PplWare Mobile

Windows 12: Microsoft pode mudar e o seu sistema operativo deixar de ser grátis

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. jota says:

    E se juntar a isso , a continuidade da incompatibilidade de processadores anteriores à 8ªgeração, será a estucada final na Microsoft!

    • Jorge says:

      Concordo plenamente… A Microsoft está a dar tiros nos pés e coma concorrência GRATUITA, pode começar aqui a morte anunciada do Windows!

      • rc says:

        E os apps que só funcionam no Windows vão para onde? O problema de trocar o Windows é esse, não é que as pessoas adoram pagar por este sistema, é só que as aplicações que usam não estão disponíveis noutras plataformas. (Nem vou falar do Mac, que só o preço já é um grande investimento inicial, mas seria praticamente uma das únicas plataformas realmente utilizáveis para a maior parte dos cenários, o Wine e o Proton da steam ainda não têm um nível de maturidade suficiente)

        • AA says:

          Isso para a maior parte dos utilizadores não se aplica. Dou o exemplo da minha família:
          – Esposa: Linux Mint: ela só usa o browser, ferramentas básicas de Office e pouco mais, nem sabe sequer o SO que esta por trás.
          – Filhos: Linux Mint: usam o browser e instalei emuladores para todo o tipo de consolas até por volta de 2005, e ficaram os putos todos contentes.
          – Pais: tinham o cangalho velho lento como tudo com o Win10, levou com o Ubuntu, para o que eles fazem (browsing WEB e pouco mais) serve perfeitamente.
          Para o comum dos utilizadores, o SO interessa pouco, é mais uma questão de inércia. Até porque muitos deles usam Android e fazem de tudo pelo telemóvel. O comum dos utilizadores consome conteúdos, qualquer SO serve.
          Utilizadores mais avançados é outra história, é caso a caso.

          • iDroid says:

            É verdade, mas existem utilizadores profissionais que dependem do Windows. Não consegues utilizar o Revit nos sistemas operativos, só para dar um exemplo…

          • mikado says:

            Para substituir o Autodesk Revit tens o Blender com o BlenderBIM Add-on

        • AlexS says:

          Julgo que não o vão fazer porque hoje já muitas pessoas conseguem fazer no Android tudo o que necessitam.

          Para mim Android e Linux já dariam para tudo.
          Mas como estou mais habituado ao Windows e conheço melhor tudo continuo.

        • Helio says:

          Serão prejudicados, ou terão que serem migrados para o linux, e abandonarem o Windows. Até porque isso já era para ter acontecido a muito tempo.

        • LarilasOS says:

          O preço do Mac não é assim tão elevado…tipo assim…compras o Mac mini M2 mais barato e consegues editar vídeo em 4K na boa…sem bloquear…ao passo que se comprares um PC da mesma faixa de preços…esquece editar vídeo 4K…nem FullHD quanto mais…
          PC para editar vídeo tinhas de ir lá pros 1400 euros ou mais porque é necessário uma RTX para ter aceleração gráfica porque o Intel on-board esquece lá isso….

    • Nuno says:

      Mas o W11 instala-se na mesma em processadores “incompatíveis” e funciona!

  2. SANDOKAN 1513 says:

    “Naturalmente que este código poderá não significar nada e tudo ser mantido como está atualmente.” Acredito mais nisto. Até porque se o Windows for pago centenas de milhões de utilizadores deixarão de o utilizar(fá-lo obviamente desta nova versão, do Windows 12), caso se venha a confirmar que será paga a sua utilização. Se esta política for para a frente a Microsoft tem o cadafalso à sua espera.

  3. João says:

    Tudo está virando subscrição. Eu já parei de usar office e mudei para o libre. E antes eu tinha uma licença de office 2010 comprado. Não gosto desse modelo de subscrição. Quando chegar no Windows, mudo a força para Linux.

