Windows 7 tem uma nova opção de limpeza de actualizações
...que vos fará ganhar espaço em disco!
Grande parte do espaço ocupado nos nossos discos está preso por ficheiros que nunca vamos utilizar. Esta verdade é universal e todos sabemos que temos de trabalhar, para manter as nossas máquinas afinadas e com os recursos sempre disponíveis.
No caso do Windows, muito do espaço pode ser libertado recorrendo ao Disk Cleanup, que vai eliminar todos os ficheiros desnecessários.
Mas a Microsoft adicionou agora no Windows 7 mais uma opção que vos vai permitir ganhar espaço extra, removendo os ficheiros usados nas actualizações do sistema.
A nova opção, que está já disponível nas versões mais recentes do Windows, vem dotar o Windows 7 da capacidade de, de forma simples e rápida, eliminar os ficheiros das instalações dos Service Packs, que ficaram no sistema e que não são necessários.
A forma que a Microsoft arranjou de ganhar este espaço é através da limpeza da directoria WinSxS do Windows. Sempre que uma nova actualização do sistema (SP) é lançada, é guardada uma cópia para que os utilizadores possam desinstalá-la caso assim o pretendam. Ao mesmo tempo é dada a possibilidade de remover versões anteriores desses ficheiros.
E como há mais de 2 anos que a Microsoft não lança qualquer SP para o Windows 7, acho que era hora de libertar esse espaço extra, até porque o SP1 passou a ser obrigatório em todas as máquinas que corram o Windows 7, pode decisão da própria Microsoft.
A nova opção chegou esta semana, através de uma actualização do Windows que deve estar já disponível a todos. O KB 2852386 vem trazer esta funcionalidade e, caso não o tenham já instalado podem facilmente colocá-lo no vosso Windows, quer através das actualizações do Windows ou acedendo directamente à página da sua disponibilização.
Claro que era já possível fazer esta limpeza, mas recorrendo a uma técnica não muito simples para os utilizadores.
Como usar esta ova opção?
Depois de garantirem que têm o KB 2852386 instalado, devem lançar o Disk Cleanup. Lancem o menu iniciar e escrevam o nome da aplicação (Disk Cleanup).
Na janela que for aberta vão descobrir lá uma nova opção, na lista de elementos a serem limpos. Chama-se Service Pack Backup Files e deverá ter um tamanho considerável, caso não tenham removido o SP1.
Escolham então essa opção para ser eliminada e depois carreguem no botão Ok. Será perguntado se pretendem eliminar de forma definitiva os ficheiros e de seguida estes vão ser eliminados.
No final do processo vão ter o vosso disco mais limpo e vão ganhar algum espaço extra, que pode avultar a valores bem elevados.
Recordem que depois de aplicada esta limpeza, não vai ser possível remover qualquer instalação de actualizações que tenham feito, mas é sempre possível voltar a reinstalá-las e depois removê-las.
Qual dos nossos leitores foi o que ganhou mais espaço em disco?
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pela informação na qual acho de grande importancia,so que eu ja á muito o tenho feito desta maneira muito antes desta actualização no qual faço o seguinte:
Entro na linha de Comando com admistrador faço cleanmgr /sageset:11 e dou enter,vai dar as definições da limpeza de disco seleciono tudo,e depois clico da drive do Disco em propriedades faço a limpeza do disco seleciono e apago.
Um abraço
O Windows 7 é o melhor sistema operacional até hoje (2013) que a MS já fez, ao lado dele está o Windows XP e o 98SE, o resto não serve para nada a não ser para captar mais dinheiro para essa empresa.
Eles poderia melhorar mais ainda o Windows 7 com Service Packs, infelizmente já mataram o sistema W7 em troca nos deram um sistema bom, mais não que não está a altura do Windows 7 que é o Windows 8.x.
Infelizmente essa é a realidade!
Já mataram o Windows 7 e no entanto estás a ver updates ainda..
Já mataram? Não sei pk. A Microsoft nao tem produto para substituir o 7.
