Nissan: Grande bateria da Tesla na Austrália é um “completo desperdício de recursos”
Numa recente entrevista, o responsável global de veículos elétricos da Nissan, Nic Thomas, partilhou uma visão bastante surpreendente sobre o projeto da instalação de baterias da Tesla no sul da Austrália. Este investimento veio ajudar os habitantes a reduzir a sua dependência dos cartéis de gás que operam na região.
No entanto, segundo o responsável na marca nipónica, a grande bateria da Tesla no sul da Austrália é um "completo desperdício de recursos".
Grande bateria da Tesla serve para combater os cartéis do gás
Durante o lançamento de uma nova versão do seu popular carro elétrico Nissan Leaf 40 kWh, em Melbourne, o executivo da empresa declarou corajosamente que o Powerpack Farm da Tesla no sul da Austrália é um desperdício de recursos.
É um completo desperdício de recursos, porque o que podemos fazer é ter carros que também são baterias e esses carros estão estacionados a maior parte do tempo".
Referiu Thomas.
A afirmação de Thomas vem quando este estava a apresentar o novo sistema V2G (veículo para rede) e o V2H (veículo para casa) da Leaf. Estes sistemas irão permitir que o carro totalmente elétrico sirva como uma unidade de bateria doméstica.
V2H - Elétricos Nissan pode funcionar como baterias domésticas
Com o sistema instalado, a Leaf armazenará energia ligando-se a uma residência ou empresa. Além disso, poderá receber a energia de volta quando necessário. A V2H já está em uso em países como o Japão. Já o lançamento na Austrália é esperado dentro de seis meses.
O executivo da Nissan observou que o sistema V2G da Leaf tem o potencial de ajudar proprietários a economizar dinheiro. Assim sendo, o veículo carregará energia vinda de um sistema solar no telhado durante o dia. Por conseguinte, a economia será maior porque o que é gerado de dia pode ser gasto à noite. Como resultado, os eletrodomésticos e luzes de casa operam a custo zero.
A maneira como distribuímos e consumimos energia é fundamentalmente ineficiente. O que precisamos é de flexibilidade no sistema. É ótimo que tenhamos investido todo esse dinheiro em energia renovável, mas fundamentalmente estamos a desperdiçar a maior parte dessa energia porque tudo está a ser gerado no meio do dia, quando realmente não precisamos disso
Comentou o responsável da Nissan.
Conceitos Nissan pode mudar a forma como olhamos para um elétrico
Tim Washington, CEO da Jetcharge, fornecedor de soluções de carregamento, observou que a tecnologia V2H da Nissan tem grande potencial. Segundo este, usar as baterias dos carros enquanto estes estão parados (que é a maior parte do tempo) é inteligente.
Os carros serão um ativo de energia primeiro e um ativo de mobilidade em segundo. Quer isto dizer que o utilizador vai usar os seus carros provavelmente mais como baterias do que como veículos. Como sabemos, os veículos estão estacionados 90% do tempo - essa é uma das críticas feitas aos carros. Mas se os carros são o ativo mais eficiente que a pessoa tem, porque está a funcionar mesmo quando está estacionado? É quando o ganho bidirecional entra em jogo.
Explicou Tim Washington.
V2G - Captar do sol, armazenar nas baterias e vender à rede
A tecnologia V2G tem um grande potencial que até o CEO da Tesla, Elon Musk, reconhece. Contudo, o executivo da Nissan parece estar mal informado relativamente à estação de energia 100MW/129MWh Tesla Powerpack, no sul da Austrália.
Segundos dados já recolhidos, esta estação de armazenamento de energia, tem sido amplamente aclamada pela sua velocidade e sofisticação. De referir que o seu tamanho é igual a cerca de 2500 Leafs de 40 kWh.
Mesmo antes de ser oficialmente ativada, a grande bateria entrava em ação, injetando 70 MW de energia eólica armazenada no mercado. Além disso, em apenas duas semanas de ter sido colocada online, entrou em cena para apoiar a rede quando um gerador de carvão na região avariou.
