Pplware

O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)

9º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.

Foram vários os comentários, em artigos anteriores, que ansiavam recordar esta versão (pelas piores razões). Pois cá está! O Windows Millennium Edition, ou Windows Me, foi lançado a 14 de Setembro de 2000, meia dúzia de meses depois da versão NT 5.0 e pouco mais de um ano depois da anterior versão destinada unicamente a uso doméstico, o Windows 98 SE.

Esta versão foi a última versão desenhada exclusivamente para uso doméstico e não foi mais que uma ligeira melhoria do Windows 98 SE que, para uma boa parte de quem a usou, foi um verdadeiro pesadelo mas também houve quem a louvasse pelas novidades multimédia que trouxe. Vamos espreitar!

Windows Millennium Edition

Muitos dizem que esta versão do Windows foi apenas mais uma (até o apelidam de Windows Mistake Edition), aparentemente sem nada de novo que fosse realmente relevante. Outros queixavam-se e diziam que era ainda pior que o Windows 98 SE a nível de estabilidade e que apenas trazia umas aplicações novas que, na altura (em que poucos tinham internet e os que a tinham era analógica), se tornavam inúteis.

No entanto, parecendo que não, houve bastantes novidades. Esta versão trouxe novos e mais avançados recursos multimédia como um editor de vídeo (Windows Movie Maker, imagem mais abaixo) e um reprodutor melhorado, Windows Media Player 7.0.

Esta versão também veio munida de um novo Internet Explorer na versão 5.5. A interface gráfica foi também melhorada e foram aqui introduzidas algumas funcionalidades que se estrearam na versão NT 5.0 (Windows 2000).

Tal como uma versão bem mais recente que todos conhecemos (qual será?), esta versão teve uma vida bastante curta e no espaço de pouco mais de um ano foi substituída por uma versão bem mais robusta.

Também aqui houve outra estreia. Foi nesta versão que o MSN Messenger se estreou como parte integrante do sistema operativo e deu outra vida às conversações via web além dos canais IRC.

Resumindo, relativamente a aplicações e funcionalidades, as grandes novidades foram:

Ao nível da “estrutura” do sistema operativo, nesta versão houve uma alteração significativa (e também bastante criticada) a nível do modo real DOS onde, agora, já não era possível executar uma aplicação (feita apenas para correr em MS-DOS) em ambiente Windows, sendo necessário para isso iniciar o sistema em modo de DOS real.

Os requisitos deste sistema operativo são:

Como nota final, foi nesta versão que terminou a geração do kernel baseado nos anteriores sistemas operativos, conhecidos como Windows 9x.

Vamos aos testes!

Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.

Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.

Artigos relacionados:

Disco rígido virtual


Requisitos: Virtualbox


Download: Disco virtual do Windows Me [286 MB]     Password: pplware_trial30dias

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                         Recuso

Exit mobile version