Mais problemas no Windows 10! Atualização KB4535996 provoca os indesejados ecrãs azuis
As atualizações da Microsoft para o Windows 10 têm sido uma confusão nos últimos meses. São problemas que surgem com demasiada frequência e que insistem em não ser resolvidos, acabando depois por soluções que trazem ainda mais questões.
Na passada semana saiu mais uma atualização importante, ainda que facultativa, e que agora se revela uma fonte de problemas. A KB4535996 está já referenciada por muitos como trazendo os indesejados ecrãs azuis aos utilizadores.
Mais uma atualização com problemas
É normal a Microsoft disponibilizar para os seus sistemas atualizações intermédias que trazem correções de problemas. Foi esse o intuito da KB4535996, criada para resolver vários problemas identificados e que impediam a correta utilização do Windows 10.
Em concreto, e segundo a Microsoft, resolvia situações com a pesquisa do Windows, bem como várias questões associadas à impressão neste sistema. Havia ainda melhorias nos consumos de bateria, bem como um leque grande de outras questões.
Culpa é do KB4535996 do Windows 10
Agora, e segundo o que está espelhado várias vezes nos fóruns da Microsoft, esta atualização tem trazido problemas para os utilizadores. Estes começam no momento da instalação com vários problemas. O mais comum é mesmo o indesejado ecrã azul.
Todo o processo parece correr de forma correta, com o descarregar da atualização e o início da sua instalação. Após o primeiro reiniciar, a instalação cresce até aos 60% e depois simplesmente bloqueia com um ecrã azul. Outros relatam estes problemas após uma instalação sem qualquer questão.
Microsoft deverá tratar desta situação em breve
O mais correto nestes casos é o que está a ser recomendado pela Microsoft e vários utilizadores. O KB4535996 deve ser desinstalado de imediato para que assim os problemas desapareçam. Também aqui os relatos apontam como sendo a única solução para já.
Sendo uma atualização opcional, estará a afetar um número reduzido de utilizadores. No entanto, e sendo uma previsão do que está mesmo a chegar, deixa muitos preocupados com as questões que possam ainda surgir.
Este artigo tem mais de um ano
No fórum da Microsoft não vi ninguém queixar-se do ecrã azul! Vi foi queixarem-se do SO congelar, ou o ecrã ficar a piscar quando fazem o log in!
Nada que o sfc /scannow não resolva, seguido do Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
No TenForums todas as pessoas que instalaram também ninguém se queixa do famigerado ecrã azul!!
https://www.tenforums.com/windows-10-news/151324-kb4535996-cu-win-10-v1903-build-18362-693-v1909-build-18363-693-a.html
Eu não me queixo pois estou na Fast build 2004 (19569.1000)
Nossa, como se todo usuário comum vai saber usar esses comandos no cmd ou powershell.
Isso é técnico d+
Depois ainda falam que Linux é que é atrasado… que usa o “terminal”.
Hahahaha
Tenho um core i5 com 6GB de RAM comprado à quatro anos. Veio com o Windows 10, como quase todos. De há uns tempos para cá tornou-se quase como um pesadelo para manter aquilo a correr de forma razoável no pc. Até que me fartei e decidi experimentar Linux (já antes tinha trabalhado com Linux, mas talvez à uns 10 anos que tinha deixado).
Experimentei várias distros, mas fiquei-me pelo Dedian 10. Resultado disso? Até coloquei o Linux Mint no pc da minha namorada (que é bastante mais antigo que o meu) e ela está encantada com aquilo.
Bom dia, eu segui o mesmo caminho. Maravilha, para mim é suficiente.
Parabéns.. Pertencem aos 0,05 % da população que usa Linux. E agora, queres o quê?? É isso tem a ver o quê com a notícia? Ainda não perceberam algumas pessoas que por mais que deitem abaixo o Windows, e vangloriem os seus Linux, que não conseguem subir cota de mercado.. Pessoas chatas.
Quem criticou o Windows aqui?! Eu só disse que “redescobri” um sistema que corre melhor que o Windows no meu pc, mais simples, mais estável e mais bonito, por sinal! Nada mais!
