Windows 10 no ARM não vai chegar aos smartphone atuais
A Microsoft pretende, com o Windows 10, ter um sistema operativo abrangente ao maior número de dispositivos e anunciou recentemente o Windows 10 on ARM, que será capaz de emular x86 em dispositivos com a arquitetura ARM.
Assim que este assunto foi tornado público, muitos ficaram esperançados que poderiam usar esta novidade nos smartphones atuais. A verdade é que não o vão poder fazer, segundo a Microsoft.
A Qualcomm está, juntamente com a Microsoft, na linha da frente no que toca à implementação desta tecnologia e já anunciou que o seu processador Snapdragon 835 será capaz de executar esta nova versão do Windows 10.
Tendo como principais vantagens uma maior duração da bateria, a possibilidade de conceber equipamentos mais leves, finos e compactos e prometerem uma capacidade de processamento ao nível dos computadores com processadores da arquitetura x86, uma nova geração de equipamentos bastante promissora.
Contudo, ainda não se sabia muito bem quais as intenções da Microsoft com esta versão do Windows 10, especialmente quanto aos equipamentos alvo desta nova tecnologia e se os smartphones Windows atuais poderiam fazer o upgrade do Windows 10 Mobile para o Windows 10 on ARM. Rumores propunham que esta nova tecnologia poderia equipar o hipotético smartphone da gama Surface, o denominado Surface Phone/Mobile.
Quanto à hipótese dos smartphone Windows atuais receberem o Windows 10 on ARM, esta foi sempre bastante improvável visto que apenas o Qualcomm Snapdragon 835 executa esta nova versão do Windows e não existe nenhum smartphone Windows equipado com este processador.
Joe Belfiore, vice-presidente corporativo dos sistemas operativos da Microsoft, falou sobre o Windows 10 on ARM num video-chat do programa Windows Insider e quando questionado sobre a hipótese de os Lumia 950 e 950XL receberem o Windows 10 on ARM, a resposta foi um redondo "não".
Fundamentou a sua resposta com 2 argumentos que mostraram os objetivos da Microsoft com esta nova versão do seu sistema operativo e também o futuro da sua aposta nos smartphones. Joe afirmou que o objetivo da Microsoft com o Windows 10 on ARM é criar experiências de utilização baseadas nas que temos atualmente em computadores com arquitetura x86, mas em dispositivos com processadores de arquitetura ARM. Ou seja, o foco é criar computadores e tablet baseados em ARM, e não telemóveis.
Joe Belfiore afirmou também que um dos motivos para este foco do Windows 10 on ARM se afastar dos smartphone é que criar dispositivos ARM capazes de correr o Windows 10 em todo o seu esplendor requere muito investimento no entrosamento e ligação entre o sistema operativo e o SoC, através da BSP (board support package). E tendo em conta a cada vez menor popularidade dos telemóveis Windows e da sua quebra no mercado, faz menos sentido investir nisso.
A Microsoft dá desta forma a conhecer um pouco mais os seus objetivos e intenções com o Windows 10 on ARM e, como era expectável, confirma que os atuais smartphones não receberão o upgrade para esta nova versão do Windows. Resta-nos agora aguardar o que a Microsoft vai apresentar para o mercado dos smartphone, mas estas declarações de Joe Belfiore entram em contradição com o anunciado nos últimos rumores, que suponham o lançamento de um telemóvel Surface a executar o Windows 10 on ARM.
Este artigo tem mais de um ano
Novidades ?????????? A MS mandar l**** as antigas versões do WM/WP
Estou a ter dificuldade em perceber qual a palavra censurada que começa com l
Mais um prego no caixao…já nem os fanboys conseguem defender tanta azelhice da Ms
Ele só respondeu ao utilizador no Twitter, esta informação já tinha sido dada a um anos atrás…
Para o ano é que é…
Gozem agora mas daqui a 1 ou 2 anos quando o Windows 10 mobile tiver superado android e iOS quem se ri sou eu … só digo isto surface phone o mais bonito e fluido do mercado integrado com Xbox e Hololens
Mais um iluminado…
Mas pronto… o sonho comanda a vida
Eu já ando a ouvir essa cantilena há mais de 3 anos…
Quando se sabia que ia sair o Windows Phone 8: “daqui a 1 ou 2 anos quando o Windows Phone 8 tiver superado android e iOS…”
Quando se sabia que ia sair o Windows Phone 8.1: “daqui a 1 ou 2 anos quando o Windows Phone 8.1 tiver superado android e iOS…”
Quando se sabia que ia sair o Windows 10 Mobile: “daqui a 1 ou 2 anos quando o Windows 10 mobile tiver superado android e iOS…”
Já ando a ouvir essa história há anos e nunca saimos disso.
É como a historia dos smartph android terem atualizaçoes… Ja tem anos a historia… Talvez no android z…
Dude o Windows Mobile ainda a bem pouco tempo voltou a perder terreno, ultimas estatisticas nem faz 2 semanas, procura no Pplware.
Quem se ri sou eu, « o foco é criar computadores e tablet baseados em ARM, e não telemóveis.»
A própria MS diz que não tá virada para telemóveis e os azelhas sempre a bater no mesmo ceguinho!!!
O Windows phone/mobile está morto e enterrado pela própria Microsoft! Era promissor sim… Mas nao teve a adesão do MS-DOS e a própria MS nao foi capaz de cativar interesse!
Eles próprios desistiram e optaram por criar um emulador/SO…. provavelmente baseado em Linux, logo mais um primo Android/iOS…
A tecnologia e a sua evolucao sempre nos habituou a isto e nao sei porque muitos utilizadores se queixam que nao vao conseguir usar novas tecnologias nos seu equipamentos com 2 e mais anos. Chama-se a isso evolucao, e quem nao esta preparado para isso nao esta preparado para a tecnologia.
Se comprassem um Ford ha uns anos eles nao traziam estacionamento automatico, nem ha a opcao para o colocar nos carros mais antigos, no entanto agora existe. Porque nao se queixam disso tambem? Querem viver agarrados ao passado? Em tecnologia 1 ano e um periodo aceitavel, mais que isso ja e tempo a mais e as tecnologias tendem a se tornar obsuletas rapidamente, e quanto maior a evolucao mais curto e esse periodo.
Venham mas e de la os novos Surface Phones que ja tenho uns trocos prontos para um.
Quero e ver tu comprares esse ford e daqui a uns 2 anos te dizerem olhe agora precisa de gastar mais 20 ou 40 mil para andar actualizado. Na volta ainda nem acabaste de pagar o 1 ford quanto mais pagar o segundo. Falas de agarrar ao passado tao nos sabemos que a tecnologia anda mas aqui não é o andar é ser abandonado. Imagina hoje comprares um Samsung s8 de 32 ou 64 gigas com 4 de ram lu mais e daqui a 1 ou 2 anos dizerem te olhe ja nao pode levar com o novo Android porque o seu smartphone foi abandonado, quando derreteste ali uns 800€. Brincas aqui aos ricos nao. Se pudesse andava com um topo de gama e um tesla na garagem é que nem os pcs que compras agora a micro re diz olhe o seu 6700k e a sua board com 32 gigas de ram e a sua 1080 nao pode levar o windows 10. Palhaçada
Evolucao.Sempre assim foi, e com o aumento do consumismo a evolucao tera obrigatoriamente de ser mais rapida, o que ira fazer com que tudo se torne obsuleto mais rapidamente. Tens os exemplos da TV’s, ha uns 20 anos atras, comprava-se uma TV e ela durava anos sem nunca se tornar obsuleta, agora, ao fim de 1 ano passam de topo de gama para TV de promocao em “fim de vida”.
Os culpados de tudo isto somos nos e a nossa mania do consumismo desmesurado.
Quanto ao que falas de querer comprar um segundo Ford quando ainda nao pagaste o primeiro, se assim pensas, que deverias comprar algo novo quando ainda nao conseguiste pagas o antigo, a isso se chama ma gestao, se nao podes comprar nao compras. temos pena, nem tudo da para ser adquirido por todos. Eu tambem gostava de ter o ultimo Lamborghini, mas nao o consigo comprar e se comprar em segunda mao vou andar toda a vida a ganhar para ele, porque nao o faco? Porque sei que nao posso ter uma qualidade de vida boa se o fizer. O mesmo se aplica a todo o resto, casa, computador, telemovel. A mania de querer o que os outros tem, que pensar que fica mal ter inferior aos outros, chama-se inveja, mesquinhez, falta de capacidade para viver uma vida normal, para tirar partido dela. Vamos andar a vida toda a trabalhar so para ostentar o que nao podemos ter? Para que? O que ganhamos com isso? Pelo contrario, perdemos e muito. Enquanto o nosso “povinho” nao mudar a sua caracterista fraca personalidade consumista e invejosa, Portugal nunca vai passar do mesmo. Poucos sao os que gerem a vida com objectivos reais sem serem canalizados para o consumismo e falsa imagem que querem passar.
Em vez de comprarem o ultimo grito, porque nao comprar o que realmente nos serve por um preco justo que se possa pagar na totalidade no acto da compra, e usar o dinheiro que sobrar para melhorar a qualidade de vida? Por exemplo, melhorar a casa, fazer uma viagem e conhecer novas culturas e mentalidades? Acho que isso e o que faz falta ao Tuga comum, nao os pobres, mas os pobres de espirito que vivem focados no consumismo e inveja.
Palhaçada?!?!
Quando compras um carro não existe actualizações! Existem carros na estrada que nem sequer tem cintos de segurança e estão legais!! Ninguém é obrigado a atualizar nada.
Voces exigem actualizações de software, mas o vosso telemóvel nao deixa de funcionar se não for actualizado todos os anos. Tenho telemóveis com Android 4.4 e ainda funcionam muito bem.
No início dos anos 90 todos os telemóveis de redes analógicas (1G) foram pura e simplesmente apagados.
E na época nao havia telemóveis a 800€. O preço medio era 4 ou 5mil$
Por isso o merdoid me irrita tanto. Nem todos querem ou podem trocar de smarttretas todos os anos.
Há mais que fazer ao dinheiro.
Concordo contigo. O problema sao os putos de hoje que querem sempre ter o novo modelo que saiu, e sempre o topo de gama, a maioria nem sequer tem condicoes para os comprar, e depois queixam-se que esta tudo muito caro, que o telemovel que compraram ha 2 anos esta desatualizado, etc… Mas tecnologia semrpe foi assim e o periodo de vida de um equipamento tende a diminuir com os avancos tecnologicos e isso e ditado pelo aumento do consumismo tambem.
Como se costuma dizer: quem nao tem dinheiro nao tem vicios.
Ou arranja um vicio mais barato, ha muita coisa em oferta.
Emular? Uma das caracterizas que eu gostava no Windows Phone e que era uma vantagem em relação ao Android era o facto de poder correr bem em dispositivos com poucos recursos de hardware. Já começamos a ficar habituados com estes malabarismos da Microsoft, começam com um produto inovador para depois descontinua-lo. Veremos quanto vai dura esta nova aventura, e quem vai querer ter um Windows 10 na mão, que será um equipamento caro onde uma grande parte dos seus recurso, de processamento e energéticos serão para emular o x86 no ARM. Isto tudo para poder correr o Photoshop.
Não é nada disso. Uma aplicação (o executável e código x86) irá na primeira vez e nos updates ser convertida em código ARM, sendo que depois corre normalmente como se fosse ARM. O conceito é estilo ter a App em Java no Android mas na instalação ser convertida em contigo nativo do CPU.
Quando ha evolucao e inovacao, essa passa por diferentes fases, desde estudos a testes, etc. Quantas vezes compramos uma board e passados pouco tempo sai uma nova RAM ou um novo socket de processador que torna a nossa board obsuleta pouco tempo apos a sua aquisicao? Compreendo que todos gostavamos de gastar dinheiro uma vez so, mas quem se mete em tecnologia ja deveria saber como ela funciona tambem neste campo.
Se copiassem mais uma vez o kernel do linux para fazerem o ruim funcionarem em todos os arm é que era… lol. Se continuarem a imitar o Wine mas ao contrário, terão os mesmos problemas. Aliás se só o conseguem fazer apenas com um processador estão um pouco atrás… Ter um rasp a funcionar como pc de secretária para a web, office e algo mais com 1gb de ram é bem fácil e possível com as distribuições de linux existentes. Claro que não é para fazer edição de vídeo…
Eu sou fã de produtos MS (em especial surface e WinServer), mas verdade seja dita, cada ano que passa a MS diz que o futuro é isto e aquilo, todos os anos muda em extremos o que diz ser o futuro e a inovação. Experiências fracassadas e outras bem prometedoras, no ano seguinte, tudo para o fundo do poço.
Como consumidor só tenho uma coisa a alertar para os novos “aderentes” da marca, esqueçam o investimento bruto, se acham que hoje o produto é inovador e bastante bom, para o ano já foi esquecido e no ano seguinte nem falado será.
Tive de oferta um L950, bela camara e bom desempenho, no fundo foi para isso que me serviram estes meses todos de MS, para dizer que é uma boa camara (Nokia) e que as apps estão muito aquém do prometido. Pior, em outras plataformas as apps da própria MS são melhores.
Pelo preço a que saí a “nova e mais potente” inovação do momento da MS e o “futuro” e todos os elogios que MS se gaba a cada evento que faz, mais vale pensar em outras coisas. Para uma camara boa muitos androids servem e são mais baratos…para gastar, mais vale gastar “embora em demasia” num iPhone. Veloz, eficaz, atualizado até mesmo depois de nos fartarmos do telefone. Quando o revendermos ainda será atualizado, nenhum outro telefone de mercado Android ou outro qualquer tem essa “sorte”.
Resumindo, MS, perdes-te mais um cliente, quando este smartphone “morrer”, a vossa linha móvel morre junto com ele.
Estava a gostar bastante de ler o que escreveste até chegar ao “perdes-te”.
EHEH 🙂 Parece que quem se perdeu no tempo e escrita fui eu 🙂
Acontece 😉
São mesmo consistentes: SO novo, telemóvel novo.
Gostei muito do WP enquanto o utilizei (excepto o tema das apps), mas fui entalado no WP7 com um L900 e no WP8 com um L1020 e um L925. Tão cedo não vêem o meu dinheirinho.
Queres que te diga quantos androids estão entalados sem verem sequer um update?
Os Android 4.4 usam praticamente todas as Apps do Android beta 8.0 e a variedade é gigante. O mesmo acontece no iOS. No WP não só a variedade é quantidade é de partir a rir como a compatibilidade …
O mesmo acontece no iOS? Andas a dormir, só pode.
Meio ano depois de ter saído uma versão nova do iOS, grande parte das apps deixa de ser compatível com a versão anterior… No Android sim, as apps são compatíveis com uma catrafada de versões.
Estas todo trocado. Ja usaste iPhone? Ja usaste Android? Ja usaste W10M? Nao me parece.
No android por acaso ate tens razao, no iOS ha imensas aplicacoes que deixam de funcionar de versao para versao, no Windows 10 Mobile ate ao dia de hoje tenho corrido todas as apps para WP original sem problemas e as que deixaram de funcionar foi por servidores dedicados terem sido desactivados, por os links de conteudo terem sidos desactivados, por mau codigo tambem. No entanto tens novas aplicacoes que obrigatoriamente exigem uma determinada versao do SO, mas isso ja e bem diferente, destes casos tens aos milhares em qualquer plataforma.
Palhaçada agora quero ver aqui os meninos com o 950 a não abrir o bico para não reclamar da micro. Toma la morangos ja foram. Tenho lumia 630 ja fui descartado a muito tempo próximo é Android. Volto a micro daqui a 10 ou 20 anos quando deixarem de brincar com os clientes, se deixarem de brincar. Pensam que toda a malta ganha 2000 ou 3000€ para andar a comprar topos de gama de 3 em 3 anos por causa de s.o
Vai para o Android que tem updates… olha o Nexus 6p ROFTLOL.
Tenho um L950 e já sei desde que o Windows on ARM foi apresentado que o L950 não era compatível.
Se tu andas a dormir ou a ler as notícias erradas é problema teu
Se nao te importas queria umas sementes dessa tua arvore que tens no teu quintal que te da notas de 500€. Dormir ate é bom entao se tiver a maria comigo caguei para o 950xl. Fica mas é outra coisa em modo xxl
O meu L950 custou-me 200€ com Surface Dock incluída.
