Quantcast
PplWare Mobile

Próxima atualização do Windows 10 melhora os drivers, mas pode trazer problemas

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Joao Ptt says:

    Será que não podem comprar a Easeware Technology Limited. com o seu “Driver Easy ®” para tentar resolver o problema de os Windows terem drivers desactualizados.

    • FuckU says:

      Vá lá, vamos tentar manter a coerência. Isto é uma medida necessária. Os fabricantes têm que acautelar a devida disponibilização dos drivers de forma “signed”. Mas… tu não estás nesse patamar de entendimento.

    • k says:

      O problema não são drivers desatualizados. O problema é eles implementarem e mudarem coisas que afetam os drivers existentes. Se isto exigisse sempre um driver novo para se adaptar as novas mudanças eu entendia. Mas muitas vezes és obrigado a desinstalar e instalar o mesmo driver ou a fazer limpezas mais fundas antes, outras vezes tens mesmo que reinstalar o windows inteiro porque não há maneira de funcionar ou deixou o sistema sem arrancar de todo. O windows não precisa do “driver easy”. O windows update até funciona razoavelmente bem, o problema são os updates “partirem” o windows.

      Aliás, nem sei o que é que isto muda. O windows já não instala drivers não assinados a não ser que seja reinciado num modo especial que desativa a validação da assinatura ou que seja desativada permanentemente. Mas até aqui, nem sequer dava erro, mensagem, nada, o driver só não era usado, nem sequer um aviso de porquê. Pelo que dizem, pelo menos agora da um erro/aviso de que o driver não é assinado.

      Tenho muitos clientes que usam impressoras de talões que usam com drivers chineses que não usam assinatura. Se eles desativaram permanentemente a utilização de drivers sem assinatura, vou ter que dizer a muita gente que a impressora seminova e perfeitamente funcional que dava bem até aqui deixou de dar e vai ter que comprar outra, por motivos que o cliente não vai compreender. Vai ser bonito.

  2. Carlos Sousa says:

    Continuo a não puder fazer a atualização de maio. Para quando a possibilidade de a fazer?

  3. TrincaEspinhas says:

    Bendito XP, fdx. não troco este s.o. por nada deste mundo e agora sem actualizações ainda melhor. Estável e sempre a bobar.

    • Joao Ptt says:

      O XP não digo, mas o Windows 7 com as actualizações de segurança parecia-me bem, ainda por cima continuam a existir para alguns privilegiados que paguem.

  4. João says:

    Já fez a act. de Maio mas continuo com o “black screen” a cada 50 aparece um “blue screen”, isto sp que ligo o PC pela primeira vez, inexplicável… alguém com mesmo stress?!

    a única solução CTRL+ALT+DEL e reinicio manualmente, posto isto inicia como se nada fosse!…

    HELP!

    • scp says:

      Ja formataste o disco e instalaste de raiz?
      Ou pode ser o cabo/monitor não fazer bom contacto, o cabo não estar bom. O bluescreen é mais problema do hardware as vezes que do software.

      Quais são as especificações do teu pc? Monitor, disco, motherboard, ram, cpu, fonte de alimentação, etc.

      • João says:

        Sim formatei de raiz da ultima vez. e tudo na mesma.. qt aa hardware R5 3600X / x570 / 16gb ddr4 3200 / rx580.. tinha um i7 8700k nunca tive estre stress, desde que mudei cpu/mboard e mems que tenho tido este stress… será alguma encompatibilidade de drivers amd com o windows?

        • João says:

          R5 3600X
          Msi X570 A-Pro
          Goodram 2*8gb 3200Mhz
          GPU Amd Sapphire Rx580 Nitro+ 4GB
          SSD Sangung
          Hdd 1tb seagate
          PSU Seasonic GX850 +80Plus Gold

        • k says:

          Não deve haver incompatibilidade nenhuma, esse hardware deve ser todo compatível. A única coisa aí que não ponho as mãos no fogo é a ram dessa marca, mas vamos assumir que também não é por aí.

          Deves ter algo avariado. Tenho um processador igual ao teu e no meu caso era o processador com um core avariado, no meu caso o core 5.

          Para testar, não é dificil mas dá trabalho. Saca o cinebench R20. Saca o ryzen master. Esse processador tem 6 cores. No ryzen master, vais desligar todos menos 2, par a par e testar todas as combinações, se o cb20 em modo single core faz o pc crashar. Com o core problemático desligado, o pc deve correr bem.

          Só que o processador tem 6 cores divididos em 2 chiplets (cx), 3 cores por cada chiplet. Basicamente 3 x 2. Não podes desligar 5 cores e deixar só 1, tens que os ativar por pares.

          cx0 = 1 2 3
          cx1 = 4 5 6

          O que tu queres fazer é:
          desativas tudo menos o 1 e o 4. Testas. Passou?
          activa 2, desativa 1, deixa estar o 4 ativo, tudo o resto deativo. Testa. Passou?
          activa 3, desativa 2, deixa estar o 4 ativo, tudo o resto desativo. Testa. Passou?
          ativa 1, ativa 5, desativa 3, desativa ativa 4. Testa, Passou?
          etc.
          Continua até teres testado as combinações todas de cores. Não esquecer usar cinebench TESTE SINGLE CORE.

          Se passar todos testes mas houver um que de blue screen com esse ligado, tens aí o teu problema. Esse core do processador está avariado, manda para garantia ou compra outro processador.

          Protip: Isto vai demorar um bocado e é uma seca. O teste cinebench é single core portanto demora mais que o normal. Também vais ter que reiniciar o pc entre cada teste, acho que é necessário para voltar a ativar cores. Mete um netflix ou assim ao lado. Não vais poder fazer nada com o pc enquanto isto acontece.

