AA 01 AA – É esta a nova primeira matrícula atribuída (e foi a um elétrico)
Não é novidade que os novos carros em Portugal vão ter uma nova matrícula. As mudanças são significativas e apresentam alterações tanto ao nível do aspeto como também no que diz respeito à numeração.
A primeira matrícula da "geração AA 00 AA" foi atribuída a um carro elétrico.
De acordo com a Agência Lusa, que cita como fonte o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a chapa inicial da nova série (AA 00 AA) ficou "reservada pelo IMT para memória futura". O primeiro carro com a nova chapa foi matriculado com a numeração AA 01 AA. Segundo as informações esta matrícula foi atribuída a um carro elétrico.
A última matrícula (99-ZZ-99) da "geração anterior", foi também atribuída a um veículo elétrico. Com o novo formato passa a ser utilizado um novo modelo para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo”. O novo formato do número deverá agora ter um período de utilização de cerca de 45 anos.
O que muda afinal na nova matrícula?
- Sem ano e mês
- Traços separadores de grupos de carateres deixam de existir
- Espaçamento entre cada grupo de carateres
Conforme explica o IMT, "o ano e mês são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula".
Relativamente aos motociclos, o IMT refere que, "por analogia com as chapas de matrícula dos automóveis", é introduzida uma área a azul com a inscrição do símbolo da União Europeia e do símbolo distintivo do país no qual se encontra matriculado (letra "P"), "evitando assim a necessidade da afixação de elemento adicional com esta última informação para efeitos de circulação fora do território nacional".
Relativamente às chapas atuais, se os condutores necessitarem de trocar podem optar pelo modelo antigo ou pelo formato atual.
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Este artigo tem mais de um ano
Imagem: JM-Madeira
Finalmente vai deixar de haver discriminação entre carros vindos da Europa de 1ª e carros comprados em Portugal. Um passo grande.
Atrás.
Qual era a discriminação mesmo?!
A matricula com datas. Ficavas logo a saber a origem da viatura.
E qual era o problema com isso?
por exemplo lembrar-te de quando tens de pagar o “selo”, vai fazer falta, digo eu…
Finalmente voltamos à normalidade! Historicamente quando a importação de veículos usados aumentou com a entrada na CE criaram um elemento de descriminação nas matrículas com a letra K. Depois foram obrigados a tirar a letra K e para contornar a situação as matrículas passaram a ter o ano e mês com uma relevância muito questionável. Portugal viveu dezenas de anos sem esses dados na matrícula e outro países também não usam. Tudo isto porque os governos odeiam a importação de usados!
Ignorem, pf. Não consigo apagar
Agora os azeitolas e aldrabões já podem andar com chaços importados e dizer que compraram cá e novos!
E isso preocupa-te tanto porquê? Também vives de aparências?
Preocupa quando fores comprar esse carro usado e não souberes quase nada sobre ele!
Nao sabes nada sobre ele e vais comprar na mesma, tens mesmo de ser enganado é mesmo assim.
Sho Mario, diga-me porfavor, como é que faço para saber se um veiculo que estou a ver no standvirtual é de confiança… Mostrai-nos como não podemos ser enganados ao em vez de vires dizer me***.
Chaços importados ahahah!
Porque quem importa, procura sempre carros mais velhos do que os que tem. GG ♂️
E se isso te chateia… É rever algumas coisas, e a vida leva-se de outra maneira, mais feliz!
Pois, chaços importados esses que provavelmente vieram de países como Alemanha que fazem revisoes em condições e nao como em Portugal onde todos tentam fazer as próprias revisoes e peças da concorrência muitas vezes nem indicadas para o carro são.
Existe sempre o outro lado da moeda…
ai…se soubesses as verdadeiras estórias de muitos carros vindos de outros países europeus, como a alemanha 😉
Fazem revisões em condições fazem… LOL
Carros da Alemanha o mais certo é serem acidentados e reparados cá…
Quem compra é que tem de salvaguardar a começar pelo preço pedido se for demasiado baixo o mais certo é haver historia por tras, mas isso é valido na Alemanha, aqui e na China.
O mais certo ? Porquê ?
Sim e aqui é tudo como manda a lei certo … lol
Existe de tudo mas a probabilidade de aqui ser pior é maior(falta de dinheiro é tramada)
Quantos carros nao vem de fora em que as condicoes sao pessimas…
Nao sei se sabem mas a pouco tempo atras houve um acidente perto da covilha um rapaz (com um BMW de fora) que ia para a guarda entrou num picanco com outra rapaz que tinha um porsche, no meio do picanco houve um acidente e o que ia no BMW morreu…ao final de toda a investigaçao que houve veio-se a saber que o BMW tinha ja sofrido um acidente e era o resultado de uma “fusao” de 2 BMW que veio da alemanha para ca…vens me a dizer que nao ha aldrabices
Em pleno sec XXI onde já mandámos o homem à lua, sondas a Marte, computadores de topo que cabem no bolso das calças e ainda andamos com placas presas à frente e atrás nos veículos. Irrisório mesmo.
Depois tens um acidente e queres identificar um veículo, na descrição participação à policia, metes como elemento caracterizador “um cd no retrovisor”…
Como só há uma pessoa com falta de gosto, a polícia identifica-o logo!!!
Se funciona porquê mudar?
Rodrigo, hoje não estás inspirado! Esquece os comentário, vai fazer outra coisa qualquer…
Veículo seja eléctrico ou a combustão não deixa de ser um veículo. Aprende primeiro antes de comentares asneiras.