O que adianta ter tanto mercado e ser o lixo que é? Cheio de telemetria, uso de disco 100%, ter que reiniciar para que as atualizações sejam instaladas, ter que esperar horrores para atualizações de poucos KBs ou MBs, ter o antivírus da MS sempre operando tirando desempenho, somado com todos os serviços inúteis em segundo plano e bloatwares pré-instalados pelo Windows 10…
Viu só? Tem tanta quota de mercado, mas é tão limitante e ruim. Geralmente tudo que não presta tem alto “uso”.
Verdade. Linux é top! Eu já mudei o sistema operativo de vários familiares e amigos para Linux Mint e Ubuntu e eles adoram. Nunca mais ouvi eles terem problemas com updates, “blue screens” e afins. Ruindows já era.
Mais um para se juntar aos 3% de utilizadores de Linux Desktop 🙂
macOS é entre 5 a 10% mas todo mundo que ter um Macbook ou iMac
Isso diz tudo, quantidade não equivale a qualidade, meu caro! 🙂
Quer um exemplo? Android é o SO mais usado em mobile e é um lixo. Desculpa.
Só uma curiosidade não sobre a estabilidade, mas sobre a privacidade. Installei o Linux Mint e basicamente ele está sempre ligado aos servidores do tecnico.ulisboa.pt. Mesmo com os updates todos em dia e nenhuma aplicação de rede ligada. Utilizei o Iftop.
se a máquina não tiver SSD e tiveres à cabeça uma data de aplicações a arrancar com o PC, é normal que se arraste e seja “lento”.
De certeza ABSOLUTA que uma das duas opções acima se passa, caso contrário, não terias qualquer problema com o Windows10.
+1
+1
Eu estava com esses problemas e o SSD de 120gb resolvou meu problema. Windows está voando!
Enquanto você fica com seu ssd de míseros 120 gb pra ter um desempenho melhor, eu tenho um ssd de 2 tb.
Amigo, você tem que parar com essa doença de ficar defendendo que o uso de SSD é a solução, porque não é…
Anda assistindo muito Baboo pelo visto.
Windows 10 com ou sem SSD continua lento, a diferença é que com SSD é um pouco mais rápido, mas na prática ainda é lento se comparado com um distro Linux qualquer.
Enquanto vocês precisam de SSD para ter uma desempenho aceitável, nós, com um mero HDD 7200 RPM já temos um desempenho melhor que vocês, que dirá com SSD.
Há muito lixo correndo em segundo plano no Windows 10 que tira o desempenho.
se souberes ler, e não leres só que te convier, vais reparar que eu disse que, de certeza, o user tem uma data de aplicações/serviços a iniciar com o Windows.
o SSD ajuda, mas não é, de facto, solução.
Não será solução pra quem, por exemplo tiver apenas 1 GB de ram sem possibilidade de upgrade. Aí quero ver a galerinha do “bem” oferecer SSD como solução.
Cansa ir em tudo que é notícia que alguém reclama do windows, seja por qual motivo for e entre “ssd” na conversa, aff
Se não tiveres Softwares exclusivos para Windows… Linux para FB, jornais online e office é muito bom, mas a minha escolha é sempre OpenSuSe
Porreiro para uma utilização doméstica.
Agora empresarial, quero mesmo ver se é assim tão fácil, quando a maioria das aplicações só corre windows…
Que tipo de empresarial? Está bem enganado!
Tenho num portátil com um Intel(R) Celeron(R) CPU 1037U 1.80GHz e com 8 GB de RAM, o Windows 10 versão 1909 (nada de cracks, tudo legal) com a atualizaçao KB4535996.
Não se percebe como num portátil deste “gabarito” nunca ocorreram os tais fantasmagóricos problemas que são pregados aos ventos, sempre que sai uma nova atualização.
Sou “obrigado” a concordar com alguns utilizadores que o problema não esteja nas próprias máquinas mas sim nos próprios usuários.
Triste comentário!
