Windows 10 Cloud afinal correrá apps Win32 que estejam na Store
A Microsoft tem em desenvolvimento algumas novas versões do Windows que vai aplicar em áreas muito específicas. O Windows 10 Cloud é a que mais se conhece e que está a levantar muito interesse pelos utilizadores.
Algo que surpreendeu todos foi a decisão de excluir desta versão do Windows 10 as aplicações Win32, que todos nos habituámos a usar. Mas uma nova versão do Windows 10 Cloud mostrou agora que afinal esta decisão não parece ter sido definitiva.
O modelo inicial do Windows 10 Cloud, visto numa versão que surgiu na Internet, dava conta de que apenas as aplicações universais iriam poder ser usadas, garantindo desta forma que a loja de aplicações do Windows tomaria um papel central.
Mas uma nova versão, que mais uma vez surgiu na Internet sem o controlo da Microsoft, vem mostrar que afinal as aplicações Win32 vão ser suportadas. A única condição é que estejam dentro da loja de aplicações do Windows. Foi o site WindowsCentral que descobriu esta novidade e que a detalhou.
Today, we can confirm that Windows 10 Cloud will be able to run Win32 apps from the Windows Store, much like on any normal edition of Windows 10. That means you can run apps like Slack on Windows 10 Cloud.
O que muda na nova build do Windows 10 Cloud?
Esta nova situação não deverá ser um problema para os programadores, uma vez que, graças ao projeto Centennial, é simples converter as suas aplicações para um formato que a loja do Windows suporta, mantendo a interface e todas as funcionalidades.
A versão anterior não tinha suporte para estas aplicações, mas existiam relatos de que seria simples contornar os bloqueios da Microsoft, tornando o Windows 10 Cloud uma versão "completa" do Windows 10.
Nesta nova versão existe já uma possibilidade de serem usadas as aplicações Win32 da loja do Windows (ver imagem acima), ao contrário do que acontecia antes, em que o Windows referia explicitamente que apenas as apps da loja podiam ser usadas (ver imagem abaixo).
O futuro do Windows 10 Cloud
Esta mudança de filosofia do Windows 10 faz todo o sentido, uma vez que torna esta versão mais aberta que o Windows RT, que estava fechado apenas às aplicações Modern.
Com o Windows 10 Cloud e as apps do projeto Centennial continua a haver uma dependência grande da loja de aplicações, que a Microsoft quer fazer crescer e tornar-se o centro do Windows, ao mesmo tempo que abre as portas a todas as aplicações que os utilizadores estão habituados e querem usar.
Tudo depende agora dos programadores, que devem converter as suas apps para este novo cenário. As ferramentas existem e estão prontas a serem usadas.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que converter as Apps de win32 com o projeto centenial meio é sim tão simples para aplicações com muitas dependências e DLLs/apis externas.
*não
Fixe!
Windows sempre a inovar 😀
Ja a maioria sabíamos disto
Quais as diferenças entre o Windows 10 Cloud e o Chrome OS?
Fico com a ideia que o Chrome OS é 100% baseado na web e o Windows 10 Cloud não.
É assim?
Windows 10 Cloud é o Windows 10, mas só podes instalar aplicações que estejam na loja. Até agora é a única diferença que vejo.
A Microsoft está a trocar o preço do Windows pela possibilidade de recuperar esse dinheiro na venda de apps.
Afinal não há novidade nenhuma, apenas um problema de interpretação.
As apps do Centennial também estão na store.
Ou seja todas as apps da store (Universais, centennial e outras) dão para instalar
pelo que percebo este windows 10 cloud tem o mesmo principio de funcionamento do android, temos o pc com o windows 10 cloud como sistema operativo de base tal como o android, tem algumas app’s pré instaladas, e o restante temos de ir buscar á store para usar o dito em pleno…
ora é basicamente uma versão melhorada da descontinuada versão windows RT que perdeu para a versão desktop por motivos mais que óbvios, logo da minha perspectiva a ver vamos se esta melhoria não vai cair em saco roto novamente…
Dizer que o Windows tem o mesmo principio de funcionamento que o Android… é estranho mesmo.. lol
Android ou ChromeOS?