Windows 10: Microsoft instalou uma app no seu computador que não queria
A Microsoft está numa corrida para renovar muitas das suas apps, para as tornar melhor e trazer novidades. Se geralmente isso corre como pretendido, há casos em que os utilizadores simplesmente dispensavam. Um desses casos decorre no novo Outlook, que agora chega ao Windows 10. A Microsoft instalou esta app no computador e provavelmente ninguém a queria.
Microsoft instalou uma app que não queria
A mais recente atualização não foi bem recebida pelos utilizadores, que encontraram uma “surpresa” ao não a quererem instalar nos seus computadores. Falamos do novo Outlook, instalado de forma compulsiva em todos os computadores com Windows 10, após ter sido instalado à força nos computadores com o Windows 11.
Esta é uma nova funcionalidade que muito poucas pessoas pediam. Já causa confusão nas redes sociais e comunidades como o Reddit, que não conseguem explicar porque é que de repente encontraram o Outlook instalado no seu computador com Windows 10 sem terem feito nada. A Microsoft confirmou no início de janeiro a polémica decisão de forçar a instalação da nova aplicação Outlook no Windows 10.
Embora inicialmente tenha oferecido um “período de carência”, terminou e todos os computadores ligados à Internet utilizam o Windows Update para descarregar e instalar a atualização obrigatória KB5051974 para o Windows 10 21H2 e 22H2. A Microsoft esclareceu não haver forma de desativar a atualização, nem de impedir que o Outlook seja instalado. Será automático e sem que o utilizador tenha de agir.
Novo Outlook chega agora ao Windows 10
Especificamente, as principais críticas que a nova aplicação Outlook recebeu têm a ver com o desempenho. Ocupa muita memória RAM e é demasiado lento nos seus computadores com Windows 10. Queixam-se também de bugs e falhas, bem como da presença de publicidade e da falta de funcionalidades.
Isto porque a nova aplicação Outlook é, na verdade, um substituto para as aplicações Mail e Calendário que vieram pré-instaladas no Windows 11. Na prática, é o site de gestão de e-mail do Outlook, mas sob a forma de uma aplicação e, portanto, é diferente da aplicação original do Outlook que está incluída no Office e no Microsoft 365.
A boa notícia é que, embora não seja possível impedir a instalação da nova aplicação Outlook, pelo menos é possível desinstalá-la para não ocupar espaço. Basta ir a Definições, Aplicações e Aplicações Instaladas, onde estará o novo Outlook e poderá ser desinstalado.
Este fim de semana tentei instalar num HP 8470P o Windows 11 utilizando o RUFUS, deu sempre erro.
Aproveitei o RUFUS e criei uma pen com o Linux Mint. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Boa anedota…
Realmente…é uma anedota a Microsoft…
Lonux Mint? Os hackers agradecem!
Claro que sim, no Windows não nenhuns hackers, nenhuns mesmo.
E fez bem, possivelmente é o que vou fazer, instalar um Linux, talvez o Ubuntu.
Anos sem usar o Office da Microsoft, e sem qualquer problema.
Sempre achei foleiro: 1º estranha-se, depois entranha-se! Mas vejo pessoal que tem problemas com o W11, por tudo e por nada, geralmente e em primeiro, por serem azelhas e depois admiravelmente com o Linux, que é muito mais complicado, corre tudo bem!
Alguma forma de desinstalar por meio de script em powershell?
Usa um programa chamado “RevoUninstaller”.
este programa faz isso tudo, mas no Windows 10 em vez de estar a desistalar o bloatware todo bas ir as definições e pesquisar aplicações em segundo plano, podes desativar todas
obvio que sim, google it, não falta informação de um procedimento tão simples.
já agora experimentem o 11 então é que levam com mais materia indesejado…
utilizado e testado https://www.w10privacy.de/english-home/
Desde há muito tempo que tenho o Office 2013 instalado na minha máquina.
Em 2024 a Microsoft tudo fez para que o Outlook 2013 deixa-se de funcionar. Primeiro foi a “oferta” de migrar para o Office 365, depois misteriosamente o Outlook começou a dar erros “Autodiscover” na ligação à conta Exchange.
Recomendaram a migração do Outlook para a nova versão.
Fui resistindo enquanto pude até que instalaram o “Novo Outlook”. Perdi os meus ficheiros .pst e foram trocados pelos .pst.ost.
Continuei com ambas as versões instaladas, sendo que o Outlook 2013 deixou de receber correio vá-se lá saber o porquê.
Na altura foi-me dito que os ficheiros baseados em Exchange iam deixar de existir daí o formato ser “open source” para ser compatível com os motores da Cortana, do Azure, blá, blá, blá
Na altura os HCM “habituais conspiradores da Microsoft” diziam que era para ser mais facilmente acedidos e trabalhados pela IA da Microsoft e aceder aos conteúdos para espionagem, blá, blá , blá.
Não sei se será mesmo assim mas para a Microsoft estar a fazer esta pressão toda é porque há algum motivo, e não deve ser bom porque senão já teria justificado o porquê da mudança.
Entretanto, no “novo Outlook” apareceu no menu Ajuda um ícone novo com opção de “Ir para o Outlook clássico”.
Para isso tens de responder às questões do tipo “Porque mudas” e “se podem ceder à tua informação”, etc, etc
Pesquisei na net e dizem que nem sempre o retorno é simples, havendo inclusive perda de dados, etc, etc, etc
Para já continuo a manter ambas as versões porque tenho serviços RSS que só funcionam no Outlook 2013 e continuo com o novo porque a Microsoft tem-se esforçado a torna-lo mais “user friendly”.
