Aulas na Escola de Condução? Agora vai poder aprender a conduzir “em casa”
O Governo português aprovou esta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, um novo regime legal que permite aprender a conduzir com um tutor, como alternativa às aulas práticas tradicionais nas escolas de condução.
Agora vai poder aprender a conduzir com um tutor
A medida faz parte de um pacote de alterações às regras para tirar a carta de condução da categoria B (automóveis ligeiros até 3.500 kg e até nove lugares).
O modelo introduz uma figura até agora pouco usada em Portugal: o tutor. Em vez de ter todas as aulas práticas com um instrutor profissional de uma escola de condução, o aluno poderá optar por:
- Ter aulas práticas com um tutor registado (por exemplo, um pai, mãe ou outro familiar) que o acompanhe na prática da condução, em locais especificos para o efeito.
- Manter inscrição numa escola de condução, que pode avaliar se o candidato precisa de aulas complementares com instrutor profissional.
O Governo garante que este regime alternativo respeita as exigências de segurança rodoviária, sem retirar o papel central das escolas de condução ou do exame final oficial.






















Não sei se hei-de rir ou chorar com isto, vasta ver o que se passa na estrada diáriamente, enfim…
Finalmente. Tal como disse na outra publicação…
Já ensinei duas pessoas a conduzir com o meu carro em propriedade privada. Ponto de embraiagem em ‘horizontal’ e subida, inversões de marcha, estacionamento…
Feito depois de terem começado as aulas de código e antes da primeira de condução.
A circulação/as regras de transito foram ensinados/revistos durante as ‘boleias’ em que o assunto das conversas era muitas vezes esse.
Quando chegaram à primeira aula de condução já não era tudo novo. Sabiam o mínimo indispensável para fazer uma viatura deslocar-se em segurança e isso deu-lhes confiança para combater o stress das primeiras saídas para a via pública no meio da cidade. “Só” tiveram de ter atenção ao que estava à sua volta pois dentro do carro não havia nada de novo/estranho. Estavam familiarizadas com praticamente tudo: sem andarem à procura de pedais ou qual a velocidade engatada e a saberem fazer ponto de embraiagem…
Fi-lo sem qualquer arrependimento e voltaria a fazê-lo de novo.
Agora poderei voltar a fazê-lo de novo, em via pública e com a lei do meu lado!
“Manter inscrição numa escola de condução, que pode avaliar se o candidato precisa de aulas complementares com instrutor profissional.”
Está-se mesmo a ver as escolas que vão receber as aulas “à peça” a dizer que os alunos não precisam de aulas.
normal, com uma juventude que leva os papás às entrevistas de emprego, ja viamos que vinha isto….
Nem todos o fazem, talvez até uma pequeníssima minoria, mas uma coisa te garanto, todos os que generalizam são um tanto ou quanto ignorantes…
Resumindo, o teu comentário diz mais sobre ti do que sobre a juventude 😀
Certamente que as oficinas vão agradecer muito 🙂 Aliás…democraticamente falando à nascença qualquer pessoa neste país devia ter logo a liberdade de conduzir tudo o que mexa em terra, no ar e no mar 🙂 E um facto…estamos cada vez mais evoluídos 🙂
Brutal poder ensinar os meus filhos a conduzir, muito bom
A ideia é boa… há é a regulamentação.
É que, pelo que avançou, o PSD, a ideia é que qualquer pessoa, com carta, emitida, há mais de 24 meses, e sem inibição de conduzir, pode ser tutor, até 500 alunos!!!! por ano. Imaginem lá o que irá acontecer… jovens a dar aulas a 500 pessoas e 20000 outros, a fazer o mesmo. Esses, são instrutores, pagos a 18 euros, por hora, de aula, nas escolas de condução.
E voilá: alunos pagam 15 euros, por 30 minutos, num carro próprio, por aula. Depois, vão à escola pagam 700 euros, pelo exame e 3 horas, para a prova de aferição. Pelo meio são 1000 euros, para aulas extra, porque falharam 99%, do código da estrada, aquele que acertaram, nas respostas todas, no exame. E será normal que quem pague 5000 euros, receba, a carta, com 95%, de nota no exame de código e 100%, no exame de condução, tudo feito em 3 horas.
E as declarações, validam isso. O recibo de 700 euros, da escola, valida que, o aluno passou, na prova de aferição e no exame, feitos no mesmo sítio, na mesma hora… mesmo pagando 5000 euros. O mesmo para, as escolas cobrarem 800 euros, a quem tire, a carta, com as 30 aulas, e 1200 euros, a quem só faça, a prova de aferição. E o governo, vai incentiva essas situações.