Se formos a ver, por cada bom que sai, o seguinte é mau. Ora vejamos:
– Win98SE (BOM)
– Win ME (MAU)
– Win XP (BOM)
– Win Vista (MAU)
– Win 7 (BOM)
– Win 8 / 8.1 (MAU)
– Win ??? (BOM?)
Esperemos que o próximo seja igual ou melhor que o 7.
Exactamente 🙂
Tb tinhas o Win95, ruinzito, e antes o Win 3.11, bom em relação ao 3.1, e o ms-dos 6.22, bom em relação ao anterior.
O problema é que os investidores querem retornos financeiros e sem vendas isso não acontece. A MS deveria apenas lançar SO para venda quando ele já tivessem sido testados.
Eu acredito numa ideia muito boa que seria a ideia de preços diferenciados entre licenças para computadores de empresas e para computadores pessoais.
Os sistemas das empresas devem normalmente ser mais caros pois servem a produção e aumento de produtividade. Os utilizadores, nos computadores pessoais, devem poder ter preços mais baixos pois podem testar o Sistema Operativo antes da sua disponibilização para empresas, evitando a sua adopção prematura bem como a sua não eficiência.
As empresas que adquiriram computadores com vista se arrependeram logo e muitos tiveram que regressar ao Windows XP.
Eu comprei apenas um computador com Win Vista porém não o mantive pois queimou-me todas as fontes de alimentação.
windows queimar fontes de alimentação. hmm, deves perceber disto a potes
Só se colocou uma placa gráfica potente para usufruir de toda arte gráfica do Vista e não substituiu a fonte por uma adequada ao consumo… Penso eu.
Mesmo, é só prós em informática! LOL
A seguir vais dizer o quê? que o linux te queima a placa gráfica, e que o mac os te queima a placa de som?.. para o software conseguir queimar hardware é preciso o hardwares estar muita mal programado..
O Linux crasha-me a placa gráfica de um portátil a tal ponto que já começou a apresentar problemas visuais. No entanto no Windows nunca crashou (mas ficou com sequelas na mesma).
Podem-me explicar em que o windows 8 é “mau”?
Na bela porcaria que foi misturar um UI para tablets com um UI para desktop.
Podes vir para aqui com fanboyismos defender essa opção como tinhas quem defendia que o Vista era bom que não é isso que o torna bom.
Isso que tu falaste é apenas um gosto pessoal. Em que é que isso prejudica a performance do sistema?
Eu digo-te: o Win8 é muito mais estável, mais fluído e mais rápido que o Win7, independentemente de ter umas “paneleirices” que uns gostam mais que outros.
Não estou a defender o windows 8, nem nada que se pareça! Só acho que quando se dá um “rotulo” a um sistema operativos as pessoas são muito generalistas..
Há muito tempo de utilizadores(jogadores, simples navegadores web, trabalho, etc)
Sou o unico que o acho mais rápido?
Windows 2000 – BOM
Portanto quebra logo esse ciclo… Além disso também considero o Windows 8 – Bom.
Em defesa dele, o Windows 2000 foi desenhado para ser usado em ambientes empresariais, tal como o Windows NT 3.1 ao 4.0. O Windows XP foi o primeiro SO Microsoft que utilizava o kernel NT e foi comercializado para uso “pessoal”.
Não percebo porque estás a limitar apenas à versão “Home Edition”
Para isso tinhas que distinguir entre o windows 7:
Home,Premium,Professional,Ultimate
Qualquer pessoa poderia compra-lo e usa-lo da mesma maneira que usava o windows 98, portanto era tão Home Edition quanto os utilizadores quisessem.
Porque a versão Home é mais virada para uso pessoal. Eu posso utilizar o Windows Server no meu computador pessoal como SO de uso diário, isso não quer dizer que seja essa a finalidade do SO.
O Windows 2000 também tinha alguns problemas com certas aplicações que a maior parte dos utilizadores corre. Jogos. Não sendo um SO baseado em 9x havia vários problemas de compatibilidade com os jogos. O Windows XP veio melhorar bastante isso.
