Transforme o seu Windows 10 num Windows 10 S
A Microsoft tem procurado trazer uma revolução para o campo dos sistemas operativos. Conseguiu-o quando lançou o Windows 10 e agora voltou a fazê-lo ao apresentar o Windows 10 S.
Esta nova versão tem várias características únicas, das quais se destaca a possibilidade de apenas serem instaladas apps da loja do Windows. Mas sabia que o seu Windows 10 já pode fazer isso? Veja então como transformar o seu Windows 10 num Windows 10 S.
Apresentado no início do mês, o Windows 10 S foi criado para dar resposta a duas necessidades específicas. É por isso que a Microsoft o destaca como sendo seguro e pelo seu desempenho, o que consegue por funcionar exclusivamente com aplicações da Loja Windows.
Todos os que quiserem podem transformar o seu Windows 10 num Windows 10 S, alterando apenas uma configuração das definições.
Como transformar o seu Windows 10 num Windows 10 S
Em primeiro lugar devem lançar a app de Definições do Windows 10. Aí devem procurar a opção Aplicações.
De seguida, e na janela de Aplicações e funcionalidades, devem procurar a opção Instalar aplicações. A caixa aí presente irá ter a opção para apenas instalar aplicações da loja do Windows.
Escolham essa opção e de imediato limitam a instalação de aplicações externas à loja de aplicações do Windows, impedindo que aplicações externas, como o Chrome, sejam instaladas.
Se quiserem, e nessa mesma janela, podem remover todas as aplicações externas, colocando o vosso Windows ainda mais perto do que será o Windows 10 S.
Como instalar aplicações
A partir desse momento apenas será possível instalar aplicações da Loja do Windows, pelo que devem abrir a aplicação da loja e procurar as apps que querem usar.
Lembrem-se que muitas das principais apps não estão ainda nessa loja, podendo apenas ser instaladas da forma tradicional, algo que poderá não ser possível.
Esta é uma forma simples de garantir a segurança no Windows, limitando a fonte de software a um ponto que é controlado pela Microsoft e que alberga apenas aplicações verificadas.
Testem esta opção e, caso necessitem, podem sempre reverter e voltar a permitir a instalação de aplicações de qualquer fonte.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Percebo a vossa intenção em demonstrar esta funcionalidade, mas pergunto quem é que irá ver vantagem nisto? (Tenho mesmo curiosidade)
Segurança, obviamente.
Ambientes com miúdos ou de vários utilizadores incautos, minimiza o risco de virus ou outras pragas. Ainda há pouco o handbrake para Mac tinha código malicioso, se descarregas da store (win, Mac, etc) a probabilidade disso é muito baixa.
É quase como instalares no Android um APK externo descarregado vs App da loja.
São várias as possibilidades. A que vejo mais óbvia e mais rápida de servir como justificação é a questão da segurança.
Com esta alteração bloqueias a instalação de apps fora da store. Isto aplicado aos utilizadores com pouca experiência é uma garantia grande de segurança.
Pedro podes responder-me porque é que os meus comentários estão sempre em moderação? (Sem ser a típica que o sistema o faz. A pergunta é porquê e porque não desactivam)
O sistema envia para moderar em várias situações, uma delas é o fluxo de entrada de comentários. Mas nada que não se trate, eles estão cá.
Cump.
Pois, não tem nada é a ver com o Windows 10 S, é publicidade enganosa, o 10 S não é só o facto de instalar apps da store, é muito mais que isso.
Isto é algo que pode dar jeito à minha mãe por exemplo 😛 ela só precisa do básico, assim é mais seguro para ela e menos chato para mim xD
Se tiveres um puto que com W10 esta é uma boa prática.
Praticamente um “Continuum Simulator”.
Sim, toca a desenvolver a app store 🙂
Nao e preciso desenvolver, basta converter as existentes
É isso tudo, e dar 30% à Microsoft também!
E quanto é que se dá á Apple na App Store?
A taxa que fica para a empresa de “hosting” é semelhante em todas as lojas 😛 (aptoide, google play, app store, windows store, amazon store, etc) nao te esqueças que esses 30% sao sujeitos a imposto e tem que dar para pagar os custos com o armazenamento das aplicações publicadas 😛
boa política para se aplicar numa GPO e será possível?
Logicamente que sim.
Why? Just why?
ainda não percebi a finalidade para fazer isso
Tens todas as respostas que procuras já aqui deixadas nos comentários. Lê e vais perceber como e quando podes/deves usar.
Eu acredito que futuramente o W10 será caríssimo, ao ponto de se tornar um Soft empresarial e o W10s gratuito (home, estudantes, pessoal que só precisa de face e youtube etc).
MS forçará os Devs a criar App para a Store (incluído a google), e ganhará $ a partir da loja.
Com o OneCore, terá N App em vários dispositivos.
.
Eu acho que andas lá perto, com a diferença que o Windows 10 não vai ser assim tão caro.
