Balões de empresa japonesa vão levar turista à estratosfera da Terra
Os balões estão na moda e a sua qualidade e fiabilidade pode estar a ser subestimadas pelas pessoas. Contudo, uma startup japonesa lançou um convite aos passageiros dispostos a pagar mais de 146.300 euros. O desafio é uma viagem de algumas horas numa cápsula de balão que se elevará até 25 quilómetros de altitude. Portanto, numa boa posição para verem a curvatura da Terra.
Balões para levar pessoas "perto" do espaço
Tecnicamente, isso não está nem perto dos limites do espaço exterior, mas é suficientemente alto para obter uma visão em olhos de astronauta da Terra curvada sob um céu negro.
É seguro, económico e gentil para as pessoas. A ideia é trazer o turismo espacial para todos.
Disse o CEO de uma empresa chamada Iwaya Giken, Keisuke Iwaya, à imprensa em Tóquio.
Outras empresas planeiam empreendimentos turísticos estratosféricos semelhantes. Mas se o empreendimento da Iwaya se agarrar à sua anunciada linha temporal e começar a voar com clientes por volta do final deste ano, será a primeira a chegar ao mercado.
Iwaya Giken trabalha no projeto desde 2012, e tem conduzido testes de baixa altitude com balões menores. Os voos para o que é conhecido como Projeto Universo Aberto utilizarão uma cápsula pressurizada de dois lugares com 1,5 metros de largura, com janelas de todos os lados.
A empresa abriu o processo de candidatura online no mês passado. Os primeiros cinco passageiros serão selecionados em outubro, com voos que deverão descolar da ilha japonesa do norte de Hokkaido em dezembro ou mais tarde, dependendo do tempo.
O plano de viagem é desafiador. Segundo informações, cada passageiro fará uma subida gradual ao lado do piloto do balão durante duas horas, passará cerca de uma hora a apreciar a vista, e depois descerá para uma aterragem no mar.
O preço para esta aventura, que chama de "taxa de experiência de excursão espacial", incluindo impostos, será de cerca de 24 milhões de ienes, ou aproximadamente 147.764 euros à taxa de câmbio atual. Iwaya Giken diz que também está disposto a vender a cápsula "T-10 Earther" por 100 milhões de ienes (cerca de 773.576 euros).
Embora o preço possa parecer elevado em comparação com uma viagem de avião, não é tão caro como uma viagem à órbita na cápsula Falcon 9 do SpaceX (cerca de 45.980.000 euros), ou uma viagem espacial suborbital com a Virgin Galactic (376.200 euros).
Mas o balão vai ao espaço?
Não. A altitude do limite do espaço exterior é definida como 80 km de acordo com a Administração Federal de Aviação, e 100 quilómetros de acordo com a Federação Internacional de Astronáutica.
Os balões estratosféricos foram notícia há um mês quando os supostos balões espiões chineses sobrevoaram os EUA, mas empresas privadas têm vindo a falar em oferecer excursões de balão a alta altitude há uma década.
A World View Enterprises sediada no Arizona foi indiscutivelmente a primeira a recrutar clientes em 2013. Por enquanto, a empresa concentra-se no desenvolvimento dos "Stratollites" não tripulados, mas ainda pretende transportar passageiros por 41.800 euros, talvez a partir do próximo ano, 2025 o mais tardar.
Os fundadores da World View criaram outra empresa, a Florida-Space Perspective, que está a vender bilhetes ao preço de 125.000 dólares (cerca de 104.500 euros) para excursões estratosféricas que deverão começar em 2025.
Entretanto, três empresas espanholas - Zero 2 Infinity, EOS X Space e HALO Space - têm vindo a seguir planos para enviar passageiros em viagens de balões estratosféricos. Os seus planos exigem que os voos comerciais comecem em 2024 ou 2025.
Portanto, ideias e projetos não faltam para os balões com passageiros começarem a ir mais além do que as paisagens fantásticas da Capadócia e até mais alto que os balões meteorológicos que também, ao que parece, servem para espiar.
Este artigo tem mais de um ano
A terra é plana e e tenho provas disso! Que curvatura é que eles vão ver?
Fake news, é o que é!
Fake brain é o que é
🙂
Prova lá o que dizes sff.
Tens provas da tua ida ao espaço? mostra la a foto da terra plana pf.
este mundo está´
Oxalá não leve muito tempo este projeto, só para acabar com essa praga dos terrasplanas, meu compadre tb e dessa seita!
Exacto, e por baixo vivem os povos que nos sacam o dinheiro que desaparece.
Loooool
o sol eos planetas sao todos planos.heheh
Depois do “sucesso” do foguetão Japonês, não era eu que me metia nesse voo, nem que fosse a 10€
Já podem espiar os EUA à vontade. Assim é mais difícil dispararem um míssil para destruir o dito cujo, pois vão lá dois chinocas dentro a servir de “escudo” ao balão.
Japoneses não são chinocas… são aliados dos EUA.
