A transição para uma mobilidade elétrica já está a acontecer em algumas fabricantes. A BMW, por exemplo, vai construir uma terceira fábrica na China totalmente dedicada aos seus novos modelos elétricos.
A China é, neste momento, um dos mercados mais relevantes da BMW.
Conforme adiantado pela agência Reuters, a BMW anunciou que começará a construir uma nova fábrica na China, uma extensão de uma já existente em Shenyang, província de Liaoning, no nordeste do país. O investimento será de 2,1 mil milhões de euros.
Assim como acontecerá com a sua nova instalação na Hungria, que centrar-se-á em modelos elétricos com a plataforma Neue Klasse, a nova fábrica da BMW na China concentrar-se-á na produção de carros elétricos.
Atualmente, os carros elétricos representam 25 % das vendas na China, muito devido ao sucesso da Tesla e de marcas como a BYD. Tendo em conta as vendas que garante na China, o país é um dos mais importantes mercados da BMW – no último trimestre registou 208.507 vendas de elétricos.
Então, esta fábrica será construída com o objetivo de aumentar a produção para o mercado chinês, de 700.000 unidades, no ano passado, para 830.000. Além disso, sabe-se que o primeiro modelo a ser construído nesta nova instalação será o BMW i3 previsto para 2023. Este irá estrear a plataforma Neue Klasse, sobre a qual serão construídos os novos modelos elétricos da marca alemã.
Leia também: