Quantcast
PplWare Mobile

Vamos conhecer o RouterOS dos equipamentos Mikrotik

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Pardinha says:

    Isto é materail a série indeed.

  2. É um excelente equipamento. Para quem mantem redes grandes só deve ter cuidado com as atualizações. Não raro acontecem algumas surpresas. É bom esperar alguns dias para maturação dos firmwares após eles serem atualizados.
    Além disso alguns bugs demoram bastante para serem corrigidos.
    Mas já mantive redes para atender até 2000 clientes via wireless e os equipamentos suportam bem o tráfego.

  3. Paulo Brinca says:

    90% dos meus equipamentos de rede são Mikrotik e só tenho bem a dizer dos mesmos…

  4. Fábio Gonçalves says:

    Ainda a poucos dias montei duas boards Mikrotik em duas antenas de longo alcance para funcionarem como bridge.

  5. Dumitru Toderici says:

    Muito boa materia, estou agora na universidade e estamos a brincar com uns aparelhos brancos mikrotik tambem, e sao muito bons, a rede wifitem boa cobertura por um aparelho tao pequeno. Configuramos tudo pelo winbox e pelo telnet mas menos! Gostei da firewall do aparelho, consegue.se fazer muitas configuraxoes e fazer os limites necessarios!

  6. Ricardo Barbosa says:

    Tenho MEO com um Thomson TG784 e estava à procura dum router N com gigabit com 8 portas, pelo que este Mikrotik parece bem interessante.

    Alguém sabe se é possível pura e simplesmente substituir o Thomson TG784 da MEO por este router? Ou vou ter de por o router/modem da MEO à frente do Mikrotik?

  7. João Sousa says:

    Também gostaria de saber a mesma informação que o Ricardo Barbosa.

    Obrigado.

  8. Manuel David says:

    Trabalho com Mikrotik desde a versão 3.14 e é um SO muito versátil, robusto e em nada fica a dever aos SO’s dos principais player’s do mercado na área do networking.

    • João Olival says:

      3.14 significa 5 anos +/-, e o que é mais engraçado é que o hardware com essa versão pode ser actualizado com a nova versão, acrescentando sempre mais valias e melhor performance, sem qualquer custo…

      MikroTik rukes

      João

  9. Ricardo Valério says:

    Gostaria mesmo, é que fosse feito aquele prometido tópico explicativo sobre a implantação do PF Sense que foi prometido a um tempo atras…

    Anyway belo equipamento.

  10. Tiago Geada says:

    Olá,

    Trabalho com estes equipamentos há algum tempo, e recentemente instalei MEO em casa, e decidi experimentar usar um RR951G-2HnD (dos mais baratos) para substituir o Technicolor

    Funciona bem, a ligação MEO já é IPoE em vez de PPPoE.

    Basta adicionar a vlan12 na interface onde liga o ONT e pedir IP via DHCP.

    Coloquei as configurações no forum MEO: https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/60170/highlight/true#M14038

    De qualquer maneira é um equipamento muito versátil. Permite adaptar-se a qualquer necessidade da rede, e um router destes a gerir uma LAN permite escalar às necessidades mais comuns (varias subnets, vlan, bonding etc)

  11. Jorge Matias says:

    Boa noite Tiago Geada

    Será que me podias dar algum suporte em mikrotik com meo adsl?
    Queria retirar o router meo de serviço e ter apenas o mikrotik, depois disso pretendo activar alguns serviços

    Obrigado

    • Anderson Gouveia says:

      Olá João fixe?

      Tenho um problema, a PT alterou o firmware Thomson TG784n, agora não faz mais autenticação em PPPoE. Como posso utilizar o Mikrotik agora?

      Abraço.

  12. Jorge says:

    Obrigado pela rapida resposta, no entanto a minha situação é outra.
    Não tenho ont, tenho adsl, é preciso de ter o doutor da meo a fazer de modem.

    Obrigado

  13. Fábio says:

    Vale a oena usar o cache da RB 2011 com HD usb ou pendrive em link de 10MB/s para 30 usuários? Fica mais rápido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.