Quem diria… depois do ataque a Pearl Harbor e o consequente bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagasaki ficaram amigalhaços. Acorda para a vida… os Estados Unidos não têm aliados, apenas vassalos.
Curei-me e já não sou
Se ninguém vê curvatura a ~38 km de altitude, dificilmente a vão ver a 25 km de altitude mas tudo é possível dado que existe quem consiga ver curvatura a 2 metros de altitude à beira-mar. E na verdade sim, para o modelo apresentado curvatura deveria ser visível a 2 metros de altitude e muito mais visível deveria ser desde um qualquer avião comercial a ~10 km de altitude. Mas não. Quem o diz é a matemática básica bem como o astrofísico da TV Degrasse Tyson quando se referia ao salto de Felix desde um balão, que nas palavras dele e cito: a 38 km de altitude “that stuff is flat”.
Acho estas viagens fantásticas apesar do preço “puxado”. Mas se é para aproveitar e começar a explorar este modelo de negócio, muitíssimo melhor seria fazerem uma cápsula maior que levasse pelo menos 4 pessoas + mantimentos (1,5 a 1,8 toneladas peso bruto talvez bastasse) para uma volta ao mundo, isso é que era! Nem que cobrassem 1 milhão por pessoa, não faltariam clientes. O russo Fedor (o mesmo que ia atravessar o Pacífico num barco a remos), completou a volta ao mundo num balão e a solo em 11 dias há uns anos, perto do paralelo 30° sul onde os ventos são mais fortes, então creio que uma viagem turística em ~20 dias que fossem, seria um feito inesquecível. Ou que fosse mais curta, tipo levantar em Espanha e pousar na Grécia ~10 horas depois.
A sério que temos aqui um terraplanista ?
Mas está a brincar ou falar sério ?
Quais terraplanista quais quê, isso é um movimento e nunca fui em movimentos. Só colei aquilo que disse o Tyson e entre as aspas exactamente tal como ele o disse, não deves precisar pesquisar muito para o ouvires dizer isso frente a uma plateia. Porque achas tu que há cada vez mais isso que chamam de terraplanistas? Em Portugal já haviam muitos nos anos 80, ainda ninguém tinha Internet. Aliás, sempre os houve espalhados por todo o mundo. E não faltam filmagens feitas desde balões a 32 km de altitude com lentes rectilineares, algumas até usando filtro de infra vermelhos. Ninguém vê curvatura alguma. Se achas que isso é brincadeira, esse é um direito que te assiste. Nunca viajaste de avião?
Tem razão. Eu é que parei de ler quando li que não se via a curvatura da terra.
Mas não é verdade que a 35 kms de altitude não se vê a curvatura da terra, o Concorde que subia até 60 mil pés, ou 18300 metros, já se via a curvatura.
Isso depende do olho ou campo de visão de cada um. Tal como disse, há pessoas que conseguem ver curvatura estando sentadas à beira mar olhando o horizonte. Não tenho porque duvidar delas, mas temos que ter em conta que a visão pode enganar. Não quer dizer que curvatura exista ou deixe de existir. Mas dou-te um exercício simples: uma próxima que viajes de avião ou conheças quem o faça, dispara umas quantas fotografias usando uma lente no mínimo de 45mm. O ideal é uma 55mm. Tenta usar um filtro polarizador que corte o efeito ofuscante da atmosfera e permita ver mais além. O ideal é um filtro de infra vermelhos. E tenta pela hospedeira saber a altitude exacta a que o avião voa. Depois em casa, abres o Google Earth no mesmo local e à mesma altitude para onde disparaste as fotografias e comparas os resultados.
Já andei muitas vezes de avião, e não notei qualquer curvatura, isso é um facto. Só que um aviso comercial atual não passa os 12 kms de altitude, os (40 a 45 mil pés) por isso ter referido o concorde, avião que sempre me fascinou, e lembro me de relatarem várias vezes que nele já se via claramente a curvatura, este sobe mais 6 kms, os tais 60 mil pés.
Se neste de vê ou não, não sei, nunca tive essa oportunidade.
Tens aqui um resumo daquilo que disse o Tyson:
https://youtube.com/watch?v=rE3QOj6t48c
E tem razão quando diz que não se vê curvatura a 38 ou 40 km de altitude. Não vejo qual o problema a não ser andarem nervosos e saltarem para conclusões fora de nexo.
Entre o que disse, uma volta ao mundo é que não seria porventura uma grande atracção, nem todos teriam pachorra em ficar enclausurados durante 20 ou mais dias voando a 25 km de altitude 😀
Repito e como já tinha referido acima, Uma foto da terra plana pf, deixem se teorias sem nexo pf.
Mas qual teoria? Por tuta e meia (~15 euros) podes ir e vir a Barcelona, é uma cidade bonita. Levas uma máquina e tiras fotos pela janela. Tem em conta que a 10 km de altitude só podes ver até 360 km de distância.
Andam os engenheiros e astrónomos bem enganados, será?
Já agora porque é que sempre nos enganaram pelo facto de nos dizerem que a terra é redonda?
Lol.