Windows 11 vai alertar os utilizadores dos PCs onde está instalado e não é suportado
Os requisitos para instalar o Windows 11 sempre foi uma das razões para este sistema não ser usado por muitos utilizadores. Estes são muito restritivos e deixam de fora muitos sistemas recentes e que se pensavam suportados.
Ainda assim, estas limitações podem ser contornadas e o Windows 11 pode ser instalado, com alguns potenciais problemas associados. Agora, sabe-se que muito em breve a Microsoft vai começar a alertar os utilizadores destas máquinas.
Desde que foi apresentado, o Windows 11 sempre deixou alguns PCs de fora da sua lista de máquinas suportadas. A lista de requisitos é elevada e limita o suporte para máquinas mais recentes e com especificações que nem todos suportam.
Isso não deixou os utilizadores satisfeitos, que tentaram por tudo contornar estes mecanismos de controlo. Estas alternativas existem e até a própria Microsoft acabou por explicar como contornar este cenário e abrir assim a lista de instalações do Windows 11.
Agora, e do que foi revelado, O sistema da Microsoft vai ter uma nova notificação, que será focado nas máquinas com hardware não suportado. Irá apenas lembrar os utilizadores que os requisitos não foram cumpridos e que poderá obter mais informações.
Não se sabe por agora se esta notificação será apenas informativa ou se terá qualquer impacto no futuro. A Microsoft desde o início que tem vindo a alertar que as atualizações nestas máquinas com o Windows 11 podem em breve ser limitadas.
Upcoming Windows 11 builds will include a small reminder about system requirements atop System Settings in case your device doesn't meet them. pic.twitter.com/KZ4NkqB7wq
— Albacore (@thebookisclosed) February 8, 2022
Por agora, não existe qualquer limitação no campo das atualizações, mas isso poderá mudar no futuro. A instalação já não é realizada de forma direta, via atualização, mas provavelmente até esta será limitada num futuro breve.
Apesar de não ser algo declarado de forma direta, a Microsoft deverá muito em breve terminar este suporte para estas máquinas. Com este alerta, os utilizadores do Windows 11 que não cumprem vão rapidamente perceber o que os deve esperar num futuro próximo.
Este artigo tem mais de um ano
Por isso é que eu não mudei nem mudo para o Windows 11! O Windows 10 funciona tão bem, para quê mudar?
+1
Experimenta o chrome os, se fores um utilizador básico.
O problema é quando tens software que só corre em Windows… software de gestão de condomínios por exemplo…ou gestão empresarial…só pra teres uma ideia, ontem andei até às tantas da noite a tentar enviar a declaração do efaturas de empresa do meu primo…tipo o Windows 10 estava sempre a dizer que precisava do Java…eu já tinha instalado o Java umas vinte vezes…experimentei todos os browseres e mais algum…o raio do estado português nunca mais abandona a treta do java
De certeza que não experimentaste o Internet Explorer, e convém teres o Java 32 e 64bits instalado, se for o caso.
Pois mas…com o chromeos como o Trolha Man diz…como faz para mandar o IRS sendo que o estado português ainda usa a porcaria do Java ? Com chrome os não existe cá Internet explorer pra ninguém…acho que um utilizador básico ainda tem a necessidade de fazer o seu IRS…. infelizmente
Já não é necessário o Internet Explorer pois com o Edge em modo de compatibilidade Internet Explorer dá para fazer tudo.
O meu processador de 7ª Geração não é compativel o resto esta OK
Se calhar vou ter que comprar uma maquina nova e esta tem pouco tempo
Vou ja a correr a comprar um Pc novo!
LOL!!! 🙂
Linux Mint 20.4.3, interface Cinnamon. Eu tenho o meu a funcionar 100%, tenho softwares gratuítos para tudo e quem não gostar do visual tem disponível no sistema e na net infinitas possibilidades de personalizar. Eu gosto do W11, personalizei o meu linux e ficou 98% igual. Mais seguro, mais leve e mais estável que Windows. Qualquer computador com 1Ghz de processador e 2 Gb de Ram funciona perfeitamente! Eu tb tenho 1 máquina só com Windows 11 mas não é compatível, funciona bem mas possívelmente reinstalarei o Linux. Cada distribuição Longo termo ( LTS ) tem prazo de 5 anos e é só actualizar para a seguinte que vier, não precisa formatar. Mas quem disponha de dinheiro sempre pode comprar outra máquina, não vejo é a necessidade!
