Windows é o sistema operativo mais usado em contexto de trabalho
O assunto dos sistemas operativos, seja ao nível dos smartphones ou computadores, tem sempre matéria para um debate demorado. Apesar de cada lado ter as suas razões e os seus argumentos, por vezes as discussões sobre 'qual é o melhor' tomam proporções mais extremas. Windows, macOS, Android e iOS são alguns exemplos de sistemas com mais defensores.
Desta forma, na nossa última questão semanal perguntámos aos nossos leitores qual o sistema operativo que mais usavam em contexto de trabalho. Vamos conhecer todos os resultados.
Qual o sistema operativo que mais usam em contexto de trabalho?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados.
Recebemos no total 4.492 e a esmagadora maioria dos leitores, com 75% dos votos, escolheu o Microsoft Windows como sendo o SO que mais usam em contexto de trabalho (3.389 votos).
O macOS ficou em segundo lugar, com 11% das votações (501 votos) seguido do Ubuntu com 5% (235 votos) e do Linux Mint votado por 2% dos leitores que participaram (93 votos)
Com 1% dos votos ficaram os sistemas operativos Debian (67 votos), Arch Linux (52 votos), CentOS (44 votos) e Fedora (33 votos).
Da lista dos sistemas operativos menos utilizados em contexto de trabalho fazem parte, por ordem decrescente, o elementaryOS (17 votos), HarmonyOS (13 votos), openSUSE (11 votos), Unix System V (5 votos), Solaris (5 votos), OpenBSD (5 votos), Mageia (4 votos), Gentoo (4 votos), ReactOS (3 votos), PCLinuxOS (3 votos), Slackware (2 votos), FreeDOS (2 votos), FreeBSD (2 votos), NetBSD (2 votos) e Mandriva Linux (nenhum voto).
Resultados em gráfico
Mas se não respondeu a esta questão, diga-nos agora qual o sistema operativo que mais usa em contexto de trabalho.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Vai instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19?
Loading ...
Vai instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Ser o mais usado não significa que seja o melhor.
Exemplo disso são, o próprio Windows, um ninho de pragas virtuais, um local onde sua privacidade não é respeitada, um sistema que tem atualizações forçadas que costumam quebrar algo
Ubuntu, a pior distro Linux, que força snaps na goela dos usuários, que congela pacotes, que limita a customização dos usuários, que coloca mais de 100 serviços inúteis ativos, que vem cheio de bloat. E é a distro mais popular.
Android, sistema mobile mais popular, outro ninho de vírus, sem privacidade, dominado pela Google que sabe mais sobre vc do que vc mesmo, um sistema que usa o kernel Linux sem GNU, cheio de blobs proprietários. Uma abominação…
Mas quase tudo que é popular é ruim. É uma pena. É o que o povão gosta.
Até parece que não vão dar todos ao mesmo. Tanta preocupação com a privacidade quando são os próprios que mais se expõem.
Então qual é o virtuoso? O supra sumo?
É que não adianta ser o melhor OS do mundo se não for minimamente popular/compatível.
Arch Linux, obviamente.
Então qual é o melhor SO? Diga lá mister perfect
Arch Linux, principalmente pelos seus 1%
Em contexto de trabalho só prescindes da tua privacidade com windows caso a empresa assim pretenda, caso contrário pode ser um sistema 100% privado.
Isso também é uma realidade para um utilizador doméstico com conhecimentos de IT.
Deviam informa-se e ajustar o discurso ao contexto em causa.
^isto^
este fala so fala asneiras nem sabe o que esta a falar mas enfim cada um tem a sua opniao Daniel continua la com o teu windows noob e nao fales o que nao sabes..
Eu pensava que a distro mais usada depois do Ubuntu fosse o Fedora, Debian e talvez Arch Linux, mas pelo visto é o Linux Mint. Já vi várias pesquisas que indicam isso, infelizmente é difícil saber, o Linux Mint é uma das distros que mais respeita a privacidade dos usuários e evita utilizar de telemetria, diferente do Ubuntu.
Ainda o Linux não era “moda” e já muitos linux users usavam mint, em grande parte devido à footprint do SO e baixo consumo de recursos.
Ora aqui está uma grande novidade
Ah,ah,ah,como o compreendo. 🙂
Em contexto de trabalho e em todos os outros contextos! É de longe o melhor! Está 20 anos à frente dos outros!
Se é o melhor então explica-me porquê é que está sempre a copiar o Linux?
Comparar o Linux com o Windows é o mesmo que comparar um Fiat com um Ferrari!
Sim, o Ferrari é o Windows: consome recursos desnecessários, é caro e passa grande parte do tempo parado para manutenções desnecessárias, enquanto o Fiat serve perfeitamente para o dia e é fiável para as estradas nas quais não se pode andar a mais do que 120km/h. (Se bem que o linux está na grande maioria dos servidores e super-computadores… Esses sim são o Ferraris da computação e preferem não usar o linux…)
*windows
Afinal em todos os supercomputadores https://itsfoss.com/linux-runs-top-supercomputers/
É essa a melhor resposta que sabes dar? Pelo no Linux não tenho problemas como tu tens no windows. Ah! O Linux é um Hyundai Kauai
Só que os Ferraris da computação (supercomputadores) são quase todos em Linux!
