Windows XP cresceu mais que o Windows 10 no último mês…


Destaques PPLWARE

93 Respostas

  1. João Santos says:

    Para uma pessoa que tira partido do Windows XP num sistema Skylake, isto não é surpreendente.

  2. Pedro says:

    Windows 10 é o pior SO da Microsoft depois do ME, na minha opinião. E se há várias pessoas a utilizar é devido ao preço (ou por ter sido grátis) que desceu brutalmente em relação às versões anteriores. Foi o truque da Microsoft. O Windows 10 não tem segurança nenhuma e tem demasiados serviços intromissivos e falta de personalização nos mesmos. Tira poderes ao utilizador.

    • pedro says:

      Sempre tive “blue screen of death” com o Windows 98, com o Millenium (ME), e de vez em quando com o Windows XP e o 7!!! O Windows 2000 foi muito bom, o Windows Vista é para esquecer. Com o Windows 8, 8.1 e com o 10 nunca tive “blue screen of death”!! o Windows 10 é de longe o melhor SO para desktop que a Microsoft já fez!!!

      • malaquias says:

        Tu nunca tiveste BSD… Eu tambem nao…
        No entanto tenho sempre que desligo o computador o OS deixa os leds ligados, tendo eu que clicar no botao power…
        Ja existe à mais de 3 anos este problema, mais que reportado, seja em foruns ou seja atraves do programa windows insider. O que a MS diz: “your computer seems to be outdated. I would recomend looking into our new surface, fully compatible with windows 10” para um computador com 1 ano de idade.
        Li num site que estima-se que 10℅ de todas as maquinas sofram com este problema e quase todas são desktops ou portateis (sem ser hibridos, portateis “normais”) sendo que praticamente nao existem casos de hibridos com este problema.

        Coincidencia? Ou simplesmente um OS optimizado para hibridos?
        Aposto mais na segunda opção… Por uma simples razão: a MS nem quer saber de resolver o problema.
        E não é pelo computador ser antigo… Ja vi um portatil gamer Lenovo de 1400€ cujo modelo tinha acabado de sair – sendo até comprado em pre order – com este problema.
        Mas sabem que computador nunca tem este problema? Imaginem só: um surface. Nao ha registo de nenhum surface com este problema, seja recente ou velho…
        Coincidencia? Azar? Acaso?
        Seria, se os foruns MS, reddit, tomshardware, etc nao estivessem entupidos com pessoas a reclamar deste problema…

        Por isso duvido muito que o windows 10 seja “de longe o melhor SO para desktop que a Microsoft já fez!!!”

        • Bruno Fernandes says:

          Eu tenho um portátil Asus com Windows 10 que veio inicialmente com Windows 8 e nunca tive o problema que dizes.

        • Daniel says:

          BSoD… BSD é outra coisa.

        • Insider says:

          O DELL 3360 da minha mulher tem esse problema. Nada a fazer. No entanto o W10 no seu todo não é mau.

        • Eduardo Wandscheer says:

          É um problema pontual e que só aconteceu contigo.
          Quer que a Microsoft pare o que está fazendo só para atender você?
          Acho que a empresa tem muito mais o que fazer.

          • malaquias says:

            Eduardo Wanderscheer

            Nao é só eu ou o Insider…
            Estima-se que 10℅ de toda a gente que usa windows tem esse problema…
            Estimativas dizem que 3.2 bilhoes de computadores existem no mundo, sendo que 960 milhoes são windows 10…
            10℅ desses 960 milhoes sao 96milhoes de pessoas… (Valores arredondados)
            96 milhoes de pessoas? Isso não soa a ser apenas “um caso pontual e que só aconteceu contigo”, e os valores, embora sejam arredondados, falam por si.

          • Edson Brasileiro says:

            \Sinto muito patrício, mas está enganado. Aqui no Brasil, todos, e posso dizer isso pois sou técnico em informática, todos os notebooks ou desktops fazem isso. A tela apaga e os leds ficam acesos por um tempo até a maquina desligar. Achei até agora que fosse normal!!! Mas lendo aqui parece que não acontece com todos ai.

