Atestar o depósito: Depois do primeiro clique, pare de abastecer
Certamente que já se deslocou a um posto de combustível para atestar o depósito. Por norma as "pistolas" da mangueira têm um mecanismo que permite fixar o "gatilho". Quanto o depósito está cheio, o mecanismo de fixação é desativado e surge um primeiro clique.
Nesse momento deve parar de imediato de meter gasolina ou gasóleo no carro e não tentar "ajustar" valores.
Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite
De acordo com Graham Conway, diretor-geral da empresa britânica Select Car Leasing, quando se ouve o primeiro clique é sinal que o combustível atingiu o seu limite máximo no depósito. Esse clique surge por questões de segurança.
Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão, por baixo do seu veículo
Além disso, a reserva que existe de ar por cima do depósito tem uma razão de ser, que está relacionada com a circulação de vapores do combustível. Ao não permitir a circulação desses vapores, podem ser originados problemas no veículo.
Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro
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Este artigo tem mais de um ano
atestar ? ao preço que está ? tinha que vender um rim
Se não tiver transportes alternativos, que remédio tem de ser. Tem de se ir trabalhar.
Eu vou de mota. Muito mais barato que um carro. É depois pode encher o depósito até à btamoa que não tem problemas
Depende da moto, há motos que consomem mais que os carros
Preciosismos, regra geral as motos consomem bem menos do que os seus congéneres de 4 rodas!
V.T., o mesmo se pode dizer dos donos: quanto mais patas mais consomem 😛
Eu também. A minha cb125f gasta menos de 3 l/100 km
Sim. Porque meter 80 euros de uma vez ou 20 euros 4 vezes no mesmo mês vai fazer uma diferença…
Exato, gasta-se mais a fazer os 4x 20 e perde-se mais tempo com o ter que ir á bomba mais vezes.
Mas cada um com as suas taras!
Por acaso até vai porque tens variação do preço do combustível todas as semanas.
Qual foi a última vez que o preço dos combustíveis não “se mexeu” durante 4 semanas?
Pode fazer diferença. Se nessas 4 vezes o preço/L for sucessivamente mais barato, acaba por comprar mais quantidade pelos mesmos 80€. O inverso também é possível, e mais certo que a 1ªalternativa.
🙂 🙂
Diz, quem já vendeu o rim, que não é bom negócio, a saúde nunca mais é a mesma.
É preferir ir por 10 euros dia sim, dia não…..
Depende do carro. E há carros que deitam fora combustível muito antes do click aparecer. O ford fiesta na outra empresa onde trabalhei, mesmo novo fazia isso. Começei a só encher 3/4 por causa disso.
Nem todos os carros são iguais.
Dois métodos no meu carro… se for sempre a meter com a pressão máxima, dispara a primeira vez, e ainda leva mais 10 litros….
Se for a meter devagar, onde não faz pressão/espuma leva os 64 litros (deposito de 62L anunciado.
E nos elétricos onde é o click? É em vazio ou cheio?
🙂
Faz faísca e dá choque ao utilizador que esta a carregar 🙂
O click é para arrancar. ah ah
Dreno para o chão??? Hahaha! Vocês são engraçados e ainda acreditam no Pai Natal… Isto é a maior mentira que eu já vi circular nos últimos tempos
Tecnicamente é para isso que o manipulo corta o fornecimento de combustível, para a pessoa não colocar mais combustível no depósito do que o suposto e assim evitar problemas.
Veja por si mesmo como funciona o sistema de corte: https://youtu.be/fT2KhJ8W-Kg
+1
Ou então no meu carro carrega se no botão pra tirar o ar…
Completamente errado essa ideia…
o diretor geral? ainda se fosse o chefe de oficina..
qualquer dia temos o mecãnico a dar conselhos sobre taxas de juro.
Dreno no chão?! É a primeira vez que ouço tal coisa. Curiosamente, esta “notícia” aparece em plena crise de combustíveis.
Vai tudo começar a escorregar no “dreno” de gasóleo!
Desde que o combustível não saia para fora do bocal de abastecimento, não há dreno que o drene!
Porque uma imagem vale mais que mil palavras:
https://www.seatcupra.net/forums/attachments/ibiza-petrol-cap-jpg.13277.jpg
Se o dreno drenar muito significa que, ou a pistola está com algum problema ou quem abastece é um azelha.
Esse dreno é para se o combustivel for parar aí fora. Tal como por exemplo agua da chuva for aí parar.
Artigo interessante. Obrigado!
“…esse combustível … sairá para o chão, por baixo do seu veículo.”
Mas alguém pode acreditar que é possível derramar combustível livremente no chão?
Ainda para mais num posto de abastecimento?
Atestem na Pr*o, em muitos postos não permitem abastecer com mais de 100€, por isso são dos mais baratos. 😉
Salta do mito do dreno para o mito do limite de 100€? hahaha
Não. A marca limita um valor máximo, por exemplo 98,53€, e o depósito não fica atestado.