    • José says:

      Mais um. Jamais pagarei subscrições! Já chega, são um esbulho pura e simplesmente. POr mim, podem pôr as barbas de molho. Tenho o Office 2021, nada quero o com o 365. Senão tiver alternativa, o LibreOffice está sempre pronto a entrar em acção. E serve muito bem.

  4. André R. says:

    Desde quando o Windows foi grátis?
    Sempre ouvi falar na compra das chaves de ativação do Windows…

    • r41m31 says:

      Sendo uma chave oficial, só pagavas a aquisição, as actualizações, mesmo novas versões como o 11, eram feitas gratuitamente (ao contrário das versões anteriores que pagavas sempre. tipo do vista para XP, do XP para o 7)

    • r41m31 says:

      alias XP para Vista

    • Tiago says:

      Se fores como eu e tiveres uma versão do Windows 10 Home injetada num Pen Drive nem precisas de te preocupar com essas coisas

    • José says:

      Sim tem razão, mas não se “subscrição”! Quantas “subscrição” está disposto a pagar? Há para música, filmes, Tv, jogos, e um par de botas! Qualquer dia, o ordenado vai todo para subscrições, isto num momento em que estamos a empobrecer em relação aos nossos antepassados, pois se há 60/50 anos um “chefe de familia” consegui sustentar uma familia para as necessidades da época, hoje “exige-se” sempre o ordenado de duas pessoas e mesmo assim em certos casos que ouço falar não chega! As necessidades aumentaram muitas delas artificialmente e de forma a que sejamos sempre consumidores, impedindo-nos de sermos auto-sustentáveis e actuando de forma mais ecológicas e simples sem ter de voltar a viver em cavernas! Mais, há um movimento das grandes empresas multinacionais no sentido de não seros donos de nada, tratados como uns autênticos acéfalos que agem sempre emotivamente e nunca racionalmente. Os nossos direitos como Cidadãos e Humanos estão em grave risco. Mas como isso não faz parte das agendas políticas nem dá empregos aos politicos desempregados não conta.

    • Marcelo Pires says:

      Faço a mesma pergunta.

  5. Luís says:

    Acredito que isto é só mais um passo para adoção do Linux em massa no longo prazo.
    Muitas gente queixa-se do Linux por ser antiquado e difícil, no entanto são a maioria desses mesmo que usam o PC apenas para navegar e pouco mais.

    Não tenho dúvida que um PC com o Mint, Manjaro, POP_OS, ou algo do género serviria perfeitamente para dia a dia da maioria.

    • David Guerreiro says:

      Serve sim, mas o pior é conseguires que aceitem. As pessoas são extremamente avessas à mudança, e muitas preferem pagar pelo Windows só para não ter o trabalho de reeaprender. O Linux é bastante menos user friendly do que o Windows.

      • mikado says:

        Sim há cerca de 20 anos atrás era isso. Agora é mais user frendly que o Windows. Está tudo no menu e como tal não é necessário ir à procura das coisas como no WinPain.

      • LarilasOS says:

        As pessoas não são “avessas” à mudança…simplesmente o Linux não é e NUNCA será solução…eu uso Windows (sempre usei) e recentemente (há coisa de 2 anos) tenho Macbook M1 e uso-o praticamente todos os dias…e essa mudança foi mesmo muito “friendly”…também mudei de Adobe Premiere/AfterEffects para Davinci Resolve e foi mesmo muito “friendly” também…agora Linux? Esquece man…drivers pra Nvidia é o cara..i a quatro….ah e tal, existe o Davinci Resolve para Linux…pois existe, mas tipo, nem sequer reconhece .MP4 porque é formato proprietário…e por isso teria de fazer conversão de cada .MP4 para .MOV / ProRes que ocupa espaço pra cacete….para quem trabalha em edição de vídeo/audio…só Apple mesmo…e nem é por causa do Final Cut Pro/Logic Pro….é mesmo pela versatilidade…ah, e facilidade de instalar programas…é que o “abrir o terminal”…eu não o preciso de fazer no Windows nem no Mac….
        Das duas uma…ou alguma empresa pegava no Linux e “evoluía” a coisa…tal como a Google comprou o Android…ou então ter-se-ia de fazer uma alternativa ao Windows e ao Linux mas sem ser baseado em código Linux ah…e sem ter de usar o “terminal”