        • Alves says:

          Por acaso… tenho um Acer com 2 anos e, de vez em quando, desliga mas ficam os leds ligados, pensei que fosse o meu PC que tivesse problemas, afinal é do W10… não há nada a fazer, certo?

          • malaquias says:

            Alves
            Eu nao sei como se produz este erro dos leds, mas suspeito que tenha a ver com as drivers genericas que o windows 10 instala, pois sao de fraca qualidade (sao genericas, nem trazem todo o software requirido para fazer o hardware trabalhar a 100℅).
            Suspeito que elas sejam mal instaladas pelo windows 10, por ja formatei o PC varias vezes, 80℅ das vezes tive o problema, 20℅ nao tive…
            Mas geralmente está relacionado com uma driver generica ou certas versões de drivers…
            Por exemplo, eu no meu o problema é da driver da GPU intel… Só uma driver versao 12 ou inferior é que me permite desligar os leds, mesmo a versao mais recente da driver (v17) me traz o problema…
            A minha prima é o processador da Amd…

            Basicamente se te quiseres ver livre deste problema, podes tentar reinstalar o windows formatando todas as drives primeiro… Se nao resultar, é saltitar de driver em driver.. É dedicar uma semaninha a dizer assim: hoje vou experimentar as drivers todas da minha grafica. E começas da mais recente à mais antiga… Nenhuma funcionou? Instalas a mais recente (do proprio fabricante da grafica) e partes para o processador. Nao é do processador? Partes para o disco rigido e assim sucessivamente…

            Eu demorei 1 semana, a instalar e desinstalar drivers todos os dias das 14 as 18h até descobrir que era da minha grafica intel…

          • malaquias says:

            Ja agora, uma vez descoberta a fonte do problema, recomendo tentar bloquear a escrita de todos os ficheiros da nova driver que se conseguir, caso contrario o windows update ainda instala outra vez a driver generica (por ser mais recente) e volta tudo ao mesmo…

          • Iv@n says:

            O que tenho percebido em alguns win10 é que o vídeo encerra primeiro q a máquina que vem a desligar-se até 30seg depois.

        • Dany Figueiredo says:

          Tambem tive esse problema na altura. Nao há qualquer tipo de solução sem ser formatares a maquina de raiz. Foi o que fiz e ficou porreiro! Sem qualquer problema ate hoje desde essa altura.

      • barf says:

        Dizer que se teve BSoD nos sistemas anteriores só para justificar que o novo é bom vale o que vale. Por é que ocorreram os BSoD nos sistemas? falha ao acaso do sistema ou falha culpa do utilizador(drivers, hardware defeituoso\danificado)? É que o BSoD pode ocorrer por muitas razões.

    • Napoleon Bonaparte says:

      Em que realidade alternativa vegetas?! Parece claramente que tens uma visão distorcida da realidade. O W10 é claramente o Sistema Operativo mais eficiente que a Microsoft criou. Se recolhe demasiada informação ou não, é outra questão bem distinta…

    • Goncalo says:

      LOLOL. Isso deve ser ironia. e se assim for ate acho piada na quantidade de burrice espelhada nesse teu comentario.
      Diz-me uma coisa, preferes o Fiat Punto original ou o novo? Preferes uma televisao a preto e branco das antigas ou uma SmartTV OLED? Preferes navegar na Internet por linha telefona com um modem antigo a 2400bps ou preferes uma ligacao de fibra optica?
      Nao compares o incomparavel, faz uma pesquisa sobre os dois Sistemas Operativos, ve as capacidades de cada um, o que mudou desde o XP ate agora, quando terminares de comparar vais ate sentir vergonha da figura que aqui fizeste ao escrever o que escreveste. Mas pronto, entendo, nao se pode esperar muito de um leigo, de alguem que nao percebe do assunto, mas quando nao percebemos um assunto, limitamo-nos a ficar no canto, aprender com quem sabe o que diz e evitamos sujar a nossa imagem com a exposicao dessa nossa falta de conhecimento.

