Quantcast
PplWare Mobile

Vodafone revoluciona a sua oferta com o Red

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Blizard says:

    Comunicado Vodafone recebido!
    Obrigado Pplware! NOT!

  2. Dogzilla says:

    Então mas a Vodafone agora anda sempre atrás da PT? Primeiro a cloud, agora isto. Lembro-me que eles antigamente eram bem mais revolucionários do que hoje em dia.

  3. Rui Mesquita says:

    Quando chegará ao interior….

  4. CA3iR0 says:

    Este parece-me ser o cantar do cisne das redes móveis.
    Há muitos anos que as mesmas não inovam EM NADA, e cada vez mais são mais dispensáveis para os utilizadores menos infoexcluídos.
    E o que quero eu dizer com isto?
    Antigamente, antes da era dos smartphones (e quando falo em smartphones não falo no primeiro que usou esse nome: Ericsson T28s (apesar do R380s ser superior) mas sim nos pós-iPhone) quem queria comunicar dependia exclusivamente da sua rede móvel. Fosse para enviar uma SMS, fazer uma chamada, enviar uma foto, fosse o que fosse era imprescindível usar a sua rede. Mas tudo isso tem mudado nos últimos tempos. Com a actual massificação dos smartphones sejam eles iPhones ou Androids, Blackberries ou WindowsPhones, e todas as aplicações que existem hoje em dia, prevejo um futuro MUITO negro para as redes de telemóvel actuais. Para que é que ainda nos servem hoje em dia? Todos temos a possibilidade de falar de borla com outras pessoas que também tenham smartphones ou tablet. Seja por voz, video, imagem, ou por mensagem, há centenas de apps como o skype, o kik, ou o whatsapp que substituem a 90% a falta que as redes móveis nos faziam até há poucos anos. Só ainda não substituem as redes móveis a 100% porque ainda há alguns resistentes (infoexcluídos) da velha guarda que não usam esse tipo de tecnologia, nem imaginam que existe.
    Mas o que eu quero deixar bem claro é que: As redes móveis, se continuarem a cobrar pelas chamadas e pelas sms como até agora, vão ser como as k7/minidisc: vão passar a ser tecnologia do passado com pouca gente a usar. Porque quem é que no seu bel juízo prefere dar mais de 1€ por uma mms para outra rede, quando o pode fazer de borla via whatsapp? Ou fazer uma videochamada por um balurdio, quando o pode fazer de borla de/para qualquer lugar do mundo sem gastar um cêntimo?
    Aposto que vão começar a surgir em breve as primeiras “redes de telemóvel online”, onde os serviços baseiam-se todos em volta das redes e apps sociais (como o whatsapp, o facebook messenger, o google+, etc), e de chamadas SIP (como o Skype). As redes que hoje já existem não vão deixar de existir! Simplesmente vão ter de se ajustar aos tempos que correm, e passar a vender tarifários com ligações à net ilimitadas, ou com MUITO mais do que os ridículos 160MB mensais que o meu tarifário me dá, por exemplo.

    Espero que elas (Vodafone, Optimus e TMN) vejam este post, who knows? Agora é a hora de vocês se mexerem. SMS de borla para todas as redes é a primeira coisa que devem dar aos vossos clientes, pelo menos aos mais “tecnologicamente inteligentes”, porque esses vão ser os primeiros a deixar de pagar por algo que se pode fazer gratuitamente e muitas vezes com mais qualidade.

    • diogo says:

      Enquanto a cobertura wifi nao for maior q a cobertura das antenas moveis..

      • CA3iR0 says:

        Já não deve faltar muito. Basta o WiMax massificar-se, ou surgir um novo protocolo do mesmo género. Mas nas cidades até já há WiFi em todo o lado, por isso até nem falta assim tanto!

        • Mário Cardoso says:

          Wifi nas cidades em todo o lado? Moras em Portugal?

          • CA3iR0 says:

            Moro! E tu, moras no deserto do Sahara? É que onde eu vivo tenho mesmo wifi em todo o lado onde vá!