E há a outra situação, de ser possível adicionar, vários testes, num só. Como é o caso dos TVDE (um condutor, poderá tirar a carta, fazer os 3 exames e ficar disponível, no dia seguinte, após fazer 18 anos) ou subir para condução de carrinhas, camiões, comboios e autocarros.
Acho é outra curiosidade: qualquer centro de inspecção, poderá emitir, novos livretes, para veículos alterados, sem qualquer controlo. O governo avançou, com as 2 medidas, na mesma lei. Vamos ver Ford Fiesta, de 1999, a receber motores de 900cv, com nitro e asa traseira, com rebaixamento, a poderem circular, livremente, bastando pagar 2000 euros, pela inspecção, e pode ser feita, depois da oficina, testar, o carro, na viagem, da oficina, ao centro de inspecção. 5 minutos e carro está pronto, para circular a 300kmh, em qualquer estrada.
PT nunca desilude. Rumo á consolidação na cauda da UE no q concerne á sinistralidade e mortos na estrada.
Eu aprendi a conduzir em casa. Lol
Uau… certamente foste o único.
“aprendeste” corta para….dezenas de carros diretos pra sucata sem direito a reutilização LOOOOL (eu sei que a culpa foi dos carros serem fracos e não tua :D)
Claro que não fui o único, os meus irmãos também.
Claro que não, estavam velhos e podres, sucata com eles.
Tu conduzes um Tesla, por isso ainda não aprendeste a conduzir
As mulheres também?
Se dão cartas sem qualquer avaliação a gente que vem da Ásia ou do brasil, pelo menos estes são devidamente avaliados
Para quando o ensino de código nas escolas.
Ensino obrigatório até aos 18 anos, 12º cadeira opcional de código da estrada.
Eu aprendi a conduzir a ver a série Knight Rider e a conduzir um fiat em estradas de terra, esta nova geração já vai em desvantagem porque não tem tais influencias.
Tem mais vantagem, porque enquanto o Knight Rider era do reino da ficção agora a condução autónoma é real…
Hm então mas se é autónomo como é que os jovens vão aprender? metem as mãos no volante que vira sozinho e os pés nos pedais que se movem sozinhos é isso!? depois seguem o exemplo? estranho.
A condução autónoma tem certas vantagens é verdade tipo poderes fazer isto:
https ://www.youtube.com/watch?v=0-9SJevIoJo&t=164s
https://www.youtube.com/watch?v=0-9SJevIoJo&t=164s
E aprendeste a andar de bicicleta a ver os motoratos
Acho muito bem, o instrutor que vá trabalhar, andava eu a ir buscar os filhos deles a escola nas minhas aulas, ou a comprar coisas pessoais para eles…
Além do mais se fizermos tudo o que eles mandam nunca mais saímos do sítio, as estradas são para se andarem rapidamente. Uma altura travei num amarelo e o carro atrás bateu-me e ainda veio cheio de razão. Nunca mais.
As estradas é para se andar rápido, metam isso na cabeça. Respeitem os outros. Agora com o controlo de ponto nas empresas não se pode chegar atrasado nem 2 minutos que ligam logo a ameaçar marcar falta.
Onde compras as aparas de relva? Deve ser da boa.
Espero que não sintas o que apregoas, caso estejas no meio da passadeira.
Quando se atravessa é preciso olhar, fica a dica. Eu nunca atravesso sem os carros estarem parados.
@Diana
A regra ” respeitem os outros ” é que vai ser a mais dificil de obedecer e Portugal a parecer Bombaim.
As estradas não são um jogo tipo F1 ou Need For Speed. Isso de andar rápido é para quem não percebe do que diz.
Errado, não é para se andar rápido, é para se andar sem embaraçar o trânsito.
As minhas voltas dos tristes são bem vagarosas
Vamos a ver como isto acaba.. Os fiscais municipais do transito e estacionamento vão ter trabalho até ás orelhas… as companhias de seguros vão torcer o nariz a desgraça vai começar…. porque um entendido daqueles que saem nas promoções de pacotes tv + net + mobile ou adquirido na Temu assim o decidiu.
Esta medida é irónica. Já alguém reparou no valor de aumento no preço dos seguros de automóveis relacionado com a SINISTRALIDADE DO MERCADO?
São 14,17%.
E o Governo aprova uma m#rd@ destas?!
Seguro? Só paga quem quer, ALDs valores fixos pela duração do contrato