O Windows 10 já corre aplicações gráficas Linux
A chegada da Bash ao Windows 10 foi uma das notícias que mais agradou a uma linha de utilizadores deste sistema operativo. A liberdade que traz e as potencialidades que abre valem bem a sua presença.
Como seria esperado, depois de ter sido disponibilizada, a Bash foi explorada ao máximo e surgem agora as primeiras experiências bem sucedidas. Com pouco esforço, é possível correr aplicações gráficas do Linux no Windows 10!
Muitos estranharam a decisão da Microsoft de integrar a Bash no Windows 10. Esta novidade vai surgir já no início do Verão, com a chegada da actualização de aniversário.
Se para a maioria dos utilizadores a Bash não vai ser usada, existe um núcleo que a vai aproveitar ao máximo e com muitas ideias interessantes.
A primeira dessas ideias pode ter já surgido, com a possibilidade de serem corridas aplicações gráficas Linux dentro do próprio Windows, recorrendo apenas à Bash.
O processo é simples e passa pela instalação e configuração do X Server, que é uma interface gráfica base do Linux, já com toda a componente de janelas
Depois desta parte feita só é preciso dar um simples comando, para lançar aplicações:
DISPLAY=:0 firefox |
Mas para além de correr simples aplicações, que se integram com o Windows 10, há já quem tenha ido mais longe. Um outro utilizador instalou e tem em funcionamento o Xfce, um gestor de janelas bem conhecido do Linux.
É natural que correr as aplicações deste modo não é tão eficiente como as correr nativamente no Windows 10, principalmente porque estão a correr em cima de um motor gráfico, mas na maioria dos casos é o suficiente para evitar aos utilizadores terem de lhes aceder por VNC.
Está aberta a corrida para ver quem consegue tirar mais da bash do Windows 10. Quando chegar em Junho, terá já um vasto leque de opções a ser exploradas, muito para além da simples consola e dos comandos Linux!
Este artigo tem mais de um ano
Já estivemos mais longe de poder fazer builds de Android no WIndows 10… Será que também dá para instalar o JDK do Linux? XD
Quando menos se esperar a Microsoft muda o Kernel para Linux….
Mais depressa a MS muda para BSD, se a MS mudasse para o Kernel para Linux teria que libertar esse código fonte, mas se usasse BSD que tem por base na mesma Unix podia manter o código fechado com o OSx.
O kernel do OS X, o XNU, é código aberto.
como o vlad diz o OSX o seu SO é o DarwinOS e o seu Kernel é o XNU ( XNU is Not Unix) e é completamente open source.
https://opensource.apple.com/source/xnu/
é tudo unix!
ser UNIX não define um tipo de kernel específico, apenas algumas características
o windows não 😉
Linux é um kernel , e esse kernel pode-ser adaptado aos interesses que o utiliza .
para que usar Windows 10 ainda, quanda a Linux ja tenho tudo isto?
Com o Windows sabes que tens drivers para aquele laptop novinho em folha que compraste. Sabes que assim que o tirares da embalagem *tudo* funciona.
Com o Linux, se o laptop tiver um chipset de rede específico do fabricante, já foste. E quem diz um chipset de rede diz o GPU, o controlador USB, o controlador do touch screen, etc.
Edit: É por isso que há muito developer por aí que não tendo nenhum gosto especial pelo OS X, compram Macs.
Um Mac é uma boa maneira de ter um laptop bom e que garantidamente funciona bem que permite correr facilmente todas as aplicações do Linux.
A ideia da Microsoft é que esses developers usem antes o Windows 10 (e de preferência que comprem um Surface Book).
Já não é bem assim. Não me lembro de ter problemas recentemente num portátil, em que alguma coisa não funcione bem. O kernel tem evoluído com maior rapidez e há sempre drivers proprietários em último recurso.
Quanto a Windows não vem tudo a funcionar “assim”do nada. Há um esforço do fabricante para fornecer os respectivos drivers.
Não há nunca nem sempre.
Drivers de portáteis com gráficos hibridos ainda estão em águas de bacalhau, por assim dizer. Mesmo os proprietários, não atingem o desempenho que têm no Windows, muito menos a comodidade do hot switch.