        • Anti Larilas says:

          Não querendo duvidar da tua experiência mas desde 2020 que testei diversas distribuições Linux e nunca tive qualquer problema com os drivers da NVIDIA. Aliás, grande parte das distros hj em dia até instalam por default ou têm ISOS já preparadas para isso, como o PopOS.

          E sempre consegui abrir formatos de vídeo mp4. Aliás, na primeira utilização seja do VLC ou do programa do GNOME Videos aparece logo o pop-up para instalar o codec e em 2 cliques estás pronto…

          O teu comentário não parece ir de encontro ao estado do Linux em 2023, muito pelo contrário.

          • LarilasOS says:

            É assim…eu não estou a dizer que não é possível abrir .mor ou .mkv ou .avi…estou a dizer que Atualmente, a versão DaVinci Resolve Studio (aquela que se paga) não suporta .mp4 ou outro formato…enquanto que a versão DaVinci Resolve Studio para Mac ou Windows suportam qualquer coisa…como posso eu reclamar disso junto com a Blackmagic ? Não é defeito, é feitio…e acho que diz mesmo lá no site da Blackmagic

    • Dodi says:

      LOL
      Até hoje não percebi a ideia das pessoas em querer “enfiar” o linux a força e dizer que é fácil e serve para tudo e todos. Não é verdade e não serve!

      Uma pessoa para usar Linux tem que ter um conhecimento avançado de informática, até o instalar de uma impressora, muitas vezes é uma dor de cabeça, coisa que é automática no Windows.

      Se fosse simples e fácil, teria adesão, é tão básico quanto isso. Para não referir a incompatibilidade de milhares de programas e apps que são mainstream no Windows e no Linux é só dor de cabeça para colocar a funcionar. Qualquer atualização da gráfica é uma roleta russa para estar a trabalhar a primeira, etc, etc.

      E já agora, essas pessoas que apenas usavam o pc para navegar e pouco mais, já transitaram para telemoveis e tablets, simplesmente pela forma fácil e simples de usar, coisa que o Linux não é para quem pouco percebe de informática.

      • Rodrigo C. says:

        Tu sabes do que estas a falar? Eu já instalei o linux mint para varias pessoas 60+ anos nos seus PCs velhinhos, que só usam para ir ao facebook, youtube ou fazer compras. Usando uma interface gráfica como o XFCE, MATE, cinnamon, ou mesmo o gnome (parece um tablet na minha opinião) tens uma experiência idêntica ao Windows 7 e muito mais rápida e não tanto intensiva a nível de recursos do que se instalasses o Windows 10/11. A interface destes é muito intuitiva, até mesmo para atualizar o sistema é tudo por GUI não envolve escrever nenhum código.
        Não apanhas vírus nenhuns basicamente, as impressoras não precisam de drivers, não sei onde foste buscar a ideia se ser uma coisa difícil no Linux eu como técnico de informática detesto como o windows instala impressoras, é 50/50 ou instala logo, ou tenho que inserir a impressora pelo IP para não me chatear muito, por fim, para grande parte dos programas tens um equivalente e por muitas vezes open source a não ser que seja um programa muito especifico.
        Em relação as drivers, depende da distro, não uses distros “rolling release” e opta por uma stable, agora se instales as drivers mais “otimizadas” para gaming ai sim pode haver eventuais problemas

      • Ricardo C. says:

        “(…) até o instalar de uma impressora, muitas vezes é uma dor de cabeça, coisa que é automática no Windows.”