E mais, o L950 faz 2 anos no próximo Outubro.
Como nota: o ciclo global da troca de equipamentos anda na casa dos 2 anos, onde se incluído.
E se tens dúvidas acerca dos ciclos de troca, basta andares de transportes públicos e repara nos modelos de topo de gama que a maioria usa. E diria que a grande maioria não ganha 2.000€ por mês.
errata:
Como nota: o ciclo global da troca de equipamentos anda na casa dos 2 anos, onde o mercado Português está incluído nessa média.
3 anos? Isso ja e esticar muito. 2 anos e o ideal.
Mas se quiseres vai para Android, tens de comprar um telemovel novo sempre que precisares da ultima versao do SO. Ou vai para Apple, pagas 3 telemoveis em um e sempre que quiseres fazer algo nele, o mais certo e teres uma limitacao que nao ta deixa fazer, e ficas a ver os Androids mais baratos a fazer tudo o que nao podes no teu tao amado iPhone.
e só rir com esta situação da Microsoft, melhor ainda é ver os crentes que ainda tem grande esperança, da MS vir a lançar alguma coisa revolucionária que arrume com os concorrentes Apple e Google, podem continuar sonhando…
está na hora de se mentalizarem que a Microsoft cavou o próprio buraco quando se meteu no mercado mobile…
A microsoft está no mercado do mobile desde 1998… nem a google tinha o android nem a apple estava na moda.
E pelos vistos tantos anos de mobile não lhes ensinou nada.
Os “novatos” passaram-lhe a perna.
Resta aceitar.
MS nao da para todos, la nisso tens razao. Tens de compreender como funciona a evolucao e inovacao tecnologica, estar preparado para aceitar isso, e teres consciencia que tens de gastar dinheiro para a acompanhar.
No entanto, fica a saber que a MS e um dos maiores impulsionadores e responsaveis por a maioria das tecnologias que usamos hoje.
Ate parece que isto é novidade para alguém.Tenho um 950xl ,e sei que tem o destino marcado em2018.Tudo o que agora venha é com w10,para não voltar a acontecer o mesmo que agora e anteriormente.Nisto tenho de dar os parabens ao nuttela.
Veremos o que acontece até ao final do ano… e depois logo se verá se a Microsoft vai deixar cair a versão mobile do seu SO ou não.
Não vejo qual é o espanto…
Obviamente que esta tecnologia só poderá ser possível numa nova arquitectura de processadores desenhada com este propósito.
E posso dizer que já estou a poupar para quando saírem estes novos telefones da MIcrosoft. O Wp 10 e o windows 8.1 mobile são os melhores OS para dispositivos moveis, e isso meus amigos que nunca tiveram o prazer de utilizar um, é a mais pura da verdade. E eu já usei iOS e Android
O problema é que 99.9% da população mundial não acha que o WM10 ou o anterior WP8.1,é o melhor SO,e sendo utilizador WM10 só posso dizer que a MS é a principal culpada .Espero que agora o nuttela lance algo realmente inovador ,mas acima de tudo ,que deixe de brincar aos SO´s,porque fazer um rebbot de 2 em 2 anos ,não lembra a ninguém.
A MS já deve ter percebido que o WM10 é uma batalha perdida há muito tempo.E não é o update de outono que vai salvar o WM10,vai ser apenas mais uma recarga para durar 1 ano se tanto.
Se o meu 950xl durar até ao fim de 2018 ,já fico contente ,depois venha outro da MS (se houver, é claro )já com o W10.Se não houve mais lançamentos de hardware com WM10 ,por algum motivo é .
O que eu noto na Microsoft, e que não sabe o que quer. E mais tarde ou mais sedo, acontece inquérito aconteceu com a Blackberry.
Hum, na entanto as receitas da MS continuam a crescer.
O mobile é uma muito pequena parte da Microsoft.
Parece-me que a MS ganha muito dinheiro com o uso do android, Mas nos ultimos anos tem ganho menos, pq existe aumento de vendas de droids mas dos mais baratos.