Autonomia dos elétricos quadruplicou desde 2011 e os preços aproximam-se da combustão
Os carros elétricos têm feito o seu caminho, provando a sua pertinência, num jogo entre a oferta das fabricantes e a procura pelos clientes. Retorquindo alguns argumentos, dados indicam que as autonomias quadriplicaram desde 2011 e os preços estão a aproximar-se dos associados aos carros a combustão.
A mobilidade elétrica enfrenta uma larga descrença, à medida que vai tentando colmatar as suas deficiências, desde o alcance e a rede de carregamento, até ao preço.
Efetivamente, na Europa e nos Estados Unidos, muitos são os que vocalizam a irrelevância dos carros elétricos, bem como a sua insustentabilidade a vários níveis.
Dados apontam para carros elétricos mais desejáveis
Apesar de os carros movidos a bateria não serem um conceito recente, o investimento das fabricantes e a vontade de alguns governos no sentido da eletrificação tem relativamente poucos anos e, por isso, a curva de aprendizagem está, ainda, a escalar.
Exemplo disso são os dados da Bloomberg que indicam que, no ano passado, os automóveis elétricos à venda nos Estados Unidos tinham uma autonomia média de 468 quilómetros. Este número é quatro vezes superior ao dos primeiros automóveis elétricos à venda no mercado norte-americano, como o Nissan Leaf, que em 2011 oferecia 127 km no ciclo EPA.
No ano passado, nos Estados Unidos, cinco modelos elétricos com mais de 497 km de autonomia certificada foram responsáveis por 70% das vendas de automóveis elétricos: Tesla Model Y, Tesla Model 3, Ford Mustang Mach-E, Tesla Model S e Chevrolet Bolt EUV.
Além disso, dados da Kelley Blue Book indicam que os americanos gastaram, em média, 47.401 dólares num carro novo, em janeiro deste ano. Os automóveis elétricos, por sua vez, tinham um preço médio de 55.353 dólares. Esta é a menor diferença desde que há dados disponíveis.
Agora, resta perceber como o mercado, nomeadamente o europeu, se vai comportar, daqui em diante, uma vez que a tendência será melhorar a atratividade dos carros elétricos, em termos de preço, autonomia e rede de carregamento.
Chama-se evolução uma pessoa que não soubesse que isto iria acontecer simplesmente não pensa.
Os carros a combustão já estão estagnados há muitos anos e os preços só têm é aumentado, basta ver que atualmente a evolução dos carros a combustão é meter para lá eletricidade com os híbridos, os elétricos ainda estão no começo a autonomia ainda vai aumentar muito e o preço ainda vai diminuir daqui a uns anos entra em grade força a reciclagem de baterias e os preços ainda baixam mais, daqui a 20 anos já nem é preciso ir à mina todas as baterias novas são recicladas de antigas
Quais preços ? Digam-lá , para o mesmo segmento, quais as diferenças entre elétricos e combustão.
No segmento D e E ate já são mais baratos.
Só se for em PT por causa do ISV mais IVA S/ISV que e debitados a uns e não a outros.
Nos outros países não existe isso ? Ou existem esses e outros ?
Claro que não.
Basta pegar no Ford Bronco que custa a partir de 86.900 euros em Espanha e o mesmo carro igualzinho em Portugal custa a partir de 128.635 euros. E a diferença é SÓ imposto!!!
No elektros é ao contrário, conforme já lhe expliquei no outro dia!
E quanto ganham cá a mais os concessionários ?
É assim tão anjinho que não vê que a única diferença não são os impostos ?
Os eléctricos custam menos em Espanha, é ao contrário como ?
Deve ser o preco da energia. Deve ser essa a noticia.
Segmento B esquece, só o e-C3 tem um preço relativamente baixo e o novo Renault 5 o preço de entrada é o mesmo que o clio a diesel, mas só é lançado em Setembro e na versão mais cara.
Segmento C já tens o MG4 por 29k e o megane elétrico é 33k que é mais barato que o megane térmico mais barato.
