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Autonomia dos elétricos quadruplicou desde 2011 e os preços aproximam-se da combustão

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Gonçalo says:

    Chama-se evolução uma pessoa que não soubesse que isto iria acontecer simplesmente não pensa.
    Os carros a combustão já estão estagnados há muitos anos e os preços só têm é aumentado, basta ver que atualmente a evolução dos carros a combustão é meter para lá eletricidade com os híbridos, os elétricos ainda estão no começo a autonomia ainda vai aumentar muito e o preço ainda vai diminuir daqui a uns anos entra em grade força a reciclagem de baterias e os preços ainda baixam mais, daqui a 20 anos já nem é preciso ir à mina todas as baterias novas são recicladas de antigas

  2. há+cada+gajo says:

    Quais preços ? Digam-lá , para o mesmo segmento, quais as diferenças entre elétricos e combustão.

    • JL says:

      No segmento D e E ate já são mais baratos.

      • Yamahia says:

        Só se for em PT por causa do ISV mais IVA S/ISV que e debitados a uns e não a outros.

        • JL says:

          Nos outros países não existe isso ? Ou existem esses e outros ?

          • Yamahia says:

            Claro que não.
            Basta pegar no Ford Bronco que custa a partir de 86.900 euros em Espanha e o mesmo carro igualzinho em Portugal custa a partir de 128.635 euros. E a diferença é SÓ imposto!!!
            No elektros é ao contrário, conforme já lhe expliquei no outro dia!

          • JL says:

            E quanto ganham cá a mais os concessionários ?

            É assim tão anjinho que não vê que a única diferença não são os impostos ?

            Os eléctricos custam menos em Espanha, é ao contrário como ?

    • Oscar says:

      Deve ser o preco da energia. Deve ser essa a noticia.

    • Rui says:

      Segmento B esquece, só o e-C3 tem um preço relativamente baixo e o novo Renault 5 o preço de entrada é o mesmo que o clio a diesel, mas só é lançado em Setembro e na versão mais cara.
      Segmento C já tens o MG4 por 29k e o megane elétrico é 33k que é mais barato que o megane térmico mais barato.
      Segmento D só o skoda Octavia é mais barato que o tesla Model 3 que custa apenas 40k, mesmo um Peugeot 508 custa 43k…
      Segmento executivo é mesma história.
      Segmento D para cima o elétrico é o mais barato.
      Segmento C está a ficar elas por elas e B está quase em paridade…

    • Realista says:

      Segmento D já tens 100% elétricos mais baratos que as gamas de entrada Peugeot, Renault ou Ford…

    • Rui says:

      Já há muitos segmentos que os elétrico é mais barato com alguma nuances claro mas de um modo geral os preços têm caído a pique e mais uns 2 anitos e já vão ser consistentemente mais baratos chama-se evolução, por mais que se queria hoje em dia já não faz sentido comprar um carro só a combustão no mínimo dos mínimos tem que ser um hibrido tudo o resto é mandar dinheiro fora ainda mais com os preços dos combustíveis.

  3. TugAzeiteiro says:

    Faça um excel, uma coluna para o modelo carro, outra para o preço do carro novo, outra para o cunsumo, outra para o preço por litro/kwh, outra com nº de km’s ano, valor estipulado de manutenções e depois compare se ao fim de X anos que pretende manter o carro, qual sai mais barato. É igual se for um carro a gasolina, gasoleo ou eletrico…

  4. Yamahia says:

    Exacto, passaram de baterias de 24 para baterias de 100kWh. Portanto quadriplicaram tamanho e peso. Foi realmente uma grande evolução, sem dúvida.

    • JL says:

      Errado, os que eram de 24 passaram para 40 e agora 52 e 62 kWh.

      Nop, o peso pouco ou nada aumentou, nalguns até desceu.

      • Yamahia says:

        Népia!
        O LEAF 2011 24kWh tinha uma bateria q pesava 175 kgs
        O E-tron 55 tem aprox 100 kWh e pesa 700 kgs.

        • JL says:

          Nem uma pesa 75, nem outra.pesa 700 kgs, mas valeu a tentativa. Looool

          • JL says:

            Aliás, 175 kgs

          • Yamahia says:

            Por exemplo:
            “NISSAN LEAF Specs
            Dimensions
            Length: 4445 mm / 175.0 in.
            Width: 1770 mm / 69.7 in.
            Height : 1550 mm / 61.0 in.
            Wheelbase: 2700 mm / 106.3 in.
            Performance
            Driving range over: 160km/100miles (US LA4 mode)
            Max speed (km/h): over 140km/h (over 90mph)
            Motor
            Type: AC motor
            Max power (kW): 80kW
            Max torque (Nm): 280Nm
            Battery
            Type: laminated lithium-ion battery
            Total capacity (kWh): 24
            Power output (kW): over 90
            Energy density (Wh/kg): 140
            Power density (kW/kg): 2.5
            Number of modules: 48
            Charging times: quick charger DC 50kW (0 to 80%): less
            than 30 min; home-use AC200V charger:
            less than 8 hrs
            Battery layout: Under seat & floor
            Doing some quick math, the 24kWh divided by 140 Wh/kg works out to 171 kilograms for the battery or about 377 lbs (I assume that does not include the frame or casing for the pack). However, if you multiply 2.5 kW/kg for power density by 171 kg, it works out to 428kW– quite a bit “over 90″…”
            ______________________
            Audi e-tron 55 quattro
            Total battery capacity: 95 kWh
            Usable battery capacity: 86,5 kWh (91 %)
            Battery weight: 700 kg
            Battery energy density: 136 Wh/kg
            Cells: 432 (108s4p)
            Chemistry: NCM 622
            Manufacturer: LG Chem
            TMS: active liquid cooling

