturas em sites de vendas. Segundo o JN, todos os arguidos vão a julgamento.
Como funcionava o esquema de Burla na Internet?
De acordo com o que é revelado pelo JN na edição em papel, os burlões enganaram 23 pessoas, comprando-lhes carros com cheques falsos ou roubados. Segundo as informações, o uso de cheques rondou o montante de 540 mil euros. Mas o Ministério Público pede que um ale gado recetador dos veículos, seja condenado na perda, a favor do Estado, de 2,045 milhões de euros, o montante que lhe foi encontrado em dinheiro e bens sem justificação nos rendimentos declarados.
Os burlões aproveitavam-se das publicitações na Internet que eram realizadas no OLX, Custo Justo e Stand Virtual, de anúncios de venda de carros. Uma parte do grupo selecionava os anúncios de carros de alta gama e contactava os proprietários. Depois combinavam um encontro, “para ver o carro e fazer negócio”. Os suspeitos apresentavam-se às vítimas como sendo parentes de quem havia telefonado antes. Em alguns casos, dispunham-se a pagar as despesas de deslocação do vendedor e pediam o número da conta bancária.
Outros elementos do grupo depositavam cheques inválidos na conta do vendedor. Com a apresentação do talão, os vendedores eram obrigados a passar a declaração de venda e a entregar livrete. Os cheques eram roubados ou extraviados, sendo que o depósito acabava por ser anulado. Um terceiro grupo tratava de revender os carros, grande parte deles das marcas BMW, Mercedes e Audi, às vezes por metade do preço (sendo tudo lucro). Quando não conseguiam realizar a venda, desmontavam os carros e estes eram vendidos às peças pelo referido recetador.
A PJ encontrou nas instalações do recetador 2,064 milhões de euros, mas, como ele declarou 19 mil de rendimentos em cinco anos, o MP requer a perda para o Estado de 2,045 de “património incongruente”
Este artigo tem mais de um ano
Se esta gente tenta-se montar um negócio legitimo provavelmente tinha sucesso, mas é melhor enganar o próximo.
Eu já tenho vendido coisas on-line também,mas não consigo fazer aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim.
Só vendo quando tenho a certeza que tudo está a 100%, e entrega em mão para a pessoa poder testar.
este caso já foi julgado esta semana em setembro de 2024 a maioria foi absolvida e os condenados beneficiaram do perdão do papa
Por isso que nunca se vende um carro com cheques, sempre dinheiro à vista.
Ou entao vais ao balcão do banco com o artista para depositar o cheque. Eles no banco verificam logo se é falso ou não. Pode ser que esteja um policia la a porta
o unico problema é que estes senhores costumam entregar cheques as 4 da tarde de sexta feira, para tu so descobrires na semana seguinte, ai ja eles estão a léguas
Se eles combinarem a esse tipo de horas não aceitas, ou combinas ao balcao ou nada feito. How hard can it be?!
Se vai ao Banco faz logo por transferência bancária.
Andar com esses montantes em dinheiro pode ser perigoso. Com Apps como Revolut que fazem a transferência imediata é mais seguro.
Bem, lá vou eu ser outra vez criticado, mas vou dizer na mesma, já nem ligo.
Mas quem é o gigantesco otário que vende um carro e aceita cheques para o pagamento do mesmo?
Mas de onde é que essa gente vem? Deste planeta não é, de certeza.
Vender um carro é em dinheiro ou transferência bancária e só após confirmação com o banco que o dinheiro foi mesmo recebido é que se vai à loja do cidadão fazer a troca imediata de propriedade.
Nossa Senhora dos Aflitos, o mundo está cheio de ingénuos….
Há truques em que qualquer um pode cair, mas vender um carro e aceitar cheques, enfim, nem digo mais nada.
Por acaso já comprei um carro pelo olx, não foi um carro de luxo mas mesmo assim ainda foram cerca de 6000 euros.
Pagamento em dinheiro e ida à loja do cidadão fazer a troca de propriedade de imediato.
Sem espinhas… Não há que inventar.
