2º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!“.
Foi aqui que tudo começou! Em Novembro do ano 1985, após vários adiamentos, a primeira versão comercial do Microsoft Windows chega às lojas!
Um pouco de história
A Microsoft iniciou o desenvolvimento do Windows em Setembro de 1981. As decisões quanto ao aspecto final (ou inicial) ainda estavam a ser tomadas e em Novembro de 1983 a Microsoft finalmente anunciou o “Windows”, pressionada por empresas concorrentes, nomeadamente pelo sistema VisiOn (que já permitia o uso de rato) da VisiCorp e o TopView da IBM que já permitia, imagine-se, multitasking!
Note-se que tudo isto aconteceu após o lançamento do Apple Lisa (Janeiro de 1983). Entretanto, enquanto a Microsoft não lançava o seu sistema operativo, haviam várias empresas que não paravam: a Digital Research (GEM), a Quarterdeck (DESQ, antecessor do DESQview) e a Tandy (Amiga Workbench, GEOS/GeoWorks Ensemble, IBM OS/2, NeXTstep e DeskMate).
Windows 1.01
O sistema operativo da Microsoft prometia uma interface gráfica fácil de usar, um dispositivo de gráficos independente e suporte para multitasking. O seu desenvolvimento, como já referido, foi adiado várias vezes mas finalmente, em Novembro de 1985, torna-se uma realidade.
E qual o seu preço? 500 dólares? 1000 dólares? Será mesmo? Vamos espreitar o anúncio abaixo.
O conjunto de aplicações incluídas no Windows 1.01 não era muito vasto e corria o risco de não abranger as necessidades dos mais exigentes (tal como ainda acontece actualmente), no entanto o volume de vendas foi aceitável.
O Windows 1.01 inclui:
- MS-DOS Executive
- Calculator
- Calendar
- Cardfile
- Clipboard
- Clock
- Control Panel
- PIF Editor
- Print Spooler
- RAMDrive
- Reversi
- Terminal
- Windows Paint
- Windows Write
Vamos testá-lo!
Para poder testar esta “relíquia” numa máquina virtual, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0.
Após fazer então todo o procedimento, para entrar no Windows basta escrever “win” e premir ENTER, já que existe um ficheiro batch na disquete virtual que torna o processo automático.
Nesta versão, embora haja suporte nativo de rato, este não funciona na máquina virtual. Podia ter tentado copiar ficheiros do sistema de versões posteriores para tentar que funcionasse… Decidi não o fazer já que, até para mim, foi um desafio dominar o Windows 1.01 com o teclado!
Deixo também esse desafio para vós, interagir com o Windows apenas com o teclado! Afinal, era uma dificuldade que certamente existia na altura. Caso hajam dúvidas em relação às teclas a usar, poderão ser esclarecidas nos comentários.
Copiei 3 jogos para o caminho “C:\Jogos”: Boulder Dash (1984), Tetris (1986) e um mais recente, Tristan Pinball (1991). Testei vários jogos como Space Invaders (1978), Attack (1982), Grand Prix Circuit (1988), Street Fighter (1988), Pacmania (1990), etc, mas infelizmente não funcionam devidamente na máquina virtual. Para os mais interessados em ver estes jogos e muitos outros, poderão usar o DOSBox que tem controlo sobre tudo o que é necessário para um jogo destes correr em condições.
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
- O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
Unidades virtuais
Download: Disco virtual do Windows 1.01 [2.36 MB]-
Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.