Açores vai ter 16 postos de carregamento rápido para carros elétricos
A rede de postos de carregamentos continua a crescer em Portugal! Esta segunda-feira foram adjudicados 10 pontos de carregamento rápidos à GALP e 6 pontos de carregamento à Mobiletric para instalação no arquipélago dos Açores.
O contrato hoje assinado surge na sequência de um concurso público lançado pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo para a Concessão de Serviços de Exploração de 26 Pontos de carregamento rápido de mobilidade elétrica nos Açores.
A empresa celebrou esta segunda-feira um contrato com o Governo Regional dos Açores para a concessão e exploração de 10 pontos de carregamento rápido naquela região autónoma, tornando-se assim o maior operador de pontos de carregamento rápido para veículos elétricos também nos Açores.
Os 10 pontos de carregamento rápido adjudicados ao consórcio Galp Açores/Galpgest estarão situados nas ilhas de São Miguel (4), Terceira (2), Pico (1), Faial (1), São Jorge (1) e Flores (1), estimando-se que a instalação dos mesmos se inicie ainda no primeiro trimestre de 2019.
Na mobilidade elétrica, a Galp abriu o seu primeiro ponto de carregamento rápido em 2010, na área de serviço de Oeiras (A5), tornando-se na altura a operadora do primeiro ponto de carregamento rápido da Europa. Atualmente, a Galp tem em Portugal 18 pontos de carregamento rápido – que representam um terço da rede pública de carregamentos rápidos e já garantem ligação do país de norte a sul –, e tem em curso um plano de expansão que reforçará a cobertura nacional e o papel de liderança da empresa nesta nova oferta.
Mobiletric ganha 6 pontos de carregamento
Além da GALP a Mobiletric também irá instalar 6 pontos de carregamento. Três serão instalados em São Miguel, um em Santa Maria, um na Graciosa e um em São Jorge.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Para quem vive numa ilha como eu os carros electricos sao perfeitos!
Há dois problemas… pelo menos quando aí estive no Açores!
1º têm que ter carros com motores como deve de ser, nada de 1.2cc e assim… se não ficam a meio em uma subida, e isto para não falar nos consumos… 2º o eléctrico é perfeito por causa do binário, mas não sei como será em termos de autonomia com tanta subida e tão poucos postos de carregamento, deve ser lixado ficar-se no Curral das Freiras sem ter sitio para se carregar.
*Madeira e não Açores! (ainda não bebi café hoje..)
Sim estava a falar da autonomia. Uma pessoa que vive numa ilha pequena nao tem mt para onde ir logo um electrico faz muito sentido.
E certamente que uma pessoa nao vai estar constantemente a dar voltas ‘a ilha certo? Em ultimo caso pode sempre carregar um electrico na casa de alguem que esteja perto..nao tem de ser necessariamente num posto de carregamento.
da para dar varias voltas as ilhas conforme seu tamanho so com uma carga nada mau
Esse 16 dos Açores devem ser mais do os postos de carregamento da Mobi.e actualmente em funcionamento no continente!