Pretende-se assim convencer o consumidor que naquela marca é mais barato, quando na verdade apenas não atestou.
É fácil de testar, depois de “atestar” por uns 98€, sem mexer o carro, meti mais 15€..
É questão de experimentar.
Há mais de 20 anos que atesto os depósitos até cima, até ver gasóleo no topo, e nunca tive problemas nem acenderam luzes no painel.
Algum mecânico por aqui que se pronuncie quanto à veracidade do artigo?
+1.
Falso
Eu também faço isso e nunca houve problema.
atesto sempre, nem percebo como é que alguém passa a vida nas bombas a colocar 20 euros de cada vez, quase não dá para sair da bomba….
em relação ao clique depende, se estiver a marcar por exemplo 34, 8L, vou até aos 35 (para os descontos por litro). se estiver abaixo disso retiro de facto ao 1º click
Cada um sabe de si, do seu tempo livre e do seu dinheiro disponível!
Vou partilhar um segredo consigo. Eu meto 20 euros de cada vez e consigo sempre sair da bomba. Às vezes dá-me um treco e volto a entrar para pôr mais 20 euros. E imagine lá o que é quando nem ligo o motor para sair da bomba? Ou vir com o balanço, de motor desligado, a entrar na bomba? Aquilo é um stress para travar com o travão de mão porque o travão de pedal não funciona… /s
O livre arbítrio é uma coisa lixada!!! Respeite-se a si respeitando primeiro os outros.
É a sorte de ter uma bomba de combustível a meio de uma descida.
Dá para entrar e sair sempre com o motor desligado 😀
Em determinados carros podem haver problemas, principalmente nos mais recentes. Nos antigos… nunca ouvi sobre isso e muito menos drenos…mas em relação aos gases é verdade o que se diz.
Quando dá o click, espero 30 segundos para a gasolina assentar e acerto o valor…máximo 1 litro. Existem sempre folgas no deposito para alguns distraídos 🙂 mas não se estiquem!
Normalmente o o ralo está no próprio bocal de abastecimento, na forma de um pequeno furo com saída para um tubo de escoamento (no chão).
A «pistola» de abastecimentos «dispara» mais cedo porque os combustíveis atuais, com incorporação de biodiesel, provocam mais espuma durante o abastecimento e é essa espuma que faz «disparar» a «pistola».
Naturalmente, deverá verificar-se algum cuidado no enchimento do depósito, pois o combustível, no reservatório da bomba está a uma temperatura que deverá rondar os 15 a 18 graus e no exterior pode passar aos 30 num dia de verão. Isso vai provocar dilatação e aumento do volume e fazer com que este verta.
Para quem anda “atento”, deveria saber que esse furo que fala é “FORA” do bocal de enchimento, para escoar residuos de combustível deixados ao retirar a pistola ou então a água das lavagens/chuva. Se esse furo estivesse aberto dentro do bocal de enchimento facilmente entravam porcarias no circuito de combustível ou bicharada. Mais, se o carro inclinasse um bocado para o lado do bocal de abastecimento, ia ter imediatamente uma cascata a jorrar!
Na verdade a única parte do circuito de armazenamento de combustível dos automóveis que permite comunicar com o ar, quando tudo esteja fechado, é na verdade a tampa de combustível que tem uma válvula que é atuada pela pressão dos vapores gerados dentro do depósito e que permite libertá-los.
O resto que fala concordo em parte.
o facto de a pistola de enchimento fazer click não quer dizer que o depósito esteja cheio mas sim que existe um refluxo provocado por um enchimento rápido e que por questões de segurança faz disparar o mecanismo de paragem de emergência….. portanto está é uma notícia pouco precisa ou até mesmo incorreta
Nem mais… só teorias, os resto!
Depósitos grandes já eram… os novos, mais de 50L é um luxo…. para equilibrarem as distâncias com os elétricos, para onde nos querem empurrar…
Quando dispara é o sensor que da sinal
No caso do gasoleo se voces nunca colclocaram em 1 garrafao iriam reparar que se trata de 5 cm de espuma.
Quanto ao combustivel sair por baixo do carro nestes 30 anos sempre atestei e nunca reparei que saisse uma pinga que seja memso wuando o fiz dentro da minha garagem.
Eu leio com cada coisa idiota que ate da vontade de arrotar a desperdicio.
Quem foi o iluminado que afirme uma coisa coisa tao estupida que se apresente a minha frente faremos um vídeo os dois para depois partilhar a informaçao correta.
Nao se deve apertar a tampa com o combustivel na boca mas derivado a pressao seria impossível coloca lo.
Ou seja
Segundo o estudo de uns parolos nós sempre nos rimos um pouco num País que nao sentido de humor nenhum apenas a gasolina com agua da galp.
Isso sim é uma noticia