Quagga – Transforme o seu PC num Router
Recentemente um colega questionou-me se poderia transformar um simples PC num router, para integrar numa pequena rede da empresa. Na prática, os equipamentos de rede que conhecemos actualmente não são nada mais que potentes computadores, “embalados” numa caixa bonita, que correm um sistema operativo especifico e que auxiliam nas diversas decisões de uma rede de dados.
Além disso, muitos equipamentos de rede correm versões personalizadas no Linux, oferecendo sempre a melhor performance estabilidade. Para quem pretender transformar o seu PC num router hoje damos a conhecer o Quagga.
O encaminhamento (muita das vezes referido com routing) é uma das funções essenciais na comunicação entre sistemas, determinando o caminho que um pacote de dados deve seguir para chegar de uma rede a outra.
Os routers (ou encaminhadores) são equipamentos activos de uma rede de dados que permitem a comunicação entre dispositivos de redes diferentes (e também de redes com diferentes tecnologias) e totalmente autónomas. Os routers funcionam na camada 3 do modelo OSI (ver aqui) e têm a capacidade (com base nos protocolos de encaminhamento (encaminhamento dinâmico), ou rotas estáticas (encaminhamento estático) ou por conhecerem as redes directamente ligadas) de fazer chegar os pacotes de dados de uma rede de origem a uma determinada rede de destino.
Para quem necessitar de transformar uma máquina Linux num autêntico Router, basta que proceda à instalação do Quagga e configure um dos protocolos de encaminhamento suportados. O Quagga é uma suite open source de routing que permite a implementação dos mais diversos protocolos de encaminhamento, dos quais se destacam o OSPF, RIP, BGP-4, entre outros. O Quagga é um fork do popular GNU Zebra que foi desenvolvido por Kunihiro Ishiguro e tem um funcionamento idêntico ao Vyatta que ja apresentamos no Pplware.
Como instalar o Quagga no Ubuntu?
Quem tiver curiosidade em explorar o Quagga, poderá facilmente proceder à sua instalação abrindo o terminal e inserindo o seguinte comando.
sudo apt-get install quagga quagga-doc |
Nos próximos dias o Pplware apresentará uns tutoriais sobre esta fantástica suite de protocolos de encaminhamento. Além disso vamos preparar um pequeno cenário real para a utilização de um router baseado em Linux, com recurso ao Quagga.
Este artigo tem mais de um ano
Eu utilizo o pfsense. Muito bom, fácil de instalar e não necessita de nenhum SO de base.
Que bola fora em amigo… Pfsense e baseado em FreeBSD , logo ele tem um sistema com base…
Também uso bastante o pfSense é a minha apliance de eleição!
Já eu costumo utilizar o Connectify. Como por norma são marginais as vezes que preciso de um sistema deste género, o Connectify é perfeito e chega muito bem.
Não é que saiba muito sobre isto mas o connectify é um hotspot não um router… serve apenas para repetir o sinal digamos assim.
Sim, o Connectify funciona apenas para transmitir o sinal recebido. Recebe-o de um router real e transmite-o através da placa de rede sem fios. Funciona de forma diferente do Quagga, mas para quem pretende uma solução do género é muito bom.
Já agora, eu tenho um computador na rede onde tenho instalado o Vmware ESXi, numa das VM’s tenho o freenas e sendo Zon tenho também o Myhub mas usando o modo bridge posso fazer uma VM com este sistema e utilizar como router? ou o cenário é irrealista? obrigado
Eu já tinha andado a brincar com o ZeroShell e o PFsense há uns tempos porque as funcionalidades de VLAn interessam-me muito, redes guest, blacklisting, etc.
Vou dar uma olhadela neste 😉
Atenção que o Quagga é uma implementação dos protocolos de routing para redes core/periferia, não tem grande utilidade em redes domésticas. De uma forma simples, os protocolos de routing suportados servem para integrar esse router numa rede com outros routers que troquem informação de encaminhamento com ele. Numa rede doméstica geralmente o encaminhamento é estático ou usa quando muito um router uplink com endereço dinâmico, pelo que usar OSPF ou BGP não faz sentido nesta situação (e não existe geralmente mais do que um router sob o nosso controlo para valer a pena trocar informação).
Exacto
Então no caso doméstico há algum equivalente?
Digamos que não tenho um router mas sim um computador “usado” com wireless. Posso usá-lo como router? E funcionariam as ligações por cabo?
Só um aparte porque me parece haver aqui alguma confusão.
Tal como o Pedro Pinto disse e muito bem, o Quagga não é router nenhum, é uma “software swite” que permite correr vários protocolos de roteamento que normalmente só se encontram em routers de gama empresarial. Não devemos confundir router/routing com Quagga, nem com Pfsense cujo objectivo principal é firewall, ou com Connectify que nada tem a ver com isto. Qualquer Linux pode funcionar de raiz como router. Um simples comando..
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
e temos o Linux a funcionar como router. Ora, tanto no primeiro exemplo que o Pedro deu (como na maior parte das empresas), não é necessário Quagga nenhum, já no segundo caso, em que existem vários routers, existe a necessidade de utilizar protocolos de roteamento para optimizar a comunicação entre routers, aí sim, é que pode entrar o Quagga. Já agora deixo aqui o link para um outro projecto cujo objectivo é o mesmo, mas baseado em FreeBSD.
Ups, faltou o link
http://bsdrp.net/
Ate hoje aguardo os guias sobre PFsense uma vez mencionado aqui no PPLWARE, esse sim seria um guia fantástico…
Deixo aqui mais uma vez meu pedido.
Abraço.
qual o melhor para windows 8?
Já tive problemas tanto com o conectify como com o virtual router plus (ambos corriam bem em windows 7 mas em windows 8 estou a ter alguns problemas com ambos)
Bom bom é o Sophos UTM9
=)
Uso a boa a velha opção..
net.ipv4.ip_forward=1….
E saber sobre roteamento, não precisa de nada “adicional” hehe
Olá,
A minha questão esta um pouco fora do âmbito do tópico mas gostaria de uma opinião.
Como tenho o router no extremo da casa, no outro extremo a força de sinal por vezes é fraca, e gostaria de comprar uma repetidor de sinal para intensificar o sinal. Pergunto se será esta a melhor abordagem. Se for qual os equipamentos com o melhor rácio qualidade preço?
Obrigado
Marcelo