        Sim, sem dúvida.
        Dá para ver que instalas muitas impressoras.

        • LarilasOS says:

          Acho que o que ele está a dizer é que tipo, no Windows, quando instalas uma HP, e mandas imprimir, aparece lá uma janelinha com o logotipo da HP a dizer os níveis da tinta e mais não sei o quê…e no Linux isso não aparece…quem diz HP, diz Epson, diz Brother…etc….mas isso nada tem a ver com o Windows…é a marca que faz esse programa…e isso não é o driver…é o programa proprietário da marca

      • Amilcar Alho says:

        Eh pá, eu no meu Debian 12, foi só ligar o cabo USB da minha HP e nem fiz mais nada…

    • Poligno says:

      Tens de perceber uma coisa, o problema do Linux desktop, não ter mais gente, é simplesmente o problema de suporte de softwares adicionais, continua tudo a usar-se e apenas a desenvolver-se para Windows, como é logico, se estamos dependentes maioritariamente de softwares que só correm em cima de Windows não faz sentido ir para Linux, eu uso ambas as plataformas, mas lá está o Linux está como sistema secundário apenas para trabalho em sistemas específicos, o resto tenho tudo em Windows pois toda a minha plataforma de softwares (PAGOS) é apenas e somente desenvolvida para esta plataforma.

      • mikado says:

        Pois pois… Um software (Eagle) no Windows é a pagar, cerca de €50, sendo que o mesmo é grátis no Linux. Agora vai ver se não estás a pagar desnecessariamente 😛

        • Poligno says:

          Ao contrario do que pensas eu sei o que é o Eagle, já usei há uns anos para eletrônica, hoje já não uso esse uso outros, isto, não é a republica das bananas, cada usa o que lhe apetece, mas uso o que é obrigatório e muitos não existem em Linux e são gratuitos programas proprietários de grandes empresas, portanto se fosse viável em Linux já tinham feito para as duas plataformas.

          Podes tentar argumentar o que quiseres simplesmente Linux desktop vai continuar a sempre na sombra dos concorrentes por razões mais que obvias.

          • mikado says:

            Tens o Wine. Está tão na sombra que a Mitrasoft arranjou maneira de o meter no Windows senão se lixava. Já agora a Mitrasoft deve muito ao Linux.

  6. Tiago says:

    Meus amigos, se de facto a Microsoft por o Windows como pago, migrarei para o Ubuntu de uma vez por todas.

    • Contador says:

      Hum….não é assim com essa conversa que vais convencer as pessoas que linux é que é bom. Primeiro, se és utilizador Windows não vais nada mudar para linux. Segundo, se já és utilizador Linux não vale a pena estares com essa conversa. Quem é utilizador Windows depressa arranja uma versão não paga, daquelas especiais. Menos drama.

      • JL says:

        Ora aqui está um comentário sensato, o do «Contador»!
        O Office365 já é uma subscrição em que 99 Euros por ano não é nenhuma fortuna, na minha opinião (actualizações estão sempre incluídas na subscrição). Não vale a pena virem dizer que há gratuito como o Open Office, etc. porque o MS Office é o melhor, de longe!
        Tantos radicalismos em comentários que faz lembrar o partido Chega… vamos esperar para ver o que acontece, com menos drama.

        • Manuca says:

          Falas assim porque és de Portugal e ganhas em euro.
          E nós latinoamericanos que temos moedas desvalorizadas? Você acha que nós temoa condições de pagar assinatura de windows e microsoft365?
          Lógico que não!
          Pode até virar uma tendência nos países desenvolvidos, mas no restante do mundo, que é pobre, o windows vai sumir.

    • Fusion says:

      Ainda bem que partilhaste essa informação Tiago, era o que todos queríamos saber. Já posso viver em paz agora.

    • José says:

      Mais outro, até que já o utilizei bastante. Não custa nada mudar para linux.