            Portanto 171 kgs vs 700 kgs. Foi esta a grande evolução!

          • JL says:

            Pois, mas está errado, só porque está na internet não quer dizer que seja verdade, nunca ouviu isto ?

            Um inclui a caixa, outro novo, um tem refrigeração e outro não.

            E sim, ouve evolução, densidade volumétrica mais que duplicou enquanto a densidade gravítica mais que triplicou.

        • JL says:

          Já agora, já sabe quanto pesa a marreca do Corolla GR a hidrogénio, que segundo você é uma grande inovação ?

          • Yamahia says:

            Os combustão a H2 não têm marreca. Marreca e das grands têm os elektros. Bateria com 86,5 kWh de capacidade usáveis têm uma marreca de 700 kgs!

          • JL says:

            Se não têm marreca porque é que o toyota corolla h2 pesa 500 kgs a mais que o seu irmão a gasolina ? ficando perto das 2 toneladas para um brinquedo de 2 lugares.

        • Gilberto says:

          Sabes que quanto mais peso tem também menos autonomia tem não sabes ? é que parece que não. As autonomias claramente aumentaram os preços caíram a pique mas mesmo assim há bonecos a tentar dar a volta ahahhahah nunca acabem vocês são uma comédia.
          Ainda têm a teoria que os elétricos não vão vingar ou essa já caiu por terra porque já viram que claramente vão vingar

    • Realista says:

      Errado.

      A densidade das baterias alterou, por exemplo as baterias de uma Renault Kangoo de primeira geração com 22kWh agora conseguem alocar 44kWh no mesmo espaço.

      Existem videos por aí de pessoal que faz essas alterações.

    • Hugo says:

      Principalmente quando as baterias de 100kwh atualmente custam o mesmo que as de 24 na altura portanto sim grande evolução sem sequer falar do peso

  5. Oscar says:

    Estao a esquecer um ponto que é a desvalorizacao dos eletricos…

    • Toni da Adega says:

      Boas noticias para comprar usados, novos é sempre mau negocio

      • Oscar says:

        Exato. Comprei novo e se quiser vender ja estou a levar no corpo… bastante….
        O que desvalorizou dá para pagar muito combustivel…

        • JL says:

          Se tivesse comprado um a combustão, a desvalorização pagava quanta electricidade ?

          • Manuel da Rocha says:

            Esquece-se que nem todos os portugueses podem pagar 270000 euros para montar um posto de carregamento rápido em casa, nem conseguem ter 10m2 para estacionar o carro na garagem e carregar na toma tri-fásica.
            Preço da electricidade em serviços de estrada subiu 430% desde 2022. Sim, há umas centenas de carregadores gratuitos, maioria já está a cobrar 260% do valor de Kwh para casa. Além de que se tiver menos de 16,9, na potência da sua casa, demora 6 horas a carregar 90% da bateria.

          • JL says:

            270 000 euros ? para montar o quê?

            E para que quer um posto de carregamento rápido em casa ?

            Subiu para quem ? para si ? eles não gostam de si, só pode.

            Já ? então mostre lá provas disso ?

        • rui says:

          um Peugeot 508 a Diesel Custa 43 mil novo e já há Usados à venda com 2 ou 3 anos por metade do preço… Nada de novo nos carros… Apenas durante a pandemia que houve um periodo esquesito nisso…

  6. jota says:

    “preços aproximam-se da combustão”?

  7. Oscar says:

    Miio… carrego onde preciso

  8. Contador says:

    Os preços aproximam-se. A autonomia desce. Ou vão dizer que dá para fazer 300km num carro elétrico de 25k? Não venham atirar areia para os olhos. Quanto mais descerem os preços menos autonomia os carros terão. E isso não me interessa para nada. 20k/25k não é um valor qualquer. Até conseguirem estes valores com autonomias normais de carros a combustão, aí sim, estaremos a falar de coisas equiparáveis. Até lá, não.

  9. PJA says:

    Há 3 anos comprei um ICE… agora… comprava um ICE. Faltam os locais de carregamento. Os preços estão mais próximos, sim, devido á mudança para os ICE híbridos, esta sim a real mudança, o que já é bom para as cidades, para o ambiente já não sei.

  10. TecnicoIT says:

    Gosto imenso de vir aqui ver os comentários o comediante anda sempre em todos…

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