Windows 11: o Brave vai passar a bloquear a função Recall da Microsoft
Ainda que possa parecer uma ideia interessante, nem todos os utilizadores estão satisfeitos com o Recall do Windows 11. A reforçar isso, em breve, o Brave vai passar a bloquear a função Recall da Microsoft.
A funcionalidade Recall integrada no Windows 11 está na mira do Brave. Esta ideia vem reforçar o foco na proteção da privacidade como o seu principal objetivo. É natural que com o módulo do Windows 11 regista todas as atividades dos utilizadores através de capturas de ecrã, esta confidencialidade fica comprometida. Mas os utilizadores do Brave podem ficar descansados pois a confidencialidade da sua navegação será em breve invisível para o Recall.
Para continuar a proteger a privacidade dos seus utilizadores, o Brave acaba de anunciar uma mudança importante. A partir da "versão 1.81 para utilizadores do Windows, o Brave vai impedir que o Microsoft Recall faça automaticamente capturas de ecrã da sua atividade de navegação".
Your browsing isn't private if Windows 11 is taking screenshots of everything you do.
Brave will block the controversial feature Microsoft Recall by default with our v1.81 update. pic.twitter.com/LngV4SDjAy
— Brave (@brave) July 22, 2025
Devido à funcionalidade do Recall, que captura regularmente capturas de ecrã de tudo o que os utilizadores do Windows fazem, o Brave preocupa-se com a privacidade de navegação dos seus utilizadores. Os programadores browser, embora reconheçam que a Microsoft fez alterações para proteger melhor os dados dos utilizadores, não confiam na Microsoft.
Para garantir que os dados de navegação dos seus utilizadores se mantêm confidenciais, o Brave decidiu integrar uma nova opção nas definições do browser. Ativada por defeito, esta opção permite que os utilizadores do Windows 11 simplesmente bloqueiem o Recall. Para tal, este browser aplicou a mesma lógica utilizada pela Microsoft com as janelas de navegação privada, automaticamente excluídas do backup do Recall.
Assim, por cada separador aberto no Brave, o browser engana o Windows. Para isso, faz com que pense que é uma janela de navegação privada, impedindo o Recall de capturar as suas atividades.
A opção, que está e permanecerá ativada por defeito, pode ser encontrada nas Definições do browser. Poderá ser vista na secção Privacidade e Segurança. No entanto, há que esperar por 5 de agosto, data oficial de lançamento do Brave 1.81, para desfrutar.




