Esta resposta rápida, que praticamente mudou o jogo da energia no sul da Austrália, provavelmente seria bastante desafiadora para combinar com uma frota de Nissan Leafs. O V2G definitivamente tem os seus atributos e será benéfico para os proprietários do Nissan Leaf. Contudo, em última análise, grandes baterias como a Hornsdale Power Reserve estão num nível completamente diferente de armazenamento de energia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Teslarati
Neste artigo: Australia, Hornsdale Power Reserve, Nissan Leaf, Tesla
as barbaridades que esta gente se sujeita a dizer para ter 5mins de fama.
a tesla foi a primeira a fazer dos carros baterias para casa mas abandonou essa ideia por ser idiota! em casa quero é carregar o carro e nao o contrario.
para alem da complexidade que aumenta no circuito da bateria… é simplesmente idiota mas a tesla já fazia isto ha 10 anos atras!!
Conceito da Nissan? Vão a Porto Santo e vêem que o conceito é da Renault já alguns anos!
Melhor ainda por serem baterias recicladas!
Existe cooperação com partilha de tecnologia entre a Renault, Nissan e Mercedes, pelo que a tecnologia deixa de ser exclusiva de uma das marcas.
Esse projecto no Porto Santo simplesmente tem o nome da Renault.
Nissan é da renault …..
Abc
Segundo a sua lógica a Mercedes é da Nissan… Ou a classe x não é uma Navara? Adoro teorias como a sua da conspiração…
Exceto que a Nissan é mesmo da Renault, na sua maioria. Aqui a teoria é sua, com a sugestão de que apesar da Nissan ser da Renault, na realidade não é.
A aliança do Grupo Renault, Nissan e Mitsubishi não faz uns donos dos outros. E a Mercedes (Daimler AG) usa tecnologia do grupo, mas é uma parceria.
Pois, realmente a Renault comprou parte dessas marcas…
O Sr. Nic Thomas deve-se ter esquecido que nem todos os que têm EV’s vivem em vivendas como ele, onde sim, se pode usar as baterias dos carros enquanto estes estão parados….
Idiota…
Primeiro: as baterias qdo atigem por volta de 75% da sua capacidade retenção ao fim de milhares de ciclos deixam de poder ser usadas pelos carros devido á exigência elevada a que estes obrigam
Segundo: por isso são recicladas como poweralls ou suportes de estabilização rede como na austrália onde já pouparam milhões de dollars **
Terceiro: V2G vai criar um peso nas baterias que levam á sua degração constante em pouco tempo, a não ser em situações de emergência
Quarto: a energia vem do telhado e fica numa powerall que faz a gestão diária consoante os consumos da casa.
**https://www.inverse.com/article/51515-tesla-s-battery-has-already-saved-south-australia-a-huge-amount-of-money
Até compreendo a ideia de usar o carro elétrico como bateria para outras coisas. No entanto, para além de não gostar da autonomia e tempo de carregamento destes carros, há uma coisa de que gosto muito de ter no meu carro: estar pronto para andar e com a máxima autonomia possível. Em especial se for elétrico. Além disso, o uso extra das baterias para além do uso normal de fornecimento de energia para o carro andar não contribui para a redução mais rápida da capacidade da bateria e seu tempo de vida?
E extraordinário como existem AQUI pessoas que chamam “idiotas” a outras pessoas que (salvo prova em contrário!) têm provas dadas na sua especialidade e ocupam lugares a que (os “idiotas” que aqui comentam) nunca sonhariam sequer ter acesso nos seus sonhos mais dourados…
Essa extrapolação é falaciosa e perigosa. Muitos dos lugares ocupados não são, como sugere, ocupados por especialistas. Isso é apenas crença sua.
Tem lógica, quando Nic Thomas diz que a bateria do veículo pode alimentar parte do consumo doméstico, no período noturno. Contudo é necessário captar a energia, para um novo dia de circulação e garantir que é carregado durante esse mesmo dia. O que não me parece encaixar em grande parte do perfil dos utilizadores. O grande segredo seria os veículos criarem mais energia do que consomem, para alimentar outras estruturas.
É bom para o patrão, provavelmente esses carros elétricos vão estar parados à porta do emprego durante o dia.