PplWare Mobile

Segurança Informática: Malware, Vírus, Spyware, Trojans…


Autor: Pedro Pinto


  1. Asdrubal says:

    É sempre bom recordar. Eu sempre chamo vírus a tudo, mas penso que hoje em dia já não está tanto na moda o malware incorporar-se em ficheiros originais como antigamente.

    • Nelson says:

      O problema é que a maior parte das pessoas pensa que o malware (mais especificamente os “vírus”) se podem manifestar visualmente todos, e que o interesse dos programadores de vírus é abrandar o computador dos infectados, ou crashar, ou mostrar mensagens…

      • pixar says:

        Isso já foi assim. O objectivo dos programadores era dar nas vistas. Podemos dizer que na altura eram um pouco inocentes.
        De há alguns anos para cá, as coisas mudaram e eles deixaram de ser inocentes. Esse novo malware sim, é que é perigoso.

  2. paulo says:

    virus Qv06 removi com AdwCleaner 3.010

  3. Vítor Silva says:

    Esse virus Qv06 removes apenas clickando nas propriedades do browser e retirando o que esta a frente do destino por ex: no chrome aparece isto + umas tretas da qv06: C:\Users\*********\Chrome\Application\chrome.exe neste caso se deixar ate chrome.exe e depois dentro do chrome nas extensões e nas defenições pusermos tudo como deve de ser funciona 😀

    Espero ter ajudado

    • pedro says:

      No meu pc apanhei o Delta Homes, para o desinstalar, fiz igual ao que o vitor silva disse,e lá me livrei dele.

    • Theboice says:

      Não ajudaste porque isso só por si não chega e o AdwCleaner conforme disse o Paulo por norma resolve toda a situação e de todos os browsers, se não terás que escavar mais profundamente para o eliminares.

  4. Valente says:

    Vírus.
    Spyware
    Malicious cookies
    Dialers
    Phishing
    Detector hacking
    Joke detector
    Hoaxes
    Rootkits
    Heurístic Scan

    (Scan e detector são funções para …)

  5. Mota says:

    Bom post.. quero apenas alertar para uma vaga de virus que atingiu uma série de computadores esta semana (especialmente servidores /server2003) chamado.. “.OMG!”

    Encripta os ficheiros do utilizador e apenas têm acesso a esses ficheiros se pagarem. Podem usar o malwarebytes para o remover mas os ficheiros continuaram encriptados.

    • João Gago says:

      O portátil com o windowss 8, de um familiar meu foi atacado mesmo com o antivirus actualizado e pago a uma empresa informática. O cryptolocker usa uma key RSA-2048 e se não pagar em 70 horas os atacantes apagam essa key que tem em posse deles e já não será possível desencriptar os ficheiros. Neste caso os ficheiros da familia office (docx,xls,etc) ficaram encriptados. Felizmente não atacaram o servidor.

      • Mota says:

        PS:

        @João Gago, aconselho contudo e encriptar os backups do servidor, com uma palavra pass forte. Na minha empresa tivemos clientes que ficaram com os backups dos discos externos “infetados” (encriptados vá) .. Recomendo usar o shadow copy, eventualmente poderá funcionar em alguns casos.

        Por último é preciso alertar que o alvo principal são pastas partilhadas, como é obvio espalha o virus rápidamente.

        Cumpz

    • XENG64 says:

      O nosso servidor foi vitima desse vírus, vários ficheiros ficaram com a extensão omg. Alguma solução?

      • Mota says:

        Já andei as vasculhar na internet, existem relatos de 3 aplicações capazes de remover esta vertente de virus. Duas deles já possuiem um historial de sucesso em desencriptar estes ficheiros..

        Drweb & Emisoft (se o nome não me falha)

        Panda, pelo que li ninguém conseguiu.

      • Leonardo Simas says:

        Ola alguma solução ai para este problema? estou com o mesmo aqui qualquer coisa entra em contato. att

    • pedro says:

      isto mesmo mota, aconteceu com um cliente aqui, vc trabalha com info?