Fiz a transferência no balcão da CGD da loja do Cidadão e logo a seguir fomos para o balcão do registo automóvel na mesma loja
Para nos mais jovens, a desconfiança é a palavra primaria num negocio. Para muito pessoal mais velho a palavra de honra ainda é valida. Para muitas pessoas ainda é impensavel trabalhar sem cheques, sao habitos. Eu e tu é que temos que martelar nessas pessoas para lhes mudar os habitos 😉
Ainda há muitos crentes!!!!!
Eu vendi um carro em Agosto de 2020. O método de pagamento? Transferência bancária imediata, feita no fim de um sábado!!!!!! 5 ou 10 segundos depois o dinheiro estava na minha conta, seja qual for o banco do comprador!!!!!!!
E se forem compras sem encontro entre comprador e vendedor? Se eu estou a vender, exijo a transferência dos portes do objecto e envio depois à cobrança. O comprador só fica com o bem depois de pagar à transportadora. Passa a ser da responsabilidade da transportadora dar-me a mim o dinheiro!!!!!!!
E está resolvido o problema. Alguém quer pagar-me em bitcoins, ou mbway…… não muito obrigado, se existem transferências imediatas para qualquer conta de qualquer banco a operar em Portugal, para quê facilitar?
Outra alternativa é sempre o pagamento com dinheiro vivo (não aprecio, excepto se forem pessoas que eu conheça) e neste caso o encontro é num Centro Comercial!!!!!!
Lei n.º 92/2017, de 22 de agosto:
É proibido pagar ou receber em numerário em transações de qualquer natureza que envolvam montantes iguais ou superiores a 3000 €.
É proibido? Quem disse?
Do meu dinheiro euéquesei…
Se me quiser dar em mãos 5 000 euros, eu aceito as vezes que quiser.
Analogia “É probido vender droga? Da minha droga euéquesei” Este é o tão afamado chico-esperto
Comparar droga com numerário a estas horas?
Vá lá, consegue melhor que isso.
Depois respondes por isso.
Tranquilo 😉
Abc
Respondo pelo quê?
Se o comprador do veículo preferia receber em dinheiro, se eu não me importava de pagar em dinheiro, dado ser um veículo em segunda mão, de particular, sem garantia.
Não há pagamentos de impostos por ser uma venda particular de um carro usado, vou responder pelo quê, ilumine aqui o fórum com a sua sapiência…
A lei diz que não posso pagar mais de 3000 euros?
Quem a fez não a respeita, disso lhe garanto eu.
Aliás, uma lei dessas é mesmo para nem passar cartão.
Certo Rui, e se for ao contrario.
Eu vendo o artigo mas só envio depois do pagamento ter sido concretizado, quando tiver confirmação do dinheiro no meu “bolso” não envio o artigo. Outra maneira de burlar.
Eu também vendo e compro artigos em 2º mão (particular) e tenho sempre preferência na venda presencial.
Negócios a distancia é sempre o risco, seja a comprar ou a vender.
Facil, usem paypal e peçam pagamento via paypal.
A paypal reserva o dinheiro do seu lado até à transação comercial.
Também podem sempre exigir cheque visado, é uma garantia que o cheque tem provimento, pelos valores que esse tipo de carro têm mercado pode não ser má ideia
Não queres dizer cheque visado mas sim cheque bancário, visado apenas determina que existe cobertura na conta, não impede ninguém de o cancelar ou tirar o dinheiro da conta, num cheque bancário o dinheiro é cativo até ir lá com o cheque levantá-lo, é o que faço sempre que vendo uma propriedade.
Tem é um custo entre 50 a 75 euros por cada cheque, mas isso olha, ou querem fazer negócio ou há mais peixe no mar.
Nem as transferências bancárias são seguras…e por culpa da regulamentação europeia sobre esta matéria.
explica lá porque não são seguras ?
Podes cancelar uma transferência, pagas 15€, e a transferência fica cancelada
Eu Já fiz isso comprei um carro num Sábado e na 2º de manhã quando estava a tentar registar o carro em meu nome ouve um problema tlf para o vendedor ele não atendeu e eu mandei cancelar a transferência, quando ele respondeu resolvemos tudo e eu voltei a fazer a transferência ele não soube de nada, apenas demorou mais um dia.