Segmento D só o skoda Octavia é mais barato que o tesla Model 3 que custa apenas 40k, mesmo um Peugeot 508 custa 43k…
Segmento executivo é mesma história.
Segmento D para cima o elétrico é o mais barato.
Segmento C está a ficar elas por elas e B está quase em paridade…
E o segmento A só não está em paridade porque acabaram com os motores diesel…
Segmento D já tens 100% elétricos mais baratos que as gamas de entrada Peugeot, Renault ou Ford…
Já há muitos segmentos que os elétrico é mais barato com alguma nuances claro mas de um modo geral os preços têm caído a pique e mais uns 2 anitos e já vão ser consistentemente mais baratos chama-se evolução, por mais que se queria hoje em dia já não faz sentido comprar um carro só a combustão no mínimo dos mínimos tem que ser um hibrido tudo o resto é mandar dinheiro fora ainda mais com os preços dos combustíveis.
Faça um excel, uma coluna para o modelo carro, outra para o preço do carro novo, outra para o cunsumo, outra para o preço por litro/kwh, outra com nº de km’s ano, valor estipulado de manutenções e depois compare se ao fim de X anos que pretende manter o carro, qual sai mais barato. É igual se for um carro a gasolina, gasoleo ou eletrico…
E falta aí a substituição das baterias, os pneus, o custo de reparações em caso de acidente (vejam o fundamento da decisão da Hertz), a desvalorização do usado, fora outros que ainda não sabemos.
Qual bateria ? A de 12v ?
Da hertz nos EUA ? Mas estamos na Europa !!!
Que você não sabe ? Sim entendo.
É igual? Nunca, em 200,000km o eléctrico sai mais barato 15,000,€, pelo menos.
Nop.
O eléctrico sai mais caro 7000€
Lá vem ele com as suas contas de embalar…
Qual é a dúvida? E é levando em consideração o CEME mais barato!
Mas não usa o ceme mais barato, nem nunca usou.
Claro q usei. Até bastante mais barato que a sua querida Prio, em concreto a Iberdrola:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPkVX9uLX14mmsvnlQ
Mas se quiser fazer contas com a Prio, sinta-se à vontade, lool
Já sabe que a miio é dos mais caros, e diz que é mais barato, tem noção do barato e do caro ?
Prio ? e porque não fazer com o mais barato ?
A Miio não foi considerada neste cálculo dos 7000€. O CEME considerado foi a Iberdrola.
O primeiro preço que aparece é da miio.
Então quer dizer que não sabe encontrar o mais barato, nem sequer perto disso.
A Miio está lá.
É a 4ª mais cara
Com a Miio saia mais caro 1000€ a comparar com a 4ª bomba mais cara.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPkYovs7OlbytJsc5w
Abros os olhos!
Quando se faz mal as contas dá valores errados, mete lá custos que não existem, e ainda mete consumos que não fazem sentido.
Não diga disparates. Está td certo. Aguente-se.
Sim, parece que tem de abrir os olhos, é que eu a carregar 64.4 kwh, na MIIO gasto 27.64 euros, como é que você a carregar 38.5 kwh gasta 21.71 ?
https://ibb.co/j4RcdZg
Depois se formos para os mais baratos, tem a EVIO por 23.66, e a via verde por 21.97 euros.
E então? Foi escolher horas de qd as pessoas normais já estão de pantufas?
Não vale a maçada. Continua a sair mais caro que o diesel, em concreto 0,084375€/km.
13:45 estão se pantufas ? Eh raio.
Mais caro que o diesel ? Como assim ?
Com isso faço 350 kms., fazendo as contas ao preço médio do mais gasolina, 1.68, da um consumo de 4.68 litros, ainda gostava de ver um diesel do tamanho deste e com 400 cv, a fazer 4.68 litros aos 100.
Looooooooool
400 CV para andar a velocidades de mata velhos!
Pelo menos na ae quando esses não saem da frente. A diferença é que enquanto eles estão a pensar que vão passar por eles, já passaram há muito tempo. Loool
Fiz isso, comparei uns quantos modelos, até usei o simulador da Logo para ver preço de seguros e ter isso nas contas.