          • Bruno M. says:

            Esqueceram-se foi de referir é que quem tem wifi em todo o lado e pode usa-lo sem restrições é quem tem zon ou na pior das hipóteses, tem net de outra operadora em casa e comprou um fonera …..

          • CA3iR0 says:

            @Bruno M.: Exacto, é sempre necessário partilhar-se uma ligação à net via uma fonera, ou router que use esse serviço (como os MyHub/Zonhub da ZON). Mas eu nunca disse que as pessoas iriam deixar de pagar para ter internet em casa! Uma ligação rápida, exclusiva, e com baixas latências vai ser sempre precisa para se jogar online num computador/consola/smartphone. Apenas falei acerca dos tarifários das redes de telemóvel que cobram por tudo, quando os clientes podem fazer o mesmo de borla via WiFi. Logo as pessoas cada vez mais vão passar a optar apenas por pagar por essa ligação à net em casa (de preferência a emitir sinal fon), e depois poderão utilizar os seus equipamentos móveis onde quer que estejam. Desde que haja sinal WiFi por perto, claro.
            Mas voltando ao inicio, também não digo que tenhamos de pagar eternamente por um acesso à net em casa! Há-de chegar o dia, não muito distante, em que haja redes WiMax em todo o lado (o sinal é bem mais forte e atinge quilómetros, quase como os sinais de telemóvel). A Google já anda a testar esta ideia nos EUA com uma rede gratuita que pretende cobrir todo o país.
            A informática e a tecnologia não param de evoluir. E muito mais depressa do que damos conta, é das mais que tem mais rápido desenvolvimento.

        • Ecchin says:

          Eu moro no Porto e não tenho wireless em todo o lado. E quando tenho… Até dentro da faculdade tenho “buracos” onde tenho de ligar o 3g.
          EU acho muito abusivo o preço das comunicações móveis, mas nao dispenso os meus 300MBs na Vodafone.

    • João Miguel Pires Rodrigues says:

      A sério?

      Valha-me deus… (e sou ateu)

      Gostava de saber como é que uso o skype e companhia sem uma ligação de dados! Será que alguém me pode iluminar?

      Não me vão dizer “ah e tal, não precisas das redes móveis porque tens wifi…” Mesmo que isso fosse verdade, que não é, quem são os operadores que trazem os dados até ao hotspot? Ah, que coincidência… Afinal são os mesmos…

      Realmente… Espero que a Vodafone, Zon\Sonae e Pt vejam esse comentário… Como se eles não soubessem há muito tempo que a tendência é para aumento do consumo de dados móveis e estagnação da voz…

      Oh CA3iR0, tens que tentar descobrir a pólvora outra vez…

      • CA3iR0 says:

        Volta a ler tudo de novo. Sei que me prolonguei um bocado e que o texto ficou um bocado extenso, mas faz um esforço por não o leres na diagonal, sff…
        Eu faço um resumo: As redes vão ter de passar a criar tarifários com muito mais tráfego de dados que os actuais de “meia duzia” de MB. E é se querem continuar a ter algum lucro, porque já há redes WiFi abertas praticamente em todo o lado nas cidades. Aqui em Setúbal é rara a rua em que não exista pelo menos uma fon_zon_free_internet (por exemplo). Nas regiões do interior, aí sim compensava ter um desses tarifários com muito tráfego.

        • João Miguel Pires Rodrigues says:

          Não sei se estás a ver bem o problema. A Zon vende voz e dados em várias plataformas. Os hotspots da Zon são uma forma de alargar a rede e prestar um serviço aos clientes que já pagam uma assinatura. Isso de gratuito não tem grande coisa… Eu não conheço ninguém que sobreviva sem pagar uma ligação de dados (pelo menos aqueles que conheço com conta skype e etc.).

          Quanto à evolução dos tarifários de dados móveis, esse caminho já começou. Os dados estão muito mais disponíveis agora do que há meia dúzia de anos.