Por acaso leu: “Todo o processo parece correr de forma correta, com o descarregar da atualização e o início da sua instalação. Após o primeiro reiniciar, a instalação cresce até aos 60% e depois simplesmente bloqueia com um ecrã azul. Outros relatam estes problemas após uma instalação sem qualquer questão.”
O problema é do próprio sistema, como muitos, agora o problema do usuário deve ser a fé de que tudo correrá bem LOL
Triste comentário? Tão oportuno como qualquer outro! Tenho um híbrido ASUS TA100, veja lá as caracteristicas, além de um portátil da minha esposa de 2008 (será melhor apontar o ano, mas é da Packard Bell! Veja só), e, até ao presente momento 0 (zero) problemas, quer na instalação quer na utilização diária e, continuamente actualizados. Refiro estes dois pela idade, nem falo dos computadores mais recentes. Muitas vezes leio certos fóruns e concluo mesmo que o problema está entre a secretária e a cadeira, pois há muita gente que julga que um computador se configura, conforme as suas caracteristicas de forma automática e sem qualquer intervenção do utilizador. Há dois meses alterei um portátil de uma amiga que tinha ainda Windows vista, o mais “recente” que usava era o W7 num pc de secretária! Esse portátil estava carregado de vírus, pelo que, evitei ligar sequer àbminha rede! Tinha dezenas de documentos no ambiente de trabalho, depois queixava-se do computador estar lento e “não prestar”! Troquei-lhe o disco rigido por um ssd, instalei o w10, “limpei ” e arrumei todos ficheiros: devidamente organizados e arquivados. No processo, atualizei todos os controladores – a agravar a situação ela é advogada, tal como a minha mulher, tinha muita informação sensível demasiado exposta – instalei o W10 com todas as actualizações mais recentes, ensinei-a a encriptar a tal documentação sensível, a estar atentar à forma como funciona o W10, e a evitar ter tanto “lixo” no ambiente de trabalho, ficou admirada com a diferença no desempenho do aparelho, julga que devo ter lá colocar “outra coisa além do ssd”. Não reconhecia o pc. E eu, nem sou nenhum especialista.
O problema nem é os itens no ambiente de trabalho caro José, com certeza tinha 1001 aplicações a arrancar com o Windows também (além das viroses todas)..
É MUITO estranho uma profissão tão sensível, não ter uma unidade curricular de uso avançado de computadores, e falo bem a sério..
Tem completa razão porque era também isso mesmo, tinha servicos no arranque que nunca mais acabavam. A maioria eram redundantes e outros inúteis ou apenas serviam para publicidade. O hábito de manter muitos arquivos no ambiente de abalho também não ajuda nada. No meu caso, mantenho todos ficheiros arquivados por pastas, e tenho muitos porque estou a finalizar uma pós-graduação em História. Também é verdade que muitos advogados não têm qualquer formação em informática, sou marido de uma que por sinal foi formadora na sua Ordem durante anos, é testemunha de que nada existe nesse âmbito, a não ser em casos de formações muito específicas – cibercrime por exmplo.. O único apoio que têm é o que a Ordem disponibiliza, e nesse caso, são por sinal muito solicitos e pró-activos ajudam no que podem, por telefone. Não configuram nada. Há mesmo um risco que correm muitos advogados, pois pouco ou nada percebem de informática. Falo desses, porque conheço como retratei, esses casos, mas estendem-se a muitos utilizadores noutras áreas – como a minha por exemplo, cuja maioria só sabe usar o Word ou o PowerPoint -, é uma situação que deveria ser acautelada e incluída nas faculdades, nem que fosse de cadeira de apoio à formação.
eu conheço a realidade, e o “trauma” que é configurar o e-mail da OA com uma app cliente, etc. a documentação disponibilizada não ajuda muito, mas segundo sei, o apoio técnico prestado é bom. Mas não ajuda, e é no mínimo estranho esse serviço ser só por telefone, uma vez que ser utilizador avançado não é requisito para a profissão, e para se poder exercer a profissão, têm de ser associados da OA, e, para se perceberem as instruções do suporte técnico tem de se perceber um pouco mais do que abrir o Word e utilizar um serviço de e-mail …
segue nesta tristeza o nosso país.