    • mikado says:

      Se tua ligação for por wifi:
      Não vás para o Ubuntu não te metas nessa alhada, por amor a Deus. Se tiveres de mudar vai para o Mint ou para o MX Linux. No Ubuntu logo após a instalação tens uma alhada.
      Se for por cabo:
      Está bem

      Em todos os casos no Ubuntu vais ter usar o terminal e digitar:
      sudo ufw enable
      comando para ativar a Firewall

  7. David Guerreiro says:

    A MS não escondeu que o objetivo seria passar o Windows como um serviço, como fez no Office.

  8. r41m31 says:

    Penso que a versão base do windows será sempre “gratuita” para licenças activas, deverá é haver subscrições para funções específicas. Também poderá ser a completa e integração do 365 no próprio Windows, daí a gestão no SO da subscrição.

  9. eu says:

    Leio aqui que agora é que é a oportunidade para o Linux.
    Se isto se concretizar, esta é a minha previsão:
    Antes do Windows 12: Linux marketshare: 3.01%
    3 meses com Windows 12: Linux marketshare: 3.02%
    1 ano com Windows 12: Linux marketshare: 3.01%

    Utilizador, que é utilizador não se adapta à “simples” mudança de um software de gestão, nem sequer à mudança da cor do próprio, quanto mais à mudança do sistema operativo.
    Até no passado com o Windows 8, foi o que se viu.

    • Poligno says:

      O Windows 8 não foi o melhor exemplo de mudança pois foi um dos maiores abortos da história da Microsoft, querer misturar conceito desktop com tablet, simplesmente ai não havia nada a fazer, tiveram de largar aquela treta toda numa versão seguinte 8.1 e que posteriormente substituída pelo win10.
      ~
      Simplesmente as mudanças tem de ser graduais, e Linux hoje é mais fácil de trabalhar que nos seus primórdios, ainda assim, o problema reside nos softwares usados, que como se sabe 90% do que se usa apenas corre em Windows e a malta está habituada aquele interface e não muda assim do pé para a mão para começar de novo com uma equivalência.

  10. Contador says:

    Os fan boys do linux vêem este artigo e esfregam logo as mãos de contentes, na esperança que alguém os ache um espetáculo só por acharem que há 1% de hipóteses de alguma pessoa que use windows que mude para Linux. Então nada melhor que dizer que são utilizadores do windows e que vão já mudar para linux, caso aconteça isso. Pois claro, e eu sou o pai natal.

    • José says:

      Ui que problema! Basta mudar e querer. Para um trabalho diário serve perfeitamente.

    • Mario says:

      Depois falam ah e tal nova ordem mundial e nnsei que n terás nada e serás feliz… quem mais que o povo está a dar ênfase a esta frase subscrevendo serviços que não precisa
      Subscrição do carro, da música, da casa, dos filmes e n sei que.

  11. sed says:

    linux serve para nada. linux MINTiroso, FEDORa, Ubuntusta kkkk
    desde 1999 ouço e leio: windows killer e nada.
    Prefeituras, governos ja tentaram por esse LInuXO e removeram, so em cuba, vnz, e coreia do norte q usa isso….ai inventam o linux HACKER kkkk e pra que ? nossa o cara sabe linux kkkk

  12. Luis Henrique Silva says:

    A apple com isso vai ganhar clientes.
    Macos continua gratuito.

  13. Manel says:

    Pode ser a forma de migrar tudo para linux de uma vez por todas.

  14. Saiyajin says:

    desde quando o windows foi gratuito?

    • José says:

      Nunca! Leia outra vez? Querem é mais subscrições, não lhe dar a si o direito de obter uma cópia sua, para fazer dela o que muito bem entende. Há mais de vinte anos que andam a estudar este panorama! Qualquer dia, e por exagero, até os casamentos ou idas à casa de banho, serão por subscrição!