          O nosso problema é ter um oligopólio quase perfeito e não existir margem para alargar a concorrência. Mas aí tens que ver em quem votaste nos últimos 15 anos. Se em decisores que estão lá para te representar ou nuns tipos que gostam de fazer o jeito aos amigos principalmente quando à uma rede e demais infraestruturas a privatizar, ou quando fazem leilões de frequências nos termos exactos que os actuais monopolistas escolheram para impossibilitar a entrada de um quarto operador…

          • CA3iR0 says:

            Primeiro que tudo, os hotspots não são da ZON, mas sim da FON. A ZON é que se associou à FON e aderiu ao serviço que esta já prestava desde há uns 10 anos para esta parte. Fui um dos pioneiros da FON e ainda tenho algures umas 2 ou 3 foneras que naquela altura eram de borla. A FON não depende da ZON em nada, até porque pode ser usada com todos os ISPs.
            Em segundo lugar, desde que tenhas uma ligação WiFi aberta, para que vais pagar uma assinatura tal como dizes? Se fôr para o PC, claro que compensa ter uma ligação rápida e só nossa para viajar até às “baías dos piratas”. Mas para usar no telemóvel qualquer ligação WiFi serve, mesmo que tenha velocidades do tempo dos 56Kbps. Enviar SMS por exemplo, não requer quase nada de tráfego nem de velocidade.
            Quanto aos dados estarem mais disponiveis agora, em parte é mentira. Nos ISP, sim é verdade: Agora todos os ISP fornecem ligações sem limite. Quanto às redes de telemóvel, se achas que 160MB de tráfego por mês é muito, há 5 anos atrás eu tinha um iPhone3G com o Plano Best100 que me oferecia 500MB. Regredimos no tempo, portanto.

        • João Miguel Pires Rodrigues says:

          *há uma rede (e não “à uma rede”)… :s

        • João Miguel Pires Rodrigues says:

          1. Os FON_ZON só estão disponíveis para quem é cliente Zon.

          2. Vivem à custa, em grande parte, dos clientes que pagam a electricidade para a Zon prestar um serviço a outros.

          3. Tinhas 500Mb e agora tens 160Mb? Eu tinha um porsche e agora tenho um clio. É inegável que o preço do mb móvel diminuiu muito (mas muito mesmo) nos últimos 6 anos. Tens vários estudos de mercado com valores concretos feitos, na sua maioria, por consultoras internacionais que mostram não só a evolução dos preços médios mas também a tendência de mercado.

          4. Quanto pagavas pelo best100 há 5 anos? Quanto pagas agora por 500mb ou por planos semelhastes com 500mb?

          • CA3iR0 says:

            1 – Falso. As Fon_Zon_Free_Internet estão disponíveis a toda a gente que seja aderente à FON, e não à ZON. Basta ter uma fonera a emitir o nosso sinal de casa (seja qual fôr o ISP).

            2 – Electricidade? Se não queres gastar electricidade, vais ao contador da luz e desligas o geral. Problema resolvido. Sim, porque não gastas mais (caso sejas ZON) por emitires 2 sinais WiFi em vez de um.

            3 – Pelo menos na Vodafone passaram recentemente a cobrar 1,10€ por 30MB de net. Achas barato? (no tempo do GPRS era taxado ao KB conforme o tráfego gastado)

            4 – Pagava em torno dos 12,5€ por mês, mas na altura tinha chamadas de borla para todas as redes (100min/mês), e os ditos 500MB de tráfego (agora só tenho 40MB/semana).
            Um actual Yorn W para ter os mesmos 500MB terá que pagar mais 11€ por mês, para além dos ~8€ de mensalidade do tarifário.

          • Não, João.

            Podes ter acesso ao FON com qualquer operador. Apenas tens que comprar o router deles e partilhar a tua net.

            Abraços.

          • Miguel says:

            1. https://shop.fon.com/FonShop/shop/ShopController?view=product&product=PRD-023

            2. teres uma ou duas redes a ser emitidas pelo router gasta o mesmo

    • Abílio says:

      Ainda muita água vai passar debaixo da ponte até que esse cenário se possa tornar uma catástrofe para as redes moveis.