O que afirma é completamente verdade, pois está visto que testemunhou esse facto. Para muitos configurar o e-mail da Ordem é uma epopeia.
um celerom com windows 10..depois queixam-se de ecra azul e SO lento…
#mudaparalinux
Mas ele não se queixou, antes pelo contrário !
Você é fanboy da Microsoft, por isso não consegue aceitar que problemas existem e culpa o usuário, bem típico de fanboy.
A propósito, eu sou usuário Linux e sei que o sistema tem seus pontos negativos e positivos, sei que não é perfeito, não saio por aí defendendo com unhas e dependes e falando que não existem falhas e se existem que a culpa é 100% do usuário.
Acho que é melhor você abrir a mente. Só porque não foste o “felizardo” ou deveria dizer, o “azarado” que teve problemas com uma atualização, nada garante que no futuro você não seja afetado também, mas claro que, por ser fanboy de corpo e alma, vai dizer que nada disso aconteceu.
És “obrigado” porquê ? Se tivessemos meia dúzia de modelos no mercado ainda era capaz de apoiar essa ideia. Mas a variedade de hardware, de drivers, desses conjuntos, é tanta que afunilar a resposta a “a culpa é do utilizador” não faz qualquer sentido.
Depois o teu pc, por ser antigo, certamente tem suporte estável há anos. E não ao contrário como tu pensas. Que por ser velho e antigo, não deveria ser tão bom. Isto não tem nada, mas mesmo nada a ver com “gabarito”. Queres ver que o windows tem uma rotina de software em que dá mais ecrãs azuis em pc’s mais antigos,lol. Ou então vê o utilizador pela camara e avalia quantros ecras azuis vai dar hoje, lol. Afinal, queres ver que o utilizador pode fazer muito mais numa actualização destas do que desligar o pc sem querer ? De resto, o que pode ele fazer mais para dar cabo de uma actualização em que só tens que esperar que ela se faça ? Alô ?!
O problema aqui são as actualizações em si. Somos todos cobaias da microsoft …
Volta Windows XP!!!
Pelo menos os teus Blue Screen of Death (BSoD) eram fáceis de gerir LLLLOOOOLLLL
Fico triste com estas nóticias 🙁 Vou dar o meu exemplo concreto, em casa uso Windows 10 Insider com as builds mais recentes num portatil com 8 anos (unico upgrade foi um ssd) e no trabalho uso um portatil com três anos sempre com as builds release (e com todos os updates ativos), e com a minha experiencia com estes dois portateis (o insider e o release) nunca tive um unico problema, e eu sou utilizador do windows 10 desde a primeirissima versão alpha no windows 10.. serei eu que estou a fazer alguma coisa de errado? 🙁 é que eu tambem quero experimentar isso dos problemas, passo anos sem formatar a maquina e leva com n atualizações em cima e sem nenhum problema, é frustrante, eu já nem pedia muito.. era so um blue screen, mas nada 🙁
Eu nem sequer fico triste porque estes “alarmes” apenas me fazem rir.Isso porque continuo a ser um tipo cheio de sorte…tenho o Windows 10 desde que foi lançado com as atualizações automáticas ativadas e até hoje NUNCA tive qualquer problema com as ditas atualizações.Neste momento tenho instalada a versão 2004 com a compilação 19041.113…
LOL 😀 😀 😀
Somos dois então.
As vezes existem problemas, mas como você não usa o sistema como um todo, apenas o básico, não nota a existência de problemas.
Simples assim.
Meu caro, não é bem assim. Apesar de eu ter formação na área das Letras, e como tal usar e abusar do Word e PowerPoint, o meu pc principal é servidor de toda a multimédia da casa – uso o Plex, por exmplo -, de jogos para os quais até a box e comando do Steam, gravo dvds, e blurays – sim, ainda sou dos que gosta de manter coisas em formato físico – e faço a edição dos mesmos, porque em tempos terei um curso de realização. Portanto nem todos usam o pc para andar nas redes sociais. Ia-me esquecendo, fui eu que o montou.