Creio que o mesmo se aplica a si, não? Antes de tudo mais, Muleta rectificou o seu erro. Segundo, não se referia ao facto do veículo ser ou não eléctrico mas sim ao facto de (apesar de ter lido/compreendido mal) não ter sido a matrícula AA 00 AA a ser atribuída ao veículo.
Rodrigo, comentário patético é o seu!
agora sim a vida faz sentido!
Mas que raio: falar de matrículas?
Joking mode on: nestes últimos dias, é mais emocionante que falar de futebol!
Lá nisso tem 100% de razão.
Ou do coranavirus…
Se já era dificil comprar um usado
Agora é que é ainda mais um tiro no escuro.
Tinha-mos a preocupação de comprar Nacional para poder-mos ter acesso ao registo das inspeções, e assim ter-mos alguma garantia da veracidade.
Agora sem saber se é importado. É complicado, pois sabemos todos que os importados levam sempre a martelada ,e não há maneira de saber de quantos milhares de kilometros foi a martelada.
Temos de passar a exigir factura de compra original.
Lool… Achas que o mês e o ano na matricula resolve o problema no escuro? .. Vou te dar uma dica:
Se por ventura quiseres comprar um carro usado pede para veres o livrete.. E aí aparece se é legalizado ou não.
Como vês.. esse problema está resolvido
E sem abordares o vendedor, apenas observando a viatura, como é que a podes descartar à partida?? Pois, a matrícula que indicasse o ano da 1ª matrícula dava jeito, pois dava. Pedir o livrete seria o 2º passo, mas quanto a mim a indicação do mês e ano da 1ª matrícula é de primordial importância.
Isso para mim é menos importante.
Quando avaria vai logo para o abate
Eu tenho um Suzuki s4que levou uma bomba central de travões comprada no Chinês.
Sei que fui enganado pelo mecânico
E qual é o problema? Quem nao quer usado compra novo. O importado marcado na matricula por preconceito só neste pais de invejosos…
Nem mais. É simples e o problema fica para os invejosos ou gente que gosta de se meter na vida dos outros com o problema resolvido! Tive já carros usados e novos – agora por sinal só tenho comprado novos, calhou -, como sempre acontece na vida, mas quem os pagou fui eu e não o vizinho do lado!
Ha perto de minha cada 1 stand que so vende importados. Ja esteve fechado opela ASAE por os vendet com os km adulterados. so aqui 3 meus vizinhos compraram gato por lebre. Sucata? Ka hs muita em portugal. Com pneus importafos_, é a mesma coisa… Levam cada barrete…..
Cambada de cromos faladores: não existe nenhuma garantia que um veículo nacional não tenha os km alterados. Assim passo a explicar: comprei um veículo usado na Alemanha 4000€ mais barato do que conseguiria no mercado nacional e não tem km alterados. E comprei um veículo usado em Portugal k quando abri a centralina para reprogramação constatei que o stand português tinha tirado 24.000 km (marca k faz pub na tv). Como o carro só vai à inspeção aos 30.000km o mais provável é k os carros provenientes de rentings, leasings e leilões lhes tirem 25.000km antes de chegar aos 30.000km. Acresce k os carros vindos da Alemanha têm protecção extra anticorrosão devido ao sal nas estradas no inverno, o k que as versões portuguesas não contemplam não obstante os nossos circularem muito junto na orla marítima no inverno como no verão.
Minguem está livre de ser enganado seja em qualquer país e aqui não é melhor;
Se os carros fossem do mesmo preço do estrangeiro, não seria necessário arriscar comprar no estrangeiro; e a razão de comprar la fora é de o nosso governo fugir à lei da Europa; não é normal de ter que pagar milhares de euros para matricular um carro que venha do estrangeiro e mesmo propriedade de um emigrante quando já tinha pago o carro e todas as taxas e no momento que regressa a portugal fazer pagar até 10 mil euros para matricular quando vive praticamente em portugal e fazer pagar aos 400 euros de taxa anual: como é fora da lei o estado português vai ter que reembolsar o que recebeu a mais.
Que “engraçado” … a ultima matricula e a primeira do novo formato pertencerem a electricos… hummm… interessante… “vamos mexer com a cabeça dos tugas e faze-los comprar mais electricos…”
Enfim… ter ou não ter o mês e ano não me afecta em nada…já tive das antigas, tenho das recentes e o carro se tiver que andar, anda…se tiver que avariar, avaria… não vejo diferenças… 😀
Comprei um carro na Alemanha, trouxe-o eu para cá e legalizei.
Tenho o registo de TODAS as revisões feitas na marca (registo pedido na própria) e poupei 10k€ em relação ao mesmo modelo/ano comprado cá (nacional… lol)…
Digam-me lá agora se em Portugal é mais difícil ser enganado que lá fora?…
Há de tudo, em todo o lado.. infelizmente..
Na maior parte dos carros importados que vem com os kms adulterados… na verdade… não vêm com eles adulterados… são adulterados cá… pelos tugas…
Na Alemanha fazem tudo muito certinho (há sempre excepções).
Vão lá fora, comprem e tratem vocês de tudo… assim a probabilidade de serem enganados desce substancialmente!
Boas a todos, li e reli os comentários nesta noticia e apenas digo que em relação aos carros serem ou não importados é fácil, todos os carros importados têm no livrete o ano/mês e país da 1ª matricula bem como o numero da matricula do seu respetivo país, mais fácil é impossível, em relação a estarem ou não martelados (acidentado e/ou kilometrado) isso já é outra historia mas em relação à proveniência do veiculo é bastante fácil ter essa informação.