+1
Claramente não percebes patavina de arquitetura de sistemas operativos e muito menos da arquitetura do Windows.
Não percebo a utilidade disto, normalmente o problema é correr apps do Windows no Linux e não o oposto
Pois, mas o oposto é bem melhor que o que a Microsoft oferece.
Foi exatamente isso que pensei ao ler o artigo.
A utilidade disto é um developer que precisa de criar um script SH ou derivados (onde se inclui a bash) para um SO UNIX ja nao tem de o fazer numa interface CLI como um cliente SSH. A unica alternativa até agora (alem de usar um sistema linux) era criar um notepad, enviar para o servidor e testar.
Com a bash no windows ja nao precisamos disso.
Como o artigo diz, poucos vão usar, mas há a quem isto dê jeito.
Na imagem vê-se cygwin, não é “the Windows Subsystem for Linux (WSL) – upon which we run a genuine Ubuntu user-mode image provided by our great partners over at Canonical, creators of Ubuntu Linux.”
Acho que com esta situação a MS podia agradecer à comunidade Linux e oferecer alguns programas que muitos utilizadores desejam, como é exemplo o Office 2016 prometido mas ainda não feito.
Quanto ao facto de ter a bash no Windows acho que foi uma um plano um golpe de génio da MS. Assim a MS pode concentrar no seu S.O. um conjunto ainda mais alargado de aplicações (se bem que a maioria já tem versão nativa para Windows) e impede aquela situação chata do Dual Boot ou VMs
Simplesmente não é estratégico por o Office em Linux, não creio que vá ser realidade.
Não diria em todas as distros GNU/linux , mas no Ubuntu da canonical não seria impossível de acontecer .
Se colocarem a dar no Ubuntu, garantidamente haverá forma de por a dar nas outras, principalmente as Debian based.
humm… a malta só vai acreditar que não é mais uma rasteira se a MS passar a open source. De outra forma é mais uma jogada desesperada.
Carvalho já isto é
convínhamos ninguém faz a integração de um sistema concorrente no seu se não lucrar nada com isso
Apesar de a Microsoft estar com uma política de centralização de serviços e abertura na integração com os serviços da concorrência (Bash, Xbox cross-play, etc), não podemos esquecer que há sempre a possibilidade de não estarmos a receber exatamente o que pensamos. A Microsoft já apresentou esta adoção de serviços anteriormente, mas com o plano de extinguir o serviço concorrente, tornando o mesmo incompatível com os padrões atuais. Para saber um pouco mais podem ler:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Adoptar,_estender_e_extinguir
Exactamente.
Há muito se discute a EEE usada pela Microsoft e parece-me que a Canonocal caiu no conto do vigário… as últimas atitudes anti-privacidade incluídas no W10 indicam isso mesmo.
Esta será uma tentativa de prender programadores à plataforma da Microsoft para evitar o uso de outras tal como a Apple faz com o fecho dos seus dispositivos no seu ecossistema (tornando quase impossível uma boa experiência dos mesmos com fora desse ambiente Apple).
Sinceramente preocupam-me estas atitudes de oligopólio destas empresas e as acções que levam a cabo para amarrar os consumidores à força… Eu tenho um disco com W7, não actualizarei para o W10, porque o Premiere e Encore não correm bem em Wine e preciso deles para trabalho (o After Effects já foi substituído pelo Nuke e Natron) mas faço um esforço para evitar estas empresas que me parecem cada vez mais sedentas de controlo.
Pois pode ser essa estratégia da Microsoft , mas não esquecemos que a Microsoft não é dona do GNU , e o que pode acontecer é alguns pensavam em desenvolver em linux , vai passar utilizar o windows , mas o windows será sempre windows, nunca terá a mesma flexibilidade que um sistema totalmente GNU/linux .
É exatamente o que a Microsoft faz com o padrão doc/docx para criar aos utilizadores problemas de compatibilidade. Toda a gente se queixa que o Libre Office desformata os documentos do Office quando na realidade é o contrário.
