4000 euros para apoio à compra de carro elétrico! Há mais novidades…
O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito e há agora novas informações, pois os avisos já foram publicados em Diário da República.
Apoio para a compra de elétricos começa desde 1 de janeiro de 2024
O Governo vai dar um apoio para a compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros cujo o valor total não seja superior a 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.
Segundo os avisos publicados em Diário de República, o novo incentivo para elétricos vai abranger os veículos comprados desde 1 de janeiro. Por outro lado, o pedido pode ser submetido ao Fundo Ambiental até final do ano.
“Assim que estejam reunidas as condições” para o pagamento do apoio, este será feito por transferência bancária. Quem compra o veículo tem de o ter em posse durante um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição. Fica também proibido de o exportar, isto porque o objetivo é que Portugal tenha cada vez mais veículos "amigos" do ambiente.
Está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.
Relativamente aos ligeiros de passageiros, estão previstos 1050 incentivos de 4000 euros por veículo que custe até 38 500 euros. No que diz respeito à tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1000 euros.
Segundo a Lusa, na modalidade de mercadorias, está prevista uma despesa total de 1,5 milhões de euros em 2024 (1,2 milhões para ligeiros de mercadorias elétricos e 300.000 para bicicletas elétricas de carga), e de dois milhões de euros em 2025.
No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.
Yamahia, já pode enviar o cangalho velho para a sucata e comprar algo que desdenha há muito. Loool
38.5k? Ate um simples Tesla 3 custa 40k …portanto sera interessante ver que carros VE irao encaixar neste requisito. Só se for um Zoe ou um Leaf …
Ou MG4, BYD dolphin, Megane e tech 40, R5, Citroën e c3, opel corsa e, peugeot 208/2008, Dacia spring, e mais alguns…
O valor de 38.5k foi mesmo para evitar a maioria dos carros decentes.
Os preços têm vindo a baixar e tem aparecido mais oferta
Pessoalmente creio ser um valor justo.
Se obrigassem as Entidades Bancárias a taxar um máximo até 4% de juro com isenções de selo e afins no crédito automóvel exclusivamente a esses veículos elétricos o Tuga pelintra comum até sonhava conseguir comprar ou trocar o chasso.
Automoveis elétricos que no fim de a maioria o pagar custou metade da habitação onde vivem… ou quem pode custa 1/3 da sua habitação.
Dár cheques a quem já pode comprar…
Palhaçada.
Enfim….
Depois obrigavam a pagar 500 euros mensais, pela manutenção da conta bancária, a todos os clientes. Era uma festa eficaz. 900000 milhões de euros, emprestados para 7 milhões de carros eléctricos de 65000 euros para cima, e o pessoal todo a pagar 500 euros mensais para ter conta bancária.
E a Classe-Média Portuguesa no desemprego, na pobreza, e na miséria, a pagar todo este chulanço e não há ninguém que meta mão nisto.
Desemprego está em mínimos históricos
isso é igual a formação de desempregados em máximos históricos 🙂
claro que há quem meta a mão (nas nossas carteiras), são é sempre os mesmo 🙁
Quando conseguires fazer dinheiro sozinho sem teres um país nem infrastruturas nem estradas etc ai sim ninguem te vai pedir para pagares impostos, podes ficar com o dinheiro e come-lo!
Agora não ha desculpa, quem não usa eletrico paga mais ou nem entra nos centros das cidades. Aqui na rua e logo risco duma ponta a outra
Fraquinho, muito fraquinho.
Só abrange 1050 veículos e 216 postos de carregamento.
A este ritmo só lá para 2050 é que teremos a maioria do parque automóvel nacional com EV’s. 🙂 🙂
Gastaram mais em estádios de futebol, alguns deles para estarem às moscas.
Na Europa as vendas de carros eléctricos novos estão a despenhar em 64%, comparadas com 2023. E as empresas dizem que as encomendas, para os próximos 36 meses, mostram que ainda vai descer mais.
E é essa a ideia.
Sim, é verdade.