Windows 10: números revelam fracasso da Microsoft com o Windows 11
O suporte do Windows 10 chegou ao fim há mais de um mês, deixando os utilizadores sem atualizações de segurança. Embora tenha sido oferecido um período de mais um ano, muitos computadores poderiam ter sido atualizados para o Windows 11, mas estão a optar por não o fazer. Isso não está a acontece, e foram revelados números preocupantes para a Microsoft.
Números revelam o fracasso da Microsoft
Na sua mais recente apresentação de resultados financeiros, a Dell referiu que centenas de milhões de computadores compatíveis não foram atualizados para o Windows 11. Aparentemente, as táticas agressivas da Microsoft não surtiram o efeito desejado nos utilizadores. Estes preferem permanecer no Windows 10 durante o tempo que for necessário.
“Temos cerca de 500 milhões de computadores capazes de executar o Windows 11 que ainda não foram atualizados”, disse Jeffrey Clarke, diretor de operações da Dell. “E temos outros 500 milhões que têm quatro anos e não conseguem executar o Windows 11. Estas são grandes oportunidades para atualizar para uma tecnologia moderna.”
De notar que os números partilhados por Clarke representam todo o mercado de PCs, e não apenas os computadores da Dell. Acrescentou que a adoção do Windows 11 está 10 a 12 pontos percentuais abaixo do que o Windows 10 estava há uma década.
Windows 10: porque não migram para o Windows 11?
“O ciclo de atualização dos PCs continua resiliente, sustentado por uma base instalada envelhecida e por uma parcela significativa do sistema que ainda não foi atualizada para o Windows 11”, disse Clarke. Embora os avanços na IA e os novos processadores ARM prometam um futuro promissor, o executivo da Dell deixou claro que o mercado dos PCs vai manter-se estagnado até 2026.
Segundo a Statcounter, o Windows 11 deverá deter 55% do mercado até ao final de outubro de 2025. Após anos à sombra do Windows 10, esta versão ultrapassou o seu antecessor em meados do ano, quando a Microsoft revelou que 700 milhões de computadores já executavam o Windows 11. O número atual pode ultrapassar os mil milhões, segundo as estimativas do responsável da divisão Windows.
Em contrapartida, as centenas de milhões de dispositivos que não podem ser atualizados para o Windows 11 estão destinados a tornar-se lixo eletrónico. Um estudo da Canalys apurou que a obsolescência geraria 480 mil toneladas de resíduos, o equivalente a 320 mil automóveis.






















Bastava haver a obrigatoriedade em que os fabricantes de software/hardware tinham de fazer sempre para os 3 sistemas operativos mais usados (Windows, Linux e MacOS) do mercado e no dia a seguir, o WINDOWS morria! Em iguais circunstancias é que viamos qual SO era realmente o melhor e mais usado!!! Agora fazer comparações condicionadas, vão encher de moscas.
calma, MacOS só é permitido correr em máquinas da Apple, mas entendo o que dizes.
Mas a isso chamamos de Comunismo! 😀 Ou achas que o desenvolvimento de software não está aliado ao hardware? Por essa lógica a iniciativa privada morria porque o Estado impunha que os outros que em nada contribuiram usufruíssem dos desenvolvimentos e investimentos alheios ( ao estilo do que a EU tem forçado a Google, MS e Apple a fazer no mercado europeu com resultados desastrosos à vista).
Aliás, ainda melhor seria só haver um OS, o do Estado… como acontece ali para os lados da China 🙂
E depois também obrigavas os próprios fabricantes do SO a desenvolverem o seu software para todos os SOs e pelo caminho videojogos para todas as plataformas, vamos acabar com qualquer vantagem competitiva que qualquer fabricante possa criar.. parabéns, mataste a inovação..
A melhor parte é que pagava a fatura do “Linux”
“ as centenas de milhões de dispositivos que não podem ser atualizados para o Windows 11 estão destinados a tornar-se lixo eletrónico”
Só se for por falta de visão, com tantas pessoas sem acesso a tecnologia.
Enfim …
Falta de visão ! Eu ponho esse lixo a bombar. Neste momento, tenho diversos Lenovo T400 com Linux.
O Cebolas Frita Refere-se a falta de visão da Microsoft.
Falta de visão é dos fabricantes de hardware que andaram a vender gato por lebre.
TPM devia ser obrigatório há mais de 10 anos.
Instalem Zorin OS ou Mint e larguem esse cancro do Windows.
Mas nem sequer é para ter uma pequenina dor de cabeça. É tiro e queda. Linux Mint e fica uma maravilha.
Só porque tu queres para te sentires mais poderoso. Não. Ninguém com dois neurónios vai fazer isso. Mas continua a tentar para te sentires bem.
Eu já só tenho 1 neurónio. Mas com Linux instalado, até parece que tenho 10 neurónios. 😉
Pois parece, mas o facto é que só tens um. As vezes achamos ser melhores que o que somos.
Tenho 2 PC’s com Windows 10, apenas porque não são elegíveis para Windows 11. Mas de qualquer forma coloquei para efectuarem actualizações de segurança mais um ano.
Depois, não os deite fora. Faça uma pequenina reforma, instalando o Linux neles. Há montes de programas que são usados em Linux e são muito semelhantes aos que estão no Windows.