Concordo perfeitamente, o Windows 2000 NT foi aquela máquina 😉
Ainda ontem fiz uma actualizaçoes e nenhuma e essa, tentei instalar pelo site da microsoft, mas no passo de validar para eles verem se tenho uma versao windows genuina, quando instalo o executavel ( genuinecheck) diz que esta versao da ferramente de alidação bla bla nao e suportada, Transfira a versao mais recenete e cerfique-se do que o relogio do sistema esta correto.
Portanto, nao consigo instalar essa aplicação ou actualização..
alguem pode ajudar ?
Ahhhhhhh ok.
Andei a pesquisar, e se voces qusierem instalar actualziaçao pelo site, inves de abrirem no mozilla ou chrome, abram no internet exploder, porque se usarmos esse browser ( -.- ) eles ja nao pedem para validar se o nosso windows é genuino ou nao.
No entanto, por la dizem que ja tenho essa actualização, no entanto quando vou procurar, so encontro 2 ficheiros, um bloco de notas com um codigo e uma pagina de internet com codigo tambem..
ja encontro limpeza de disco, nao encontro e a opção de service pack .. na lista.
Quando for correr a aplicação Limpeza do disco, deve executar a mesma como administrador e aí sim todas as opções disponíveis bem como a nova.
Mas independentemente do espaço em disco que se ganha com esta limpeza, há alguma melhoria quanto ao funcionamento do próprio Windows?
Não, só mesmo espaço em disco.
Mas o disco do PC pessoal é como uma garagem, não há necessidade nenhuma de guardar lá lixo, ainda que a garagem seja enorme 🙂 🙂 🙂 🙂
Obrigado. Agora virei mais androidiano do que propriamente empregado de limpeza do Windows. 🙂 🙂 🙂 🙂
Sim, elimine todos os programas desnecessário e verá o win 7 arrancar (inicializar) em 1 ou 2 minutos. E use o scandisk regularmente.
4gb
Isto só serve para quem instala o SP1 em separado com as actualizações, certo? Quem instala já com o SP1-U já não deve aparecer isso, ou então se apreceu nem reparei e foi tudo.
Engraçado, no meu não aparece, o que tenho que fazer para aparecer?
Ao preço a que anda cada giga, why bother????
O Windows já têm a opção de eliminar os ficheiros do SP1 usando a ferramenta de limpeza de disco desde 2010. A nova opção serve para eliminar actualizações antigas que se encontrem desactualizadas. A designação desta nova opção é “Limpeza de actualização do Windows”, e esta apenas aparece se escolhermos para limpar ficheiros do sistema.
Afinal enganei-me é aparece “Limpeza do Windows Update” e não “Limpeza de actualização do Windows”
Exato, a atualização KB2852386 permite remover os updates desnecessários do win7, tal como é explicado no link da microsoft que está no artigo. A limpeza dos ficheiros do service pack já existe há muito. As imagens do artigo também estão erradas. Já agora, para libertar espaço em disco o autor do artigo devia começar por esvaziar a reciclagem (15 GB) 😉
No meu pc a nova opção indicava que ia eliminar 7GB, embora depois da limpeza o espaço que obtive foi cerca de 15GB.
Esta opção já lá está há muito tempo…
Limpei 6,87 Gb com isto. Muito bom!
BOM dia,
Eu abri o disk cleanup mas o meu não tem esta opção para seleccionar.
Alguém pode ajudar?
obrigado
Corre como Administrador (botão direito no rato)
Aqui 2.88Gb, mesmo a calhar, quando se precisa de cada mega num portatil…
Afinal qual é a nossa lingua? Artigos com palavras em Inglês??? Considero-me uma pessoa normal, por isso, quando instalo um programa escolho a lingua portuguesa… ridiculo este artigo escrito desta forma.
5,25Gb vale bem a pena para quem tem SSD e precisa de todo o espaço possível.
boas
no meu pc aparece as opçoes: “Limpeza do Windows Update” e “Ficheiros de Copia de Segurança do S…”
qual é?