Usavas o Outlook 2013 com uma conta @hotmail.com ou @outlook.com? Estas contas deixaram de aceitar o método de autenticação básico para usar o método autenticação moderno. O Outlook 2013, por defeito, não vem configurado para esse tipo de autenticação e é preciso activar essa funcionalidade manualmente (nalguns casos ainda é preciso criar uma password de aplicação na conta Hotmail/Outlook):
https://azvise.com/2022/08/23/enable-modern-authentication-for-outlook-2013/
https://bonguides.com/how-to-enable-modern-authentication-for-office-2013-on-windows/
Só que pelos vistos a Microsoft não concorda. Ou aderes ao 365 e pagas às prestações ou pagas através da publicidade do novo outlook.
Relembro-te que eu já paguei quando comprei os cd’s.
Como já disse noutro comentário “Há muito que deixamos de ter uma economia de propriedade para uma de utilização.” porque se pagares um produto, no meu caso os CD’s, pagas uma vez, se pagares a utilização é uma renda a que ficas ligado para toda a vida. Como as nossas queridas companheiras, vais pagando mensalmente
A Microsoft vai deixar endpoints inseguros porque alguem no ano 2000 comprou os CDs do office… Está certo.
Eu só consigo dizer que tenho colegas que continuam a utilizar o Outlook 2013 sem problemas… só é preciso fazer uns ajustes para continuar a funcionar, porque a informática evoluí e não fica parada no tempo… Antigamente também se usavam os “tijolos” Nokia, daqui a uns tempos, ao desligarem o 2G e 3G, estes deixam de funcionar também… no entanto, os Nokias também foram comprados e deixam de poder ser utilizados… 😉
Até para Outlooks mais antigos há solução, só não é para qualquer um a sua implementação: https://github.com/simonrob/email-oauth2-proxy
Usar Linux no dia a dia nada disso acontecia. Uso e recomendo, com o Thunderbird, sem stress
+1 , remédio santo para o vírus MS Outlook !
Agora a sério. Em minha opinião, a Europa devia criar o seu próprio sistema operativo, os seus próprios motores de busca e os seus próprios sistemas de IA.
Se os EUA os tem e não os partilham, se a China os tem e não deixam que os outros que não os chineses lhe acedam, se os Russos tem e não deixam que outros que não os Russos lhe acedam então porque é que a UE não tem nem cria o seu próprio ecossistema de informação. Podia ser baseado em Linux ou Unix ou outro sistema apropriado.
Para quem não sabe, em 30-04-2007 foi assinado o “Acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos sobre a segurança das informações classificadas”, em que a UE e os EUA se “…comprometem-se a desenvolver a cooperação mútua através da troca de informações classificadas”
https://eur-lex.europa.eu/PT/legal-content/summary/agreement-between-the-european-union-and-the-united-states-on-the-security-of-classified-information.html,
Por informações classificadas leia-se dados pessoais, biográficos, anatómicos, biométricos, criminais mas também esotéricos como crença religiosa e política, raça, orientação sexual e de género e tudo o mais que tenha sido recolhido em investigação ou nas redes sociais sobre determinada pessoa.
Pois bem meus senhores, agora que os EUA nos tratam abaixo de cão, o que acontece aos dados transmitidos para os EUA? Não muda absolutamente nada porque o acordo nunca foi reciproco, ou seja, nós fornecíamos tudo e os EUA muito pouco porque comprometia a segurança dos EUA.
Quando é que nós aprendemos?
A Microsoft tinha avisado que as Apps Mail e Correio iam ser descontinuadas, assim no ultimo update ele desinstala estas e instala o novo outlook.
Mas é possível desinstalar, embora a maior parte das pessoas que aqui reclamam não tinham desinstalado a app mail e calendario do seu sistema… enfim.
Mas falta clarificar o “porquê o faz”, ou seja, se a aplicação faz parte do office 2013 porquê vai descontinuar o Outlook e não as outras aplicações?
É que eu paguei o CD com os programas.
E ainda, porquê de repente o Outlook começou a dar erros de Autodiscover quando na verdade é um ficheiro xml da Microsoft que o origina?
A mensagem de erro do meu antivírus é “website nocivo https://autodiscover.outlook.pt/autodiscover/autodiscover.xml bloqueado”.
Esse ficheiro xml o que faz é verificar se a aplicação está licenciada no office 365 “https://outlook.office365.com/mapi/emsmdb/?MailboxId= qualquer coisa mais…..” que eu não pretendo ter, e como tal dá erro e recusa a ligação.
Para terminar, eu ainda não desinstalei o novo Outlook porque sei de pessoas que o fizeram e tiveram problemas em recuperar informação, chegando mesmo a terem de reinstalar de novo para recuperarem a informação. Eu pura e simplesmente não me posso dar a esse luxo por motivos que me reservo no direito de não partilhar
O novo outlook, é uma versão free com menos recursos que a versão paga e mostra publicidade.
Esta versão veio substituir a app correio e vem propor que se compre o outlook (office 365) que muitos utilizadores não conhecem.
O office 365 não é paga. É uma adesão de concessão de utilização, a qual vais pagar para toda a tua vida. A isso chama-se renda. Como já disse noutro comentário “Há muito que deixamos de ter uma economia de propriedade para uma de utilização.”
Ainda ontem a app Mail e Calendário foi atualizada no W11, porque a nova não desinstala esta? O new Outlook não emite notificações sonoras, é uma bosta
Moderadores, mudem lá os vossos logaritmos ou retirem os bots, qualquer notícia sobre o Windows, ou porque tem uma aplicação, ou porque lhe falta uma aplicação, ou porque faz atualizações ou porque não faz atualizações e caem logo aqui dezenas e centenas de posts a afirmarem que vão mudar para Linux!! Como é possível tal grandeza de mudança e o Windows ter uma quota de 93% de usuários?
Intalem o programa ” revo unistaller “