      • CA3iR0 says:

        Não houve alguém que disse que nunca ninguém iria precisar de mais que 2MB de RAM?
        A tecnologia está sempre em constante evolução, e nomeadamente os telemóveis, têm sofrido um salto enorme nos últimos anos. O iPhone original surgiu apenas em 2007 e desde essa altura, repara na quantidade de avanços que se tem verificado em termos de novos dispositivos (tablets, híbridos, phablets, …)
        É impossível dizer com certeza o que irá acontecer “amanhã” em termos de telemóveis e afins. Mas uma coisa é certa: Tudo indica que cada vez se vai usar menos os serviços das redes móveis, e mais as apps “online” para fazer o mesmo, mas de borla.

      • Glink says:

        Olha que vai ser mais rápido do que o que pensas…

        a tecnologia evolui de forma exponencial, existem gráficos a comprovar isso, nos estamos a entrar numa era em que nada será igual por muito tempo 😉

        quanto a uma nova operadora até era fixe que aparecesse uma cá tipo a ting nos states

    • Jorge says:

      O que tu dizes é muito bonito e tal.
      Eu próprio acho estes serviços um roubo de dinheiro.
      Mas estás a esquecer-te da parte em que para usares os serviços nos smartphones precisas de ligação à internet, ora como é obvio ninguém tem uma rede wireless para qualquer sitio que ande ou vai, logo nesses momentos precisa de ter o serviço de internet activo no telefone, e é aqui que as redes ganham €.

      Falas em k7, mas vodafone/tmn, etc mesmo internacionalmente enquanto ninguem lhes fizer frente aos preços abusivos dos pacotes de internet movel eles continuam a ganhar dinheiro e fazem o que muito bem lhes apetecer

      • CA3iR0 says:

        Queres saber há quanto tempo não envio uma SMS ou faço uma chamada a partir da minha rede móvel? MESMO?
        Desde o dia 1 de Janeiro de 2013. Nunca mais carreguei o telemóvel desde essa altura. No entanto continuo a falar como sempre falei com as mesmas pessoas de sempre, e nunca mais gastei um cêntimo!
        E antes que digas “ah e tal, isso és tu que nunca sais de casa”, eu respondo que na minha cidade tenho WiFi em todo o lado onde vá. TODO.
        Mas sim, concordo que nas zonas do interior ou locais sem tantas redes WiFi seja preciso um tarifário de dados. Mas mesmo pagando por um tarifário de dados sai mais barato do que pagar pelas SMS/MMS e Chamadas para as outras redes (já que com os dados ficam de borla)

    • Leandro Miranda says:

      Li atentamente o teu comentário e detecto apenas uma falha… Tudo isso é bonito na rede wireless cuja cobertura se torna limitada visto as pessoas, e bem por questões de segurança, não partilharam os seus acessos domésticos.

      Assim sendo, as operadoras tem a faca e o queijo na mão porque sem os seus serviços moveis adeus Skypes, Whatsup´s e afins. Podem inclusivamente bloquear serviços VOIP como acontecem em alguns tarifários, pelo menos da Vodafone, segundo creio.

      Portanto, limitam-se a incluir nas suas ofertas algo que para eles é de borla como é o caso das chamadas e SMS’s para engrossarem a facturação e sobretudo, fidelizarem clientes que até aqui utilizavam serviços pré-pagos.

    • Pedro A. says:

      Mas será que achas realmente que as redes WiFi suportam as capacidades elevadas das redes 2G/3G/4G?
      Mete lá toda a gente a usar WiFi e depois vê o lixo de ligação com que ficas. Já para não falar no elevado consumo de bateria.
      E como é que ligas para alguém que não tem Skipe, nem qq outra aplicação do tipo? E como é que ligas para quem não tem smartphone?
      E como é que sobreviveste tantos anos sem smartphone?
      Get real…

      • CA3iR0 says:

        Desde quando é que para enviar uma SMS usas mais do que uns miseráveis 2 ou 3kb de dados? E para uma chamada de voz, pouco mais usas. Videochamada idem-aspas. E para além disso, não estás CONSTANTEMENTE a fazer esses dados, logo a rede nunca é sobrecarregada.
        Não sabes diferenciar o tipo de tráfego que um PC faz quando viaja pelas “baías dos piratas” do tráfego ocasional quando um telemovel recebe/envia dados ocasionais?