Lá vai a Microsoft perder a quota de mercado das instalações do W11…
Mudei logo que apareceu o 11 e estou satisfeito!
Tudo o que uso funciona e tem atualizado normalmente!
Isto num “super” i5 3470 com 8GB e uma GeForce GTX 650.
Tens sorte gajo, pq todos que instalaram o W11 que conheço estão com muitos problemas. Ou impressora não funciona mesmo estando com drivers atualizados, bluetooth não reconhece e dezenas de outros problemas nesta “incrivel” nova versão do Windows Vista 🙂
Existem mais “sortudos”…também tenho o “11” instalado numa máquina sem as especificações “obrigatórias” e tudo funciona a 100%. Desde as impressoras até à instalação das atualizações pelo Update…acho que depende muito da forma e método de
instalação do SO.
Oxalá que seja o método da instalação… mas o problema é se eles estendem isto a mais máquinas.
E eu também sou mais um “sortudo” 🙂
Tenho o Windows 10 Pro e o Windows 11 Pro instalados em Dual Boot, cada um no seu SSD com o Macrium Reflect. O Windows 11 bomba bem com tudo a funcionar, updates, Bluetooth, impressão, etc… e no entanto o hardware do meu laptop não é compatível com o Windows 11, não tem o módulo TPM 2.0 e o processador é um Intel da 5ª geração.
Aqui o “gajo” pode acrescentar que a Epson XP-2100 imprime e “sacaneia” além dos Pioneer cantarem bém!
Boa
Até setembro o win11 está em testes com utilizadores cobaias.
Só é cobaia quem quer .
+1 depois vêm chorar xD
Então e a bem dizer…aos despois que o suporte do Windows 10 acaba…o que se pode fazer com a máquina? Pra muitos utilizadores é difícil migrarem para Linux visto que compraram ou adquiriram licenças de software que só existe na plataforma da Microsoft…a malta da contabilidade por exemplo que usa Primavera Software ou SAGE…não existe pra Linux…como faz? Tem de comprar PCs novos que se lixa? Só pra continuar a trabalhar com software empresarial ? Que sentido do cacete!
Há-de haver algum hack que irá permitir contornar isso…
Não acredito…porque depois a Microsoft lança um update que “manda abaixo” esse contorno e logo volta a indicação de que como tem um hardware incompatível, poderá não receber atualizações…depois o utilizador contorna de novo, e vem mais um update pra estragar tudo…e por aí vai…depois é a velha corrida do gato e do rato
Se a Microsoft fizer isto, é um enorme tiro no pé. Pois a maioria dos utilizadores do windows 11, instalaram em pc sem o requisitos mínimos. E a quota de mercado que ele conquistou, vai cair a pique. Só resta esperar!
Já disse o mesmo e as estatisticas assim o dizem, a quota do W11 aumentou porque mto pessoal instalou pela porta opcional.
Ora aqui está algo que já se esperava que fosse acontecer mais tarde ou mais cedo, logo não é nada que me venha a surpreender.
Usarei o linux, quando o formato das partições, for NTFS.
Até isso acontecer vou-me manter no Windows.
Faz alguns meses, experimentei o linux. E por não ser NTFS tive problemas. Não sabia que ia ter esse problema. E graças a ele, perdi muitos gigas de informação, numa outra partição.
Então. Vou esperar. Quando o linux for NTFS…, irei para o linux, para ficar!
Se seguir as indicações de instalação correctamente, em dual boot não apaga nada. Mas se realmente foi instalar o Linux por cima do Windows formatou o disco completo. Isso acontece mesmo que seja com o Windows!. O Linux tem arquitectura diferente, embora reconheça discos e partições NTFS, não se baseia na mesma, não espere por isso. Uso Windows numa torre e Linux em 2 e mais um portátil. Mantenho o Windows só para ver até onde é que vai, ele tem alguns bugs mas se pensarem em limitar as máquinas, vai de vela!
Foi o ZORIN OS que experimentei!
Pelo que vi, gostei.
Mas acabou por correr mal, porque não é NTFS.
Quando aparecer uma distro linux NTFS migrarei para ela!
A mim aparece que não é compatível e que tenho que instalar uma aplicação para ver se é possível ou não fazer o update para w11…….. No mínimo absurdo!