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Autocarro elétrico da Yutong atinge mais de 500 km de autonomia em condições reais

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Realista says:

    Não chega! É preciso 500.000km para a maioria dos comentadeiros do pplware.

    • Fusion says:

      Achas que chega?

      Faz tu uma excursão de um dia em que vais de manhã e voltas de noite.

      Vá assim na loucura, Lisboa – Serra da Estrela – Lisboa novamente, tudo no mesmo dia.

      Carregas o menino nas torres lá em cima ne?
      Mas vá, vamos assumir que sim que por algum milagre não existem outros autocarros a carregar.

      Em menos de 8h (e já estou a puxar bastante nas horas que a excursão dura) consegues carregar este menino? É que isto não é um carro, é um autocarro por isso vai demorar mais.

      Como fazemos agora? A empresa de autocarros dá tendas para a malta dormir e voltarem ao outro dia de manhã?

      Não gostas desde cenário? Vamos então a outro.

      Autocarro de cidades nas voltinhas urbanas.

      Pesquisei e em média mais ou menos cada autocarro de manhã a noite faz uns 300km (dados da internet) de manhã a noite.

      Ao outro dia este bad boy vai estar carregado para voltar a carga? Olha que eles geralmente param por volta da meia-noite 1 da manhã e depois as 6 da manhã já andam aí outra vez.

      Nestes casos o bom é ter redundância? Ter dois, enquanto um carrega o outro trabalha?

      Como se procedia? Ou mudávamos os horários das carreiras para estes bad boys da eletricidade carregarem?

      • Toni da Adega says:

        E não esquecer os autocarros que fazem viagens internacionais Tipo Lisboa -> Paris ou por vezes mais. Um Autocarro que não der para fazer uma viagem dessas não tem utilidade nenhuma.

      • Realista says:

        Desculpa, mas porque é que vais querer carregar o autocarro no cimo da serra da Estrela?

        • Toni da Adega says:

          Não leste o que ele escreveu.
          Vou explicar com calma.
          Um autocarro faz em média 300km por dia, logo 500km de autonomia não chega .
          E em percurso urbano ainda pior fazem 300km em 18h seguidas sem interrupções, logo 500km não chega.
          E ele nem abordou a temática dos autocarros de longo curso em Portugal. Fazem aproximadamente viagens de 300km, logo 500km de autonomia não chega.

        • Fusion says:

          Não sei diz-me tu.
          Lisboa – serra da Estela são 300km.

          Se isto tem só 500km como raio vais voltar novamente para Lisboa?

          • JL says:

            Há que ter noção que na Serra da Estrela e em torno dela não há eletricidade.

          • Fusion says:

            Então estás a dar-me razão estes autocarros de 500km tirando para voltinhas na cidade pequenas não servem de grande coisa (por agora)

          • JL says:

            A sério ? Loool

            Claro que não, até porque a serra da estrela é ali por detrás da de Sintra.

          • Toni da Adega says:

            @JL Ele nisso tem razão. Menos de 1000km não dá para deslocações diárias.
            Imagina o pessoal de Braga apanhar um Autocarro para ir trabalhar e depois ficam parados em Alcácer do Sal á espera que carreguem o autocarro.
            Depois a que horas é que chegavam a Faro? Ainda perdiam o emprego

          • Realista says:

            Um veículo a descer reaproveita a energia cinética da travagem, ainda para mais um autocarro… portanto não faz sentido quereres carregar um carro elétrico no topo da Serra se vais carregar a bateria ao descer regenerando energia.

            Segundo, voltas a dar-me razão, 500km realmente não chega! É preciso 500.000km para a maioria dos comentadeiros do pplware.

          • Realista says:

            @Toni:

            https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/de-lisboa-ao-porto-num-autocarro-chines-100-eletrico-alema-flixbus-lanca-nova-rota-com-apoio-da-edp

            E a empresa já possui 20 autocarros elétricos e opera desde 2022 a fazer Porto – Bragança.

            https ://www.transportesenegocios.pt/flixbus-e-av-feirense-lancam-expresso-100-electrico/

            Assim o @Fusion é que entende disto e nós devíamos estar calados, porque um autocarro com 500km de autonomia é para dar “voltinhas”.

        • Grunho says:

          Do cimo da Serra da Estrela o autocarro já carrega pelo simples facto de descer. Não esquecer que a descer o eléctrico faz consumos negativos: quanto mais gastas, mais tens.

      • JL says:

        Quando se faz excursões o pessoal nem sai do autocarro, é ir lá e o motorista diz:

        -vejam o que têm a ver pelas janelas e voltamos já para baixo.

        • Queijeiro says:

          Não esquecer, que a vinda é sempre a descer, por isso até chega com quase a mesma bateria com que saiude Lisboa. Principalmente se todos tiverem comprado um ou dois queijos da serra.

  2. paulo g. says:

    Faz uma diferença enorme em termos de poluição do ar e sonora, menor desgaste nos travões e é mais fácil e seguro de conduzir.

  3. Naodou says:

    E o espaço ocupado pela bateria e o peso extra?

  4. João-Sousa says:

    Acho muita piada a este tipo de projeções:
    – “vida útil de pelo menos 1,5 milhões de quilómetros”, mas ainda nenhum lá chegou na mãos de um cliente em utilização normal.
    – “custos operacionais mais baixos, tanto em termos de combustível como de manutenção e peças de desgaste”, mas neste valor não incluem eventuais trocas de baterias, nem o carro comprovou a sua fiabilidade nas mãos dos clientes.
    – Ninguém falou de preços.
    – Etc.

    • Vítor M. says:

      Estás apenas a basear a tua opinião na tua parca informação. Podes dar dados concretos?

      Então não há baterias com mais de 1,5 milhões de quilómetros? 😀 Não faltam atualmente, ou esqueces-te que há elétricos com mais de 10 anos de mercado?

      Os custos operacionais nos elétricos são mais baixos, sim, pelo menos no que toca às manutenções que não têm de fazer. E está provado que o tempo útil de vida das baterias é substancialmente maior que o esperado aqui há uns anos. Logo, segundo dados existentes, um elétrico é 30% a 50% mais barato no que toca a custos de manutenção ao longo da vida útil do veículo.

      No que toca a preços, e de mercado para mercado, temos visto o valor dos elétricos a chegar mais perto dos valores dos térmicos. Não deverá faltar muito tempo para haver um alinhamento entre ambos. Isto é normal, à medida que se vão esbatendo os custos de introdução de novas tecnologias.

    • JL says:

      Mas porque haviam de trocar baterias ?

  5. Andreas Noack says:

    O futuro dirá quais as consequências para a saúde dos utilizadores.

  6. Ohlamar Nebur says:

    A Flixbus não tem um destes em circulação na linha Lisboa – Porto?

    • Toni da Adega says:

      https ://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/pais/2022-06-09-Ja-circula-em-Portugal-o-primeiro-autocarro-100-eletrico-de-longo-curso-7a1e9277

  7. Indignado says:

    Se naquela zona for como a Austrália ocidental as estradas parecem o Alentejo praticamente tudo a direito, ponham lá um autocarro desses numa zona como a serra da estrela manteigas ou guarda e depois falamos.

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