PplWare Mobile

Questão semanal: Qual a vossa opinião acerca do Windows 10?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. PMS says:

    Já que foi requerida a minha humilde opinião, cá vou eu desenvolvê-la elaborando um pequeno discurso acerca da vantagem competitiva que este sistema operativo providencia:

    O windows 10 é fixe

  2. Rui Pedro says:

    Em termos de aparência está bom, mas é uma arrastadeira a cada actualização que leva.
    Voltei ao windows 7 e apesar de ter o 10 em dualboot tão de pressa não devo de entrar nele.

    • Miguel says:

      Só se for o teu…
      Tenho portáteis de 2009 que ficaram mais rápidos que o Windows 7.

      • Rui Pedro says:

        Miguel, o meu no inicio era rápido. Depois das actualizações é que ficou mais lento e o meu PC também é de 2009

        • João says:

          De certa forma confirmo…
          Para quem instalou no inicio e depois levou com aqueles updates de 3GB, a experiência em W10 não é grande coisa…no entanto, formatei tudo e voltei a instalar de raíz com uma build mais recente e agora sim, tudo funciona como devia (espero que não seja efeito placebo).

        • Olly says:

          Por estes lados aconteceu o mesmo, mas mais grave que o arrastar é haver algumas falhas graves, como por exemplo o menu iniciar deixar de responder ou o relógio “fugir” para fora do ecrã. Ao início só dizia bem do 10 mas agora cada vez me frustra mais (a cada actualização que passa)…

          • sergio m says:

            ainda me lembro do velhinho “windows xp” 🙂
            mas as empresas que fabricam softwares também vão-nos obrigando a ter windows recente, pois a maioria de programas novos só são compatíveis com windows 7, 8 , vista ou windows10

          • ARCDOS says:

            + 1 – Vou repetir porque é também o que sinto. De inicio só pensava bem do Windows 10, mas agora, hum …..
            Nasceu prematuro.

    • Epah... Cenas!! says:

      pessoal.. a mim aconteceu o mesmo, mas resolvi o problema com uma instalação limpa. desde que formatei por completo e instalei de raiz todos os problemas com lentidão e bugs ficaram resolvidos… recebo actualizações todas as semanas e a velocidade de arranque mantêm-se otimas!! e tenho um PC de 2010 e outro de 2015.. fiz o mesmo processo para os 2.

    • Nitroglycérine says:

      Então podes sempre regressar ao W10 em dois tempos: de… pressa! He! he! he!

    • Pedro Oliveira says:

      Tenho 3 portáteis (1 de 2015 e 2 de 2010) e 2 Desktop (1 de 2015 e 1 de 2005), todos com o W10 e encontram-se 5*, com instalações de raiz. Todos a funcionar muito bem e o consumo dos portáteis, baixou (ou a autonomia aumentou!). Enquanto funcionaram com o upgrade tiveram muitos bugs, mas agora só posso bem, Para mim o melhor dos MS.
      Também tenho outros com Linux mas nem vou comparar…são coisas diferentes, face à necessidade de utilizar software aplicacional escrito para Windows.

  3. Miguel says:

    É o melhor, seja no PC ou no Smartphone Lumia 😀

  4. Christian Nogueira de Faria says:

    Sem motivos para utilização de outro OS, a não ser o OS X.

  5. night says:

    “Gosto, mas ainda tem muito que melhorar”

  6. Alexandre says:

    Só tenho pena que ainda aconteça vezes demais o fantástico ‘Não responde’. trabalho essencialmente com o Office e Autocad e por vezes perco alguns minutos de trabalho por causa disso.

  7. Jonas says:

    Em termos estéticos, acho que está bem conseguido, embora tenha alguns bugs ainda sérios por limar. Performance em máquinas mais antigas é menos boa, onde corria sem problemas o Windows 7. Tive inclusivé de reinstalar a minha máquina devido a um bug de actualizações incompletas (andava a fazer reboots para instalar updates, parava, mais reboot’s para desinstalar o que -não- instalou, e depois, não saía daí. Torce e repete.) Mas o mais problemático (para mim) são as questões de falta de privacidade. É certo que quem quer de facto privacidade não se pode ligar à internet, não deve ter telémovel, etc etc. Mas a MS exagera. Não faltam artigos e experiências a falar disso, com um caso particular que me saltou mais à vista de um utilizador que, por experiência, instalou o windows 10 numa máquina virtual, num hospedeiro Linux (Mint, salvo erro) e que depois foi ver o trafego ao fim de várias horas de inatividade, e o Windows esteve tudo menos inactivo. Faço dual boot windows – linux, mas só por algum problema de compatibilidade, uso quase exclusivamente o Linux. E vou continuar.

  8. Delfim Mota says:

    Olá a todos,
    Não respondi ao inquérito mas aqui deixo “a minha opinião”.
    Uso e abuso desde o dia que foi lançado ao público em geral (29 junho 2015) em todas as máquinas domésticas (desktop’s e laptop’s) todos em atualização, ainda não foi preciso fazer instalações limpas e digo, “é do melhor”.
    Já uso windows desde a versão 3.1 com DOS 6.0.
    Cumprimentos,

  9. XXXXX says:

    O que posso dizer é com a última build para o meu Lumia 730 a bateria passou a durar 4 dias com uso normal. Dual sim com cartão do trabalho e pessoal, e-mail, etc…

  10. Rolando Andrade says:

    Claramente a Microsoft vive no passado, Windows 95 em 1995 foi incrível, porque é que não desenvolvem um SO novo desde 2010? Já devíamos estar a usar o Windows 16, e aqui estamos nós ainda a discutir o 10…

    • ppfoasld.1 says:

      porque as versões que existem funcionam bem, lançar versões todos os anos implica pouca diferença entre cada versão 😀 basta olhar para os browsers

  11. Raquel Pastel says:

    Nunca antes existiu uma janela tão grande, tão aberta e tão transparente, uma autentica montra para o bill gates observar o zoo que é a vida do comum dos mortais. Mudem o nome da microsoft para microscope, já que a sua agenda é por a Humanidade debaixo do microscopio.

  12. Luis da Silva says:

    apesar de já ter instalado o windows 10, nada como o OSX… só se tira total partido de um PC se se usar o OSX

  13. rand says:

    O pplware agora é a russia?

  14. sergio m says:

    O que posso dizer-vos é que : Nunca actualizei para windows 10 nem vou fazê-lo.
    Quando a Microsoft lança sistemas operativos à pressa para atingir a agenda, vem sempre com bugs, e depois são actualizações diárias e erros que surgem no computador.
    Tenho visto isso ao passar dos anos, com cada versão nova que surge.
    Tenho amigos que instalaram o windows 10 e atrofiou o computador todo.

    Esteticamente parece o “windows 8” com menu aos quadradinhos roxos e azuis, tipo tablet, acho piroso.
    Prefiro o windows 7.

    E pelo que li em sites de informática, existem alguns problemas de segurança e violação de privacidade do utilizador, no windows10

    • censo says:

      Não acredites em tudo o que lês. Ficas mais atrofiado que os pc´s dos teus amigos. O que tu realmente queres dizer é : “ainda não experimentei.(ponto) !!”

  15. Serato says:

    Melhor OS de sempre..
    E já tive Mac 😉

  16. kk says:

    Pessoalmente, se tivesse que recomendar dizia para ficar com o 8 + classic shell mais algum tempo.

    Anda vejo muitos win10 a entrar-me porta dentro com bugs estranhos. Por exemplo, aqui a uns tempos apareceu-me um com um erro onde o serviço de report de erros da microsoft quando algo corre mal, estava constantemente a terminar/arrancar o explorer.exe em intervalos de 1 segundo, resultando um windows inutilizado. Isto, depois de descobrir que era este o serviço problemático, até lá a única coisa que se via era “muitas coisas a piscar” (descrito pelo utilizador).

    Outros são bugs estranhos com as janelas onde só aparece metade do desktop, a outra metade desapareceu, tudo como se tivesse umas 2 ou 3x zoom out e quando se mexe o rato, o que se mexe é como se fosse a borda de uma janela. Claro, windows inutilizado.

    Também é engraçado, num utilizador com autologin sem password, o windows de vez em quando mostrar a caixa de password como se estivesse a pedir pass e uns segundos depois fazer o autologin (este menos mal).

    Outro foi o windows fazer o update do 7 para o 10 e depois não conseguir iniciar o perfil do utilizador, arrancando com um temporário. Mas usando ainda assim as pastas do utilizador antigo, respectivas permissões, etc, apenas não mostrando nada do que o utilizador tinha antes e fazendo (como um perfil temporário).

    Como estes, já vi dos bugs mais estranhos. Já os vi até em sistemas acabados de instalar. Não posso, portanto, recomendar um sistema onde acontece tanta coisa estranha sem razão. Atribuo isso a maturidade do sistema e tenho confiança que vá estabilizar com o tempo.

    No meu portátil antigo de trabalho com um ssd, dualcore, 3gb ram, o win8 voa. O win10 arrasta-se imenso.
    No meu pc gaming, não há grande diferença na performance 8 para o 10, mas também não vejo motivos no 10 para querer trocar já o 8. Pelo contrário, o utilizador perde algum controlo sobre a máquina (não poder desligar updates, etc). Portanto, a esta data, não gosto e não uso.

    Não é tudo negativo, a instalação de drivers quando a instalação do sistema é a melhor de sempre, fica quase sempre tudo instalado sem precisar de grande intervenção, por exemplo.

    • censo says:

      Ou tens muito azar ou eu tenho demasiada sorte. Já instalei o 10 em todo o tipo de máquinas, desde a mais velhinha (um pc Fujitsu de 2007) até às mais recentes, e não houve um único que ficasse pior em termos de performance. Para alem de que todos os respectivos utilizadores estão contentes.

      • Nitroglycérine says:

        Nem mais! Só me falta instalar num dos meus portáteis, pois dá sempre erro… No meu velhinho EeePc 1000HE que estou a utilizar funciona como um relógio suíço!
        E a nossa influência sobre a Ms também não se deve negligenciar: nós somos os consumidores e eles têm de nos escutar! Viram como eles passaram a dar informação acerca das atualizações?! A influência dos clientas é grande e temos de continuar a exercê-la contra ventos e marés!

  17. Theboice says:

    no meu caso tenho um pc com um mês de vida asus corel i7 de 6 geração e hoje depois de uma suposta actualização não sai da”a terminar secção”

  18. joao terra says:

    a minha opinião é que o Windows 10 ainda falta imenso trabalho pela frente e o sistema ainda não está finalizado. ainda tem bugs e não é estável.

  19. tilt says:

    Coitado do Bill quando a ignorância é tremenda e mesmo que já nem lá trabalhe o desgraçado leva sempre com as culpas.

  20. eu says:

    36+24+13+13+11+10= 107.

    107% ? Quem foi o “engenheiro”? LOL

  21. o gajo says:

    Windows? Isso come-se?

  22. Miguel says:

    Já saiu o Windows 10?

  23. Ricardo says:

    Darem FIX no motor de procura do menu iniciar dava jeito. Ganhei cancro com aquela porcaria. De resto meh… é OK I guess

  24. Paulo says:

    Gosto muito do windows 10, mas no portatil novo que veio com windows 10 de raiz…. encrava ao encerrar. A assistência da HP não consegue resolver… vai ter que ir instalar tudo de novo em garantia. mesmo aplicando os truques… fica a encerrar e não desliga. não existe nenhum processo aberto. ainda disse para fazer o downgrade da drive de um controlador para a versão 9, mas eles dizem que não é aconselhado e isso é só para quem fez o upgrade e não os que já vem de fábrica! enfim!!! 🙁

  25. Danny says:

    Windows 10
    Pc antigo funciona muito bem, mas tenho de ter sempre um com o wxp e outro com o w7
    Pc xpto só me da dores de cabeça por causa das teclas fn, neste caso as teclas F1, F2…. são subsistidas por teclas do volume, brilho, e muito mais problemas deixam de funcionar ou ficam com outra função.
    Solução voltar ao W8.1

    • Luís says:

      No meu Lenovo G5080 é ao contrário… comprado novo ainda com o 8.1 (já o 10 tinha saído). nO 8.1 engasgava-se todo… com o 10 funciona q é uma maravilha
      isso das teclas de função e das FN pelo menos no meu tenho uma opção na BIOS q altera isso além de q essa troca tb pode ser feita nas Settings da Lenovo

  26. Ruivix says:

    Por acaso não desgosto do Win10 mas como só ligo o PC neste momento para jogar World of Warships e ver os emails por enquanto funciona sem problemas.

    Gostava de experimentar a instalação limpa do Win10 mas não sei como o fazer ainda…

  27. Miguel says:

    Ninguém gosta mas todos usam.

    • PL says:

      So quem usa ou experimenta é que pode dizer que não gosta.

      Eu uso e não gosto.
      Irritam-me os constantes updates, é um consumo de dados em excesso e com pouco controlo.
      Também olho com alguma desconfiança pelo o consumo de dados em upload, quando o pc esta supostamente inactivo gera demasiado upload, algo que me deixa a pensar nas teorias da conspiração terem alguma lógica.

      Mas continuo a usar porque executa mais rápido que o 7 é porque o OSX não tem uma boa alternativa ao visual studio nem me permite ter um SQL server para que possa trabalhar quando estou offline.

  28. Orson Reles says:

    IMHO, o Windows tinha tudo para ser o melhor SO do mundo.
    O seu ADN nuclear está no XP e no 7 Ultimate .

