Acer acaba de apresentar a sua ebike inteligente ebii
As bicicletas elétricas são uma opção com cada vez maior importância na mobilidade das pessoas e, prova disso, é o aumento de atuadores neste segmento e de uma oferta que não para de crescer. A Acer, fabricante conceituada de computadores, prepara-se para trazer a sua proposta. A ebike ebii já foi apresentada e promete ser uma bicicleta inteligente.
A Acer anunciou a sua primeira ebike ebii. Segundo a descrição trata-se de uma bicicleta inteligente orientada por IA para os habitantes da cidade que procuram facilitar os seus percursos diários.
A ebii tem um design simples e minimalista, com um quadro que integra todo o sistema de controlo e ainda a bateria. Tem a forqueta da roda da frente apenas de um lado, o que, segundo a Acer, garante uma condução mais suave e controlada, além de tornar a bicicleta mais leve. Neste caso, a ebii tem apenas 16 kg, o que é bastante pouco para uma ebike. Fabricada com uma estrutura em liga de alumínio, a ebii é resistente e leve, e funciona com um motor de cubo de um lado para elevada eficiência num conjunto compacto.
O que faz da ebii uma ebike inteligente?
A Acer fala que a ebii conta com funcionalidades inteligentes "que tornam todas as viagens verdadeiramente suas". O ebiiAssist inteligente adapta-se à potência de pedalada do condutor, às condições de condução e ao nível de assistência preferido, aprendendo ao longo do tempo para uma experiência mais personalizada.
Além disso não tem mudanças. Os sensores ebii monitorizam as condições de ciclismo e potência da pedalada para fornecer-lhe a potência de que necessita intuitivamente, proporcionando-lhe a experiência de ciclismo mais suave de sempre.
Existe também a app ebiiGo que dá ao condutor todas as informações de que necessita durante a exploração urbana, incluindo percursos recomendados, autonomia da bateria, velocidade de condução e definições de bloqueio automático.
Existem outros pormenores que elevam a qualidade desta bicicleta. Os pneus, por exemplo, têm tecnologia que evita os furos. São pneus Air Form garantem que nunca mais terá um pneu furado. A ebii tem desbloqueio automático, via Bluetooth, com ligação ao smartphone do ciclista.
O carregamento da bateria é feito em 2,5 horas, sendo a bateria removível. Esta bateria ainda pode servir de powerbank. A Autonomia anunciada é 110km e atinge uma velocidade máxima de 25 km/horas.
O motor é de 250W, as rodas de 20 x 2,2", tem travões de disco hidráulico de 160mm e o guiador plano é de 55 cm.
Não existe ainda uma data de lançamento anunciada, nem preço previsto. Uma bicicleta elétrica de qualidade pode ir desde os 1500 € até valores que rondam os 10000 €. Resta saber onde irá a Acer enquadrar a sua proposta.
Este artigo tem mais de um ano
Vê-se claramente que, como estamos no início duma tendência, os preços são ridiculamente altos.
é o aproveitar que ainda não há assim tanta concorrência e massificação. daqui a algum tempo teremos muito melhor por um preço significativamente mais baixo.
Esta prática é transversal a praticamente todas as indústrias
Mais um “gadget” para a coleção do RC
Infelizmente não acessível a todas as bolsas…não prevejo grande sucesso …
Em Portugal diz antes isso
e o amortecimento é feito só pelas rodas? uma verdadeira “pasteleira” com baterias.
Estou aqui só para alertar que os ciclistas devem usar capacete e luvas. Porquê: tenho uma bike parecida com essa, caí numa ciclovia, ao travar bruscamente devido a um obstáculo móvel, e só estou aqui a escrever porque usava capacete e luvas. Fui literalmente salvo pelo capacete, pois aterrei de cabeça, fronte direita, no pavimento. Usava óculos, partiram-se; luvas, ficaram destruídas; capacete, absorveu a pancada e ficou inutilizável. Joelhos, ficaram uns meses sem pele. Passei uma noite no hospital, 2 tac, etc. Está feito o aviso.
Obrigado Ed Rock!
Recomendo também o espelho do lado esquerdo do guiador. O perigo está a 360 graus e o pior que se pode enfrentar no trânsito são dois pesados a cruzar ao lado da bici.