Também continuo sem ter problemas. Nem sei o que são confusões com as atualizações do Windows. Mais histeria do que realidade. Frequente nos dias que correm.
Talvez eu tenha andado com sorte mas nunca tive problemas com o W10. Devo bater na madeira?
Tenho um Sony Vaio pro 13 (com uns 7 anos), i5, 8GB ram.. fiz ontem as actualizações.. ficou uns 5 minutos “pendurado” no 74%.. e depois seguiu normalmente..
no final, reboot, tudo ok.
sou um sortudo.. nunca tive problemas com o Windows 10 (tenho de admitir que uso pouco o W10 porque tenho dual boot com opensuse que é o que uso diariamente.. mas ainda assim, sempre que preciso do W10.. nunca me falhou..)
tenho mesmo sorte 😀 😀
Windows é pra noobs. Ou seja, 97%
Mas não a cultura, pelos vistos, ó “cantiflas”!
E os outros são para o quê? Só programação? Ok.
Como sou um zero em informática, não me acontece nada. É como aquela. só morre afogado, quem sabe nadar.
Ainda bem que quando vi que dizia opcional, nem perdi tempo com essa actualzação e segui caminho.
No meu caso o que notei foi uma lentidão anormal, pensei mesmo que tinha parado e estive mesmo para desligar o portátil, mas lentamente lá foi. Tentei perceber o pq e li neste link que é uma atualização enorme, o ficheiro mais pequeno tinha 190Mb.
https://windowsreport.com/windows-update-kb4535996-problems/?amp
E dp da atualização o processo system e sysmain tiveram muito trabalhinho a arrumar este update…. Com o hdd nos 100% nos 2 dias seguintes. Tenho que comprar um ssd agora que descobri que a minha board tem um slot vazio para um m. 2 sata SSD… Deixo o hdd para armazenamento e instalo o w10 o ssd….
Ps: eu gosto do w10
Continuo sem perceber o que se passa com esta gente, uns nem procuram perceber porque tem sistema bugado e lento e mudam logo para outro.
Outros criticam e tal e queixam-se sem saber o que se passa.
Já passei pelas mãos portáteis já com uns bons aninhos, é só mudar para um ssd ou manter deivers a tirar porcaria de programas que só estragam e fica tudo bom.
De certeza que maior parte quase 100% dos casos o utilizador é o responsável pelos problemas. Não actualizam drivers, instalam toda a m**** incluindo cracks! Não verificam se está tudo bem com os componentes internos etc.
Todos os so tem os seus problemas.
Até digo mais acho extraordinário o trabalho da microsoft fazer um SO para tanta variedade de hardware e software, depois a culpa é deles! Eu já venho do windows 98 e fui sempre actualizando, nunca tive quaisquer problemas, e quando havia ou era os drivers, software de terceiros ou mesmo o próprio hardware.
Enfim…..
E te incomoda que mudem pra outro, é? Bom saber.
Se souberes ler, não disse nada disso…..enfim…….aliás até gosto do ubuntu e mint…..por isso…..cai fora…..
Outra vez arroz…
Não tenho qualquer problema de “BSoD” nem outros problemas nada depois de actualizar para W10 x64 1909 e KB4535996 porque o meu desktop PC é alta gama – CPU i7-4790K, 16GB DDR3-2400 RAM, SSD NVMe 512GB…. 🙂
Nuninho Isso nao e um topo de gama.
ok mas falei “alta” e não “topo”. Desde o ano ~2015, PC Desktop de baixa gama ou PC portátil média gama ou PC sem a unidade SDD para a partição de Win 10 pode have um problema de ecrã azul.
OK, tens toda a razão, foi um lapso da minha parte, as minhas sinceras desculpas.
Mas mesmo assim nos dias de hoje, o equipamento que especificaste já não é considerado de alta gama. Em 2014 sim. Eu sei porque tenho um equipamento muito semelhante ao teu. As duas principais diferenças é que o meu processador é a versão sem K, não posso fazer overclock, e tenho o dobro da memória que tu.