  6. António Ferreira says:

    Lembram-se do Virus “Barrotes” ?
    Foi o primeiro que me lembro de me ter infectado.
    Desliguei o pc directo da ficha de 220, Lixei o computador.

  7. Zé Cerqueira says:

    Adware, como remover?

  8. Falcon says:

    Boa tarde.

    Costumo resolver os problemas destas “pragas” no pc com Malwarebytes – e (ou) o Spybot Search & Destroy. Isto quando o Norton deixa algo por eliminar, mas por culpa minha, que em vez de testar alguns programas numa máquina virtual testo directamente no PC e digo ao Norton para não eliminar os programas em causa mesmo quando ele diz que são perigosos.
    Depois dos testes feitos elimino as possíveis pragas com algum dos 3 programas mencionados.

    Esse trojan Ransomware da Polícia é que me deixou com a cabeça à roda, no entanto resolvi o problema fazendo uma pen com boot, cujo nome é: Kaspersky Rescue2Usb façam esta pen e tenham-na sempre à mão, garanto-vos que vale a pena.

    Se souberem outras formas de resolver este “Ransomware”
    partilhem a solução também.
    Falcon

    • Zane says:

      Acho que usei outro método, mas já não me lembro bem, demorou me bastante tempo para remover essa porcaria. Talvez esse método teria sido mais rápido.

      Arrancar em modo de segurança, tentar ir ao gestor de tarefas, mas acho que foi mais complicado que isso, porque nem me deixava fazer isso bem.
      Só sei que consegui terminar o processo disso e depois corri o programas do costume para eliminar isso.

  9. pires says:

    Cheguei a ter um addware uma vez mas matei-o eu mesmo 😀
    O Antivirus detectava o ficheiro infectado mas nao conseguia remove-lo, pois ele reinstalava-se assim que removido.
    Fui á localização do ficheiro mudei a extensão de “exe” para “txt” acrescentei 2 ou 3 caracteres fechei e voltei a guardar como “exe”, problema resolvido xD acabou-se os popups 🙂

  10. Arturix says:

    Desligar o restauro do sistema e limpar com o antimalware e de preferência em modo de segurança!

  11. Marcos C. says:

    E quais os melhores programas para lidar com isso em Mac? (vou mudar agora para Mac e desconheço)

  12. adaragao says:

    Quando o Anti-virus não deteta, uso o Combofix em modo de segurança… funciona quase sempre.
    Mas já cheguei a tirar o disco e liga-lo noutro pc para fazer um scan. Também funciona nalgumas situações.

  13. Ryan says:

    Por isso que uso o psafe… nao pego nada fico livre desssas nabas. até no cellar eu coloquei.

  14. Alexandre says:

    o psafe também tem pra mac Adaragao… eu uso no meu e acho ótimo. Ja usava antes no windows xp mas ai como mudei quis continuar com a mesma proteção pois sempre achei o psafe o melhor de todos os antivirus gratis. Nao mudei de celular ainda pq só tem apps pra android ahhahaha muito bom mesmo mano, pode baixar e confiar.

  15. Carlos says:

    Espero que os meus clientes não venham ler.. mas..

    adwclean
    malwarebytes
    combofix
    ccleaner / revounistaller..

  16. jose says:

    pessoal eu no meu site estou a ter um problema que é do nada vários ficheiros .js e vários ficheiros .php ficam com uma linha de codigo qualquer que me lixa o site todo e qnd entro no site o meu antivirus avisa me q tem virus

    /*7fae88*/

    document.write(”);

    /*/7fae88*/

    é que eu elemino o site e volto a meter la o backup e passado um dia ou as vezes algumas horas acontece-me o mesmo, alguem sabe como resolver isto ??

    obrigado

  17. Stuart Stone says:

    Oi, meu computador foi severamente infectado por TrojanDownloader:AutoIt/Fadef. A fim de eliminar este Trojan eu fiz todas as medidas necessárias que eu pude Mas esta ameaça continuam vindo. Mas depois de tentar dicas de remoção de http://www.remover-virusspyware.com/trojandownloader-o-autoit-fadef-pontas-da-remoa%C2%A7a I com sucesso capaz de eliminte-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.