    Exe (s) e .com (s) para todas as funções, freewares, abandonawares, adwares, paywares, um autêntico caleidoscópio para todos os gostos, a arca de Noé da informática. Ao contrário do Linux e do OSX, era difícil encontrar uma lacuna por preencher em termos de software, seguramente, existia menos lacunas neste que nos restantes SOs
    Não havia “raças”, desde o modesto jogador de Klondike até ao mais inventivo engenheiro do Autocad, o Windows realizava e fazia realizar tudo e todos. Tanto que até os insuspeitos criadores do OpenOffice/LibreOffice ou do modesto Gedit não deixaram de criar também uma versão para o Windows a competir com o Office.
    E nunca o nome dum sistema assentou tão bem no objecto, uma janela para o mundo, ao invés de um tributo ao nome um adaptador de Unix para GNU, ou a maçã de uma só dentada.
    Era o tempo em que o proprietário do computador dominava a máquina e fazia dela o que queria, rejeitava o que não queria, como ainda hoje acontece com a WEB. E pelo caminho programava e distribuía adwares e freewares.

    Porém, quis o destino que o mosquito portador do zika infectasse algo de forma a que colocassem persianas no Windows. O ADN sofreu uma mutação, já não é o mesmo. Agora é uma interface Metro ( conta quilómetros já não precisa). A liberdade de outrora proporcionada pelos .exe (s) , o alvo a abater, vai sendo substituída por uma higienizada e asséptica loja de aplicativos que não abjurem a filosofia da coisa, decalcada da ideia de Steve Jobs depois seguida pela Google Play. Para a mudança não ser tão radical lá engendraram um sistema mix Dr. Jekyll e Mr. Hide, de tal forma que é difícil saber distinguir o peixe da carne, o que são onde começam e acabam respectivamente os settings da interface e do sistema.
    O shutdown e a falta do botão “Iniciar”no Win 8 até podem parecem ser uma inteligente comédia para dar algum charme a algo que, qual Lázaro, “born again” exclamando como os Monthy Python “And Now For Something Completely Different” .

    .Em “belezura” até se pode dizer o que se diz de qualquer nascituro – É LINNNDOOO !!!
    O problema são as fraldas para tantos updates que ninguém consegue efectivamente controlar, ou a recolha de tantos dados e metrias ( e daqui o nome Metro da ui) de utilização, EULAs que parecem tiradas da gaveta do FBI – se encontrarmos sombra de piratice no teu computador seguirás na ramona -.

    E fosse só isso, o Pplware já nos alertou para casos de auto instalação não solicitada. Em suma, com esponsais de upgrade gratuito a MS passou a dormir também na cama do casal resoluto para não para fazer apenas o papel de “chaperone”.

    Não me espanta pois, que os dados tenham sido obrigados a ficar na Europa, algures num campo de concentração alemão ( lá “know how” têm eles ) em vez de seguirem para a terra do tio Sam, que o Windows 7 continue sendo por muito tempo o sistema mais utilizado do mundo, que muitos utilizadores tenham revertido para versão anterior e outros o usem como um recurso residual além do Linux, já que, se quiserem lojas, segurança, sempre podem seguir na interface Metro para a estação Colégio Militar onde haverão de encontrar algum ovo de Colombo.
    Entretando China, Rússia e outros vão cozinhando os seus sistemas ( o Deepin não vai nada mal ! ) e o Sr Bill Gates, o homem mais rico do mundo, já não tem um dólar em acções da MS.

    Atendamos às cenas dos próximos capítulos e vejamos se a persiana ainda nos vai surpreender !

    • JJ says:

      “…Sr Bill Gates, o homem mais rico do mundo, já não tem um dólar em acções da MS…” – Pois não! E já não tem a muito tempo. As acções dele da MS e de outras empresas, não estão em seu nome, mas em nome da empresa: Cascade Investment, LLC (quer curiosamente é EXCLUSIVAMENTE sua!!!).

      Só fui investigar este argumento… sendo um argumento sem qualquer fundamento, questiono todos os outros argumentos.

  29. JVC says:

    Muito bom mesmo com as actualizações. Apesar de haver passoal com experiências menos boas.

  30. Upss says:

    Comprei um Asus já com o Windows 10 e depois das actualizações QUE SÃO SIM SENHORA UMA SECA, eu acho o sistema muito leve, rápido e viável e já experimentei vários jogos tais como Doom 3, Settlers, Counter Strike Go no máximo de grafismo e voila, tudo sempre na boa e nunca necessitei dessas ++++++das de arrancar com compatiblidade windows 7 mas……eu tenho o windows 10 originalisimo e será disso? Já agora, sims 4 e numa boa no maximo.

  31. Manuel Rodrigues says:

    Sinceramente parece um Windows para totós! O grafismo é lamentavelmente medíocre……

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.