Andam a roubar cabos dos carros da marca Tesla
Quando se ouve falar em roubo de cabos, pensa-se de imediato no furto de cabos de cobre às operadoras. No entanto, segundo informações recentes, os ladrões estão agora a apostar nos cabos de alimentação dos carros elétricos, especialmente dos Tesla.
Tendo em conta os preços dos cabos, este parece um "negócio" bastante lucrativo.
Segundo o site electrek, os ladrões descobriram um "novo negócio". Apesar de todos os mecanismos de segurança, os ladrões estão a conseguir roubar os cabos de carregamento da Tesla. Este tipo de esquema está a aumentar na Europa, e os proprietários não sabem bem como é que os criminosos conseguem ter rendimento com os cabos.
Os veículos elétricos trazem normalmente um cabo que permite carregar o seu carro numa tomada normal de 120 volts ou numa tomada de 240 volts com adaptadores diferentes. Esta é solução de carregamento em casa para proprietários de veículos elétricos, a menos que decidam investir numa estação de carregamento doméstica dedicada.
No caso da Tesla, o preço dos cabos de carregamento podem rondar os 300 a 500 euros. Uma vez que estes ficam normalmente expostos durante o período de carregamento, é também fácil aos ladrões apropriarem-se deles.
Mas como se conseguem roubar os cabos dos Tesla?
Ao que parece, especialmente no Model 3, há alguns problemas durante o carregamento em tempo frio. Segundo alguns relatos, a ficha ficava presa no veículo. A Tesla veio referir que tal problema estava resolvido, tendo lançado uma atualização para o efeito.
No entanto, a atualização parece ter originado outro problema pois suspeita-se que a atualização não ative o mecanismo de segurança da tomada.
Vários utilizadores têm-se queixado que fica destrancado, sendo assim mais fácil o roubo do mesmo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Já era de esperar, que isso viesse a acontecer. É criarem um mecanismo de codificação, no cabo. Assim só carregava, aquele carro.
Ia acabar por sair um hack para isso e ficava resolvido
Cobre? Que não façam em cobre…
Exacto, e seguindo a mesma ideia, não façam dinheiro que as pessoas tambem roubam.
Não façam dinheiro automático que roubam a dobrar.
e faziam em que? Papel?
O cabo é trancado dos 2 lados, do lado do carro e do lado do carregador, mesmo que de um lado fique soldo, têm de o cortar do outro lado, e esse está energizado. lol
É importante referir que a Tesla não vende estes cabos. Os carros são é entregues com um cabo da marca Mennekes que custam entre 300€ e 500€.
A solução para este problema é simples e nem devia ser alvo de discussão. Basta as pessoas não tocarem no que não lhes pertence e, muito importante, não comprar material roubado para não alimentar estes “negócios”.