Ah e tenho tido problemas com as actualizações do windows. Não tive ainda ecrãs azuis, mas também ainda não instalei a atualização KB4535996.
pois.
Meu PC “specs”:
CPU i7-4790K@OC 4,4GHz com Corsair H115i PRO Liquid Cooler
RAM 2x8GB DDR3-2400
SSD OCZ RD400 512GB NVMe mas PCIe x16@x4 2.0 com a partição de W10
Mboard ASUS Z97 Pro Gamer
GPU EVGA GTX 980Ti SC+
🙂
3 desktops, 1 laptop, com a actualização e zero problema.
Também não tenho qualquer problema.
Ubuntu e problema resolvido
O facto de alguns ou muitos de nos não terem tido problemas com o windows 10 e com as suas actualizações, não quer dizer que outros não tenham tido pior sorte. Eu, ate ao momento não tenho tido essa sorte, mas tambem não tenho tido o azar de ter os problemas mais graves como ecrãs azuis, mas isso não quer dizer que outros não os tenham, ou que eu ou os que enchem o peito para elogiar o windows 10 não os venham a ter tambem.
A cada actualização os meus problemas alteram, numa o search do windows deixava de funcionar, parece que ate tinha vontade propria, depois veio a actualização que entre outras coisas corrigia este problema e corrigiu! Mas agora tenho mais problemas, por exemplo no teclado, não consigo digitar todos os acentos, outro exemplo, as vezes o copy e paste deixam literalmente de funcionar, e deixo de conseguir ate de arrastar ficheiros para dentro de programas que tem essa opção, e so reiniciando e que o problema fica resolvido.
Resumindo e concluindo, uma verdadeira TRAPALHADA!!
Usei o windows 95, mudei para o 98, passei pelo ME, experimentei o 2000 por muito pouco tempo, passei para o XP, mudei para o 7 sem passar pelo vista, agora estou no 10, sem ter experimentado o 8 ou o 8.1, e nunca em momento algum tive problemas destes!!
Todos eles tinham os seus problemas e as suas falhas, e verdade, mas nunca em tempo algum enfrentei problemas desta natureza. Nem mesmo no famigerado Millenium, o rei dos ecrãs azuis e crashes atras de crashes. Algo não esta bem e digo-o com experiencia e conhecimento de causa.
Pelo que vi esta nova actualização resolve o problema com o teclado, mas tenho ate medo de atualizar esta bosta.
Desktop HP i7 com 4 anos; portátil HP série DV2000 com 15 anos; Hibrido acer com 7 anos. todos estes equipamentos nunca tiveram problemas com actualizações. Funcionam na perfeição. A performance do portátil velhote, melhorou com a actualização 1909. Gostava de ter um problema para poder reclamar ou pedir ajuda mas não consigo……esta ultima actualização opcional correu normalmente, apenas demorou um pouquinho mais. Na minha opinião, o meu caso tem a ver com o facto de estar atento com a manutenção dos equipamentos, nomeadamente drivers actualizados, limpeza de lixo e registo do windows, desinstalação de programas desnecessários. Se eu estiver errado, peço alguém que me elucide. Desinstalei o Crome. o Novo EDGE é mais rápido e consome menos memória.
Tambem tenho os drivers actualizados, uso o edge e o opera.
Acho que ninguem gosta de ter problemas, mas falo por mim. Gostaria de não os ter, mas os problemas existem.
O meu pc vai fazer 6 anos em Agosto. E muito parecido com o do Nuninho1980, 6 ou 7 comentarios acima, a diferença e que tenho o i7-4790 sem K e tenho o dobro da memoria que ele tem. Acho que isso pouco importa.
Sempre ouvi dizer quem desdenha quer comprar, e essa história de querer justificar o linux com a rapidez, já cheira mal, por melhor que seja em relação ao windows.
Se querem andar com carros velhos, telemóveis velhos e por aí adiante, e depois ter que arranjar um SO para os conseguir usar é um probleme que é vosso.
Faz lembrar o pobre que justifica a não compra de um carrão porque consome muita gasolina.