Abate afasta candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos
Sabia que há um financiamento de 20 milhões de euros entre 2024 e 2025 para aquisição de veículos não-poluentes? No entanto, com as mudanças do programa, tem-se notado uma fraca procura.
Os avisos relativos às candidaturas ao incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas, no ano de 2024, já se encontram publicados no site do Fundo Ambiental. Em causa estão apoios dirigidos a particulares e empresas, no âmbito do pacote "Mobilidade Verde" aprovado em Conselho de Ministros, no dia 11 de outubro, os quais serão financiados pelo Fundo Ambiental nos montantes máximos de dez milhões de euros, em 2024, e outros dez milhões de euros em 2025.
Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
Igualmente contemplados estão incentivos, até 50% do valor máximo, na aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica (até 1500 euros), bicicletas elétricas para uso citadino (até 500 euros), bem como Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos (todos com um teto de 500 euros de comparticipação) e bicicletas citadinas convencionais (até 150 euros).
Finalmente, está previsto um incentivo à instalação de carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E, no valor de 80% do custo de aquisição, incluindo IVA, até máximo de 800 euros. Este incentivo está limitado a um carregador por condómino e a um máximo de dez carregadores por condomínio.
Relativamente às mercadorias, é contemplado um apoio até aos 6000 euros na aquisição de um ligeiro de mercadorias novo, 100% elétrico, bem como um apoio à aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica, equivalente a 50% do valor de aquisição do veículo, incluindo o IVA, até ao máximo de 1500 euros.
Apenas 51 candidaturas para carros elétricos na primeira semana
Na primeira semana, após a publicação do aviso pelo Governo, foram submetidas apenas 51 candidaturas para carros elétricos. Um número fraco, comparativamente ao que aconteceu em anos anteriores. De referir que para a tipologia de carros elétricos existem 1.050 apoios disponíveis.
Em todos os casos, são contemplados os veículos cuja aquisição tenha sido feita em nome do proprietário a partir de 1 de janeiro de 2024.
Os apoios serão concedidos por ordem cronológica da entrada das candidaturas elegíveis, até se esgotarem os tetos máximos definidos por tipo de veículo e/ou de apoio. Uma vez atingidos esses limites, os candidatos ainda não abrangidos ficarão em lista de espera, não vendo os seus pedidos deferidos até ao eventual lançamento de novos avisos.
Quando se nota claramente que tipo de carros eles querem que se compre, pelo preço maximo, e o valor que dão (que só compensa se for um chaço velho), não é uma medida apelativa.
Tenho um punto de 2014 que nesta fase tem ± um valor comercial e 6k… Não vou trocar por 4k e mesmo se trocasse, tinha de ser por um Y ou Model 3
O problema é mesmo a alternativa ser só a Tesla…
Há mais vida…
Que ofereça o mesmo custo-beneficio não…
tens poucos carros com 10 anos abaixo dos 4k, mas o parque automóvel tem uma idade média superior a essa, eu tenho uma viatura que vale apenas 2k para um stand e tem uns 15 anos de idade, os 4k subitamente são apelativos e mais ninguém tem de usar um veículo velho e problemático…
O meu já vai com 23 aninhos, vale mais que esses 2k e não dá problemas 🙂
40000(m3 base) – 6000 = 34000
38500 – 4000 = 34500
…
Errado. É 38.500 já com IVA. O M3 custa mais de 38.500 por isso fica de fora.
Não percebes-te a referência…
O meu Renault Laguna fez este ano 20 anos e parece um sofá na estrada…carrinha edição especial com os extras todos, incluindo um sistema de som fenomenal… é necessário, no entanto, fazerem manutenção aos carros…
Não compensa financeiramente comprar outro carro até que este morra…ou o proíbam de circular…valor de mercado… quase zero…
Um carro dado para abate não tem que ser a um preço zero, embora seja sempre muito abaixo do preço de mercado. O que não pode é continuar em circulação. Se o sucateiro te der alguma coisa pelo carro (pelas peças recicláveis) o dinheiro é teu, nada tem a ver com os 4k também.
Isto é altamente discriminatório só favorece carros mais antigos. E de facto um carro com mais de 10 perto de 20 anos se for dado 4k vale muito se for tal e qual eles dizem.
Um elétrico em segunda mão compensa mas aqui tem muitas questões que como sempre nunca são bem como pensamos e só favorece sempre alguns e descrimina imensa gente fora o facto de os apoios demorarem demasiado para serem recebidos.
“Isto é altamente discriminatório só favorece carros mais antigos.”
