Windows 11 está lento? Teste revela que reinstalar melhora mesmo o desempenho
Com o passar dos meses, a instalação do Windows 11 acumula cada vez mais lastro. Seria lógico pensar que, à medida que o tempo passa e mais ficheiros se acumulam no seu computador, este pode acabar por ficar mais lento. A solução mais simples é reinstalar, mas isso nem sempre pode ser o correto. Um novo teste veio mostrar tudo e as conclusões estão longe do esperado.
Windows 11 está lento? A solução é quase óbvia
Muitos utilizadores optam por vezes por instalações limpas, ou seja, reinstalar novamente o Windows 11. Isto para tentar que tudo funcione de forma mais tranquila, como no primeiro dia. De acordo com uma comparação publicada agora, a resposta pode não ser tão clara como muitos pensam. No novo teste, compararam um sistema limpo e recém-instalado com um sistema que estava em uso há mais de um ano.
Os testes incluíram vários testes de desempenho que testaram programas de design como o Photoshop, motores de renderização como o Cinebench e vários videojogos como o Fortnite e o Cyberpunk 2077. Para esclarecer, os testes foram realizados com processadores AMD Ryzen 9950X3D de 16 núcleos e 9800X3D de 8 núcleos, alternando entre sistemas recém-instalados e sistemas com um ano de utilização.
No Photoshop, o sistema novo com o processador 9950 teve um melhor desempenho, enquanto o sistema antigo com o processador 9800 teve um melhor desempenho. Este teste revela se a sua reinstalação melhora realmente o desempenho. As diferenças estavam dentro de margens de erro aceitáveis, o que não sugere qualquer vantagem clara nesta área.
Reinstalar melhora o desempenho do sistema?
Nos testes de renderização, observou-se alguma melhoria no sistema novo. Tanto no Cinebench como no Blender, os sistemas novos apresentaram melhores resultados, embora não radicalmente diferentes.
Nos jogos, os resultados foram mistos. No Cyberpunk 2077, o sistema antigo teve um melhor desempenho em alguns aspetos, enquanto em F1 2024, o sistema novo alcançou taxas de FPS mais elevadas. Onde se notou uma melhoria significativa foi em Fortnite, onde o sistema novo com um processador 9950 ofereceu uma experiência mais consistente durante os momentos mais exigentes das partidas.
A conclusão geral do estudo é simples. Embora um sistema novo possa oferecer algumas melhorias de desempenho, especialmente em tarefas pesadas ou que exijam muito do processador, nem sempre existe uma diferença significativa. De qualquer forma, testaram apenas um sistema antigo que estava em uso há um ano, mas a maioria dos utilizadores conseguiu ficar ainda mais tempo sem reinstalar, pelo que as diferenças podem ser maiores.























Comentários dos entusiastas MacOS em 3..2..1…
tem sido mais malta linux, pessoal dos macs já deixou de ser verbal em 2010
É verdade, isso é mais problema de juntas, juntas no windows e deitas fora.
errado. Olha caríssimo, ainda ontem um calor do crl qui em casa e tneho um pc fraco tipo mini pc que resolveu às 2h fazer o update e acordar-me- Culpa minha porque não impedi atualizações que agora té está mais dificilç,m mas isso é um aparte, no meu pc “bomba” fez o update em 5 minutos e nem esquentou, num mini-pc com e portátil aquilo faz um abrulhinho e aind apor cima com est4 calor que teve…
Obrigou-me a levantar e ir apagar o pc, nad abom. Aliás o W11 para mini pcs mesmo recentes é para esquecer a nãos er que seja o windows iOT LTSC sem NADA. Mas um linux resolve estas tretas.
Portantop não é malta do linux nem mcOS que andam a tentar ganhar malta, a malta foge para lá por causa d4estes updates não otimizados que esquentam qualquer pc.
Continuo a dizer, num pc totrre com watercooling ou até cooling decente e tal, boa gpu vão de W11, agora em pcs limitados esqueçam 😉
Calma que eles já aparecem a dizer que vão desistir do windows e vão mudar já mesmo agora para linux.
Não sei o que é essa lentidão. Continua rápido como sempre esteve. Desde o windows 7 até ao 11, sempre com a mesma instalação sem formatar.
A microsoft já o está a fazer lol https://github.com/microsoft/AzureLinux
Melhora apenas em pcs fracos e limitados. Num pc “bomba” não melhora nada…
Mudem para linux, tudo o que fazem no windows fica melhor e nao precisa gastar muito. Qualquer portatil de 300 euros e mais fluido em linux que portateis de 3000 euros com windows. Ate jogos tem mais fps! Mudem para linux animais
Rogério, não fales assim que que ficamos tristes. E só por causa disso digo-te mais, não vou mudar!!!!!!!
