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Atenção ao excesso de velocidade: operação “Viajar Sem Pressa”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TC says:

    É só não andar com pressa!

  2. Person says:

    Basta andar na estrada todos os dias para vermos o tipo de infrações que são cometidas.
    Condutores que não indicam mudança de direção (Pisca), condutores que param o carro porque viram o Manel a passar e querem colocar a conversa em dia, condutores que param na entrada de uma rotunda quando não vem ninguém e quando já vem um veículo retomam a marcha e entram na rotunda quase causando um acidente, viaturas na faixa do meio da AE quando não estão em ultrapassagem, ultrapassagens em linha contínua e locais perigosos, etc etc etc.

    Depois vemos isto: “Excesso de velocidade é responsável por mais de 60% das infrações”

    Gostava de saber o investimento que é feito nas operações de excesso de velocidade (aquisição e instalação de radares, deslocação de patrulhas para se esconderem e colocarem radares móveis) vs o investimento que é feito para outro tipo de operações, como excesso de álcool, patrulhamento das estradas e AE’s, presença perto das passadeiras e nas estradas mais movimentadas em horas de ponta onde também se vêm muitas infrações, etc.

    Portanto, e na minha opinião, este tipo de operações serve apenas para continuar a justificar o investimento em radares (obviamente pelo retorno financeiro), quando as esquadras estão a cair de podres, não há dinheiro para reparar viaturas avariadas nem para combustível, nunca se vê polícia na rua, etc.

    • _RJCA_ says:

      Plenamente de acordo…

    • Rui Cunha says:

      Exatamente o que eu estou fartinho de dizer a muita gente.
      As patrulhas do esconde e multa se querem faturar, basta ter um carro nas auto estradas a fiscalizar esses anormais da faixa do meio (que ficam chateados quando lhe indicamos o seu lugar na estrada) e era sempre a faturar.
      Ainda me lembro de ir de férias com os meus pais de férias quando era pequeno e de vez em quando lá estavam as brigadas junto à estrada, sem mandar parar ninguém, assim o povo ia todo o caminho com precaução porque não sabia quando e onde é que estaria a próxima brigada. Chama-se a isto, efeito preventivo e dissuadir.

  3. PM says:

    Já era altura de a ANSR mudar de estratégia. Andar constantemente com a ladainha do X% das infrações são excesso de velocidade. Para se fazer este tipo de afirmações deveriam também expor a totalidade das infrações fiscalizadas. Sabemos bem que isso não é possível pois o mais fácil de fiscalizar é exatamente a velocidade por assentar essencialmente em meios técnicos. Era interessante ver o resultado de uma fiscalização à condução sob efeito de substâncias (álcool ou outras) que contemplasse o mesmo número de veículos controlados numa fiscalização de velocidade. Isso sim, seria prevenção.
    Quero só ressalvar que não defendo o excesso de velocidade, apenas acho que fazer deste assunto a bandeira da prevenção rodoviária é ir pelo caminho fácil e é enviesar a realidade.

  4. says:

    Se é para andar em modo passeio ide para marginais. Toda a gente anda com pressa porque não querem perder o dia todo dentro dum carro, tirando os idosos que fazem questão de escolher a hora de ponta para ir ao tasco a 30km/h.
    Saiam da frente e façam melhores estradas que há menos acidentes.

    • Contador says:

      Estás com pressa vai mais cedo. Ou és mais um louco nas estradas a ultrapassar e a colocar a vida das pessoas normais em risco? É para isso que existem as multas. Para chicos espertos. Depois deixam de ser tão espertos e choram e choram!

  5. Yamahia says:

    Epá é td para sul. Grande cerco! Devemos ser uns malvados!

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