Só eu é que acho que os valores falados aqui estão errados? Encontraram nas instalações dois mil milhões de euros???
Em valor, não em dinheiro.
Em valor? Tenho muita curiosidade o que é que encontraram nesse valor! Essas contas não batem certo. Barras de ouro? Carros? Diamantes e esmeraldas? Têm noção do que é preciso para chegar a esses valores? xD
2,045 é dois virgula qualquer coisa, ou seja pouco mais de 2 milhoes e não 2 mil milhões
E se receber o dinheiro na conta e depois desaparecer?
Receber na conta não é suficiente.
É preciso confirmar com o banco que o dinheiro está mesmo na conta e não pode ser retirado.
O saldo tem de passar de contabilístico para disponível, ou algo assim.
quem é que em pleno 2021 ainda aceita cheques ?? há países desenvolvidos que acabaram com isso dos cheques.
E outros países como os EUA em que os cheques são usados para quase tudo
ninguem falou nos EUA,
deviam fazer isso a muitos que andam por aí!! “…o montante que lhe foi encontrado em dinheiro e bens sem justificação nos rendimentos declarados…”
É inconstitucional
Só iluminados…
Quando se compra uma casa não se anda com malas de dinheiro, nem se vai ao banco fazer transferências na hora.
É mesmo com um cheque, só que é um cheque visado! Em que o banco coloca “de lado” esse valor até ser levantado ou expirar.
Sim, mas a casa não pode ser levada sobre rodas e desmantelada….
Num cheque visado o dinheiro não é cativo, apensa num cheque bancário.
Esse dinheiro devia reverter para os cofres do estado sem qualquer exitação.
Aceitem apenas Cheques visados…
Pessoal , como já foi referido o mais seguro é o cheque bancário .
Além de que fica mais barato que o cheque visado.
So vejo comprar carros pela internet, na tugolandia e no brasil, e pelo que vejo e leio muita gente é burlada, pagam os carros e so os veem em foto, posso ser burlado em compras na internet mas nunca na comprar de um carro, ja quase fui burlado na net, so o nao fui porque mandei fazer o pagamento atraves de transferencia bancaria, e como os bancos sabem quais sao as verdadeiras empresas nao fizeram a dita transferencia, eram somente 30€ foi na compra de tinteiros para impressora, mas também nao recebi os tinteiros.
A maioria das transferencias na tugolandia sao instantanias se for no mesmo banco, e creio que se for em bancos diferentes se for feita de manha cai no dia e se for depois de uma certa hora cai no dia seguinte, isso da transferencia demorar 3 dias a chegar ao destinho é na suiça, la ele fazem as coisas com mais calma.
à uns anos soube de um situação que alguém “perdeu” um ferrari num esquema parecido.
Muito resumidamente, foi tudo combinado para o ferrari ser entregue num dia, aquando da entrega o comprador ligou a alguém para dar ordem de pagamento e pediu para o proprietário verificar se o dinheiro já tinha caído na conta. Realmente estava, em saldo contabilístico, mas estava. Conversa do comprador foi que como eram bancos diferentes e tal a coisa demorava a ficar disponível. Ferrari vendido…
O dinheiro nunca chegou a ficar disponível porque o comprador nunca deu ordem de pagamento, o que ele fez foi antes da encontro, passou no banco a depositar o cheque roubado anos antes na conta do dono do carro.
Sei que depois acharam o carro na Alemanha já em nome de outra pessoa, mas nunca o conseguiram recuperar porque a queixa que o lesado apresentou não foi por roubo, mas sim por “cheque careca” ou algo do género, então o carro não era peça no processo. Foi uma situação muito estranha.
**A situação já tem uns anos pelo que não me recordo com certeza de certos aspetos. Pode ter falhado qualquer coisa, mas foi mais ou menos isto que se passou.
Venda de carro com cheque e coiso e tal?
Ok, essas confirmações todas que vocês falam e mais um GPS de 20€ (à venda no Chinabuy e Alliexpress) colado algures… a bateria dura 2 ou 3 dias e tem tempo de perceber se foi enganado ou não.. é tipo um seguro.. se corre bem esquece, se corre mal é só saber onde o carro está estacionado.