      • malaquias says:

        Gonçalo quem nao percebe do assunto e é leigo és tu…
        Talvez tu é que devas ir pesquisar na internet… Mas pars ti, leigo como es, fica só isto:
        O windows tem versoes para tudo… Home, pro, enterprise (que se deveria chamar “small business”)… Menos uma focada em segurança…
        Simplesmente por uma razão: tu nao sabes como configurar e utilizar um sistema operativo do tipo…
        Por isso mesmo empresas de segurança, tropa, força aérea, bla bla bla usam linux…
        Se windows fosse seguro, o ramo militar teria os submarinos e os aviões a serem controlados pelo windows e não o linux…

        • Ruben says:

          Isso do Linux não é bem verdade… ATMs usam XP e acredita que nao ha coisa que invista mais em segurança do que bancos. O mesmo acontece com sistemas de controlo de aviação antigos que também usam o XP. Lembra-te de uma coisa, quem desenvolve as aplicações muitas das vezes faz para windows, por ser um SO mais “basico”. Agora claro, tendencialmente e com o progresso o linux está no topo de utilização empresarial e cada vez ha mais recurso a tal. Mas na altura do XP, coitado do linux…

    • Hugo Gomes says:

      E o xp tem mais segurança nestes anos. Nao. A estabilida é algo muito bom o 10 ainda lhe falta alguma mas já não ta mau ja foi pior. Mas salvo erro o 7 tambem é muito bom em relação ao xp consome é mais ram

    • DB says:

      Windows 10 o que? Nunca vi tanta barbaridade junta.

  3. BC says:

    Tenho alguns clientes com parques informáticos constituidos por cerca de 80% de máquinas com o XP (excepto a dos patrões, que esses têm Windows 10 com i7 e 16GB de ram e SSD e etc) e que não querem gastar um tostão em máquinas novas. Sempre que há problemas, repara-se a máquina com peças novas, e/ou formata-se e volta-se a instalar o XP.

    Ainda há muita empresa que tem de interiorizar que um parque informático decente, atualizado e em bom funcionamento, é meio caminho andado para um negócio evoluir. A começar por um investimento inicial e que durante X anos não tem de se voltar a preocupar com aquilo, e passando pela diferença de trabalhar num PC lento vs trabalhar num PC rápido.

    São mentalidades que são dificeis de mudar…

    • Miguel Costa says:

      Errado.
      Uma plotter de 5000 pontos, custa mais de 100000 euros. Os últimos drivers são para o XP. Para 2 computadores que utilizam aquilo, que gasta 1/30 do que gasta uma impressora do mesmo género mais recente, não existe qualquer necessidade de ir gastar 120000 euros em máquinas novas que fazem menos que as anteriores. Para que é preciso ter um computador brutalmente rápido para ir à net, quando NUNCA irá usar isso? Mentalidades destas é que fazem o mundo funcionar e não os que acham que ter 5 computadores novos e 10 impressoras a cada 20 anos.

      • malaquias says:

        Aí é que te enganas…
        O windows XP para webmasters e programadores é de longe o melhor!
        Versatil, relativamente rapido e personalizavel ao extremo… Com umas modificações em arquivos e registo ficas com um autentico foguetão nas mãos, coisa impossivel para outros sistemas windows porque sao mais complexos…

        Além do mais XP com SP3 é do melhor, poucos bugs, boa segurança mesmo nos dias que correm, e direto ao ponto, sem muita treta… Se eu tivesse que escolher um sistema operativo para ser um server, seria o XP, depois o windows 3.1, depois o 7. Nao usaria mais nenhum para este fim. No caso de se criar servers, criar conteudo e até mesmo hackear coisas, quanto mais simples o OS, melhor…

        • Miguel says:

          É um ponto de vista interessante. É natural a Microsoft querer atualizar o SO mas pronto. Há que admitir que se um SO funciona bem num ambiente controlado não há mesmo necessidade de perturbar essa segurança só porque não tem o menu xpto, etc. Sou da opinião que se deve manter se se justificar claro.