Não houve um unico secenario que Diesel fizesse sentido, ou andam muito pouco e ai gasolina ou andam mais e eletrico, plug in nem testei pois não faz sentido é o pior dos 2 mundos, os preços são super elevados e tens toda a despesa do termico aliado a complexidade de 2 sistemas.
Exacto, passaram de baterias de 24 para baterias de 100kWh. Portanto quadriplicaram tamanho e peso. Foi realmente uma grande evolução, sem dúvida.
Errado, os que eram de 24 passaram para 40 e agora 52 e 62 kWh.
Nop, o peso pouco ou nada aumentou, nalguns até desceu.
Népia!
O LEAF 2011 24kWh tinha uma bateria q pesava 175 kgs
O E-tron 55 tem aprox 100 kWh e pesa 700 kgs.
Nem uma pesa 75, nem outra.pesa 700 kgs, mas valeu a tentativa. Looool
Aliás, 175 kgs
Por exemplo:
“NISSAN LEAF Specs
Dimensions
Length: 4445 mm / 175.0 in.
Width: 1770 mm / 69.7 in.
Height : 1550 mm / 61.0 in.
Wheelbase: 2700 mm / 106.3 in.
Performance
Driving range over: 160km/100miles (US LA4 mode)
Max speed (km/h): over 140km/h (over 90mph)
Motor
Type: AC motor
Max power (kW): 80kW
Max torque (Nm): 280Nm
Battery
Type: laminated lithium-ion battery
Total capacity (kWh): 24
Power output (kW): over 90
Energy density (Wh/kg): 140
Power density (kW/kg): 2.5
Number of modules: 48
Charging times: quick charger DC 50kW (0 to 80%): less
than 30 min; home-use AC200V charger:
less than 8 hrs
Battery layout: Under seat & floor
Doing some quick math, the 24kWh divided by 140 Wh/kg works out to 171 kilograms for the battery or about 377 lbs (I assume that does not include the frame or casing for the pack). However, if you multiply 2.5 kW/kg for power density by 171 kg, it works out to 428kW– quite a bit “over 90″…”
______________________
Audi e-tron 55 quattro
Total battery capacity: 95 kWh
Usable battery capacity: 86,5 kWh (91 %)
Battery weight: 700 kg
Battery energy density: 136 Wh/kg
Cells: 432 (108s4p)
Chemistry: NCM 622
Manufacturer: LG Chem
TMS: active liquid cooling
Portanto 171 kgs vs 700 kgs. Foi esta a grande evolução!
Pois, mas está errado, só porque está na internet não quer dizer que seja verdade, nunca ouviu isto ?
Um inclui a caixa, outro novo, um tem refrigeração e outro não.
E sim, ouve evolução, densidade volumétrica mais que duplicou enquanto a densidade gravítica mais que triplicou.
Já agora, já sabe quanto pesa a marreca do Corolla GR a hidrogénio, que segundo você é uma grande inovação ?
Os combustão a H2 não têm marreca. Marreca e das grands têm os elektros. Bateria com 86,5 kWh de capacidade usáveis têm uma marreca de 700 kgs!
Se não têm marreca porque é que o toyota corolla h2 pesa 500 kgs a mais que o seu irmão a gasolina ? ficando perto das 2 toneladas para um brinquedo de 2 lugares.
Sabes que quanto mais peso tem também menos autonomia tem não sabes ? é que parece que não. As autonomias claramente aumentaram os preços caíram a pique mas mesmo assim há bonecos a tentar dar a volta ahahhahah nunca acabem vocês são uma comédia.
Ainda têm a teoria que os elétricos não vão vingar ou essa já caiu por terra porque já viram que claramente vão vingar
Passei por aqui só para informar que na Europa não aparece nenhum elektro nos 10 1ºs da tabela de vendas de Janeiro .
Ena, que felicidade.
LOOOOOOOOOOOL
Apenas respondi a mais um comentário apocalíptico a visar os carros a combustão. Não é uma questão de felicidade ou infelicidade. LOL
Onde ele fala de carros a combustão ? Quem visa atacar já sabemos sempre quem é.
Errado.