        Quanto à pergunta “como é que ligas para alguém que não tem skype?” vê-se bem que não sabes o que é o skype, nem que ele faz chamadas também para números fixos/móveis em todo o mundo. E para mais: como é que antes de haver telemóveis as pessoas falavam umas com as outras? E antes dos telefones fixos? E antes de (…)…
        Chama-se evolução. E tudo aponta para que o próximo degrau na escada dos telemoveis seja a dispensa das redes móveis para efectuar comunicações. Já vai sendo assim aos poucos.

        • Bruno M. says:

          Ca3iro, uma questão… Para quem não tem skype, viber, entre outros serviços (online) como fazes para enviar sms ou para fazer chamadas há borla visto que não gastas 1 cêntimo a mandar sms ou a fazer chamadas? É que o Skype paga-se….

          • CA3iR0 says:

            É um ponto pertintente esse que apontas, daí eu ter referido logo no meu post inicial que ainda não é algo já “efectivo”. Ou seja, nem para todas pessoas já é possivel dispensar da sua rede tal como me é para mim há algum tempo. Mas há-de chegar o dia! Cada vez se vendem mais e mais smartphones, e cada vez menos “3310”, logo cada vez mais pessoas têm acesso a sistemas operativos que permitam instalar essas aplicações, e com WiFi nos equipamentos. E mais, cada vez se vê mais gente de todas as idades a querer telemóveis com WiFi para “poderem pastar vacas e plantar milho nos jogos do costume do facebook”. Sempre houve malta como nós que anda por estes sites, gosta de tecnologia, e lê estes artigos e posts, mas ultimamente tanto putos novos como gente mais velha, toda a gente parece querer aderir às novas tecnologias principalmente por causa das redes sociais, porque todos os seus conhecidos têm facebook.
            E ter acesso a essas tecnologias nos telemóveis está cada vez mais acessível.

  5. Bruno M. says:

    Pelo menos parece ser uma melhor serviço qualidade/preço do que a meo……
    Pelo menos mais barato é…

  6. Paulo Correia says:

    Tarifário RED: 34.90€
    Segundo número: 19.90€
    TV+Telefone: 24.90€
    Total = 79.70€

    PT: 79.99€

    Biba la concurrencia….

  7. Nelson says:

    sim grande concorrência, uma diferença de 29,99 centimos 🙂

  8. IR says:

    A anacom não faz nada..???
    quando é que se começa a aplicar o principio de igualdade na comunicações moveis???
    O produto só havia de ser vendido quando estivesse em todo o lado, vender 4g quando nem 3g temos em tanto sitio.
    deviam fazer como no Brasil que só poderam comercializar telemóveis 4g quando a tinham disponível.

    esta é a minha opinião.

  9. Rpública das bananas says:

    anacom where are you?

  10. JORGE says:

    Tambem estava a fazer as contas… vai dar ao mesmo. A vodafone só por dizer é mais facil retirar o que não queremos.

  11. Tiago Santos says:

    Alguém me explica como estes preços são competitivos para apenas um telémovel?

    Ora bem eu tenho:
    Moche -23 – pago 7.5 € / mês com chamadas para Moche e SMS gratis para todas as redes e ainda alguns megas de internet associados (não sei precisar)
    SAPO ADSL – pago cerca de 20 € mês

    Ou seja ao final do mês pago cerca de 28 € mais coisa menos coisa . . .

    Isto significa que (para os casos em que o utilizador vais usufruir de ADSL) estão a vender 20 GB na Cloud (?! lol) mais algumas megas de internet chamadas gratis para todas as rede e tv por cerca 32 €, correto?

    Não parece grande vantagem para as ofertas antigas … Ou estou a ver mal?

