“2 Rodas: Agarre-se à Vida” quer sensibilizar motociclistas para uma condução segura
A Sinistralidade Rodoviária é um problema global. Por cá, as autoridades vão alertando a população, no sentido de resolver o problema. A terceira de 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para este ano, a "2 Rodas: Agarre-se à Vida", arrancou na terça-feira, dia 19, e prolongar-se-á até domingo (24).
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançaram, na terça-feira (19), a campanha "Duas Rodas - Agarre-se à Vida". Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, esta é a terceira das 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para 2024.
A decorrer até domingo, dia 24 de março, a campanha visa alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura. A ANSR realizará ações de sensibilização em todo o país, enquanto as operações de fiscalização, "com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário", ficam a cargo da PSP e da GNR.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em Coimbra, Porto, Braga e Lisboa.
Locais e datas
- Dia 19 de março, às 15h00: IC2 – Km 176.2 N/S – Condeixa;
- Dia 20 de março, às 09h30: Praça da República – Porto;
- Dia 21 de março, às 07h00: EN14 – Celeirós;
- Dia 22 de março, às 10h00: Rua Principal – S. Domingos de Rana, Cascais.
De acordo com um documento sobre a campanha emitido pelas três entidades, "os utilizadores de ciclomotores e de motociclos, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos". Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo.
No âmbito da campanha "2 Rodas: Agarre-se à Vida", as autoridades deixam alguns conselhos:
| Aos motociclistas
- Use equipamento de proteção - Capacete (obrigatório) de modelo homologado, devidamente ajustado e apertado, sempre que conduzir.
Apesar de não ser obrigatório, os motociclistas também devem utilizar luvas (em caso de acidente protegem as mãos, que instintivamente vão logo ao chão), casaco (com proteção dos ombros, coluna e cotovelos), botas (devem ser específicas para motociclistas, dado que possuem proteções nos pontos mais vulneráveis em caso de queda), calças (em pele ou material têxtil, com proteção "CE", permitem a proteção das ancas, dos joelhos e das canelas) e AirBag (há modelos disponíveis de elevada qualidade a preços acessíveis).
- Ultrapassagem segura - Ultrapasse só depois de ter a certeza de que foi visto pelo outro condutor, através de contacto visual pelo espelho retrovisor esquerdo do outro veículo;
- Não contorne filas de trânsito - É proibido sair da fila de trânsito onde se encontra para outra mais à direita, salvo para mudar de direção, parar ou estacionar;
- Mantenha a distância de segurança - Pois permite ter tempo para reagir, abrandar ou parar, se necessário;
- Adapte a velocidade - Às condições atmosféricas e do pavimento para evitar acidentes. Andar de motociclo ou de ciclomotor em segurança é, também, cumprir limites de velocidade. Não só evita coimas, como permite ter mais tempo de reação, caso surja uma situação de perigo.
| Aos restantes condutores
- Evite os "ângulos mortos" - Identifique os "ângulos mortos" da sua viatura, ajuste o assento e o espelho retrovisor interior, regule os espelhos retrovisores laterais, verifique o campo de visão, não faça manobras bruscas, sinalize devidamente todas as manobras;
- Mantenha a distância de segurança - Pois permite ter tempo para pensar, abrandar ou parar, se necessário;
- Adapte a velocidade - Às condições atmosféricas e do pavimento para evitar acidentes. Cumpra os limites de velocidade. Não só evita coimas, como permite ter mais tempo de reação, caso surja uma situação imprevista.
A ANSR apela a que todos os condutores se juntem a este compromisso de combate à sinistralidade rodoviária, e contribuam para o propósito de salvar vidas e chegar às 0 mortes na estrada.
Sensibilizar motociclistas ?? Boa sorte com isso… Uma pessoa vai a conduzir e até tem medo das bujardas que já ouve a dezenas de metros de nós nas estradas e ainda eles vêm ao longe. Bem longe de nós.
Esses não são motociclistas…São inconscientes que só pensam com o motor que está no meio das pernas 🙂 Na estrada há condutores de todos os feitios… Tenho a impressão que se veem mais motociclistas devidamente “equipados” e com mais respeito pelos outros e pela sua própria vida. Claro, há sempre excepções…
Uma mota tem q se fazer ouvir.
Se já ouve a dezenas de metros, é bom, quer dizer que sabe que veem uma mota, há muitos que nao veem nada do que se passa ao redor, seja mota, seja carro seja o que for
É a unica maneira viavel de marcar presença, é ser presente com antecedencia! Visto que a maioria não olha para a treta dos 3 retrovisores constantemente 😉 Ando de ligeiro, moto e camião na estrada 😀
é dar passagem ao pessoal de 2 rodas e deixa-los ir a vidinha deles! Vs
A acrescentar que é dar passagem, mas não é obrigatório. Há muito “motard” que tem a mania que os carros têm de se desviar porque sua alteza vem a caminho. E também ando na estrada de ligeiro e moto.
Há espaço ou abrem espaço passo, não há aguardo por uma aberta.
Ora bem… campanha para sensibilizar motociclistas com o seguinte:
• Cuidado com os condutores de automoveis que:
Não fazem pisca quando mudam de via/direcao;
Não olham quando viram quando mudam de via/direcao;
Passam por cima de traços continuos para sair de uma via, porque só circulam na via do meio:
Vão ao telefone e não estao atentos ao redor;
Abrandam/param para ver um acidente;
Estão a sair agora de casa, e em um momento do dia vao se cruzar com vocês e teem de advinhar para onde vão e o que vão fazer;
Sim, é tudo muito bonito, mas a sensibilizacao nao é so para o pessoal de mota, teem mea culpa em algumas situacoes, mas nao sao todas.
Ao invés de fazer as acçoes de sensibilização que não têm efeito NENHUM, deviam sim alterar o código da estrada por forma a permitir lane splitting em algumas situações “não todas obviamente”, criação de faixas para motociclos tal como existem no centro da cidade de Lisboa ou no Porto, como é óbvio nenhum motociclista anda no meio dos automóveis porque tem um gosto pela morte… mais , o uso de veiculos de duas rodas nas cidades devia ser promovido… o espaço que um carro ocupa, dá para 4 motas à vontade, logo teriamos muito menos transito. É uma vergonha ir na Auto Estrada com um transito brutal com filas de KMS com veiculos com apenas 1 condutor… levam 2 toneladas atrás deles para ir para o trabalho….
Zé Nabo
Uma campanha que decorre por “coincidência” na semana do MotoGp em Portimão …..
Motociclistas e ciclistas não respeitam o código da estrada. Farto-me de ver maus exemplos todos os dias.