Todos os Linux são como se fossem ferraris, mas o Windows e o Mac é apenas um Lamborghini ou Rolls-Royce.
temos sherlock aqui
E tu Mari, usas MacOS?
Só em contexto de trabalho ?? Mas isto é alguma piada ou quê ?? Esta é boa !! 🙂
a pergunta foi feita em contexto de trabalho.
Em tudo na vida, por ser o mais utilizado não quer dizer que seja o melhor
O Windows da Microsoft é indiscutivelmente o mais usado em contexto de trabalho, quer pela sua capacidade de se adaptar a qualquer contexto, quer pela facilidade de permitir o desenvolvimento de drivers para todos os equipamentos ou periféricos necessários.
Apesar de haver alternativas no mercado, estas pecam por serem demasiado fechadas ou então demasiado técnicas obrigando a uma especialização muito específica.
Indiscutivelmente a Microsoft conseguiu no seu sistema uma obra prima da engenharia, mesmo com todos os defeitos, erros e falhas, não deixa de ser de entre todos o que representa uma melhor relação custo/qualidade(eficiência), um sistema que cobre quase a totalidade das opções de hardware possíveis e imaginárias com um desempenho adequado.
Provavelmente não será o mais seguro, o mais eficiente, o mais “bonito”, mas não deixa de ser o melhor produto no mercado actualmente.
O que o windows conseguiu foi uma boa collecção de capitalistas
Sabe o que é impressionante ?? Um sistema operativo que foi criado por um Finlandês e está constantemente a ser melhorado diaramente por milhões de pessoas. Que é usado na maioria dos servidores, supercomputadores, no maior sistema operativo para smartphones, em todos os aparelhos smart de casa. Se há sistema operativo que é provavelmente a maior obra de engenharia da história da Computação, o seu nome não é Windows, mas sim Linux. De longe o SO mais influente. o Windows só existe no espaço desktop, e mesmo aí se a Apple disponibilizasse o Mac OS para qualquer hardware muito provavelmente perderia a percentagem de mercado para a Apple em meia dúzia de anos. O Windows é feio, pouco eficiente, mau para programação, confuso de usar, muito pesado para hardware mais fraco (muita RAM utilizada mesmo sem fazer nada), incosistente no design e muito sinceramente muito fraco do ponto de vista de software, só para dar um exemplo a “Microsoft Store “continua a ser uma miséria, lenta, inútil e não oferece nada, simplesmente não funciona, só isto denota uma falta de capricho no sistema operativo. Já para não falar em questões relacionadas com privacidade. A única vantagem que tem para outros SOs é a compatibilidade para software mais antigo e a capacidade de ter uma grande libraria para Gaming.
É isso João, nota-se claramente que não sabes do que falas, limitas a utilização do windows a script kiddies e nomadas digitais.
Vai ver uma empresa com 10.000, 20.000, ou 100.000 users, vê o que usam e vê que software pre-2018 que possuem corre em NT ou 3.11, tudo o resto é actual e existe um motivo muito importante para ser windows o SO, gestão, just that.
Nota: Dizer que linux é o SO mais usado em servidores web é diferente de dizer que é o SO mais usado em servidores, a minha amostragem em large corporates com mais de 1000 servidores diz que 60% são windows. Em medium & small com menos de 200 servidores diz que 80% são windows e linux só mesmo appliances.
Informem-se gente.
Foi feito algum estudo, ou é um achismo com base na sua experiência, e se foi ele era independente (ou foi feito pela microsoft ou por empresas que vendem produtos/serviços relacionados a ela)? Qual a metedologia foi usada nesse estudo? Foi garantida uma correta seleção da amostra? Se sim, como foi selecionada essa amostra? Foi feita uma correta análise estatística dos dados ou foram retirados diretamente de uma folha de cálculo? Se algum destes ou de alguns outros critérios estiverem em falta, então esse estudo não vale absolutamente nada. Vamos deixar de atirar números para o ar. Cada um usa aquilo que atende às suas necessidades, não vamos descartar as outras possibilidades só porque alguns números dizem que outra solução é mais usada.
Debian Testing/sid
Windows Rulez. kkkkkk
Se formos olhar no contexto de trabalho de empresas criativas, programadores, design, marketing duvido que as percentagens de macbook sejam essas.
Mas claro que em contexto de trabalho a maioria dos utilizadores são administrativos, fácil arranjar uma maquina de 300 euros e meter Windows e eles trabalharem num SO que já conhecem, agora quando falamos em mão de obra qualificada das IT a coisa já muda de figura.
Queres dizer que o não existe mão de obra qualificada de IT com use Windows!?
Existe milhares de empresas criativas, programadores, design, marketing que usam Windows! Prova disso é o simples facto que os principais programas dessas empresas, foram inicialmente criados a pensar em Windows e é a versão Windows que normalmente recebe primeiro as novas versões desses programas.
Oi?!
Esta malta que vem para aqui discutir
“O que eu uso é que é bom e o que tu usas é que é mau”
dá-me pena 😀
epa usem o que acharem melhor 😀