Utilizadores do Android já podem usar o Edge nos seus telefones
Está mais que claro que o foco da Microsoft é o software isso têm-se visto nas escolhas e decisões recentes da empresa. Esta filosofia tem levado a empresa a criar aplicações em sistemas operativos concorrentes, onde consegue cativar novos utilizadores.
Como parte desta estratégia, a Microsoft anunciou que o seu browser, o Edge chegaria ao iOS e ao Android. Essa promessa concretizou-se agora, com a sua disponibilização no SO da Google.
Não é qualquer surpresa a chegada do Edge ao Android e ao iOS. Para além de anunciado pela Microsoft, todos sabiam dos planos de expansão da empresa nestas plataformas, onde tem investido muito.
Este novo browser segue a linha do que podemos já encontrar no Windows 10 e no Windows 10 Mobile. A ideia da Microsoft, não apenas no caso do Edge, é manter uma experiência de utilização transversal e que não requer qualquer aprendizagem extra, acabando por ser natural para o utilizador a sua utilização.
Curiosamente a Microsoft optou por não usar o seu motor de renderização, o EdgeHTML, e resolveu adoptar o que cada sistema usa e oferece de base. Esta escolha resulta numa melhor integração e numa performance mais equilibrada.
A interface do Edge no Android lembra em tudo o que estamos habituados a usar no Windows 10. Os utilizadores têm acesso às funções de um normal browser, mas também a algumas exclusivas, que por si só justificam a sua adopção.
Podem encontrar as listas de leitura, a vista de leitura e uma página de separadores, quer os normais, quer os privados. Tudo arrumado de forma conhecida pelos utilizadores.
Mas é nos pormenores e nas funções exclusivas que o Edge ganha. Este browser permite que iniciem a navegação nos seus separadores e que rapidamente estes sejam transferidos para o Windows 10. Esta continuidade é uma das apostas da Microsoft, que vai tornar o Windows 10 o centro do seu ecossistema.
Podem ainda encontrar neste Edge um leitor de códigos QR e a possibilidade de o controlarmos por voz, apenas em Inglês. O separador inicial reserva-nos sempre as miniaturas dos sites que mais visitamos.
Se quiserem testar o Edge no Android já hoje, podem fazê-lo de forma rápida. Basta que se registem na versão de testes, surgindo depois a aplicação para ser instalada.
É geral o consenso de que esta pode ser uma boa aposta da Microsoft, tal como o conseguiu ao colocar o Office e outras aplicações nas lojas de apps da concorrência. Desta forma consegue manter os seus utilizadores, sem os perder para as ofertas dessas plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Os dispositivos da Apple chamam-se iDevices, os do android são “telefones”. Sempre engraçado isto.
OS da Apple, o iPhone, o iPad, o iPod, a Apple TV, o Apple Watch, entre outros, a Apple classifica como iDevices ou dispositivos Apple. Os smartphones android dispositivos como todos os outros, os da Google são os dispositivos Google, os da Samsung dispositivos Samsung, os da Xiaomi são dispositivos Xiaomi. Qual é o problema nesta classificação?
Apenas referi a facto de classificarem um dispositovo android como Telefone e um dispositivo da Apple como iDevice.
Na minha ótica um dispositivo android nao é um Telefone e tal como os “idevices”, os androids nao se aplicam apenas a “Telefones”.
Os utilizadores dos iDevices não podem dizer que é um simples smartphone/tablet/computador, afinal pagaram bem caro para ter um iPhone/iPad/Mac. Enfim, utilizadores Apple.
Concordo!
O que o Tiago quis dizer (acho eu) é que Android não é só “telefones”.
É para telemóveis, tablets, computadores, boxs, IoT, …
Se funcionar como no Windows, ou seja, pesado, vai ser bom vai…
Pesado como? Pesaste com uma balança? 🙂
Eu utilizo como principal e funciona muito bem sem problemas.
Pesado?
Não é o meu que uso mas não tem nada de pesado mesmo deves estar a confundir de certeza.
Estás a usar o Internet Explorer de certeza.
não tenho problema nenhum em a Microsoft lançar o seu browser para outras plataformas, no entanto se não o uso nem na sua própria plataforma(windows) , claramente que não vou usar nas outras plataformas, o bom google chrome serve muito bem…
“Se quiserem testar o Edge no Android já hoje, podem fazê-lo de forma rápida. Basta que se registem na versão de testes, surgindo depois a aplicação para ser instalada.”
Não precisa qualquer registo, basta ir à playstore, procurar Microsoft Edge e instalar.
O Chrome não presta…
posso uzar no sansung j 3 6
É uma pergunta? Se sim, testa tu e depois diz aqui. Não custa nada…
Btw: é “usar” e não “uzar”.
Acabei de testar e me pareceu, á primeira vista, bem leve e funcional. Vamos continuar os testes.
the edge não é o guitarrista dos U2.?
Yup ahah
Não, é um ex-lutador de wresling e também pode ser um carro da Ford ou um telefone da Samsung…
No Android nao é preciso edge/IE para sacar o Chrome, não vejo a utilidade desta app 😀
e para teres mais um “backup”
Finalmente. Ufaa
É que é já a seguir… LOL
Volta a questão? Para quê? Chrome, Firefox ou Ópera são melhores,
Pois… a nivel de navegacão não me pareceu muito mal. Mas como estou a residir num país estrangeiro onde não percebo a língua (finlandês) por enquanto necessito mesmo de um browser móvel com traducões… coisa que o Edge não tem.
O Chrome está instalado há muito tempo e é daquelas apps que vai ficar para sempre. Muito dificilmente sairá do tlm.
Leve, rápido… para já como versão teste nada a desconsiderar.
Tenho um tablet com Android 7 na Google play diz que não é compatível com o meu dispositivo
Não.
Gosto muito do Edge no Windows 10, mas para mim um browser vale sobretudo pelo rendering engine. Se no Android não vão usar o EdgeHTML, para que raio quero eu uma versão lá só com a front-end? Se usa o motor do Chrome qual é a proposta diferenciadora face ao Chrome e às paletes de navegadores como p. ex. o Opera?
Já descarreguei.
Em utilização parece bastante eficiente e rápido. Sobretudo para uma versão que ainda não é a versão final.
Caros,
Uma ajuda. Dá a mensagem de que não está disponível no seu país – Portugal
Uma forma de resolver?
Cheguei agora ao Android.