Windows 10 perdeu sincronização do Menu Iniciar e Aplicações
É já depois de amanhã que o Windows 10 chega na sua forma final e também oficial. No dia 29 será iniciado o processo de instalação desta nova versão.
Mas mesmo a poucos dias da chegada do Windows 10 a Microsoft ainda está a realizar pequenas alterações. Algo que deixou cair é a possibilidade de sincronização de aplicações e também do próprio Menu Iniciar.
Esta opção de sincronização de aplicações e do Ecrã Iniciar estava disponível desde o Windows 8 e permitia aos utilizadores manterem as suas maquinas actualizadas entre si e também nas opções que tinham escolhido.
Ficava mais simples a instalação de novas apps num Windows e vê-las sincronizadas em todos os Windows onde o utilizador estivesse a usar a sua conta.
Também a arrumação dos Tiles era transposta entre máquinas e mantida para que o utilizador tivesse a melhor experiência de utilização, sem ter de procurar onde tinha as suas aplicações.
Mas para o Windows 10 a Microsoft resolveu quebrar esta funcionalidade, removendo-a do Windows de forma permanente. As razões são quase óbvias, mas muitos utilizadores não vão ficar satisfeitos.
With Windows 8.1 and initial Windows 10 feedback we found that customers typically want to personalize the Start layout to match the device they are using. With the new Windows Store, scalability of universal Windows apps is fully supported across all of your devices. This means that customers can get their apps and settings available across all of their devices and still create custom Start tile layouts that make the most sense for each device and screen size.
Uma vez que cada dispositivo terá, na maioria dos casos, uma interface adaptada às suas dimensões, deixa de fazer sentido essa sincronização, uma vez que os utilizadores vão querer adaptar o novo Menu Iniciar a cada dispositivo, sempre de forma diferente.
Cai assim por terra uma funcionalidade que era muito apreciada no Windows e que muitos utilizadores usavam provavelmente sem darem por isso.
As justificações da Microsoft fazem sentido quando está em causa o Menu Iniciar em dispositivos de diferentes dimensões e que têm comportamentos distintos.
Mas no caso das aplicações esta cai por terra. A sincronização facilita a vida aos utilizadores, que por norma querem as suas aplicações favoritas sempre acessíveis, independentemente da dimensão do ecrã ou do seu comportamento.
Este artigo tem mais de um ano
Bela treta! Tenho 3 pcs todos sincronizados. Se tiver necessidade de reinstalar é tudo mais simples. Agora temos que tomar nota de tudo. Que seca.
Não precisas de tomar nota! Vais às apps que tens lá a lista de todas as apps que já instalaste (seja em que equipamento for).
Não vais ter de tomar nota de tudo. Cada PC terá a sua definição, ao reinstalares, indicas que definição quer adoptar.
Nunca utilizei a sincronizaçao, precisamente porque uso o windows em aparelhos diferentes não fazendo para mim sentido essa opção.
Eu no win8.1 não uso a sincronização do screen dos tiles entre o PC e o Surface porque não faz sentido. Há apps que uso no Surface que não uso no PC, e vice versa.
Talvez o melhor fosse mesmo tornar isto opção para quem quer replicar o menu… talvez no futuro mudem.
Quem usa um surface, no aeroporto so vejo ipads a viajar…surfaces e pesado e nem ler uma revista da
É verdade que o Surface é mais pesado que um iPad, mas o Surface não se compara a um iPad, aquilo é um computador para todos os efeitos (as versões x86 claro).
Ipad 4 – 652g
Sirface RT – 680g (ARM)
Surface 3 – 621g (Intel)
Surface PRO 3 – 794g
É uma diferença medonha…Lol… Então explica lá porquê?
É verdade que há mais iPads nas ruas, mas isto está mudando rapidamente, enquanto as vendas do ipad estão despencando a cada trimestre, os tabletes com Windows estão aumentando suas vendas.
Eu dou bastante uso ao meu RT. Todas as viagens de avião servem para fazer formação. Os putos adoram jogar lá.
Nem mais.
A única coisa que da jeito na sincronização (que vai-se manter) será as passwords das redes wi-fi.
Ainda bem.
Antes que comecem a dizer que o ipad n serve para trabalhar, no meu caso n preciso de mais pois serve perfeitamente
Não serve. A porcaria dos tablets só servem para por joguinhos para os miúdos e ver vídeos. Trabalhar num tablet? Haha. É a anedota deste verão.
