O Windows 10 vai ter códigos QR no Blue Screen of Death
Algo que nos habituámos a ver no Windows, independente da versão, é o famoso ecrã azul sempre que surgem problemas com o sistema operativo. O BSOD é a forma que a Microsoft tem de comunicar problemas aos utilizadores, de uma forma diferente.
Se o Windows 10 é diferente em muitas coisas, teria de o ser também na forma como apresenta os erros. E uma nova alteração parece estar a chegar. Vão passar a existir códigos QR presentes no bem conhecido BSOD.
São muitas as modificações que a Microsoft tem feito no Windows 10, procurando torná-lo melhor e mais ajustado aos utilizadores. Novas informações e um maior apoio tem sido transmitido, não deixando os utilizadores sem saber qual a origem dos problemas.
O famoso ecrã azul, que surge quando existem problemas sérios, foi alterado nesta versão e aparentemente era apenas uma alteração estética, o que não trazia nada de novo. Mas a verdade é que alguns utilizadores começaram a ver surgir uma informação adicional, na forma de um código QR.
Estes códigos, quando lidos por um smartphone, vão poder encaminhar os utilizadores para mais informação, não se limitando a apresentar um código de erro, que muitos não entendem.
Para já o código apresentado está a enviar os utilizadores para um site, windows.com/stopcode, em que existe apenas informação genérica sobre problemas que podem causar o BSOD. É natural que num futuro próximo a Microsoft consiga encaminhar os utilizadores para informação mais específica e mais útil para diagnosticar problemas.
Esta novidade está ainda a ser desenvolvida e aparece apenas a um conjunto reduzido de utilizadores. Até agora foi mostrado no Reddit, não havendo qualquer confirmação ou informação adicional por parte da Microsoft.
Esta novidade pode ser apenas um pormenor para alguns, mas mostra que a Microsoft está a pensar de maneira diferente e a querer dar muito mais informação aos utilizadores, não lhes jogando apenas números e códigos, em caso de problemas.
Este artigo tem mais de um ano
O trabalho que estão a ter para gerar um código no momento da “avaria”, não era mais fácil disponibilizar a informação em modo texto? Tal como acontece com os erros “irrecuperáveis” que surgem de aviso no arranque, também poderia ser colocada a informação adicional para a potencial resolução do problema. Não estarão à complicar o que poderá ser simples?
No meu ver acho positivo, de uma vez que a correção pode implicar vários passos, que implica deixar de ver a descrição no ecrã, como a maior parte das pessoas tem um tablet ou smartphone ligado a web, evitar ter de pegar num código e mensagem e andar a fazer pesquisas na internet.
Exactamente Tony!
+1
Penso que as pessoas acabariam por tirar uma foto ao ecrã para apontar toda essa informação e os passos a seguir para resolver o problema já que quando salta um BSOD não há outra opção se não reiniciar a máquina. Acho muito boa ideia o código QR.
Por aquilo que vocês dizem, estamos então a assumir que todos devem ter um telemóvel por perto. Todos devem ter a app de leitor de códigos QR.
Não é mais lógico supor que todos podem não ter?
Não digo que não se possa complementar a adição dessa alternativa tecnológica, mas nunca substituindo a informação de texto que pode na mesma aparecer.
As pesquisas na net continuam a ser possível através de um url. Escreves o URL numa folha de papel (também o podes fazer num smartphone mais limitado) e depois do arranque fazem a consulta.
No momento de um BSOD o sistema operativo regista num LOG desse evento. Não podendo fazer mais nada do que desligar e voltar a ligar, o registo pode permitir no reboot a aparição de uma mensagem com mais pormenores do erro.
A vantagem de ter um link e não o texto no bluescreen é que assim tem-se a informação sempre atualizada, para quem não tem um gadget que leia estes códigos tem lá o link (suponho que o QR Code mande para o link que tá lá escrito)
Positivo!
Um aparte, tive de resolver um problema microsoft e utilizei o chat no Windows 10, foi 5 estrelas, em 5 minutos problema resolvido. Não notei diferença se estava a falar com uma pessoa ou se seria um bot, a conversa era natural e o problema ficou resolvido sem muitas questões.
Gostei! É de forma a diminuir as pessoas que não sabem pesquisar os erros.
problemas sérios? meu computador de vez em quando dá lhe na cabeça para dar um BSOD, mas é raro… nunca me preocupei mas vou ver se será RAM ou que
LOL! Também há quem veja trolls em tudo e em todos, menos neles próprios.
Quando assim é, o verdadeiro troll habita nas suas próprias cabeças e como é óbvio, estão em estado de negação.
Se a Microsoft se preocupasse em resolver os erros em vez de os apresentar com bonecada e QR Codes seria muito mais produtivo.
Quanto mais inovam mais borrada fazem!
Fogo… desde que tenho um macbook nunca mais tive problemas deste tipo…. Alias nunca tive um freeze sequer…
Time to change guys?
15 anos de windows e nunca tive um BSOD. Por isso não tenciono mudar num futuro próximo.