        • Eliseu Macedo says:

          A MS discorda de ti e junta-se a todos os que dizem que o xp não tem segurança.
          Mas podes ser um expert de segurança e como tal mais não digo.

          • malaquias says:

            Eu nunca fui nem sou expert De segurança, mas a 2 anos frequentava um forum politico, religioso e cientifico num local obscuro, que normalmente nao aparece nos resultados de pesquisa do google (entendedores entenderão), onde tinhamos segurança para falar o que quisesse-mos da industtia farmaceutica, de religião, onde toda a gente era livre de dizer o que quizesse dentro da boa educação, por mais estupido ou inteligente que fosse… E usava um velho computador com XP para o fazer…

            Depois veio a Zeronet, e agora usamos a zero net, mais facil… No entanto, em 6 meses que usei esse computador com 15 anos, nunca fui hackeado nem nada…
            Nunca precisei do “windows mais seguro de sempre”… Ou nao… Aquela porra tem tantas portas da net abertas que o windows 10 deve ser uma autentica casa de meninas para virus…
            No entanto eu uso windows 10 atualmente… Irónico não?

      • BC says:

        Errado? Como assim? Então e quem usa softwares próprios do negócio que já não funcionam em XP, ou que comecem a ficar tão pesados, que não corre bem em máquinas antigas? Mantém-se o XP só porque sim? Há negócios que precisam de XP para certo hardware, e há negócios que precisam de PC’s atualizados para funcionar melhor. Além de que nunca falei de um pc brutalmente rápido para ir à net, essa já é a tua mentalidade (que eu critico): “para que querem um pc rápido? usem o lento que também funciona!” e depois perdes 5x mais de tempo a fazer uma tarefa simples. Vai lá correr o primavera num PC antigo com 1GB de ram e XP, e depois volta aqui a falar comigo.
        Sem falar em várias soluções de anti-virus que já não suportam o XP…
        Tempo é dinheiro, e parece que não estás a perceber isso…

  4. zé tuga says:

    bem a realidade é essa a nivel empresarial, eu ainda uso ocasionalmente windows XP para coisas especificas, porque não tem mesmo outra hipotese, como foi referido, ainda é um sistema usado no mundo empresarial e corre muito software que é necessário para controlar outras máquinas e não existe maneira de poder usar esses softwares em versões mais recentes do windows, nem recorrendo a maquinas virtuais, tem de ser nativamente…

    de resto , na empresa já se usa windows 7 para restantes programas de gestão, e provavelmente vão continuar mais uns anos…

    só em casa é que já tenho tudo actualizado com windows 10…

    as empresas não é só o factor segurança , mas o custo que vai ser quanto tiverem mesmo de ter de evoluir do windows xp para algo mais recente, pois por enquanto manter os sistemas com windows xp, ainda não deve ser tão caro, ao ponto de justificar mudar, vai justificar mudar para algo mais recente, sim quando a despesa de manter o velho começar a ser grande e constante…

    • Miguel Costa says:

      É isso que a miudagem de agora não pensa. Acham que podem gastar 2500 euros para um computador a cada 4 anos só para terem “velocidade”. Esquecem-se do que referiu… como não trabalham com isso, nem imaginam do que estão a escrevinhar.

      • Eliseu Macedo says:

        Miguel Costa,

        Cada caso é um caso. Estive numa empresa que ainda hoje o pessoal usa o W7 e monitores de 19″ e garanto que com monitores de 27″ fazia o mesmo trabalho em casa, mas em metade do tempo. Para não falar dos teclados antigos que se aproveitavam, alguns muito antigos mesmo.

        Mas claro que a miudagem quer actualizar de hoje para amanhã, mas ao fim destes anos todos a verdade é que a gestão simplesmente não vê, nem lhes interessa por que os milhões que a empresa faz está bom e chega. E por essa mentalidade temos em Portugal empresas pequenas e não mais que isto.