  15. supersilva says:

    Com a chave é grátis para atualizar, mas tem de mudar todo o PC devido as requisições. Claro que eles ganham das empresas de hardware também. Agora, tem de tomar cuidado, vide google com as cobranças sobre o google maps e o povo mudando para o open street.

  16. TiagoR says:

    Pagar por cada vez mais lixo no SO ?! Não Obg. !

  17. Poet says:

    Incrível que antes de ser publicado aqui, já a Microsoft tinha negado esses “planos”, várias vezes… Mas dá sempre clicks publicar algum “lixo”

    E até acredito na Microsoft, porque sinceramente, acho que eles sabem que uma subscrição de um Sistema Operativo como o Windows só ia baixar o seu marketshare, indo provavelmente para Apple ou Linux.

  18. João says:

    Oi? O Windows é gratuito ?! Hahahah boa piada – o upgrade é gratuito , isso sim mas o Windows nunca foi gratuito ! De qualquer modo há licenças muito baratas, portanto isto é um não drama caso continue a haver esse tipo de licenciamento …

  19. Luiz says:

    Podem cobrar pela licença do Windows 12, 13, 14, 15 ………..
    Linux mint e Debian 12 nos pc’s cá de casa, Windows 10 só virtual para uma ferramenta de impressão de dvd que ainda não há para Linux.
    Cada vez mais contente com as máquinas. Recondicionados, não há dinheiro para novos, quanto mais para pagar subscrição.

    • mikado says:

      pois é mesmo a única area on não há quase nada 🙁

      • Profeta says:

        Para alguns o linux deve ser o bicho papao. Se algum dia alguns de voces experimentar tem um orgasmo. So pela optimizacao que se pode fazer no linux e livre de virus ja vale a pena. So nao muda quem nao quer. Basicamente isto e como a dependencia dos fumadores com o tabaco, uma vez libertado esse vicio se tornam mais saudaveis. Fica a dica.

        • mikado says:

          Não diria orgasmo mas sim uma abertura da mente.

        • MJSantos says:

          Tenho uma máquina com o Ubuntu ao lado da minha máquina com windows, o Ubuntu instalado de raiz e aquilo é só dores de cabeça. Não consigo instalar a impressora (uma epson xp por wi-fi), reinicia do nada, pára do nada, a optimização de que falas não tem utilidade nenhuma para o utilizador habitual, que só lhe interessa ter pouco trabalho (fazer uma instalação de qq coisa que seja só [next].. [next]… [next ]) e pouco mais que isso.

  20. Helio says:

    Já era de se esperar de uma empresa morta, uma atitude estúpida e sem noção. Cedo ou tarde a microsoft virá para o chão, e vão começar a perder mercado, e terão seus sujos e irregularidades graves todos descobertos, aí a justiça colocará a empresa na forca para morrer definitivamente.

  21. Helio says:

    Atitudes assim, selam o seu próprio fim, e favorecem de forma vigorosa a concorrência. A Microsoft está dando um tiro certeiro no próprio pé.

  22. Coelho says:

    Imagina pagar para ver propagandas?

  23. LarilasOS says:

    Não acredito nessa…acho que isso vai ser como o Office 365 crackeado….cracks aí não vão faltar…já nas empresas, vai ser necessário a temível subscrição mas também….vamos lá ver…uma empresa já paga pelo Windows Server que por si só, já é caro…e algumas empresas não têm só uma licença de Windows Server…portanto…seria mais uns quantos euricos que a M$ ganhava…agora quanto ao consumidor final…mais crack menos crack…já é crack dos jogos…ja é crack do Adobe Photoshop/Lightroom e afins…mais o do Windows….não faz mal nenhum…quer dizer….faz…é malware pro PC…no meu caso como trabalho em edição vídeo/audio/multimédia e já uso todo o ecossistema da Apple…é só mais um passo para ir para o Mac Studio/MacBook Pro etc…fico é sem a “flexibilidade” que um PCBuild me permite…upgrade de gráfica, upgrade de RAM….etc….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.