Arábia Saudita inaugura o mais longo sistema de metro sem condutor do mundo
A Arábia Saudita quer ser um país futurista e tem apresentado ideias que levam o mundo a assumir que o é, de facto. Agora, as autoridades inauguraram um enorme sistema de metro sem condutor, aclamado como o mais longo do mundo.
Com um comprimento total de 176 km, o metro de Riade começou a funcionar a 1 de dezembro, com a abertura de três das suas linhas (outra linha será inaugurada em janeiro e duas outras seguir-se-ão pouco depois).
Este novo sistema liga os principais distritos, centros de negócios e marcos culturais da capital da Arábia Saudita.
Por prever-se uma capacidade de 3,6 milhões de passageiros diários quando estiver totalmente concluída, espera-se que a rede de comboios reduza significativamente o tráfego rodoviário em Riade e, consequentemente, reduza as emissões de CO2 em cerca de 12,5 milhões de toneladas.
A rede de metro conta com um total de 85 estações. A mais notável de todas é a de King Abdullah Financial District (KAFD), da Zaha Hadid Architect.
Esta apresenta uma disposição cuidadosamente calculada, com o objetivo de facilitar a navegação dos passageiros, e o seu exterior é composto por uma atraente forma curvilínea em treliça, concebida para atenuar o forte calor do verão na capital saudita.
Um total de 69 comboios Alstom Metropolis e 47 comboios Innovia Metro - todos elétricos - estão a ser utilizados para a deslocação das pessoas.
Os comboios estão divididos em três classes: primeira, familiar e individual, e incluem assentos ergonómicos, iluminação LED, ar condicionado e um sistema de informação aos passageiros.
Conforme mencionado, são também automatizados e foram utilizados como parte de sistemas de trânsito sem condutor em Budapeste, Hungria, Sydney, Austrália, e Taipei, Taiwan.
Os comboios não têm condutor. Os movimentos dos comboios são protegidos por um sistema de sinalização de última geração que controla a velocidade dos comboios, garantindo operações suaves e seguras, incluindo a abertura automática das portas dos comboios.
As estações, totalmente climatizadas, estão equipadas com portas de ecrã nas plataformas, impedindo também o acesso de pessoas à via. Os comboios estão equipados com um sistema avançado de informação aos passageiros que lhes fornece informações em tempo real através de ecrãs e altifalantes a bordo do comboio e nas plataformas das estações.
Explicou a Alstom, que forneceu o material ferroviário para o projeto.
é o que é preciso por cá, é greve e mais greve e o zé povinho é que se lixa.
Porque achas que não tem motorista?
Executaram todos
Ups, não sei se podemos falar assim de um país que o ano passado executou 300 pessoas.
Para os democratas que aqui andam, xiuuu. Esta ditadura tem de ter o nosso respeito. Compraram-nos.
E em Portugal devia ser igual. Temos o safu que foi o prImeiro metro sem piloto da europa e prenderam o isaltino
E quando tudo for “informatizado”, a malta da informática faz greve greve e fica tudo parado ou pior, com consequências desastrosas…
Nem mais!
Se por cada dia de greve da CP e afins lhes aumentassem um mês para chegarem à reforma morriam todos antes de lá chegar.
Venha a tecnologia para arrumar com essa cambada de inúteis sempre em greve, e de caminho arrumar com sindicatos quais abutres que só sobrevivem com o caos que causam.
Metropolitano de Lisboa que também seja totalmente automatizado, e que o dinheiro que poupam em condutores seja investido a manter o espaço limpo e bem vigiado 24h/ 365d.
heheh por outro lado aqui pelo ocidente andamos preocupados com as casas de banho mistas ou não 😀
Em princípio já não estaremos cá, mas pelo andar da carruagem a Europa passara um dia para o continente de terceiro mundo enquanto os outros vão por aí fora.
O mesmo para-Africa, no dia que atitem como deve de ser com os politicos e quem manda naquelas terras, Africa tem potential para ser também uma super potencia dado os recursos que eles têm.
Nós por ca na Europa cá estamos para legislar o que os outros fazem e cortar as pernas aos ricos feios e maus ou a qualquer tipo de investimento no que quer que seja.
Por aqui ontem já era tarde um sistema de Metro e Comboios sem maquinistas e funcionários….
Já ninguém consegue aturar esta cambada e as greves semanais!
O mais importante escapou, é que os materiais, os comboios elétricos, tudo já é bem conhecido, agora o que meteu todo o sistema automático, isso sim, apesar de tbm já não ser novo, é digno de registo.
Um sistema destes tem de ser formalmente verificado, no seu desenho, assim como na sua implementação.
Isto sim, foi o real e extraordinário desenvolvimento que ocorreu ali.
“…reduza as emissões de CO2 em cerca de 12,5 milhões de toneladas…”
Pois nós por cá é mais deitar árvores abaixo para plantar espelhos.
Anúncios de metros é só para garantir votos antes das eleições. Já é a 2ª vez que a linha do metro de Loures é cancelada depois de ter sido prometida e garantida em actos eleitorais:
https://sicnoticias.pt/pais/2024-11-28-video-cancelada-adjudicacao-da-empreitada-para-construcao-da-linha-entre-loures-e-odivelas-42f743c9
Parece-me que para o .gov é mais importante continuar a sacar ISP +dezenas de taxas associadas, algumas já condenadas como ilegais pelo tribunal europeu, do q resolver o “problema” ambiental.
Por aqui nem metro autónomo, nem carros, nem nada. Que bom viver na ignorância.