Vê a coisa assim: compras um PC com o Windows 10 S. Que é grátis, nem o OEM nem tu pagaram um tostão por ele. Mas como só podes usar apps da loja, assim que compras uma, a Microsoft mete 30% ao bolso. Ou então, como precisas de coisas que não existem na loja, pagas 50 euros à Microsoft para ter o Windows 10 completo. Que é mais do que o OEM, e tu indiretamente, pagarias por ele.
E se 50 euros parece muito, é preciso perceber que é um pagamento único para toda a vida do dispositivo (daí a insistência da Microsoft no “suportado durante toda a vida do dispositivo”), que com um PC atual é à vontade meia dúzia de anos.
O objectivo de ter um windows é a liberdade de instalar o que bem entender, para ficar limitado prefiro o IOS.
Porque há computadores com iOS.
Porque Windows e iOS são ambos sistemas desktop.
Porque Windows e iOS são da mesma categoria.
Porque ambos têm tudo a ver.
Para que é que alguém iria querer limitar as capacidades do seu sistema operativo?
Pessoas idosas, pessoas com resistência à tecnologia, crianças, cidadões portadores de deficiencias mentais, etc…
Primeiro, não percebo o porquê de ser aconselhares para pessoas portadoras de deficiências mentais…Há deficiências e deficiências…
Segundo, é “cidadãos” e não “cidadões” ou “cidadães”.
É possível fazer isso só a um utilizador? E já agora, é possível impedir esse mesmo utilizador aos ficheiros, tirando as suas pastas pessoais?
Logicamente que sim.
Gostaria de saber se basta fazer o acima exposto para beneficiar de maior velocidade de arranque e os outros benefícios do 10 S, apresentados pela MS.
Logicamente que não. Isso é exclusivo do 10 S, isto é só para bloquear as apps fora da store, o titulo induz em erro.
Respondendo Diretamente: Não, isto apenas limita a instalação de apps.
Obrigado !
Eu tenho um tablet Lenovo windows 10 pro, que certamente iria beneficiar do 10S , se for possível alterar a versão…
Em termos de fluidez e rapidez o Windows 10 S (verdadeiro)
é melhor do que o Windows 10 “normal”?
Sim, é. Mas ficas limitado apenas às apps da store.
s_junior
O seu comentário aguarda moderação.
10 de Maio de 2017 às 11:06
Eu acredito que futuramente o W10 será caríssimo, ao ponto de se tornar um Soft empresarial e o W10s gratuito (home, estudantes, pessoal que só precisa de face e youtube etc).
MS forçará os Devs a criar App para a Store (incluído a google), e ganhará $ a partir da loja.
Com o OneCore, terá N App em vários dispositivos.
So um pequeno reparo. O windows 10 S é muito mais do que apenas ser possível instalar apps da Store. O Sistema para criação de um user profile vindo do Azure AD, etc… Caso tenham o Home isto não vai permitir adicionar essa maquina a um domínio de Azure AD, etc…. Este funcionalidade (Instalar apenas apps da store), até pode ser bastante útil para muitos cenários, mas é apenas isso.
Os utilizadores alvo do S nem sequer sabem o que raio é um “Azure AD”. Francamente, também não sei, não trabalho em web.
O título e o texto dão a entender que você transforma o windows 10 em windows 10 S e não é verdade, vocês apenas acionaram uma função na qual o windows 10 S tem. Por favor, deixa o texto mais claro.
E o texto está claríssimo, diz o assim “Esta nova versão tem várias características únicas, das quais se destaca a possibilidade de apenas serem instaladas apps da loja do Windows. Mas sabia que o seu Windows 10 já pode fazer isso? Veja então como transformar o seu Windows 10 num Windows 10″S.
Desculpa, mas esta parte da frase “Veja então como transformar o seu Windows 10 num Windows 10″S.” faz muita confusão pra muita gente, tem que entender entre linhas o que eles querem dizer ao certo, acho ainda que deveria ser mais claro.
Eu compreendi, mas não é todos que verão com estes olhos
A luta é também ajudar arque passem a perceber, os poucos que não perceberam. Como tu vês, é simples, mas nem todos, à primeira, entendem. Mas é sempre uma luta quando existem muitas pessoas e cada uma delas com acsua riqueza.
O título pode induzir em erro… O texto não.
Basta ler, caramba.
Deus me livre de ficar limitado às aplicações da Microsoft. Se isso for para a frente acredito que emergirão outros sistemas operativos. A Microsoft aprendeu com a Apple – e com a Google-, e parece que dentro de pouco tempo tudo será pago. É ir preparando a mudança.
E ao contrario?? Será que se pode intalar qualquer tipo de aplicações no Windows 10 S alterando as definições?
Então e por exemplo, quem usa a steam, origin para jogar, entre outros programas conhecidos que não estão na store? E quem tem antivirus sem ser o defender? Deixa de poder usa-los?