Mas devias mudar, linux é a melhor coisa que ja fiz na vida. Nos que andamos neste blog não queremos mulheres nem parvoices, apenas pcs e linux! A nossa vida e linux! Sejam nerds assumidos e bora la combinar uma leitura do senhor dos aneis todos juntos!
Isso do linux é muito relativo depende muito de cada utilizador! Eu já testei e encontro mais problemas com linux, que com windows, eu não uso só para jogos, se não comprava uma consola! O problema do linux é suporte e drivers para certos dispositivos que não existe drivers, logo nunca dá para mim!
Deixem-nos estar nos dramas deles. Gostam e sentem falta disso.
Que fiquem com as quotas de mercado doméstico manipuladas pelos fabricantes.
Até já lhes “mandam” os pcs com pouco mais de um ano “para o lixo” e eles adoram. Querem um SO com mais rodinhas a girar e IA para lhes controlar tudo o que fazem? paguem software e hardware!!
Deixem-nos que eles gostam!
O que eu gostava de saber é se Instalar e desinstalar múltiplos programas afecta o desempenho. Tenho a ideia de que em versões mais antigas do Windows o acesso ao “registry” ficava mais ineficiente à medida que se instalavam mais e mais programas. Ainda é assim?
Reinstalar é bom para quando a pessoa acha que o PC não está a funcionar como deveria, pelo menos psicologicamente sente-se melhor.
E pode servir para decidir que aquele PC não serve mais para as necessidades do momento.
Reinstalar se for feito por alguém com gosto por fazer tais coisas pode ter a vantagem de optimizar a experiência ao mudar os parâmetros para acelerar as coisas ao máximo dentro das necessidades da pessoa.
Mas normalmente é melhor reinstalar porque se meteu um disco rígido tecnologicamente melhor, porque mais facilmente se nota a diferença com um novo disco rígido muito mais rápido, ou por exemplo aumentando a capacidade da memória RAM (que não implica neste caso reinstalar), do que reinstalando tudo de novo no mesmo PC (a menos que a pessoa seja daquela que instala tudo e mais um “par de botas” e o PC parece uma árvore de Natal à noite com tanta coisa a saltar e a piscar).
Reinstalar também pode fazer sentido depois de passar de uma versão do Windows para uma nova, para garantir que se obtém todas as funcionalidades e melhoramentos que dependem de se fazer uma instalação do zero em vez de uma actualização que pode ter de deixar definições e outras funcionalidades inactivas para garantir a compatibilidade.
Está pior que o Windows vista. Tapa-se um buraco, abrem-se 10.
Sim claro, porque não voltas para o 3.1? Esse é que era bom. Esse é que era de valor! Tudo o resto não presta! Ou apenas Ms-Dos. Ainda melhor!!!
A resposta é linux! Jogava gta V a 30fps no windows 11 instalei o manjaro kde e passei para 120!
Que troll tão fraquinho…
Tenho o W11 num PC sem as caraterísticas exigidas e nunca tive nenhum dos problemas que aqui se fala. Reparo no número de notícias sobre o W11, e que pouco se falam do Linux, não é porque não haja por lá problemas, não se fala aqui (muito) do Linux, só do MS porque ninguém usa Linux, essa é a verdade…
O Windows 10 está rápido.
+1 Windows 10 LTSC até não poder mais.
Desinstalar resulta bem.
Ja o digo ha muito tempo, em iguais circunstancias, Linux dá 10-0 ao Windows, nao tem discussão sequer!!! e posso provar!!!
O problema é que o Linux desktop não tem qualquer hipótese contra windows, quando um dia acordarem e começarem a dar ferramentas comuns a todos os SO ai sim Linux desktop pode ser uma alternativa viável ao Windows, até lá é um SO de nicho…
Mas não tem, porque raio?? Voce deve estar a falar do que não sabe!!! tudo esta a ser feito para segurar o Windows, isso sim. Os fabricantes de software façam tb para Linux e o Windows morre no outro dia! O Linux tem muito mais capacidade de tudo em relaçao ao Windows, tudo será feito para nunca existirem os mesmos softs no Linux, vou dar um exemplo a MS e a Adobe fazem para Apple, mas nunca para Linux, porque o “perigo” vem do Linux, um Apple nunca será concorrente ao Windows, devido a diversos factores, preço sobretudo. Agora o Linux sim, em iguais circunstancias dá 10-0 ao Windows.