        Levando ao extremo a posição que ocupei nessa empresa e no grupo de trabalho era uma posição de grande rotatividade. Ou seja um pequeno investimento em ssd’s não seria necessário mais que 128GB, uns teclados de jeito, cadeiras também seria bom (que eram muito más e incomodavam) e uns ecrãs de 24″ ou 27″. E pronto reduzia-se o número de pessoas, porque o trabalho seria feito muito mais rápido. Em termos de finanças é o chamado win-win situation.
        Cada caso é um caso.

  5. AJCS says:

    No meu caso, e como não simpatizo com o win10, migrei para Linux. Tinha vários PC com software original windows vista.

    • Miguel says:

      Também não simpatizei com o Linux e voltei para Windows.

    • Neco says:

      Linux não da pra jogar FIFA-18 !

      • malaquias says:

        O mundo nao roda a volta dos jogos, principalmente do fifa 18…
        Estuda mas é, faz melhor… Hoje em dia informação é poder!
        Apercebi-me disso a relativamente poucos anos, quando a minha vida era jogar The Crew, league of legends, lixar dinheiro em Xbox…
        Até ao dia que me apercebi que era burro que nem porta e qualquer um com simples argumentos comia-me o caco todo… Vais-te aperceber disso um dia…
        Eu tenho 20 anos e acho que já me apercebi tarde… Nao te ponhas fino nao…

    • Alan says:

      Tentei usar só linux, mas é impossível. Muitos programas não rodam como eu quero, nem mesmo os drivers do meu PC. Até mesmo a qualidade do som no meu fica o som ruim no linux pq a realtek não tem o utilitário pra alterar o equalizador (tentei um equalizador de terceiro) mas mesmo assim o som saia seco. Sem contar que muitos programas que uso não rodam no linux nem com o wine. No resumo uso linux só pra brincar e acessar sites de “risco”

  6. Daniel says:

    Mostrem números, não é percentagens !

    • malaquias says:

      Daniel entao vai à net, pesquisa a estimativa de maquinas no mundo… E depois é regra 3simples…
      As pessoas nao são obrigadas a fazerem-te o cerelac. Ja es crescidinho, ja ta na hora de o fazeres sozinho…
      Mas eu dou-te uma colherzinha de cerelac: estima-se que existam cerca de 3.2 biliões de computadores no mundo. 3,200,000,000.
      Agora faz as contas…

  7. Kim says:

    Foi a Coreia do Norte com os seus hackers.

  8. Tiago says:

    A quota do XP até deve ser maior na realidade, estes dados devem ser de máquinas “online”, que andam a navegar na net.
    Sendo que muitas são usadas como desktops/servers offline, pelo menos devem ser mais que Windows 7….10 na mesma situação.

    • João Santos says:

      Pois… Como comentei acima, e não devo ser o único, até porque há tutoriais na net de como o fazer, eu tenho num sistema Skylake (que saiu em finais de 2015, se não estou em erro) Windows XP instalado, e não tenho acesso à rede simplesmente por não ter as drivers que preciso, o que também deve acontecer a outros, algo que acaba por comprovar um bocado o lado “oculto” da realidade.

  9. censo says:

    XP morto e enterrado aqui. Nem cinzas, nem pó. Mas, por exemplo, os terminais da rede multibanco funcionam com xp. Portanto, muito xp haverá por aí ainda.

  10. Miguel Ferreira says:

    Ainda tenho xp em várias e tenho pena de não ter nas máquinas recentemente adquiridas, funciona bem e sem o lixo do atual

  11. xdr says:

    cresceu como? foi instalado em mais pcs nos hospitais??

    • Vítor M. says:

      Como é óbvio há ainda cenários onde o Windows XP é instalado e atualizado até onde é possível. Por exemplo. As caixas ATM continuam a ter XP, mesmo caixas com serviços novos têm XP.

      Há dias vi uma empresa que comprou 8 teares, máquinas já com uns anos e só o Windows XP podia ser usado porque a licença de determinado software era para o XP e a renovação dessa licença era absurda. Instalaram várias máquinas com Windows XP.

      Há imenso software ainda a correr Windows XP ao nível dos aeroportos, sistemas militares (por exemplo, os nossos submarinos Tridente usam ainda Windows XP em algumas áreas dentro dos processos de funcionamento).