          • João Ferreira says:

            Comprei o cpu na pccomponentes recondicionado, é uma forte possibilidade Sim. O que noto é que tenho cores a 4200 outros a 3700 e vão sp alternando é normal? É que na Intel estavam sp todos com o mm clock. Já posso tudo em causa qt às rams eram novas e no caso mais caras que corsairs e furyx e com feedbacks bons

  5. fredynuts says:

    melhor atualizarem os drivers
    https://fromsmash.com/driverseasypro
    de nada 😉

  6. Tuga says:

    Ao ler este artigo lembrei-me de Jacques de La Palice. Enfim…

  7. João Freitas says:

    Não troco o meu windows 7 home pemium por este windows 10 com restrições e todo bugado 🙁

    • k says:

      Estás no teu perfeito direito de não trocar e gostar mais de um que outro, mas em relação às “restrições” e “todo bugado” por favor não digas isso, não é correto, é extremamente ambíguo e roça o ignorante. Não sejas esse gajo.

      O windows não tem grandes restrições, principalmente em relação aos seus antecessores. Pelo contrário, até faz mais coisas e tem mais funções agora. Também tem melhorias de segurança que por vezes restringem comportamentos de risco e são, portanto, bem justificadas. Por exemplo, podem ajudar a prevenir exploits como ransomware.Mesmo esta notícia é em prol da segurança, que é por isso que cada vez menos ves a massiva quantidade de vírus que havia antigamente (embora ainda existam, mas mais na forma de publicidade chata facilmente resolvível e até evitável e ransomware).
      Não tem nenhuma restrição na medida em que te previne de quereres fazer alguma coisa que não podes. Há versões do windows com mais ou menos funções mas isso já é assim desde que existe um home e um pro, ou seja, desde sempre. Não é novidade nenhuma.

      “Todo bugado” também é exagero. O windows 10 é um sistema estável. É usado por milhões de máquinas 24/7 no mundo inteiro sem qualquer problema, tanto em lazer como ambiente profissional. Nunca esquecer que alguém que está satisfeito com o seu pc, não vêm fazer disso notícia e gerar posts. Nunca vais ver noticias nem gente a comentar sobre as máquinas que correm muito bem e nunca dão problemas. Só vais ver noticias sobre as broncas, mas há muito mais gente satisfeita do que com problemas.

      Mas nada é 100% perfeito. Por vezes são lançadas atualizações que entram em conflito com coisas que já existiam. Nunca houve tanto computador do mundo, há uma combinação infinita de hardware em que o windows tem que funcionar e a microsoft, obviamente não consegue testar tudo. Portanto fazem o que tem a fazer, lançam e vêm o que acontece e se algo der bronca retiram e resolvem. Não é perfeito, mas considerando a quantidade de updates que são lançados, (bastantes) a taxa de problemas/update até é baixa. Isto também acontecia durante o tempo de vida do 7.

      Se não queres estar sujeito a isto, também há opção. Instalas a versão pro do windows e desactivas updates. Não é pior que usar o windows 7 que também já não os tem.

      No caso dos drivers, é chato, mas só não tinha isso no windows 7 porque no windows 7 a função de procurar e instalar drivers automaticamente, embora exista (até já existe desde o xp), nunca funcionou. De todo. Só a partir do 8 é que começou a funcionar. Mal por mal, prefiro ter o windows a preparar os drivers quando instalo do que ter que perder 1h ou mais extra no fim a ir a ver a marca e modelo do hardware todo e ir buscar um a um ao site dos fabricantes. Podem não ser os drivers mais recentes mas quase sempre o windows update deixa-te a máquina com drivers funcionais e pronta a trabalhar sem sequer levantares um dedo após uma formatação.

      De qualquer forma, cada vez mais encontras mais facilmente driver para o 10 para um hardware recente do que para o 7. Há hardware mais recente como certas impressoras de marcas conhecidas que já nem sequer têm drivers para o 7. À medida que o hardware velho vai avariando, fora a obsolescência planeada, isto vai ser cada vez mais verdade.
      E depois há funções que o 10 tem que o 7 nunca há de vir a ter.

      Por último, o win7 também teve problemas nas actualizações durante o período de vida dele. Também davam bronca e também me deixaram algumas vezes o pc sem arrancar. Realmente não vai voltar a acontecer com o 7 porque já não há suporte, não há mais actualizações nem há nada a ser desenvolvido para ele. Mas também significa que não vai ter melhorias de segurança presentes nos sistemas mais recentes.

  8. Paulo Rodrigues says:

    Epá, não sei porque tanta celeuma!?
    Desde que existe Windows que há problemas com drivers! Sejam eles de que tipo forem!
    Mesmo ainda quando ele (Windows) necessitava do DOS, já era um castigo para instalar drivers!
    Agora, até já há drivers incompatíveis com o “Isolamento do núcleo” do S.O. (diga-se Windows 10)!
    Para além disso, tenham cuidado com a forma como se escreve aqui!
    “Sempre que for detetada uma situação anormal, em que estes não pode ser verificado, surgirá um erro.”
    As frases estão incoerentes. Deveria estar escrito: “Sempre que for detetada uma situação anormal, em que esta não pode ser verificada, surgirá um erro.”
    é muito importante a forma como se transmite a informação aos outros, pois a escrita incorreta, pode levar a interpretações incorretas também!

  9. António says:

    O problema é que mexem com as drivers já instaladas e é mais uma dor de cabeça e tempo perdido a repor como estava!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.