Concordo, deviam de dar o valor de mercado e mais uma pinguinha por carros que a malta tenha semi novos ai no máximo com 2 anos para trocar para elétricos, faria muito mais sentido.
Caso tu não saibas existem incentivos porque existe uma coisa chamada “transição energética”. Se tu não sabes o que é vais pesquisar. Não e justo beneficiar apenas os carros antigos.
Epa mas faz algum sentido sim, estes apoios têm duas funções, mover para carros eletricos e remover viaturas velhas de circulação, o estado não tem qualquer interesse em existir só carros velhos nas estradas, é pior para todos…
@Pedro
Justiça? Estes subsídios não têm a ver com justiça mas sim com eficiência no alcance de um objetivo.
A intenção é que a compra do carro elétrico faça desaparecer os carros a combustão mais antigos porque são os que poluem mais. Se não fosse assim o pessoal ia buscar os 4k, comprava o EV, vendia o carro de combustão antigo e ele continuava a circular mais uma porrada de anos a poluir o ambiente. Era uma mudança que não cumpria o objetivo final da atribuição do subsídio, que é o de diminuir as emissões de CO2.
Está muito bem assim e deveria ter sido assim sempre.
Semi novos? E porque não novos? Era comprar um e trocar na hora por outro
“Um elétrico em segunda mão compensa”. Se fosse como o governo anterior este apoio daria para muito mais gente pois incluía os de 2ª mão e esses existem muito mais pelo preço que eles põem.
As condições do apoio.
– Apenas abrange veículos elétricos ligeiros de passageiros novos até 38 500 euros (IVA incluído).
– É obrigatório entregar para abate um carro com motor a combustão com mais de 10 anos.
Nada contra. “Ah e tal, mas em 2023 não havia limite ao valor do carro a comprar, nem era preciso abater um velho com motor a combustão. Quem quiser comprar um SUV EV que o pague por inteiro. E entregue um automóvel velho para abate, que o objetivo é descarbonizar. Juntaram o incentivo à compra de VE, agora até certo preço, com o incentivo ao abate. “Mas só veículos novos?” – se não fosse só veículos novos havia muito cambalacho.
O apoio só é válido para veículos adquiridos e matriculados a partir de 1 de janeiro de 2024. O valor do incentivo para pessoas singulares é de 4000 euros e sobe para os 5000 euros no caso das IPSS ou outras instituições de cariz solidário.
Se o Estado ainda se atravessasse automaticamente para clientes particulares e os stands ofereciam os valor do desconto na hora de aquisição ainda podia ser tentador (na altura em que davam 1500€ pelo abate de um velho na troca por um novo era assim que funcionava), agora esperar por uma lista e deferência do pedido. Não é para mim!
Ainda para mais o meu interesse seria mais para um quadriciclo pesado, 500 euros de apoio é gozar com a malta quando estes quadriciclos começam nos 8k (AMI)!
Era o expectável.
Já tinha dissertado sobre isso aqui -» https://pplware.sapo.pt/motores/4000-euros-para-apoio-a-compra-de-carro-eletrico-ha-mais-uma-novidades/comment-page-1/#comment-3547063
É possível adquiri um VE em nome da empresa?
O Fundo Ambiental diz que os 4.000€ é para pessoas singulares.
As empresas são pessoas coletivas, mesmo no caso de um empresário em nome individual/sociedade unipessal, por isso creio que não dá.
Há também para certas pessoas coletivas, IPSS ou outras instituições de cariz solidário (5.000€)
https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros-2024.aspx
As empresas já são mais que beneficiadas, não pagam IVA, não pagam tributação autónoma… Ainda querem mais apoios?
Se realmente fosse uma coisa que se vendesse por si só não precisava de apoios.
O voucher para as empresas acabou no ano passado
Apoio para os carregadores nos condomínios ligados á rede Mobi-e.
Só mesmo quem andar distraído.
Mais vale pagar um carregador a 100% onde só paga a eletricidade consumida do que pagar as taxas e taxinhas com a rede Mobi-e nos carregamentos.
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Com 150 euros compram uma sucata no OLX. Abatem o carro. Já têm um desconto de 3850 eur num elétrico.
Se não estou em erro tens de ter o carro na tua posse durante 6 meses e com IPO válida.
Valem carros da sucata?
Quanto tempo temos de ter um carro, em nossa posse, para poder abater?
Pode compensar comprar um carro, mesmo muito velho, por 500€ ou menos e mandar abater, para ir buscar os 4.000€?
Vai ser bonito este EVs todos podres daqui a 5-10 anos. Vai ser a última cajadada final no meio ambiente.