      Hospitais, falaste muito bem, software a correr em XP ainda há imenso. E não se troca quando uma máquina morre, instala-se outra com XP. Por isso a Microsoft continua muito atenta a esse sistema e ainda há pouco tempo disponibilizou um update de segurança.

  12. Carlos Bonaparte says:

    Claro! E a nova máquina que vou comprar, desktop, vou tentar instalar nele o XP também! Podia utilizar o 7, podia? O 10? Preferia ficar sem PC. Mas… prefiro um que realmente funcione, seja simples, intuitivo e leve. XP. Que ainda consegue trabalhar com discos de 4tb externos. Não com todos, mas com alguns.

  13. Antonio Ferreira says:

    Não se terão enganado? O que cresceu mais foi o 7 em relação ao 10, correcto? Não o Xp.

    • Vítor M. says:

      Não,m se ler bem no tyexto diz o seguinte: Windows 7, still the largest OS, dropped in share from 47.21 to 46.63%, while Windows XP actually grew 0.78% to 6.47 percent of the market. Já no caso do Windows 10 o crescimento foi de 0.17% dos 29.09 para 29.26%.

  14. Hefesto,o Grande says:

    Eu nem acredito,sinceramente…. Um sistema operativo enterrado,por natureza.Até o Windows 10 a partir de Janeiro já não se pode fazer o download.A própria Microsoft já estará a trabalhar no Windows 11,de certeza.E o pessoal ainda instala o Windows XP,como é possível ?? Em Abril do próximo ano vai fazer 4 anos que a Microsoft acabou com o suporte técnico ao Windows XP ( terminou em 8 de Abril de 2014 !! ) !! Abram olhos,caramba !!

  15. Xiko Bil says:

    O Windows XP foi, e é, o sistema mais eficaz! O resto é treta.

  16. J says:

    Windows XP… The Best in the world

  17. Fakir says:

    Companheiro, com doze(12) euros compras o W10 e Office 2016, e sem espinhas e legalmente da própria MS.
    https://www.amazon.es/s/ref=nb_sb_noss?__mk_es_ES=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Daps&field-keywords=office

  18. A. says:

    Sem dúvida, recentemente comecei a comprar peças de Hardware para ir montado um PC fixo, e a minha preocupação foi com hardware que suportasse windows XP, descobri na plataforma AMD FM2/ FM2+, passea publicidade…

    Não quero o win 10, e de resto estou a tentar que as necessidades de Net, que precisasse ficasse a cargo do Linux, mas apesar dos vossos tutoriais, ainda não consigo manejar o Linux tão bem como o Win Xp é uma pena a MSFT$, não ponderar lançar novos service pack, ainda que tivesse algum custo, estou convencido que preenchia uma lacuna do mercado…

    Mas entendem que têm de obrigar as pessoas a levaram com o desgraçado win 10, e as suas belas actualizações que mais não fazem que tirar recursos da Máquina, e Fiabilidade…

  19. Etint says:

    Tivesse ainda o disco de instalação do XP e também eu o substituiria por este 10. Já cansa tanto de novas e mais novas compilações, nunca mais para. Acabem de vez o 10, depois serão as atualizações como sempre foi.

    • Neves says:

      Não te deixo aqui o link para sacares o XP SP3 porque parece mal 🙂

    • malaquias says:

      Infelizmente, Etint, o windows progrediu como a industria doa jogos:
      Antigamente, pagavas 50€ por um jogo com principio, meio e fim (windows XP).
      Hoje em dia, pagas os 50€ para ter o inicio do jogo, depois pagas as DLC: mais 30€ para ter o meio, depois mais uns 35€ para o fim, e depois sai mais uns DLC por 10€ cada para conheceres a historia de cada personagem e teres mais 1 missão por personagem (windows 10).