O LibreOffice usa o padrão doc/docx/xls/xlsx… standart’s da Industria. A Microsoft usa propositadamente o doc/docx/… com extensões proprietárias, assim é difícil para a concorrência conseguir uma compatibilidade a 100%.
isso é totalmente verdade, nao é o linux que é incompativel, é o windows (sempre foi) e os motivo são obvios.
O problema aqui é que a microsoft esta a ver o chao a fugir-lhe dos pes…. se virmos bem e juntarmos todos os tipos de equipamentos, o linux ja é o sistema mais utilizado.
Outra situação destas é a do OpenGL, um standard da industria, que atualmente vai na versão 4.5. O sistema operativo Windows apenas tem implementada nativamente a versão 1.x, bastante antiga. Assim consegue “convencer” os developers a utlizarem o proprietário DirectX para evitarem problemas de compatibilidade.
+1000
Sim, isso é o que vem de origem, mas os fabricantes de drivers instalam uma das últimas versões, pelo menos a ATI mete o 4.5 e a Intel o 4.3 .
Isto já era possível com putty e xming, não me parece que se tenha inventado a roda ….
http://www.geo.mtu.edu/geoschem/docs/putty_install.html
Nada a ver….
Olhem os prós a deixarem o OSX para webdev. just saing…
cygwin
Bem me parece que o Windows 10 é Linux a correr WINE
😀
É mais um Windows com LINE xD
Eu queria ver testado era mas é NodeJS + NPM em bash no windows, isso sim que dá muito jeito. Porque corre melhor tanto em linux e Mac OS X, sem complicação do que em Windows que é preciso mais algumas configurações.
A atualização para developer seguindo os tutoriais que existem para aí já funcionam em Portugal? Já alguem consegue ter acesso à Bash?
Não consegui, ainda..
Cumprimentos
Tudo isto está disponivel em OSX via macports ou homebrew. Windows 10 para desktop? Nao obrigado.
Mas para ter acesso ao OSx temos que comprar um computador da Apple ou ou fazer uma instalação do sistema operativo da Apple de forma ilegal .
Desktop = OSX
Servidor = Linux ou BSD
Desktop=GNU/Linux
Servidor=GNU/linux ou BSD
Smartphones =Android ou ubuntu .
Desktop=windows
Servidor =windows server
Smartphones=Windows Phone /10mobile
Kernel =Linux
Sistema =GNU
Comunidade/varias empresas
Windows = Microsoft
Uma empresa
+1
Windows 10 Episodio 2: Ataque dos Nerds
Fixe, Fixe, era a MS lançar o Office para o Linux…. mudava logo para linux. 🙂
o Wine até roda bem o Office2010
isso não é motivo 🙂
Isso provavelmente poderá acontecer no Ubuntu
+1
Antes andavamos a correr programas Windows em Wine, agora andamos a correr linux em “wine” no windows… que confusão -.-
para não haver aquela cena do “que m***, este programa não corre em Windows, vou ter q montar uma VM de linux só para isto”
assim resolvem-se os problemas todos, junta-se o útil ao agradável sem ter q gastar balúrdios
eu próprio tenho uma VM de linux implementada, mal estas melhorias deixem de ser só para insiders, talvez a dita vá à vidinha dela
eu sei q a maioria das distros Linux sao free, quando disse “balúrdios” referia-me claramente ao MMac (que confesso que gostava de experimentar, mas vou ficar só pelo sonho mesmo)
eu sei q a maioria das distros Linux sao free, quando disse “balúrdios” referia-me claramente ao MMac (que confesso que gostava de experimentar, mas vou ficar só pelo sonho mesmo)
Tentei rodar o HTOP, mas nada feito.
apt-get install links este post est]a ser escrito apartir do w10 ubunt links mas nada de xorg…
Será que a Microsoft pensa que com esta estratégia vai converter utilizadores de GNU/Linux em utilizadores de Windows?
Não me parece que a microsoft tenha algum interesse nisso. Somos tão poucos que nem se dão ao trabalho de disponibilizar uma versão do office para GNU/Linux… mas estou um pouco apreensivo com esta situação. Não estou certo de que venha algo de bom para nós desta parceria.
Eles até podem mudar o windows todo para linux que não o considero meu sistema operativo principal… Só quando deixarem o código fonte aberto é que terão o nosso respeito.