A densidade das baterias alterou, por exemplo as baterias de uma Renault Kangoo de primeira geração com 22kWh agora conseguem alocar 44kWh no mesmo espaço.
Existem videos por aí de pessoal que faz essas alterações.
Principalmente quando as baterias de 100kwh atualmente custam o mesmo que as de 24 na altura portanto sim grande evolução sem sequer falar do peso
Estao a esquecer um ponto que é a desvalorizacao dos eletricos…
Boas noticias para comprar usados, novos é sempre mau negocio
Exato. Comprei novo e se quiser vender ja estou a levar no corpo… bastante….
O que desvalorizou dá para pagar muito combustivel…
Se tivesse comprado um a combustão, a desvalorização pagava quanta electricidade ?
Esquece-se que nem todos os portugueses podem pagar 270000 euros para montar um posto de carregamento rápido em casa, nem conseguem ter 10m2 para estacionar o carro na garagem e carregar na toma tri-fásica.
Preço da electricidade em serviços de estrada subiu 430% desde 2022. Sim, há umas centenas de carregadores gratuitos, maioria já está a cobrar 260% do valor de Kwh para casa. Além de que se tiver menos de 16,9, na potência da sua casa, demora 6 horas a carregar 90% da bateria.
270 000 euros ? para montar o quê?
E para que quer um posto de carregamento rápido em casa ?
Subiu para quem ? para si ? eles não gostam de si, só pode.
Já ? então mostre lá provas disso ?
um Peugeot 508 a Diesel Custa 43 mil novo e já há Usados à venda com 2 ou 3 anos por metade do preço… Nada de novo nos carros… Apenas durante a pandemia que houve um periodo esquesito nisso…
“preços aproximam-se da combustão”?
Sim. Os precos que pagas pela energia nos abastecimentos na rua! O titulo esta bem, o restante texto é que deve estar trocado…
Que CEME usa ?
Miio… carrego onde preciso
Portanto não usa carro eléctrico ?
Os preços aproximam-se. A autonomia desce. Ou vão dizer que dá para fazer 300km num carro elétrico de 25k? Não venham atirar areia para os olhos. Quanto mais descerem os preços menos autonomia os carros terão. E isso não me interessa para nada. 20k/25k não é um valor qualquer. Até conseguirem estes valores com autonomias normais de carros a combustão, aí sim, estaremos a falar de coisas equiparáveis. Até lá, não.
Por acaso está a acontecer o contrário, mais baratos e maior autonomia.
Há 3 anos comprei um ICE… agora… comprava um ICE. Faltam os locais de carregamento. Os preços estão mais próximos, sim, devido á mudança para os ICE híbridos, esta sim a real mudança, o que já é bom para as cidades, para o ambiente já não sei.
Não há postos de carregamento e mudam para híbridos ? Que sentido faz isso ?
Se carregar um BEV num posto público já é meio suicídio. Carregar um PHEV é suicídio completo.
Se abastecer um ICE na autoestrada também é meio suicídio.
Dai a minha admiração, não querem BEV’s porque desculpam-se da falta de carregadores, falta de local em casa e dos preços, depois dizem que híbridos é que são bons. LOOL
Já parece a malta do grupo dos Dacia bifuel, o combustível está a metade do preço, muito bom, mas depois reclamam que os carros gastam o dobro dos a gasolina…
Venda de carros novos: Híbridos 32%, ICE 56, BEV 12.É perguntar às pessoas que os compram.
Nop, 15% de BEV, 10.4 % PHEV, e 12.3% HEV.
Gosto imenso de vir aqui ver os comentários o comediante anda sempre em todos…
Boa, espero que ele continue e que seja cada vez mais participante. LOOOOL
Como você, o super especialista que poupou 500 milhões de euros com o seu carro eléctrico.
Os milhões são sempre autoria sua, para instalar 6 carregadores de parede já ia em quase 1 milhão. LOOOOOOOOOOOL
Este homem farta-se de poupar.
E compra tudo qs à borla. Carro, painéis e bateria estacionária.
Onde eu disse isso ?
Enfim, para fazer hate até inventam.