  20. Henrique Braga says:

    Eu trabalho essencialmente com 3 máquinas, uma com windows 10, outra 8.1 e a minha preferida com o XP, tem como processador um I7-920 special edition. Conclusões: A velha máquina com o XP faz tudo o que as outras fazem e mais um monte de coisas que são impensáveis no 10, é como a diferença entre um carro de raly dos bons velhos tempos e um de condução autónoma, não tens controle nenhum sobre a máquina. Toda a gente fica admirada com o que consigo obter com o velhinho XP e têm que concordar que o 8 e o 10 são para básicos… Fazem lembrar essa aberração que foi o ME. Quanto ás máquinas ATM, a maioria utilizava e ainda utiliza o Windows 2000, outro velho campeão.

    • Miguel says:

      Podes dar exemplos para sustentar a tua afirmação? Tenho curiosidade.

    • Pedro Alves says:

      Não percebo porque é que o windows 10 é para básicos. está lá tudo para power users! está simples para leigos, e tem tudo na mesma para power users. Quem diz que está uma confusão etc etc, nem merece opinar!
      Em relação da microsoft oferecer/obrigar o windows 10, é uma questão simples, redução de recursos!! em vez de ter 4 equipas por exemplo de 100 pessoas a fazer cada projecto, e quando sai um novo projecto tem que manter uma equipa no antigo projecto, tudo sao custos para a empresa. hoje em dia vale mais oferecer os updates e “eliminar” os antigos projectos e assim ter um equipa apenas!! keep simple!!

  21. jose says:

    meu pc veio com o vista e desde entao o XP sempre esteve la em trial boot: Ubuntu, WindowsXP e a ultima versao Windows (Vista, windows7, windows10)

  22. Miguel Costa says:

    Estes números reflectem o que se passou com os novos vírus e com o update de segurança que a Microsoft disponibilizou em meados deste ano.
    A maioria dos computadores empresariais continuam a usar o windows xp por segurança e por manter os sistemas a funcionar com um custo muitíssimo inferior.

  23. sakura says:

    Quem usa XP não bate bem da cabeça…..

  24. Dj says:

    o problema que os desenvolvedores de software seguem os lançamentos de sistemas operacionais e abandonam suporte para sistemas antigos, induzindo as pessoas a comprarem maquinas cada vez mais caras para poder rodar sistemas mais pesados , tivéssemos boicotado a plataforma windows, hoje teríamos maquinas do ano 2005 rodando linux tão rápido quanto maquinas apple de 2017 …

  25. Neves says:

    Uso um MacPro com parallels.

    Já tive windows 10 na máquina virtual e na semana passada mudei para windows XP, a ventoinha a não mente. Claramente a Microsoft ainda não acertou na receita para um Windows consensual e não se percebe porquê. O Windows 10 é uma verdadeira “salganhada” em que os menus de Definições novos em conjunto com o painel de controlo clássico são um epic fail. Usei Windows desde o 95, usei todas as versões comerciais até hoje, e é no 10 que me sinto mais perdido, está tudo em todo lado e em lado nenhum ao mesmo tempo.
    Ainda assim penso que a Microsoft já não está tão perdida como na fase do Win7/Vista se esquecermos o fail do investimento no OS mobile que não me parecia má ideia… Aproveito para perguntar o que acham desse abandono do SO e se manterem apenas no mercado de aplicações.

    • António Cardoso says:

      MacBook Pro com parallels

      Fiz o mesmo percurso. Do w10 passei para o xp. Para o que eu uso que é apenas para abrir umas aplicações apenas disponíveis para windows e ter na mesma o macOS disponível. Mas é lógico que o XP hoje em dia pode não servir as necessidades de toda a gente. Eu gosto imenso do XP, mas temos que ter a noção que em termos de suporte (drivers, aplicações…) já não é muito fácil de poder utilizar esse magnífico OS

  26. Miguel says:

    É assim…. acho que o windows é naturalmente uma salganhada, pois tem milhões de linhas de código e que vem sendo atualizado e mudado e há coisas que vão ficando para trás ou descontinuadas conforme as novas tecnologias existentes. O painel de controlo está a ser passado por partes e com cuidado para a a app Settings, mas não se pode tirar tudo porque aquilo deve estar ligado a milhares de sítios. Aqueles programadores só podem estar muito bem organizados para aquele (conjunto) de software a que se chama de windows 10 poder funcionar em milhares de configurações de PC e afins. É uma dor de cabeça com certeza quando há bugs mais complicados. Deve ser um desafio constante aquilo. Mas que funciona e serve milhões de pessoas é no mínimo fantástico…. ooo pá…. há um BSD muito de vez em quando? Eu não vejo um talvez há já uns 3 anos o que já é otimo.