    Cumprimentos,
    Tiago Santos

    • JJ says:

      Nas tuas contas não tens TV… porque não usas/queres, julgo… Por isso, esta oferta para ti não tem interesse.

      Mas certamente para alguns terá.

      • PG says:

        A Oferta da Vodafone não obriga a ter TV. Pode apenas ter o tarifário de Voz, ou um tarifário de Voz + Internet (dados) ou então um tarifário com VOZ + Internet + TV. Daí ser dito que é uma oferta diferente da MEO, mais flexível.

    • Pedro A. says:

      Os operadores têm vários tarifários precisamente porque cada cliente tem necessidades unicas. O que serve para ti, pode não servir para mim…

  12. Jorge Ribeiro says:

    A matemática bem aplicada já levou o homem á lua, sonho que um dia próximo humildemente vamos conseguir comunicar entre nós sem entraves.

  13. Shop says:

    Obrigado pplware por esta informação

    • rui santos says:

      CA3iR0_____ amigo nao venhas para aqui inventar pois se por 12.5 tinhas isso tudo so se fosse e uma operadora de marte e digo-te isso com conhecimento de causa pois ja trabalho com a vodafone e ns vodafone ainda andavas tu à boleia :))))) como tinhas tu um tarifario com 500 mb ahahaha so se fosse para utilizar gprs ehehehehe

  14. Benchmark do iPhone 5 says:

    Tanto nhã, nhã, nhã. Parece que a Vodafone passou a oferecer alguma pechincha.
    O tarifário da Optimus é melhor para smartphones.
    http://smart.optimus.pt/mobile/
    https://loja.vodafone.pt/tarifarios/base-pos-pagos.htm

    • Leandro Miranda says:

      Aqui a grande notícia esta no serviço 3play da fibra da Vodafone.

      A nível de telemoveis os tarifários são muito semelhantes. Se comparares o RED telemovel da vodafone com o M4O a PT perde, mas se fores comparar com o TMN unlimited então é igual e o da optimus é muito parecido.

      Nos serviços Fibra é que a PT oferece 6 meses a 27, 28€ mas depois o tarifário mais barato e sem promoções custa 45 e qualquer coisa.

      Já na Vodafone, de facto, para que o RED fosse uma oferta ao nível da da PT eles criaram um tarifário fibra base de 30Mb por 25€ por mês, sempre, durante os 24 meses de contracto o que dá uma poupança de quase 360€ no final do contracto.

      Se continuarmos a utilizar os nosses Extremes, Tags e Moches, então este tarifário 3play fibra está muito bom.

      • Paulo Santos says:

        Leandro os triple play já exustiam com esses preços antes de 5 de Março.. só adicionaram telemóveis para quem quiser e com isso criam-se tarifários RED…
        O problema é que a rede fibra da VOD é … pois… ah.. neste local não há, nesta morada não há, nesta localidade não há… Durante anos zero em expandi-la, e agora que FINALMENTE acordam e que notam que ficaram para trás… desde ontem voltam a oferecer triple play em ADSL (e toca de pagar à PT pela brincadeira)..
        tsssssss

  15. Ru1Sous4 says:

    35€ mês, dass…

  16. Carlos says:

    Em relação ao Roaming não há novidade nenhuma. 🙁

  17. zeze says:

    Pois a PT é um mimo…
    Vejam só que fiz com eles uma adesão ao MEO em Dezembro/2011 e em Dezembro/2012 aderi ao M40.
    Pois tiveram a distinta lata de em Fevereiro de 2013 me cobrarem a mensalidade de 82,50€ do M40 e mandaram-me uma factura de 390,00€ para eu pagar, porque não tinha cumprido o contrato com eles. Isto brada aos céus com este monopólio da PT. Mas comigo estão bem enganados…

  18. Filipe Gonçalves says:

    Desculpem, ainda não consegui perceber se quem têm este tarifário pode mandar mensagens grátis para outras redes, como por exemplo a TMN, e agradecia se alguém me pudesse explicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.