Precisava de EasyStone para Linux, de Solidworks para Linux, de Camworks para Linux, de Eureka para Linux, de Ency para Linux, pois o resto como CAD, e todos os programas de escritório desses há a montes, mas os que são essenciais para a industria andar para a frente esses só mesmo Windows, e não é para ser gratuito, e as diferenças entre os dois sistemas não são assim tao profundas quanto isso, fazer um programa para Linux ou MacOS é tao difícil ou fácil quanto para Windows, o problema está no monopolio que a MS tem neste momento, quase que obrigando os produtores de software a desenvolverem so para eles.
Passou-se o mesmo com o Windows Phone, estando a Google por cima do cavalo obrigou a MS a abandonar o WP, aqui so não se abandona o Linux porque a comunidade é enorme e o MacOS é um caso a parte pois a Apple joga o seu proprio campionato, faz-me lembrar a Rússia, como foi espulsa de tudo o que é competições fez as próprias a Apple não foi espulsa de nada, começou logo a jogar sozinha no seu próprio campeonato.
Se os fabricantes de software desenvolverem software para os 2 sistemas operativos de certeza que a cota de mercado da MS era muito menor
O portátil passou do Windows 10 para o Linux. RAM, para dar e vender. Disco SSD com espaço para tudo. O processador é super rápido em Linux.
+1
+1
Não é por causa dos requisitos que as pessoas não migram para o W11, porque estas são facilmente contornáveis, é mesmo porque o SO é uma nodoa.
-Muito mais pesado.
-Muito mais telemetria (mais, isto é, intencional)
-Muitos mais bugs
-E avizinha-se muito mais IA que poucos querem….
Tenho esperança, que a Microsoft, perceba que tem de agradar os clientes. Um SO é para ser, leve, simples e funcional, enquanto teimar em fazer o contrário vai cada vez perder mais clientes.
Não sabes o que dizes. O Linux comparado com o Windows é pobreza total, limitado.
1 milhao de downloads do zorin 18 num curto espaço de tempo por causa do termino suporte do windows 10 e nao conseguir fazer update por teimosia e a bela TPM 2.0 que os cpus antigos nao suportam com as especificações recomendas pelo 11.
Quando há 400 milhões, de download, não quer dizer 400 milhões de instalações. Até podem ser 5 instalações, em que precisaram de fazer download, várias vezes.
quantas copias piratas existem?
Meu caro, tenho que lhe dizer que o Linux é de longe muito melhor que o windows. Com o linux tenho feito tudo e mais alguma coisa.
Ninguém quer o Windows 11 porque é um SO cheio de lixo, feio e bugs por todo lado. Eu estou com o Windows 10, PC mais que poderoso para aguentar com o Windows 11 mas não atualizo porque é um nojo. Para o que faço Linux não serve portanto vou esperar que o Windows 12 ou sucessor sejam bons se não fico no 10 para sempre*
Acho que vale a pena esperar, se bem que o WIndows/Office já não são produtos, com o Win11 e 365 Office são serviços, mas olhando para o passado:
– Windows 98 SE (Segunda Edição) – Excelente
– Windows ME (Millenium Edition) – Porcaria
– Windows 2000 – Excelente
– Windows XP – Excelente
– Windows Vista – Porcaria
– Windows 7 – Excelente
– Windows 8 /8.1 – Porcaria
– Windows 10 – Excelente
– Windows 11 – Porcaria
– ???? – Excelente
Discordo.
O Windows ME foi feito exclusivamente para utilizadores domésticos, mas tiveste empresas a comprar massivamente o ME e lojas a vender para empresas como se não houvesse amanhã, mas se alguém se desse ao trabalho de ler qualquer coisa acerca do sistema ficaria a saber que ele não tinha um modo real do MS-DOS, era uma coisa bem documentada no lançamento, e as empresas dependiam imenso, mas imenso do MS-DOS, haviam imensos programas que precisavam do DOS completo, e então era uma enorme sorte se o programa funcionasse muito mal…
Quanto ao Vista, uma coisa é ser um sistema mau, outra questão é as pessoas não gostarem. Por exemplo tinha o UAC que avisava quando algo importante acontecia no sistema, e se uma pessoa não tinha iniciado a instalação de um programa e aparecia o UAC a conclusão era óbvia, mas a reação foi tão negativa que esta proteção foi quase anulada no Windows 7.
Ainda relativamente ao UAC, se fores a ver quase todos os utilizadores domésticos ainda hoje usam contas de administrador para o uso normal, por isso não sei se a abordagem do UAC do Windows era melhor que do Windows 7 e seguintes.
A Microsoft está num estado, em que não ouve ninguém.
Isto é o que acontece em empresas como a Microsoft, a Google, a Meta e por ai fora.
Estão literalmente a cag**-se para a opinião dos seus utilizadores/clientes.
O Windows 11 nunca foi bom, mas cada vez está pior.
Mudam os icons, mudam as coisas de sitio. Isto sem haver qualquer tipo de lançamento, de uma nova versão.
Há poucos anos atrás o Windows e as aplicações da Microsoft mudavam de interface e de imagem quando passam de uma versão para a outra. Neste momento basta uma pequena atualização, alterarem a imagem e a interface, das aplicações.
Ainda hoje estou para perceber q raio de panka deu na MS. O Windows 11 não vale um piço.
Eu ainda estou com Win10 LTSC com dual boot Zorin OS. Não gostei do Zorin OS não serviu para jogos, só serve pra steam.. Agora vou tentar o Mint e se continuar a não dar ainda experimento o Bazzite e Nobara, senão volto para o Windos 10 ou 11….está complicado a situação.
Mesmo! O Windows 10 continua a ser o melhor.
Para quem quer jogar no Linux, experimentem o PikaOS, tem vindo a ganhar imensa popularidade e o melhor de tudo é que funciona!