    Em relação ao Mobile… pois … a malta não tinha apps do Google sequer e isso perturbou claramente o ecossistema… e os programadores preferiram apostar no cavalo que dava dinheiro 🙂 Android e Apple… portanto deu o berro. Quem manda é o comprador. Eu já instalei o Linux pelo menos 3x e vi-me à rasca quando apareciam problemas e não percebia como resolver e… deixei. Era complicado e eu comecei a ficar cansado daquilo. Voltei a usar o Windows “qq coisa”, já não me lembro. Acredito que é bom mas preferi voltar Àquilo que funcionava sem me chatear mais.

  27. Edelcio Muniz says:

    XP, foi bom enquanto durou até o final de seu suporte. Após este período muitas vulnerabilidades foram detectadas e não tiveram correções. A não ser utilizado antivírus pago e firewall bem ajustado a fim de manter a segurança. Para servidores o ideal é utilizar Linux(Fedora, Slackware, Centos, RedHat), isto até mesmo para terminais burros. Voltando ao O.S. Windows ou você acompanha a evolução ou fica a mercê. Sempre índico o melhor custo benefício segurança aos meus clientes e sei que todos estão satisfeitos com os últimos lançamentos.

  28. azoka says:

    O XP foi muito um SO muito bom.

    Mas, na minha opinião, o W7 foi o melhor, combinava aquilo que o XP tinha com um estilo moderno. Aparência bonita. Não que o XP fosse feio mas o 7 era bem mais bonito.

    Até agora o 10 não tem chateado, pelo contrário.

  29. Ras'al'Gul says:

    XP (x86) em sistema virtual num computador com Linux (Slackware)(x64) e W7 (x64) instalados em dual-boot, além de ter um pequeno computador á parte para simples uso offline para coisas menos importantes. Como se costuma costuma dizer: “if it ain’t broken, don’t try to fix it!”

  30. Iv@n says:

    Percebo, aqui, que muitos dos que ainda usam o XPassado, usam-no por mero conservadorismo. Até medo do novo, preguiça de aprender, e ainda de suspensórios.

  31. Janito says:

    Eu vejo o XP como o sistema operativo da M$ no seu estado mais simples e eficaz, o 10 é exatamente o contrario, um monte de coisas desnecessárias, instável, e principalmente o mundo empresarial não quer isso

  32. Fernando Dantas says:

    No meu ponto de vista o Windows XP foi sim um grande sistema. Nos tempos modernos ficou para trás. É estável, robusto, moderno (para a época) mas acabou. Os computadores de hoje em dia são muito diferentes dos computadores de 2001 (ano em que o XP foi lançado). Usei o Windows XP durante muitos anos, depois passei para o Vista e não achei mau de todo. Já usei o 10 mas neste momento estou com o Windows 7. Acredito que muitas pessoas por esse mundo fora ainda usam o Windows XP e de facto estão no direito delas de usarem a versão que bem entenderem. Para mim o melhor sistema operativo é aquele que atende às nossas necessidades e funciona bem para o que queremos. No entanto, é preciso evoluir gente. XP (2001) ? Está na hora de mudar para algo mais recente.

  33. Iv@n says:

    Posso estar enganado mas um Win10 atualizado a partir de um Win7 manteve todos os softwares em funcionamento, mesmo sendo de versões mais antigas, e apresentou esse delay no desligamento. Ex. do ACDSee que ao tentar instalá-lo com a mesma versão num Win10 novo, foi recusado pedindo versão mais recente. Instalado com versão atual e softwares idem não ocorre o delay. Tem mesmo algo com drivers antigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.