Eu pus isto como resposta e apareceu como comentário à parte. –‘
Sim, acredito que sim. Claro que para um adolescente jogar um joguito de rebentar bolas e estar no Facebook, um ipad chega perfeitamente e até sobra.
isto era ali para o Professor –
Sô Professor, o “sôtor” não trabalha muito pois não?
Acho que não faz sentido ser algo fixo, devia ser dada a opção ao utilizador de sincronizar ou não.
Enquanto o windows n tiver notificacoes e apps como o ios jamais comprarei um surface ou pc windows
boa sorte a enviar o IRS no iOS
Tu estás aqui só a trollar, né?
So uma nota: O que raio tem o iOS (iphone e ipad), tem a ver com o Surface ou Windows?! NADA!
Se ainda estivesses a falar do OSx ainda podia perceber a comparação, agora assim só demonstra ignorância da tua parte.
+1
Não tiver notificações!? Quando não se sabe… diz-se estas barbaridades…
Professor acho que pelo preço mal seria se tivesse e já agora não me parece que a falta de apps seja propriamente um problema no android.
O surface e carissimo e nem apps de ler revistas tem, faz barulho com a ventoinha, aquece imenso e tem. Uma bateria pouco duradoura…o ipad nisto e um verdadeiro campeao
Estava a referir.me ao comentário que não sei porquê desapareceu a dizer que só o iphone é smartphone, e o resto tem bugs e falta de apps ( não foram estas as palavras exactas). Sobre o surface não faço ideia esses aspectos, mas suponho que seja vantajoso o facto de que com o teclado e dada as suas características seja possível dar-lhe um uso mais aproximado a um portátil windows.
Chegando a primeira “virgula” percebe-se logo que não entendes nada do assunto!
Que só estas a especular/inventar e ainda por cima tenta “copiar” o nome de outro utilizador para transmitir informações erradas.
Estamos a estudar uma alternativa melhor para o problema!
Mas tirando isso, é engraçado como num artigo com windows os isheeps tem de ver mandar postas sobre os aparelhos que tem em casa quando NINGUÉM QUER SABER.
Isso acontece exatamente como os idiotas dos usuários dos Androids/Windows por isso não comeces já a tentar pôr-te em bicos de pés.
Acho que é uma boa decisão, tendo em conta os dispositivos com características diferentes.
No entanto acho que deveria haver a possibilidade de activar esta sincronização, por opção do utilizador.
Professor já agora trabalha mesmo com o Mac OS ou é daqueles que trabalha com a maquina virtual do windows e depois tem comentários desse género?
Ambos os pontos de vista são plausíveis. Mas porque não dar a escolher essa opção? Por exemplo, após formatar o PC, durante a instalação do Windows, perguntava se queria manter a arrumação de tudo, ou começar do zero (como no Android). Assim agradava a todos …
Mas cada PC esta registado na tua conta Microsoft. Assim, se formatares, só tens de escolher que definições queres aplicar nesse equipamento.
O que vai deixar de ser feito é automaticamente a sincronização com as definições de outros equipamentos.
Ao menos aprende a construir frases que transmitam o que queres realmente dizer.
Os comentários estão todos dispersos!
Parece que estão com problemas de indexação…
Mas mas… E agora como sincronizar?
É pá eu quero ter tudo igual em todos os sítios Uso windows 8.1 e windows Phone 8.1 gosto de ter tudo sincronizado e acessível em qualquer lado sem muito esforço.
Bolas a MS neste aspeto falhou …
No 8.1 a sincro de layout do start screen não foi uma coisa que gostasse muito visto que uma pessoa com dispositivos de diferentes dimensões, os ícones num parecia bem organizado e noutro parecia uma salganhada.
Como no windows 10 o start menu tem a mesma dimensão e espaço em todos os ecras e que essa funcionalidade dava mesmo jeito.
Mas pronto, com o feedback e o programa insider ainda a continuar pode ser que isto mude 🙂
Deveria ter uma opção ao iniciar o PC na sua conta pela primeira vez, do que quer adquirir na sincronização.
A melhor solução seria ter a opção de ativar a sicronização e escolher em quais dispositivos isso se aplicaria, caso fosse o respectivo dispositivo compatível! Talvez no Windows 12…
pls, ler o manual do windows 10……..
opção de sincronização são definidas pelo user.